55 receitas de Natal para uma refeição comemorativa inesquecível

Por                                
Em 15.12.20

O Natal é uma época festiva em que a família se reúne para celebrar. Em meio à comemoração, é comum ter uma mesa farta para ser compartilhada entre todos os presentes. Pensando nisso, montamos uma lista repleta de receitas deliciosas tanto para a ceia quanto para o almoço.

Entradas

Que tal começar servindo entradas para que seus convidados possam petiscar antes da refeição principal? Há receitas bem simples e opções repletas de charme para acrescentar à sua mesa.

Publicidade

1. Torradinhas de maionese e queijo

iStock

Com apenas quatro ingredientes e um passo a passo simples de ser seguido, você já consegue um resultado bem saboroso. Essa é uma alternativa prática que leva pão, maionese, queijo parmesão ralado e cebola. Aprenda como fazê-la detalhadamente.

E se você gostou da ideia, veja também outras receitas de torrada para servir.

2. Bruschetta de tomate

Pão e tomate combinam muito bem, e esta receita está aqui para provar isso. Para o tempero, a dica é utilizar alho, manjericão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Esses são ingredientes básicos, mas que rendem uma entrada que pode deixar qualquer um com água na boca. Confira o modo de preparo.

Caso você queira, ainda é possível conhecer outros sabores de bruschetta.

3. Patê de frango com cenoura

Um patê geladinho combina muito bem com o calor típico de dezembro. Nessa versão de frango e cenoura, você consegue um aperitivo saboroso e colorido. Para melhorar mais, ele combina muito bem com torradas. Aprenda como preparar.

Além dessa versão, ainda há uma grande variedade de sabores de patê que você pode testar.

Publicidade

4. Palitos de parmesão

A base desses palitos é feita com massa folhada, que pode ser comprada pronta e garante bastante praticidade na cozinha. Para deixar o sabor para lá de especial, você vai precisar de parmesão, tomilho e pimenta. O resultado é crocante e muito saboroso.

Você também pode fazer outras opções de palitos de queijo que agradam a todos.

5. Presentinhos de queijo coalho

Nessa receita, cubos de queijo coalho fritos são decorados com cebolinha e pimenta rosa. A aparência é extremamente charmosa e o sabor irresístivel. Tudo isso com poquíssimo trabalho na cozinha.

Para aproveitar o embalo, vale conhecer outras opções de petiscos de Natal.

6. Canapés de árvore de Natal

Gosta de um sabor marcante? Então, chega mais conferir essa receita em que a árvore é feita com pão sírio, palito Stiksy, patê de gorgonzola com ervas e tomate-cereja.

É possível testar outros tipos de canapés para uma mesa surpreendente.

Publicidade

7. Cestinha de grão-de-bico

iStock

A proposta dessa receita é fazer uma cestinha com farinha de grão-de-bico recheada com um frango desfiado cremoso. Ela é livre de glúten e simplesmente sensacional. Aprenda como fazer.

É fã de grão-de-bico? Então, espia só essa lista de receitas com grão-de-bico.

8. Antepasto de berinjela

iStock

Ideal para ser servido frio, o antepasto é uma opção de entrada fácil de ser feita, mas que requer paciência, pois fica aproximadamente 1h40 minutos no forno. Ele combina muito bem com pães e torradas. Veja como prepará-lo.

Você também pode conferir outras maneiras de fazer antepasto de berinjela para descobrir qual receita é mais a sua cara.

9. Cestinhas de tender

Sobrou tender da ceia e você quer dar uma nova cara para ele no almoço de Natal? Aqui, as cestinhas são feitas com massa de pastel. Já a carne é cortada em cubos e, depois, combinada com cenoura, ervilha, uvas-passas brancas, azeite, sal, pimenta-do-reino e cream cheese.

Quer mais ideias para dizer não desperdício? Confira ideias ótimas para reaproveitar sobras da ceia.

10. Confit de tomatinho

Com muita praticidade, você aprende como deixar os tomatinhos bem saborosos. Aqui, eles vão para uma frigideira com azeite, alho, raspas e suco de limão siciliano, pimenta-do-reino, manjericão, açúcar e, opcionalmente, mussarela de búfala.

Publicidade

Se você gostou dessa ideia, cheque outras receitas de tomate confit que são puro sucesso.

