Lombo recheado

Lombo recheado

Testada por Rodrigo Vilasbôas atualizada em 28/11/2024
7 porções
790min
Avalie agora!

Acreditamos que a cozinha é celebração. O lombo recheado faz a festa no forno, dá um show no centro da mesa e merece aplausos no sabor. A marinada com cerveja e limão ajuda a amaciar a carne. No recheio, presunto, queijo, azeitonas e bastante cebola.

Ingredientes da marinada

Ingredientes do lombo recheado

Publicidade

Modo de preparo

10min
tempo de preparo
60min
tempo de fogo/forno
  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Veja se você tem todos os ingredientes necessários para fazer o lombo recheado. Antes de tudo, é preciso preparar a marinada;
  2. Um liquidificador com a mistura de salsinha, dentes de alho, suco de limão, tempero para carne, pimenta calabresa, sal, creme de cebola, manteiga e cerveja.

    Receiteria

    Para a marinada: no liquidificador, coloque a salsinha, os dentes de alho, o suco de limão, o tempero caseiro para carne, a pimenta calabresa, o sal, o creme de cebola, a manteiga e a lata de cerveja. Bata por 2 minutos, ou até obter uma mistura homogênea;
  3. Uma tábua contendo uma manta de lombo.

    Receiteria

    Com uma faca afiada, abra o lombo, formando uma manta grande e uniforme. Faça pequenos furos por toda a superfície da carne - isso vai facilitar a marinada pegar por toda a carne;
  4. Um recipiente com o lombo e a marinada.

    Receiteria

    Coloque o lombo aberto em uma travessa e despeje a marinada por cima. Com as mãos, espalhe bem a marinada por toda a carne, inclusive pelos furos. Tampe a travessa com uma tampa ou com filme-plástico. Leve à geladeira de um dia para o outro;
  5. Uma forma contendo a manta de lombo recheada com presunto, queijo, bacon, azeitona e cebola.

    Receiteria

    No dia seguinte, retire o lombo da marinada e coloque-o, com a capa de gordura virada para baixo, em uma assadeira. Faça camadas com presunto, queijo, bacon, azeitona e cebola. Regue com azeite e salpique orégano;
  6. Uma forma contendo um lombo enrolado e preso com barbante.

    Receiteria

    Enrole o lombo com firmeza, como se estivesse enrolando um rocambole. Para dar mais sustentação, você pode amarrar o lombo com alguns fios de barbante. Retire o lombo enrolado da forma rapidamente;
  7. Uma forma contendo um lombo embrulhado no papel alumínio.

    Receiteria

    Forre a forma com um papel-alumínio (tamanho suficiente para enrolar o lombo) e coloque o lombo em cima. Regue a carne com um pouco da marinada e enrole-a no papel-alumínio. Leve para assar em forno preaquecido a 180 °C por cerca de 1h;
  8. Uma forma contendo um lombo enrolado sendo regado.

    Receiteria

    Após 20 minutos, retire o lombo do forno, abra o papel alumínio, regue mais um pouco da marinada, feche o papel-alumínio e leve ao forno novamente. Repita o processo até totalizar 1 hora. Passado esse tempo, tire o papel-alumínio e deixe a carne dourar por alguns minutos;
  9. Uma tábua contendo lombo recheado.

    Receiteria

    Após desligar o forno, aguarde entre 10 a 15 minutos para fatiar o lombo, assim, ele não perderá a maciez.

informações nutricionais (a cada 100g)

10.5 calorias
17.8g proteínas
29.1g gorduras
20g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 10.5

Gorduras totais 29.1g 37.3%
Gorduras saturadas 8.9g 44.5%
Sódio 80mg 3.5%
Carboidratos 20g 7.3%
Fibras 0.8g 2.9%
Colesterol 8g 2.7%
Açúcares totais 2g 0
Proteínas 17.8g 35.6%
Vitamina C 0.8mg 0.9%
Cálcio 16mg 1.2%
Ferro 0.8mg 4.4%
Potássio 12mg 0.3%

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

Publicidade

Por que o lombo recheado ficou seco?

