Arroz

Arroz

Testamos e aprovamos!
4 porções 18min

Ingredientes

Publicidade

Modo de Preparo

  1. Ingredientes do arroz reunidos na bancada.

    Receiteria

    Utilizamos apenas um dente de alho. Se você prefere um sabor acentuado, utilize dois. Também pode usar meia cebola fatiada bem fininha. É possível substituir o óleo por azeite;
  2. Grãos de arroz lavados e escorridos na peneira.

    Receiteria

    Com o auxílio de uma peneira, lave bem os grãos de arroz. Espere a água escorrer completamente;
  3. Arroz sendo refogado no óleo.

    Receiteria

    Em uma panela média, esquente o óleo em fogo baixo. Leve o alho para refogar (e a cebola, se quiser), mexendo constantemente. Assim que o alho dourar, adicione o arroz e o sal. Mexa bem para os grãos ficarem soltinhos;
  4. Folha de louro e arroz fervendo na água.

    Receiteria

    Após refogar o arroz por cerca de 1 minuto (isso ajuda a deixar o arroz soltinho), acrescente a folha e a água fervente. Experimente a água do cozimento e, se preciso, acerte o sal;
  5. Panela semitampada.

    Receiteria

    Diminua o fogo, deixe a panela semitampada e cozinhe até secar a água (cerca de 8 a 10 minutos). Para verificar se a água secou, basta espetar o arroz com um garfo, afastando cuidadosamente os grãos. Observe o fundo da panela;
  6. Panela completamente tampada.

    Receiteria

    Desligue o fogo e tampe completamente a panela. Deixe o arroz descansar por, pelo menos, 5 minutos antes de servir. Os grãos vão terminar de cozinhar no próprio vapor;
  7. Arroz finalizado.

    Receiteria

    Retire a folha de louro e sirva em seguida. Bom apetite!

informações nutricionais (a cada 100g)

146 calorias
3g proteínas
2g gorduras
28g carboidratos

da nossa cozinha para a sua!

Nosso time colocou muito carinho em cada detalhe desta receita, testando e fotografando cada passo com atenção para que você possa brilhar na cozinha! Estamos aqui torcendo por momentos deliciosos e cheios de satisfação à sua mesa. Bom apetite!

Publicidade

dúvidas sobre Arroz

1

Por que o arroz fica empapado?

Você pode ter adicionado muita água. Também é importante que a água esteja fervente. Evite mexer no arroz após colocar a água. Deixe o arroz selar no óleo quente por um minuto antes de despejar a água.

2

Posso congelar arroz?

É possível congelar arroz por até 3 meses. Antes de levar ao congelador, espere esfriar, divida em porções e guarde em saquinhos com boa vedação ou em vasilhas. Para descongelar, coloque na parte de baixo da geladeira e espere o gelo derreter completamente antes de esquentar.

3

Como esquentar arroz corretamente?

Retire da geladeira e, com um garfo, separe os grãos que estão grudadinhos. Para conservar o arroz soltinho, ao invés de água, coloque 2 ou 3 pedras de gelo em cima do arroz, tampe a panela e deixe esquentar em fogo médio por 3 minutos. Ficará fresquinho!

dicas do receiteria

Evite mexer o arroz com colher de pau ou espátula enquanto ele estiver quente – isso pode quebrar os grãos e resultar na formação de ‘papas’. Quando o arroz estiver morninho, use um garfo para afofar, delicadamente, os grãos.

Adicione uma fatia de gengibre ao cozimento e o seu arroz ficará aromatizado. Para deixar com uma cor amarelinha, basta acrescentar uma colher de café de açafrão. Também vale finalizar com cheiro-verde fresquinho.

Um dos principais erros no preparo do arroz é o fogo. Se ele estiver baixo demais, o arroz demorará muito para chegar ao ponto e pode ficar papa. Se estiver alto, os grãos ficarão duros. A água precisa ter bolinhas, mas não a ponto de ferver muito rapidamente.

O arroz soltinho, com certeza, pede um feijão bem temperadinho e com caldo. Do jeito que a gente ama! Confira a receita.

veja mais receitas

Arroz

comentários

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Edileuza

Gostei muito dessa receita do arroz simples e delicioso!

Thays Pretti

Importante conhecer as receitas básicas. 🙏🙏

Gabriel Carvalho

Muito bom! Parabéns ao site pelos tutoriais, estou gostando muito daqui!