Caponata de berinjela

Caponata de berinjela

250 gramas aprox. 50min

Ingredientes

Publicidade

Modo de Preparo

  1. Ingredientes da caponata de berinjela reunidos.

    Receiteria

    Os pimentões não precisam ter 180 gramas especificamente, porém é importante escolher legumes mais ou menos do mesmo tamanho para a caponata ficar equilibrada em cor e sabor. Se quiser, pode tirar as uvas-passas, ou adicionar azeitonas;
  2. Ingredientes picados em cubos dentro de uma tigela.

    Receiteria

    Prepare uma tigela com água e o suco de 1/2 limão. Vá picando as berinjelas em cubos pequenos e colocando na água para não escurecer. Pique os pimentões em cubos médios e a cebola em cubos pequenos;
  3. Assadeira com ingredientes cortados em cubos pequenos misturados.

    Receiteria

    Escorra os cubinhos de berinjela, lave e aperte com as mãos para retirar o excesso de água. Transfira todos os alimentos cortados para uma assadeira e tempere com orégano, pimenta, vinagre, azeite e sal. Misture bem;
  4. Panela com azeite e alho frito.

    Receiteria

    Em uma panela, coloque 1 xícara de chá de azeite e adicione o alho triturado. Frite em fogo baixo até dourar, mexendo sempre para não queimar, cerca de 1 minuto;
  5. Assadeira com legumes misturados.

    Receiteria

    Adicione o alho e o azeite na assadeira com o restante dos ingredientes. Misture bem e leve para assar em forno preaquecido a 220 ºC por 20 minutos;
  6. Assadeira com legumes levemente dourados.

    Receiteria

    Passado o tempo, retire do forno (mantenha fechado para não perder temperatura), mexa novamente e volte a caponata para o forno por mais 20 minutos;
  7. Legumes e uvas-passas da caponata misturados em uma assadeira.

    Receiteria

    Retire do forno, adicione as uvas-passas. Se preciso acerte o sal e regue com um pouco mais de azeite. Misture todos os ingredientes e retorne a caponata ao forno por mais 20 minutos;
  8. Caponata de berinjela servida em uma cumbuca com torrada ao lado com uma porção.

    Receiteria

    Verifique se todos os ingredientes estão macios, quase desmanchando na boca. Uma hora de forno é o suficiente para a caponata ficar pronta e não despedaçar. Prontinho!

informações nutricionais (a cada 100g)

158 calorias
1g proteínas
14g gorduras
9g carboidratos

Publicidade

dúvidas sobre Caponata de berinjela

1

Como tirar a acidez da caponata de berinjela?

A cebola e a berinjela são ácidas. Para a caponata não ficar com excesso de acidez, antes de começar o preparo, coloque a cebola (apenas em água) e a berinjela (água e suco de limão) de molho por 5 minutos. Para tirar a acidez depois do preparo pronto, adicione 1 pitada de açúcar e misture bem.

2

Posso esquentar a caponata de berinjela?

A caponata de berinjela pode ser consumida quente ou gelada. Se quiser esquentar, basta colocar em uma panela e levar ao fogo baixo por 2 minutos. Se preciso coloque um fio de azeite. A dica é retirar a caponata da beringela da geladeira 1 hora antes para servir em temperatura ambiente.

3

Como conservar caponata de berinjela?

Depois que a caponata de berinjela esfriar, coloque-a em um pote de vidro bem higienizado e com tampa (de preferência escalde o pote em água quente). Complete o pote de caponata com azeite e leve a geladeira. Depois de 2 dias, o sabor fica ainda mais gostoso. Consumir em até 15 dias.

4

Posso substituir o azeite da caponata de berinjela?

O azeite complementa o sabor da beringela, principalmente se for aromatizado, e é mais saudável do que óleo. Entretanto, é um ingrediente caro. A dica é usar metade de azeite e metade de óleo de girassol (que não possui um sabor acentuado).

dicas do receiteria

A caponata de berinjela pode ser consumida quente ou gelada. Se você deixar ela posar na geladeira, em um pote de vidro bem vendado, o sabor ficará mais acentuado. Coloque azeite a gosto. Quando estiver fritando o alho, adicione um raminho de alecrim ou 2 folhas de loura para aromatizar ainda mais o azeite.

As uvas-passas trazem um agridoce gostoso para a caponata. O sabor não se sobressai e equilibra a receita. Se não quiser, não use. Também é possível acrescentar azeitonas, alcaparras, tomate em cubinhos sem semente, salsinha e champignon. Esse preparo não fica muito apimentado, porém, se preferir, retire a pimenta-dedo-de-moça, ou adicione mais.

Se quiser trazer uma crocância a mais ao preparo, acrescente nozes picadas, ou experimente fazer a caponata de berinjela com castanha de caju. Um acompanhamento perfeito para sempre ter na geladeira e servir com torradas, saladas ou massas.

A primeira delas é, ainda durante o preparo. Um dos motivos da caponata de berinjela ficar muito ácida pode ser a cebola. Por isso, coloque a cebola em água com açúcar para tirar o excesso de acidez, deixe por uns 5 minutos, enxágue e só depois use na receita.

veja mais receitas

Berinjela Caponata

comentários

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Maristela

Muito fácil e fica uma delícia. Quente como acompanhamento ou fria com torradinha é maravilhosa!!!!

Marcia

Uau vou fazer …gratidão …

Poliana

Sou meio impaciente, prefiro refogar, ir acrescentando aos poucos os ingredientes mais delicados…. Com pão sírio é uma delícia.
Deve ficar muito mais especial assim.

Ale

Gosto da praticidade de misturar tudo e colocar no forno 🌺

Clovis

Na airfryer quanto tempo? Obrigado!

Johnny Giusti

Olá, Clovis! Você pode deixar cerca de 15 minutos na airfryer preaquecida a 180ºC. Mas depende muito de cada aparelho, por isso é importante sempre verificar se está queimando ou não.