46 receitas de risoto de queijo que farão você se sentir na Itália

O risoto é um prato que surgiu no norte da Itália, mas que hoje já faz parte da cultura culinária de muitos lugares. O preparo consiste em reunir arroz com algum outro ingrediente até chegar em uma textura cremoso. As versões do prato são variadas e uma delas é a de queijo.

Publicidade

O risoto de queijo é um preparo muito gostoso, versátil e prático. Ele não demanda muito tempo para ser feito e além dos queijos, podem ser incluídos em algumas versões ingredientes como legumes e carnes. É um prato delicioso e que vai te deixar com água na boca.

Confira uma seleção de receitas de risoto de queijo que vão agradar a todos:

Receitas de risoto de queijo brie

1. Risoto de queijo brie, frango e ervilhas: essa receita de risoto de queijo brie conta com a combinação deliciosa do frango com a ervilha. O caldo utilizado no prato é caseiro e feito com legumes e frango. O vinho branco, a manteiga, o azeite e a cebola deixam um gostinho especial no preparo. A consistência cremosa se dá por causa do queijo e essa é uma opção ótima para servir em ocasiões especiais!

2. Risoto de brie e uvas verdes: essa é uma opção agridoce do risoto de queijo brie. Aqui, as uvas verdes são combinadas com o queijo e o arroz arbóreo. O caldo utilizado no preparo é o de legumes e o tempero fica por conta da cebola, do vinho branco, da manteiga e do sal. É uma versão gostosa e que vai fazer sucesso na sua cozinha!

Publicidade

3. Risoto de brie e ervilhas frescas: aqui, o risoto de queijo brie é feito com um caldo caseiro de legumes e conta com ervilhas frescas, que dão um gosto especial ao prato. Além desses ingredientes, são utilizados também vinho branco, cebola, azeite, manteiga, sal e pimenta. A dica é servir quente e com queijo parmesão ralado.

4. Risoto de queijo brie e pimenta biquinho: essa versão de risoto de brie conta com sabores deliciosos e que harmonizam bem. A receita traz uma combinação do queijo com a pimenta biquinho em conserva, além de um tempero feito com açafrão da terra, vinho branco, manteiga, sal, pimenta, cebola e alho. É uma opção com gostinho marcante e que precisa entrar para seu cardápio culinário!

5. Risoto de queijo brie e alho-poró: os ingredientes base dessa receita de risoto são o queijo brie e o alho-poró. O caldo utilizado no preparo é o de legumes e o tempero fica por conta da cebola, do sal, da margarina, do vinho branco e da pimenta. É uma versão deliciosa e que harmoniza bem com um bom vinho!

Publicidade

6. Risoto de queijo brie, presunto parma e rúcula: essa receita de risoto de queijo brie conta com um diferencial: o uso do caldo de carne caseiro. O arroz utilizado para compor o prato é o carnaroli e ele é acompanhado por queijo, presunto parma e rúcula. O tempero fica por conta da manteiga, do azeite e da cebola. É uma opção que funciona bem para jantares a dois e que você precisa experimentar!

7. Risoto de queijo brie, tomate-cereja e abobrinha: aqui, o risoto de queijo brie é feito com uma combinação deliciosa de tomate-cereja e abobrinha. O ingredientes utilizados no tempero são o azeite, a cebola, o vinho branco, o sal, a pimenta e a manteiga. O caldo usado para compor o prato é o de legumes. Essa versão vai te conquistar na primeira garfada!

8. Risoto de queijo brie, presunto parma e vinho tinto: o diferencial dessa receita de risoto de queijo brie é, com certeza, o uso do vinho tinto no preparo, que deixa o gosto e a coloração do prato marcantes. O arroz utilizado é o carnaroli e ele é acompanhado por brie, presunto parma e aipo. O tempero dá um sabor delicioso ao risoto – essa é uma opção que vai deixar seus convidados querendo mais!

9. Risoto de queijo brie e camarão: essa receita vai trazer o sabor do mar para a sua cozinha. Para compor o prato são utilizados queijo brie, camarão, tomate-cereja e caldo de legumes. O tempero é feito com manteiga, vinho branco, suco de limão, cebola, sal e pimenta-do-reino. É uma versão deliciosa e prática!

10. Risoto de brie com pera: esse risoto é feito com uma combinação de queijo brie, pera, presunto parma, rúcula e caldo de legumes. O arroz utilizado é o arbóreo e o tempero fica por conta do azeite, do vinho branco, da manteiga, do alho e da cebola. A sugestão é servir com uma farofa de pão, que harmoniza bem com o prato.