Se tem muitas pessoas que amam lombo recheado, há um número maior ainda de pessoas que não gostam de preparar esse prato, inclusive cozinheiros experientes. Você pode ficar de olho na carne, mesmo assim, parece que basta um pisco e pronto: passou do ponto e o lombo perdeu toda a suculência.

De fato, a carne de porco tende a ser naturalmente mais seca – e a principal causa disso está no teor de gordura. Ao contrário de outras carnes, que têm uma distribuição de gordura mais uniforme, a suína, especialmente o lombo, é naturalmente mais magra, com menos gordura intramuscular. Isso significa que a carne perde mais rapidamente a umidade durante o preparo.

Entretanto, há vários fatores que influenciam na suculência da carne de porco. Se ela for preparada corretamente, ao invés de seca, ficará bem macia. Tudo começa com a escolha do corte: opte por um lombo com uma boa capa de gordura – ela vai derreter no forno, devolvendo umidade para a carne.

O lombo precisa apresentar uma coloração rosada, sem odor. O frescor é essencial para entregar tanto sabor quanto textura. Se a carne estiver marrom, com tom verde ou odor forte, significa que está estragada. Outro ponto é o peso da peça, que deve ter entre 1,2 kg e 2 kg. Se for muito grande, exigirá mais tempo de forno, o que pode ressecar a carne. Se for muito pequena, pode assar rápido demais, o que também resseca.

Após escolher o lombo, vem outro ponto muito importante para não ressecar a carne: a marinada! É preciso apostar em uma combinação de ingredientes que, além de sabor, ajuda a quebrar as fibras da carne, deixando-a mais macia.

Em nossa marinada, utilizamos ingredientes-chave. O suco de limão e a cerveja ajudam a quebrar as proteínas da carne. O alho e o creme de cebola oferecem enzimas que facilitam o amaciamento. A manteiga adiciona gordura e os temperos atuam na construção de sabor.

Além de preparar uma boa marinada, é preciso garantir um tempo de descanso adequado. Faça pequenos furos no lombo, coloque-o em uma tigela grande, despeje a marinada, espalhando bem por toda a carne. Tampe a tigela e leve a geladeira por 12 horas – tempere a noite para assar no dia seguinte.

Se você pulou a etapa da marinada, ou deixou a carne descansar por pouco tempo, pode ser por isso que o lombo ficou seco. No entanto, também há outro fator que influencia bastante: a temperatura do forno.
A carne de porco precisa ser assada em baixa temperatura. Nada de pressa! Preaqueça o forno entre 170 a 180 ºC. Enrole o lombo recheado em papel-alumínio – isso garante uma distribuição uniforme do calor. Durante o preparo, regue o lombo várias vezes com o caldo da marinada. O tempo de forno deve ficar entre 50 minutos e 1h30.

Para saber se o lombo assou corretamente, a maneira mais precisa é utilizar um termômetro culinário. Insira o termômetro na parte mais grossa do lombo – a temperatura interna deve estar entre 70 e 75 °C – isso significa que já está assado, porém suculento. Se ainda não atingiu essa temperatura, continue assando e verifique novamente após alguns minutos.

Acontece que nem todo mundo tem um termômetro culinário. Nesse caso, corte um pedacinho da parte mais espessa do lombo. A carne deve estar opaca, sem vestígios de cor rosada ou sangue. O suco que sair do corte deve ser claro, não vermelho ou rosado. Se o suco for vermelho, o lombo precisa de mais tempo de forno.

Agora, vem o segredinho final para o lombo não ficar seco: após desligar o forno, não fatie a carne imediatamente, pois os sucos internos vão escorrer e ela perderá a suculência. Deixe o lombo descansar por cerca de 10 a 15 minutos – isso permitirá que os sucos se redistribuam uniformemente, garantindo sabor e suculência.

