27 receitas de arroz de Natal para acompanhar pratos especiais

Por
Atualizado em 18.11.20

O Natal é uma época repleta de brilho, cores, decorações e, claro, muita comida, já que as refeições natalinas, tanto o almoço quanto a ceia, têm um significado especial e remetem a muitas tradições familiares e receitas típicas.

O arroz, por exemplo, costuma ser uma das preparações mais tradicionais para essa data festiva, já que além de ser fácil de fazer, é um alimento versátil, considerado um excelente acompanhamento e que combina com os mais variados ingredientes. Dessa forma, o arroz de Natal pode ser simples, de forno, com passas, com nozes e até mesmo com frutos do mar.

Se você gosta de cozinhar para a toda família em ocasiões especiais, não deixe de conferir essas deliciosas receitas de arroz de Natal diferenciadas que sem dúvidas vão te surpreender e deixar sua ceia muito mais gostosa!

Receitas de arroz de Natal com passas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Arroz com passas cozido com espumante: fácil de fazer, esse é um arroz com uvas passas brancas cozido com espumante seco (ou champagne), mas que não fica com o sabor forte do álcool, pois ele evapora. Para incrementar, aposte também em castanhas do Pará picadas e salsinha.

2. Arroz à grega: essa é uma saborosa receita de arroz à grega que leva cenoura, pimentão, milho, ervilha, passas e cheiro verde a gosto. O arroz é simples de preparar, fica bem colorido e acompanha perfeitamente as carnes de Natal.

Publicidade

3. Arroz com passas simples: o arroz com uvas passas é um dos pratos mais tradicionais para acompanhar carnes e aves na ceia de Natal. Esse aqui é um arroz simples, porém bem caprichado, com um toque de vinho branco e que sem dúvidas vai deixar o seu jantar muito mais gostoso.

4. Arroz enformado: perfeito para jantares mais elaborados como o de Natal, esse é um delicioso arroz enformado que, além de ficar com uma apresentação bem charmosa, é muito fácil de preparar em casa e vai fazer o maior sucesso com os seus convidados. Dica: adicione a batata palha apenas na hora de servir, para ela não amolecer.

Receitas de arroz de Natal com oleaginosas

Foto: Reprodução / Sal de Flor

5. Arroz cremoso de micro-ondas com nozes: tem coisa melhor do que um arroz cremoso prático e repleto de sabor que é feito no micro-ondas e fica pronto em poucos minutos? Tenha em mãos ingredientes como peito de peru, nozes, cheiro verde, mussarela, tomatinhos cereja e folhas de manjericão.

6. Arroz selvagem com nozes, castanhas e frutas: se você quer deixar o arroz branco de lado, aposte nessa receita natalina feita com arroz selvagem e outros ingredientes incríveis como nozes, damascos secos, castanhas do Pará e manjericão roxo. Sirva quente ou frio, como uma salada ou acompanhamento.

Publicidade

7. Arroz vermelho com castanha do Pará e amêndoas: que tal uma receita de arroz diferente para inovar o cardápio e surpreender toda a família no Natal? Simplesmente delicioso, esse arroz vermelho com castanhas do Pará e amêndoas fica superbonito e é uma ótima combinação para o peru.

8. Arroz com nozes: lindo, gostoso e fácil de fazer em casa, esse mix de arroz com nozes é um acompanhamento perfeito para as refeições natalinas. Você vai precisar de ingredientes como arroz branco, arroz integral, arroz vermelho, azeite, alho, sal, nozes trituradas e salsinha picada para decorar.

9. Arroz com damasco, cogumelos e amêndoas: o resultado dessa receita é um arroz inovador que faz combinações deliciosas, já que leva ingredientes marcantes como cogumelos frescos, amêndoas em lasca, damascos e também um pouco de espumante, garantindo o sabor especial do prato.

10. Arroz com macadâmia: para acompanhar os pratos tradicionais de Natal, não deixe de conhecer esse maravilhoso arroz com macadâmia, água de flor de laranjeira, estragão e raspas de casca de laranja. O sabor é levemente cítrico e amanteigado e fica ainda melhor quando combinado com carne de porco.

11. Arroz com amêndoas: se você já sabe fazer arroz branco simples, essa receita é 90% igual, porém com um toque especial de amêndoas em lascas torradas e vinho branco. É um acompanhamento maravilhoso para peixes ou para carnes, como pernis de vitela, por exemplo, que também são comuns nessa época do ano.

12. Arroz cremoso com castanhas de caju: fácil, rápida e deliciosa, essa é uma receita de arroz cremoso com castanhas de caju que vai encantar todos os seus convidados. Entre os ingredientes, estão também azeitona, pimentão, creme de leite, queijo mussarela, salsinha e tomate cereja.

Receitas de arroz de Natal com carnes

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

13. Arroz de frango: essa é uma receita superprática e utiliza ingredientes básicos, que todo mundo costuma ter na geladeira. Além disso, esse arroz de frango fica bem parecido com um arroz de forno ou com um risoto de frango, então, com certeza, vai agradar variados paladares.