11. Verrine de tomate e salmão

São chamados de verrines petiscos servidos em copos. Com essa receita, você aprende como preparar duas versões: uma com tomate confit e o outra com salmão. Em ambas, farofa de pão e chantilly salgado entram em cena para incrementar o sabor e criar um contraste de texturas.

Para fazer bonito na hora de servir, que tal checar mais receitas de verrine?

Saladas

As saladas também merecem um espaço na sua mesa. Há combinações bem coloridas, que garantem um resultado para lá de festivo e com sabores irresitíveis.

12. Coleslaw

A salada coleslaw tem como principal ingrediente o repolho. Nesse caso, são usados o verde e o roxo. Para dar um toque a mais de cor e de sabor, a cenoura é outro legume que entra em cena. Já a cremosidade fica por conta de maionese e mostarda dijon. Tudo isso sem contar nos temperos. Confira o passo a passo.

Também é possível fazer esse prato sem molho, com bacon e muito mais! Veja outras opções de coleslaw para escolher a sua.

13. Caesar salad

Um clássico, essa salada é composta por alface, frango, queijo parmesão, um molho bem caprichado e croutons. Essa combinaçaõ faz com que essa seja uma alternativa completa para incrementar a sua mesa de Natal. Veja o passo a passo detalhado.

Se você gosta de inovar na cozinha, dá para optar por outras maneiras de preparar a salada caesar.

14. Salada mista natalina

Alface, cenoura, tomate-cereja, nozes, damasco, cebola roxa, laranja, crotouns formam essa salada. Para que o resultado fique ainda melhor, você aprende como fazer um molho com mostarda, mel, azeite, suco de limão, sal e pimenta-do-reino.

Confira como fazer outras receitas de salada mista para servir um prato nutritivo, colorido e que é a cara do Natal.

15. Salada árvore de Natal

Além de matar a fome, essa é uma salada que ainda ajuda a decorar a sua mesa. Brócolis, tomatinho e cenoura são usados na montagem. De quebra, você ainda aprende a fazer um molho de gorgonzola para servir como acompanhamento.

Se prefere algo mais simples, confira essas opções de salada para colorir seu prato!

16. Salada de repolho com manga

Para quem curte um sabor agridoce, vale a pena apostar nessa combinação de repolho com manga e tomate. Para melhorar ainda mais, maionese entra em cena para dar cremosidade ao prato. Isso sem contar nos temperos.

E se você gosta de inovar na cozinha, veja também outras opções de salada de repolho.

17. Salada guirlanda

Puro charme, essa receita é feita com alface, tomate-cereja, azeitonas recheadas com tomate, orégano, manjericão e queijo prato. Esses itens são dispostos de uma maneira que imita uma guirlanda.

Quer mais ideias de saladas mais práticas, mas igualmente elaboradas? Então, espia essas ideias de saladas rápidas e criativas.

18. Salada de legumes

Se você está procurando por uma salada bem completa, colorida e cremosa, pode ter encontrado a receita ideal. A lista de ingredientes pode até não ser das mais curtas, mas o modo de preparo é simples e o sabor compensa.

Ainda há outras diversas combinações de salada de legumes que você pode conhecer.

19. Salada waldorf

Extremamente refrescante e com uma pegada cremosa, essa é uma salada combina muito bem com o clima de Natal brasileiro. Aqui, ela é feita em uma versão vegana que pode agradar os mais variados paladares.

Você também pode conhecer a versão original e outras variações da salada waldorf.

20. Salada tropical

Alface, rúcula, tomate-cereja, cebolas branca e roxa, manga, queijo parmesão e cheiro-verde são usados para montar essa salada. Para completar o sabor, você confere como fazer um tempero com mais cheiro-verde, limão, sal, orégano, mostarda, shoyu e azeite.

Ainda há uma grande variedade de receitas de salada tropical que você pode servir no Natal.

21. Salada de grão-de-bico

Para sair do comum, conheça essa receita que leva como principais ingredientes grão-de-bico, batata e cogumelos. Ela mescla diferentes sabores e texturas e pode facilmente agradar seus convidados.

Para aproveitar o máximo o sabor da leguminosa, veja outras opções de salada de grão-de-bico.