11. Risoto de queijo brie com tiras de carne: essa receita de risoto de brie traz o arroz arbóreo combinado com queijo, vinho branco, caldo de legumes, manteiga, cebola, sal e pimenta branca. O prato é acompanhado ainda por tiras de filé mignon preparadas com mostarda preta, azeite e shoyu. É uma opção bem completa e que vai te conquistar pelo sabor delicioso!

12. Risoto de brie, palmito e alecrim: a combinação deliciosa e bem equilibrada dessa versão de risoto é a de queijo brie, palmito e alecrim desidratado. Além desses ingredientes, também são utilizados para compor o prato vinho branco, caldo de legumes, creme de leite light, pimenta-do-reino, sal, cebola e manteiga sem sal. É uma opção bem aromática e gostosa, que vai fazer sucesso no almoço do final de semana!

13. Risoto de beterraba, brie e nozes: essa receita traz o risoto de queijo brie feito com beterraba e nozes torradas, que dão um gostinho especial ao prato. O tempero é feito com cebola roxa, alho amassado, vinho tinto, sal, pimenta, azeite e tomilho fresco. O caldo utilizado é o de legumes e essa versão vai te deixar com água na boca!

14. Risoto de aspargos e brie: aqui, o risoto de queijo brie é feito com caldo de legumes, aspargos frescos e nozes picadas. A vodka dá um diferencial ao preparo e o tempero fica por conta da pimenta, do alho, do sal e da cebola. É uma opção prática, que não demanda muito trabalho, e o uso das nozes traz uma crocância marcante ao prato!

Publicidade

15. Risoto de brie e ervilhas: esse risoto de queijo brie é uma opção simples e deliciosa. O preparo é feito com caldo vegetal, vinho branco, cebola, azeite, alho, arroz, sal, pimenta e as ervilhas. A sugestão é servir com queijo parmesão ralado. Essa versão faz sucesso pelo sabor marcante!

Receitas de risoto de queijo parmesão

16. Risoto de parmesão e palmito: essa receita de risoto traz o queijo parmesão combinado com o palmito. Para compor o prato, são utilizados também vinho branco, manteiga, caldo de legumes, cebola e o arroz arbóreo. É uma versão deliciosa e que deixa qualquer um salivando!

17. Risoto de queijo parmesão: essa é uma receita simples e prática de risoto de parmesão. O arroz utilizado no preparo é o arbóreo, que é acompanhado por cebola picada, azeite, caldo de legumes, manteiga, vinho branco e queijo. Deve-se ir adicionando o caldo aos poucos até o arroz ficar al dente. Essa opção precisa entrar para seu cardápio culinário!

18. Risoto de queijo parmesão, limão e alho-poró: esse risoto de queijo parmesão traz uma verdadeira explosão de sabores, já que leva alho-poró, suco e fatias de limão. Além desses ingredientes, o preparo conta com arroz arbóreo, cebola ralada, alho picado, manteiga sem sal, vinho branco, sal e caldo de legumes. É uma versão gostosa e de gosto inconfundível!

19. Risoto de queijo parmesão e brócolis: essa é uma receita leve e gostosa de risoto de parmesão. O preparo é feito com caldo de galinha, azeite, arroz arbóreo, brócolis e o queijo. Para decorar, deve-se utilizar folhas de manjericão, que dão um frescor ao prato!

20. Risoto de parmesão e tomate-cereja: aqui, o risoto de parmesão é feito combinando o queijo com tomate-cereja, vinho branco seco, arroz arbóreo, cebola, azeite, caldo de legumes e cebolinha picada. É um preparo gostoso, simples e que vai te conquistar pela praticidade!

21. Risoto de abóbora e parmesão fresco: essa receita traz um risoto delicioso feito com queijo parmesão, abóbora e espumante. O caldo utilizado é caseiro e de legumes. O tempero do prato fica por conta da noz moscada, do alho amassado, da cebola, da manteiga e do azeite. Na hora de servir, a dica é decorar com cebolinha picada.

22. Risoto de alho-poró com parmesão: essa é uma receita fácil de risoto que combina o queijo parmesão com o alho-poró, ingredientes de sabor marcante. O preparo é feito com o arroz arbóreo, cebola picada, manteiga, vinho branco e caldo de galinha. O resultado é um prato gostoso e que não demanda de muito para ser feito!