Uma combinação de técnicas com atenção aos detalhes pode evitar que o lombo resseque. Entretanto, caso aconteça, mantenha a calma, pois nem tudo está perdido, um bom molho de acompanhamento, além de trazer mais sabor, ajudará a devolver umidade para a carne.

Melhores molhos para servir com lombo

A carne de porco possui um sabor suave, o que combina muito com uma grande variedade de molho, desde os mais doces até os picantes e ácidos. Se a carne ficou seca, uma boa alternativa é preparar um molho de laranja aromatizado. Além de um toque de frescor e acidez, esse molho possui uma cor vibrante, favorecendo a apresentação.

Um clássico para acompanhar carne de porco, o molho barbecue entrega um sabor agridoce, levemente picante – ele é mais grosso e intenso. Também no time dos molhos agridoce, porém com um sabor mais suave, está a combinação de mostarda e mel, que oferece um equilíbrio entre acidez, picância e doçura.

Outra ótima opção para deixar o lombo mais suculento é o molho de manteiga com limão. O preparo leva manteiga derretida, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Basta misturar tudo. Ao invés de servir em uma molheira, regue o molho por cima do lombo que acabou de sair do forno e aguarde alguns minutos para fatiá-lo.

O molho madeira é muito servido com carnes vermelhas, porém também é um ótimo acompanhamento para lombo. A combinação de vinho, manteiga, cogumelos e outros temperos resulta em um molho intenso, que oferece tanto gordura quanto acidez.

No vapt-vupt, em menos de 10 minutos, você prepara um molho chimichurri, que combina ervas, vinagre, azeite e outros temperos. Pode ser usado como marinada, para regar a carne enquanto assa ou como acompanhamento.

Mais do que simples complementos, os molhos elevam o sabor de um prato. O passo a passo completo para preparar todas as opções citadas acima, e outras, você encontra na nossa seleção de receitas de molho para carne de porco.

O que servir com lombo recheado

O lombo recheado pode estar presente em diversas ocasiões, desde um almoço de domingo até uma ceia de Natal. É uma carne que se destaca no centro da mesa e, com certeza, no prato, entregando um sabor acentuado e aroma defumado. Por isso, é importante escolher as guarnições com atenção:

Arroz: o arroz não tem erro! Simples e com sabor suave é um ótimo acompanhamento para o lombo recheado. Em uma ceia de Natal, você pode optar por um arroz à grega. Em um almoço de domingo, um arroz de açafrão é uma boa pedida.

Purê de batatas: reconforte, levinho e aveludado, o purê de batata cremoso também vai muito bem com lombo. A dica é combinar com um molho mais intenso, como o madeira ou barbecue, para deixar o prato com mais personalidade.

Legumes Assados: o contraste entre a crocância dos legumes e a maciez do lombo recheado cria uma harmonia de texturas e sabores. Você pode faz um mix de legumes assados com cenoura, batata, cebola, abóbora, couve-flor, pimentão, tomate e temperos.

Saladas frescas: para equilibrar a refeição e trazer frescor, uma salada verde é uma excelente opção. Escolha folhas como rúcula, alface, agrião, espinafre e couve. Outra opção é fazer uma salada tropical, combinando folhas e frutas.

Farofa: uma das guarnições mais populares em almoços de celebração. A farofa de bacon com calabresa simples é uma ótima opção para servir com o lombo recheado, pois ajudará a acentuar o sabor defumado, além de trazer um toque crocante para o prato.

Com as dicas acima, você conseguirá preparar lombo sem dificuldades! Além de recheado, esse corte de carne pode ser feito na pressão, refogado, empanado, combinado com diferentes molho, entre outras opções. Confira nossa seleção de receitas de lombo de porco.

Rodrigo Vilasbôas
feito com por

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.

minhas receitas instagram

veja mais receitas

Lombo

Perguntas & Respostas

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

avaliações


Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!