22. Maionese

Sucesso garantido, essa é uma receita bem festiva. Ela leva batata, cenoura, tomate, maionese, milho, pepino em conserva, azeitona, pimentão vermelho, batata-palha, sal, limão, pimenta-do-reino e salsinha.

Além dessa sugestão, ainda há uma seleção repleta de receitas de maionese de Natal para você experimentar.

Acompanhamentos

Arroz, farofa, salpicão e outros acompanhamentos ajudam a deixar o prato ainda mais gostoso. Confira as opções que selecionamos a seguir e escolha a sua favorita!

23. Arroz à grega

Você faz parte do time que adora inserir uvas-passas nos pratos? Então, essa receita é perfeita para você! Além dessa frutinha, o arroz também é incrementado com cenoura, pimentões vermelho e amarelo, milho e ervilha. O resultado é uma combinação e tanto!

Caso você queira, dá para conferir uma lista com diferentes opções de arroz de Natal.

24. Arroz de brócolis

Dar um toque de sabor extra para o arroz pode ser uma tarefa bem simples e você confere isso com essa receita. Além das floretes, a receita ainda leva as folhas do brócolis, o que ajuda a evitar o desperdício. Confira o passo a passo.

Se você gostou dessa combinação, veja outras receitas de arroz com brócolis para experimentar.

25. Arroz com lentilha e cebola dourada

A lentilha é um ingrediente carimbado nas refeições de fim de ano, então, que tal adicioná-la ao arroz? Além disso, a cebola dourada dá um toque extra para o prato. Essa é uma alternativa prática e repleta de sabor. Aprenda como fazer.

Além dessa receita, também há mais sugestões de arroz com lentilha.

26. Arroz à piamontese

Parece um risoto, mas é o arroz tradicional mesmo usado nessa receita. Para dar cremosidade, creme de leite entra em cena. E não é só isso: champignon e mussarela ajudam a fechar o sabor com chave de ouro. Confira todos os detalhes do preparo.

Aproveita e veja tambbém outras maneiras de fazer o delicioso arroz à piamontese.

27. Salpicão de frango

iStock

Com uma lista de ingredientes extensa, esse é um prato em que é possível sentir vários sabores em uma única garfada. Mesmo assim, o passo a passo é simples. Depois de cozinhar e desfiar o frango, só é preciso misturar tudo.

Festivo, o salpicão de Natal também pode ser feito em outras versões.

28. Salpicão vegano

Quem disse que o salpicão precisa de frango para ser gostoso? Nessa receita livre de ingredientes de origem animal, o prato conta com a opção de adicionar carne de jaca desfiada. Ele é um prato colorido e que pode conquistar os mais variados paladares.

Aproveite para conhecer versões de salpicão de repolho que são perfeitas para quem gosta de inovar.

29. Farofa de cenoura

iStock

É difícil resistir ao sabor de uma farofinha caprichada, por isso, vale a pena incluí-la na sua refeição. Essa é uma opção descomplicada, mas que também conta com um toque de bacon e calabresa para deixar o sabor ainda mais irresistível. E não precisa se preocupar com o passo a passo, pois não tem segredos.

Como esse é um prato queridinho, veja outras alternativas de farofa de Natal para compor a sua mesa.

30. Farofa vegana

Deliciosa, essa farofa leva proteína de soja, creme de cebola, farinha de mandioca biju e óleo. Além disso, esse acompanhamento é rapidinho de ser feito, suja só uma panela e a textura fica supercrocante. O sucesso é garantido!

Já para quem gosta de um toque agridoce, dá para checar receitas de farofa de banana.

31. Batata assada

Cortada em fatias bem finas e bem temperadinha, essa é uma opção praticamente impossível de resistir. Para melhorar ainda mais, você só vai precisar de batatas, sal, pimenta-do-reino, páprica doce defumada, azeite, manteiga e cheiro-verde ou alecrim.

Como esse é um ingrediente certeiro, confira mais sugestões de receitas de batata assada.

32. Abacaxi caramelizado

Tem quem goste de servir frutas como acompanhamento e, nesse caso, o abacaxi caramelizado é uma excelente aposta. Para isso, só é preciso grelhar fatias da fruta com um pouco de sal e açúcar. Simples e delicioso!

Quer variar no preparo dessa fruta? Então, veja também receitas deliciosas de abacaxi assado.