Receitas de risoto de queijo gorgonzola

23. Risoto de pera e gorgonzola: essa é uma versão agridoce de risoto que combina os sabores do queijo gorgonzola e da pera. O arroz utilizado é o carnaroli e o preparo ainda conta com manteiga, cebola, caldo de legumes, vinho branco e sal. O prato fica com um gostinho delicioso e inconfundível, ideal para servir quando se precisa de uma receita especial!

Publicidade

24. Risoto de gorgonzola e funghi: a combinação marcante desse risoto é a do queijo gorgonzola com o cogumelo funghi. O tempero desse prato é feito com sal, noz-moscada, pimenta, azeite, cebola, vinho branco e manteiga. O caldo utilizado é caseiro e pode ser de frango, carne ou legumes. É uma opção gostosa e que agrada fácil!

25. Risoto de gorgonzola com aspargos: o caldo especial utilizado nesse risoto de queijo gorgonzola é feito com cenoura, cebola, frango, bouquet garni e azeite. O preparo do prato leva aspargos, que harmonizam bem com o queijo, vinho branco, cebola, arroz arbóreo, manteiga, azeite e parmesão. O risoto fica com um sabor marcante e que vai te deixar com água na boca!

26. Risoto de gorgonzola e moranga: esse risoto é feito com a combinação irresistível do queijo gorgonzola e do purê de moranga cabotiá. O caldo utilizado no preparo é o de legumes e o tempero do prato é feito com vinho branco, cebola e manteiga. É uma receita que conta com um resultado delicioso e que vai te surpreender!

27. Risoto de figo turco e gorgonzola: aqui, o risoto é preparado com queijo gorgonzola, figos turcos picados, manteiga, vinho branco, caldo caseiro de vegetais, cebola, arroz arbóreo, queijo gorgonzola, sal e parmesão. É uma versão bem completa, de sabor agridoce e que funciona bem para servir em ocasiões que merecem um prato especial!

28. Risoto de gorgonzola, pera e nozes: o caldo caseiro dessa receita é delicioso e feito com legumes, alho-poró, cebolinha, salsa e louro. O arroz especial para risoto é acompanhado por manteiga, cebola, vinho branco, pera, nozes, queijo gorgonzola, sal e pimenta-do-reino. É uma opção prática e interessante para dar uma diferenciada nas refeições do dia a dia!

29. Risoto de alho-poró com gorgonzola: essa receita de risoto conta com a combinação harmônica e gostosa do queijo gorgonzola com o alho-poró. O tempero do prato é marcante e feito com vinho branco, azeite, sal, pimenta, cebola, manteiga e caldo de legumes caseiro. Na hora de servir, a sugestão é polvilhar queijo parmesão.

Receitas de risoto de queijos variados

30. Risoto de queijo gouda e açafrão: essa receita traz um risoto bem cremoso e fácil de fazer, que conta com o queijo gouda e o açafrão como ingredientes base. O vinho branco, a cebola e a manteiga são utilizados para temperar o prato. Essa versão é de deixar qualquer um com água na boca.

31. Risoto de grana padano com açafrão: esse risoto conta com uma combinação irresistível de queijo grana padano e açafrão. O caldo de legumes, o vinho branco, a cebola, a manteiga e o arroz arbóreo são utilizados também para compor o prato. É uma versão gostosa e que vai fazer sucesso na sua mesa!

32. Risoto de queijo bola, mostarda e pistache: esse risoto conta com uma textura cremosa marcante e conta com queijo bola e pistache como ingredientes principais. A mostarda e o mel utilizados no tempero dão um gostinho inconfundível ao preparo. O caldo usado é o de legumes e essa é uma opção que vai te agradar, pois alia sabor e praticidade.

33. Risoto de queijo cheddar: essa receita traz um risoto delicioso feito com queijo cheddar e alho-poró. O tempero do prato é feito com mostarda Dijon, óleo de amendoim e vinho branco. O caldo de legumes é adicionado até o arroz ficar com uma textura al dente e a dica é salpicar cebolinha picada antes de servir.

34. Risoto de queijo coalho, legumes e vinho branco: essa receita de risoto conta com uma combinação de sabor marcante feita com queijo coalho, abobrinha, brócolis, abóbora, alho-poró, dedo de moça e cebolinha. O sal, a pimenta, o azeite, a cebola, a manteiga, o vinho branco e o alho são utilizados como tempero, dando um gostinho delicioso ao prato. É uma opção completa e que vai te agradar pela junção bem equilibrada de sabores!