14. Arroz de bacalhau: se você não dispensa o bacalhau nas refeições natalinas, conheça essa receita de arroz, que é cozido com caldo de peixe caseiro e fica saboroso e superaromático. Se preferir, você pode também apostar em um caldo de legumes ou então em um caldo pronto, só tome cuidado com o sal.

15. Arroz de polvo: para quem adora combinar o arroz com frutos do mar na ceia de Natal, essa receita sem dúvidas vai surpreender. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: polvo, cebola, alho, arroz parboilizado, folhas de louro, sal e pimenta-do-reino a gosto. Quando o arroz estiver pronto, basta misturar o polvo e servir.

Publicidade

16. Arroz com lentilha e bacon: diz a tradição que se você comer lentilha em datas como o Natal ou Ano Novo, a prosperidade e fortuna estarão garantidas para o próximo ano. Pensando nisso, que tal apostar nessa receita deliciosa de arroz com lentilha incrementado com bacon? É simples de preparar e vai fazer o maior sucesso!

17. Arroz com presunto, azeitonas e milho verde: essa é uma sugestão maravilhosa de acompanhamento para um pernil de Natal, pois é um arroz simples e soltinho, feito com ingredientes especiais como presunto, azeitonas, milho verde, uvas passas, cebolinha e pimentão.

18. Arroz com carne e especiarias: aqui, você aprende o passo a passo de como preparar um arroz simples, diferente e muito saboroso perfeito para deixar a noite de Natal ainda mais especial. Tenha em mãos ingredientes como cravo, carne de patinho moída, cebola, sal, pimenta calabresa, cominho e páprica doce.

19. Arroz de Braga: se o seu objetivo é preparar uma comidinha bem gostosa para o Natal sem ter muito trabalho e nem sujar muita louça, não deixe de conhecer essa receita de arroz de Braga, que pode ser feito em uma única panela e fica extremamente saboroso. Sirva quente acompanhado de uma boa saladinha verde.

20. Arroz com lentilha e linguiça: essa é outra receita de arroz de Natal deliciosa que leva lentilha entre os ingredientes e também fica pronta rapidinho. Você vai precisar de cebola, linguiça calabresa, alho, tomate, pimentão amarelo, sal, pimenta e salsinha para decorar o prato.

Receitas de arroz de Natal variadas

Foto: Reprodução / Gordelícias

21. Arroz integral com abobrinha: que tal uma receitinha saborosa e mais nutritiva para o Natal? Esse é um arroz integral que, além da abobrinha, leva também limão siciliano, que contribui com um gostinho cítrico na medida certa e deixa o arroz mais “empapado”, parecido com um risoto. Vale a pena experimentar!

22. Arroz de açafrão: se a ideia é inovar no cardápio natalino e preparar uma receitinha de acompanhamento simples, porém diferente e repleta de sabor, aposte nesse delicioso arroz de açafrão. Ele fica com uma cor amarelada superbonita e leva outros ingredientes básicos como cebola, azeite e sal.

23. Arroz de forno: todos sabem que o arroz de forno é um prato versátil que pode ser preparado com os mais variados ingredientes. Nessa receita de Natal simples, ele conta com os seguintes ingredientes: milho verde, ervilha, molho de tomate, creme de leite e queijo parmesão ralado.

24. Arroz selvagem com aspargos e manga: o resultado dessa receita é um arroz saboroso e com cara de festa, ideal para impressionar os convidados na ceia de Natal. Ela faz um mix do arroz branco com o arroz selvagem e aposta também em aspargos, manga, cebola, alho, manteiga, cebolinha e sal.

Publicidade

25. Arroz de beterraba: existe um arroz mais natalino do que esse que fica com cor avermelhada? Simples de preparar em casa, ele também é saboroso, nutritivo e perfeito para um jantar caprichado. Você vai precisar apenas de ingredientes como beterraba, cebola, alho, sal, óleo e água.

26. Arroz doce: o arroz doce simples é uma receita de sobremesa excelente para ter em mãos em datas festivas especiais como o Natal. Entre os ingredientes desta delícia, estão água, arroz carolino, raspa de limão, sal, leite, gemas e açúcar. Depois de pronto, polvilhe canela moída por cima e sirva.

27. Arroz doce de chocolate: se você gosta do arroz doce tradicional, sem dúvidas vai se apaixonar por essa nova versão, que além dos ingredientes comuns, como arroz carolino, leite, casca de limão, canela, sal, açúcar e ovos, leva também chocolate em pó. Deixe em um recipiente grande ou distribua em taças pequenas.

Não deixe para começar a planejar os pratos de Natal em cima da hora e comece a elaborar o cardápio com antecedência, para assim decidir a sua receita de arroz preferida, comprar os ingredientes e garantir o sucesso da sua festa em casa!