33. Cuscuz

Que tal dar um toque árabe para a sua mesa de Natal? Nessa receita, você apreende a fazer um cuscuz que fica bem soltinho e ainda conta com um tempero caprichado.

Aproveite o embalo e conheça receitas bem variadas de cuscuz.

Pratos principais

Chegou a hora de escolher o grande detaque da sua refeição. Como prato principal, você pode servir carnes brancas e vermelhas, além de opções veganas. Assim, fica fácil agradar toda a família.

34. Suflê de bacalhau

iStock

Não é só na Páscoa que o bacalhau faz sucesso, esse peixe também combina muito bem com as festividades natalinas. Nesse caso, ele rende um prato com uma textura delicada e um sabor marcante. Para saborear, é só conferir o passo a passo.

Há ainda mais opções de suflê de bacalhau para você escolher a perfeita para sua refeição.

35. Pernil assado com mostarda

Bem suculento, esse é um prato de destaque para a sua mesa de Natal. Com uma lista de ingredientes simples, só é preciso ter paciência com o tempo no forno, já que a carne fica lá por 2h30. Veja o modo de preparo.

É possível conhecer outras sugestões de pernil de Natal para servir na ceia ou no almoço.

36. Chester

Com essa receita, você confere dicas para deixar a pele do chester bem crocante, enquanto a carne fica bem macia. Isso sem contar no tempero que é bem caprichado.

Cheque mais receitas de chester de Natal para surpreender seus convidados com uma carne incrível.

37. Tender

Para quem curte cortes de porco, o tender é uma boa pedida de prato principal. Aqui, a carne descansa em uma marinada com mostarda, vinho, melado e especiarias. Depois, esse caldo é engrossado e vira um molho para a carne. O resultado é para lá de aromatizado.

Gostou da ideia, mas ainda quer conhecer mais opções? Não tem problemas, há várias receitas de tender para que você testar.

38. Peru

O peru é o maior clássico do Natal. Nessa receita, a carne é temperada apenas com sal, pimenta e alecrim. O diferencial começa no recheio, que leva tipo uma farofa de pão com bacon. Além disso, a carne é pincelada com uma calda docinha e uma redução de balsâmico.

Como esse é um prato de grande destaque, vale conferir outras receitas de peru de Natal para decidir qual preparar para a sua comemoração.

39. Lombo de Natal

Lombo já é gostoso, recheado com bacon, melhor ainda! Porém, a receita não para por aí e ainda conta com um molho bem refrescante de abacaxi com hortelã. Para quem gosta de sair do comum e quer surpreender, essa é uma excelente opção.

Mas não se preocupe, ainda há mais possibilidades de receitas de lombo de Natal.

40. Frango recheado

Uma proposta mais econômica, mas muito saborosa, é servir um frango bem caprichado no Natal. Além disso, essa também é uma boa alternativa para famílias pequenas. Para dar destaque ao prato, uma farofa colorida entra em cena.

Confira também outras opções de frango recheado para servir nas suas festividades.

41. Rocambole de carne

Dá para usar carne moída para fazer o prato principal do Natal? É claro que sim! Para um resultado festivo, o rocambole é recheado com presunto, queijo, tomate, cebola, milho e ervilha.

Mas ainda há mais receitas de rocambole de carne moída recheado que você pode testar.

42. Bacalhau de Natal

Quer uma receita simples, com poucos ingredientes, fácil de ser feita e que não passe despercebida? Então, chega mais conferir o passo a passo dessa receita de bacalhau que leva brócolis, azeitonas, batatas, pimentão e temperos.

Antes de fazer sua escolha, dê uma olhadinha nessas sugestões de bacalhau de Natal.

43. Tender vegano

Composta por três camadas: a primeira é de fora é de carne de plantas, a do meio de proteína de soja e a terceira de soja com creme de castanhas. Inovadora, essa receita pode ser um sucesso.

Que tal experimentar mais opções veganas e vegetarianas? Confira também essas receitas com de carne de soja.

44. Assado de lentilha

Outra opção livre de ingredientes de origem animal, além da lentilha, essa receita também leva ingredientes como cogumelos e e tofu. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o preparo não é muito complicado.

Veja também outros pratos que podem ser feitos com lentilha.

Sobremesas

Para fechar a refeição com chave de ouro, nada melhor do que uma sobremesa bem caprichada, não é mesmo? Na nossa lista, também há várias alternativas para você escolher.

