Dobradinha tradicional

Dobradinha tradicional

Feito com por Marcelo Melo 4 a 6 porç. 90min

Você nunca mais vai fazer dobradinha de outro jeito! Descomplicamos o passo a passo, com dicas para limpar as tirinhas de bucho facilmente. Quanto mais madurinhos os tomates estiverem, mais saboroso o caldo ficará. É importante deixar o feijão de molho para o preparo ganhar leveza.

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Corte o bucho em tiras de 1 cm de largura por 3 cm de comprimento. Fatie a calabresa com 1 cm de espessura. Pique os tomates, as cebolas e os dentes de alho. Deixe o feijão-branco de molho por 12 horas;
  2. Uma panela contendo bucho, água, caldo de limão e limões.

    Receiteria

    Em uma panela, coloque o bucho e cubra com água. Corte os limões ao meio, esprema e adicione tanto o suco quanto as partes cortadas à panela. Depois que ferver por 20 minutos, escorra o bucho e reserve;
  3. Uma panela de pressão contendo cebola, alho e tomates refogados.

    Receiteria

    Em uma panela de pressão, em fogo baixo, coloque o azeite e refogue as cebolas até dourar. Adicione os dentes de alho e deixe refogar mais um pouco. Adicione o tomate, misture e refogue até murchar;
  4. Uma panela de pressão contendo cebola, alho, tomates, bucho, feijão-branco e molho de tomate.

    Receiteria

    Adicione o bucho, feijão-branco, sal e pimenta. Misture tudo muito bem. Acrescente o extrato de tomate e água até cobrir tudo. Mexa bem e feche a panela. Após pegar pressão, cozinhe por 1 hora e 15 minutos;
  5. Uma panela fritando calabresas.

    Receiteria

    Enquanto isso, em uma frigideira, coloque 1 fio de azeite e frite a linguiça calabresa até ficar bem douradinha;
  6. Uma panela de pressão contendo cebola, alho, tomates, bucho, feijão-branco, molho de tomate e calabresas.

    Receiteria

    Assim que der o tempo de cozimento da dobradinha, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Acrescente a linguiça calabresa frita. Mexa para incorporar e deixe ferver por mais 5 minutos;
  7. Um recipiente contendo dobradinha tradicional.

    Receiteria

    Se necessário, acerte os temperos e o sal. Finalize com cheiro-verde a gosto e sirva a dobradinha quentinha. Bom apetite!

informações nutricionais (a cada 100g)

131 calorias
12g proteínas
6g gorduras
7g carboidratos
Marcelo Melo
receita aprovada por

Marcelo Melo

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.

ver minhas receitas

Publicidade

dúvidas sobre Dobradinha tradicional

1

Como limpar bucho para fazer dobradinha?

O primeiro passo é lavar muito bem o bucho. Utilize água corrente e escova para não deixar resíduos. Com uma faca pequena, retire as gorduras do bucho (as partes amareladas responsáveis por grande parte do odor forte). Fervente o bucho e observe minuciosamente para ver se restaram resíduos.

2

O que fazer para tirar o cheiro forte da dobradinha?

Ferventar a dobradinha com água e dois limões (suco e a fruta espremida) por 20 minutos já ajuda a tirar o cheiro da dobradinha. Porém, antes de ferventar, você pode deixar o bucho de molho por 30 minutos com limão espremido e dois dentes de cravo-da-índia.

3

Qual a diferença entre dobradinha e buchada?

A dobradinha é feita, principalmente com as vísceras brancas do boi, cortada em tirinhas. Já a buchada é feita com vísceras brancas e vermelhas (tripas, coração, fígado, pulmão e língua - os miúdos são cozidos em "buchos" feitos com o retículo e rúmen do animal.

dicas do receiteria

A dobradinha é um prato de origem portuguesa que ganhou muita popularidade no Brasil, principalmente no Nordeste. Aqui, ensinamos a receita tradicional, entretanto há variações, principalmente nos condimentos utilizados no preparo.

É hora de dar o seu toque pessoal à dobradinha! Além da linguiça calabresa, você pode adicionar bacon, carne seca, cenouras e linguiça paio. Para quem gosta de picância, que combina muito com esse prato, a dica é adicionar uma pimenta-dedo-de-moça picadinha e sem sementes. Você também pode incluir outras especiarias, como cominho, páprica defumada, curry e tempero baiano.

Para acompanhar, arroz branco, farofa de mandioca e salada de alface, couve ou repolho. A dobradinha também combina com polenta cremosa, purês e creme de milho.

veja mais receitas

Dobradinha

comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Ana claudia

Muito boa essa receita