35. Risoto de queijo coalho e carne seca: a apresentação desse risoto é um diferencial dessa receita, já que ele é servido em minimorangas. O arroz arbóreo é combinado com queijo coalho, carne seca, cebola ralada, vinho branco, caldo de carne, manteiga, sal, azeite e queijo parmesão. O resultado é uma versão gostosa de risoto e que vai te conquistar pelo sabor irresistível!

36. Risoto de queijo holandês e jamón serrano: essa receita traz um risoto de queijo holandês e jamón serrano, ingredientes de sabor inconfundível. O caldo de carne é utilizado para compor o prato e o tempero fica por conta do vinho branco, da cebola picada, do sal, da pimenta-do-reino e da manteiga. O risoto fica com um gosto delicioso, que vai deixar seus convidados pedindo mais!

37. Risoto de queijo de cabra: aqui, o risoto é preparado com queijo de cabra cremoso, cebola, vinho branco, sal, pimenta moída, caldo de legumes caseiro, manteiga e arroz arbóreo. Para finalizar, deve-se ralar mais queijo de cabra e servir por cima quando o prato estiver pronto.

38. Risoto de tomate, queijo minas e manjericão: esse é um risoto que vai te fazer se sentir nas terras italianas, já que conta com a combinação tradicional de queijo, tomate pelado e manjericão. O tempero é feito com sal, azeite, pimenta-do-reino moída na hora, cebola, vinho branco, alho e manteiga. O resultado é um prato de sabor gostoso e que conta com o frescor inconfundível do manjericão!

39. Risoto de queijo de cabra com espinafre: essa é uma receita prática de risoto e que conta com a combinação agradável de queijo de cabra e espinafre. O caldo de legumes e o suco de limão siciliano dão um gosto especial ao prato e a textura marcante do risoto fica por conta da manteiga e do vinho branco.

40. Risoto de grana padano: essa receita traz um risoto simples, feito com queijo grana padano. O preparo conta com um tempero feito de cebola ralada, azeite, vinho branco, manteiga, sal e pimenta-do-reino. O caldo utilizado para compor o prato é o de legumes e essa é uma opção deliciosa para o final de um dia agitado, já que não demanda muito trabalho.

41. Risoto de queijo do reino: esse risoto conta com um ingrediente típico italiano, o queijo do reino. O preparo é simples e consiste em refogar a cebola e o arroz arbóreo na manteiga, acrescentando o caldo e os demais ingredientes aos poucos. É uma receita prática e que precisa entrar para seu cardápio culinário!

Receitas de risoto com combinação de queijos

42. Risoto de gorgonzola, mussarela, provolone e parmesão: esse risoto conta com uma combinação de quatro queijos: o gorgonzola, a mussarela, o provolone e o parmesão. O caldo utilizado no preparo é o de carne e o tempero do prato fica por conta do vinho branco, da manteiga, do sal, da cebola e da pimenta-do-reino. É uma versão agradável e ideal para os amantes de queijo!

43. Risoto de mussarela, requeijão, presunto e ervilha: essa receita traz um risoto com uma combinação deliciosa de requeijão e mussarela. São utilizados também presunto, ervilhas, champignon e caldo de galinha para compor o prato. O tempero é feito com sal, pimenta calabresa e noz-moscada. O risoto conta com um sabor gostoso e textura inconfundível!

44. Risoto de parmesão, mussarela, linguiça e tomate: essa é uma receita prática de risoto e que conta com a combinação dos queijos parmesão e mussarela. A linguiça de pernil dá um gosto delicioso ao prato e um diferencial dessa versão é que ela não utiliza vinho no preparo. A finalização do risoto é feita com orégano.

45. Risoto de queijos e bacon: a combinação de queijos dessa receita é irresistível e feita de parmesão, requeijão, mussarela e gorgonzola. O preparo é feito com arroz para risoto, cebola, bacon, vinho branco, caldo de legumes, creme de leite, cheiro-verde e os queijos. É uma opção bem cremosa e que vai agradar seus convidados!

46. Risoto de gorgonzola, gruyère, parmesão e mascarpone: essa receita traz um risoto de sabor marcante e que conta com uma combinação dos queijos gorgonzola, gruyère, parmesão e mascarpone. O caldo utilizado para deixar o prato cremoso é o de verduras e o tempero é feito com cebola, vinho branco, manteiga e sal.

Essas receitas de risoto de queijo provam o quanto esse é um prato versátil, de sabor marcante e textura cremosa. Além disso, a praticidade é um ponto alto do risoto de queijo, já que ele não demanda de muito trabalho e nem de tempo para ficar pronto. É um preparo fácil e que vai fazer você se sentir nas terras italianas!