45. Mousse de maracujá

Esse é aquele tipo de sobremesa que não requer habilidades culinárias e, mesmo assim, faz um enorme sucesso na mesa. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é curtinha. Com tantas vantagens, vale a pena dar uma chance para essa opção.

Além do básico, dá para ir além! Para saber como, veja mais receitas de mousse de maracujá.

46. Mousse de chocolate

iStock

Com textura cremosa e sabor de chocolate, fica fácil agradar gregos e troianos. Como se isso não fosse suficiente, é preciso apenas 5 minutos para fazer essa sobremesa. Se você está procurando por uma receita certeira, essa pode ser a aposta ideal para o seu Natal. Confira o modo de preparo.

Aproveitando o embalo, veja também outras opções de mousse de chocolate que são deliciosas.

47. Pudim de leite condensado

Pudim de leite condensando no liquidificador é tudo de bom, certo? Com essa receita, você vê de maneira detalhada como preparar a sobremesa sem complicações na cozinha.

Descubra outros jeitos de fazer pudim de leite condensado simples e irresistíveis.

48. Pudim gelado de coco

Mal dá para acreditar em quão prático é o modo de preparo dessa receita. Mesmo assim, o sabor é delicioso. Anote os ingredientes necessários: leite, leite condensado, leite de coco, creme de coco, gelatina sem sabor incolor e coco seco ralado.

Gostou da ideia, mas quer conhecer mais opções? Não tem problema, veja uma seleção com receitas de pudim de coco.

49. Pudim de sorvete

É uma sobremesa para lá de refrescante que você está procurando? Essa é uma receita de pudim com gostinho de leite condensado e que ainda conta com uma calda de chocolate. Tudo isso com um modo de preparo muito prático.

Você ainda pode conhecer outras versões do pudim de sorvete para escolher qual testar.

50. Marido gelado

Já ouviu falar no marido gelado? Esse doce é composto por três camadas: creme branco, creme de chocolate e cobertura de claras. Assim, a cremosidade é garantida! Isso sem contar na refrescância da sobremesa. Aprenda como fazê-la agora mesmo.

Para acertar em cheio na escolha, veja mais receitas de marido gelado.

51. Banoffe

Base crocante, recheio de doce de leite e banana, e para finalizar, chantilly e canela como cobertura. Parece difícil de resistir, não é mesmo? Essa é uma sobremesa deliciosa para compor a sua mesa.

Confira também outras receitas de banoffe para escolher qual é mais a sua cara.

52. Torta de limão

Esse também é um doce que conta com uma base cremosa. Para o recheio, creme de limão entra em cena e a cobertura fica por conta de chantilly. Para dar um charme extra na decoração, a dica é utilizar raspas de limão na hora de finalizar a sobremesa.

Se você gostou da ideia, veja mais receitas de torta de limão fácil que podem conquistar vários paladares.

53. Torta holandesa

Com bolacha Caliposo nas bordas, um creme branco como recheio e cobertura de ganache, essa receita pode facilmente ser um grande sucesso na sua ceia ou almoço de Natal.

Veja também outros ingredientes e preparos para obter uma torta holandesa bem gostosa.

54. Pavê de coco

iStock

Essa é aquela sobremesa que rende piadinhas entre a família e é um clássico nas comemorações. As camadas intercalam bolacha tipo wafer de chocolate e um creme branco. Já a finalização leva um merengue. Cheque o modo de preparo para experimentar.

Por ser um clássico, vale a pena conhecer mais opções de pavê tradicional para servir.

55. Cheesecake com calda de cerejas

Com uma casquinha crocante, recheio cremoso e servido gelado, o cheesecake já é um sucesso. Para mais sabor e um toque festivo, a calda de cerejas também entra em cena. Com uma combinação dessas, fica fácil fazer bonito na hora de fazer a sobremesa. Agora, é só ver todos os detalhes do passo a passo.

Se você quiser fazer mais de uma versão ou conferir outros sabores, também tem lista de receitas de cheesecake.

Com uma lista tão completa de receitas, fica mais fácil montar um cardápio bem caprichado para o Natal. Aproveitando o embalo, veja também como fazer pavê de panetone para sair do comum na hora de saborear esse prato natalino.