42 receitas de comidas nordestinas arretadas de boas

Escrito por                          

Não é preciso se deslocar por grandes quilômetros para saborear as comidas nordestinas, já que é possível reproduzir vários pratos em casa. A região, que conta com uma cultura muito rica e influências portuguesa e africana nos seus pratos, pode surpreender os mais variados paladares.

É comum que as receitas contem com sabores marcantes, já que a pimenta, por exemplo, é um ingrediente muito comum aos seus preparos, assim como o azeite de dendê, peixes e frutos do mar, mandioca, carne seca e muito mais. A riqueza de sabores é imensa!

Para que você conheça um pouco mais sobre as delícias dessa região do país, basta conferir a lista abaixo e se deliciar com o resultado final.

Tapioca

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

1. Tapioca com cogumelos: nessa receita, a sugestão é rechear a tapioca com queijo gorgonzola e cogumelos refogados na manteiga. Além disso, um ovo frito entra em cena na cobertura. Se você busca uma opção um pouco mais sofisticada e com um sabor marcante, vale a pena apostar nessa dica.

2. Tapioca com queijo: para testar essa opção em casa, primeiro, é preciso esquentar a frigideira. Depois disso, basta acrescentar um pouco de queijo parmesão ou coalho ralado e fazer a tapioca do jeito que você está acostumado. O resultado é uma casquinha crocante e deliciosa.

3. Tapioca com banana: nessa receita, a sugestão é rechear sua tapioca com rodelas de banana e um pouco de leite condensado. Para quem quer uma versão doce e que conte com um passo a passo bem rapidinho, essa pode ser uma excelente opção.

4. Tapioca com carne seca: se você quer uma tapioca bem recheada, que tal conhecer essa receita que leva carne seca com cream cheese? O modo de preparo não é dos mais rápidos, mas o resultado é bem gostoso e vale por uma refeição completa.

5. Tapioca com manteiga: nessa receita, você aprende a preparar uma deliciosa tapioca com manteiga, sementes de girassol, gergelim e castanhas. A lista de ingredientes é curtinha, assim como o passo a passo é simples, mas o sabor é irresistível.

6. Tapioca com manga: que tal preparar um creme com manga usado para rechear a tapioca. Além disso, a sugestão também é usar coco ralado para dar mais sabor ao prato. Essa é uma opção saudável e ao mesmo tempo saborosa.

Acarajé, vatapá e caruru

Foto: Reprodução / gastrolândia

7. Acarajé completo: nessa receita, você aprende a fazer o acarajé, o caruru, o vatapá e o vinagrete de tomate. A lista de ingredientes é extensa, assim como o modo de preparo, mas para quem quer saborear o prato como é consumido na Bahia, essa é a opção ideal.

8. Vatapá: se você quer testar uma receita simples de vatapá, essa é a receita ideal. Para testá-la em casa, você vai precisar apenas de pão, leite, cebola, camarão seco e defumado, amendoim torrado, gengibre, leite de coco, azeite de dendê e sal.

9. Bolinho de Iemanjá: o bolinho de Iemanjá tem como principal ingrediente o vatapá, que você tambem aprende a preparar na receita. Além disso, você também vai precisar de camarão, farinha de mandioca, sal, manteiga, leite de coco, água e óleo para fritar.

10. Acarajé delicioso: nessa receita, você aprende a fazer um acarajé usando apenas feijão fradinho, cebola, sal e azeite de dendê. O maior trabalho é descascar os grãos de feijão, tirando isso, o passo a passo é bem simples e o resultado delicioso.

Moqueca

Foto: Reprodução / tempero alternativo

11. Moqueca de caju: essa moqueca de caju não leva ingredientes de origem animal, por isso, é ideal para ser saboreada por vegetarianos e veganos. Para prepará-la em casa, além da fruta, você vai precisar de leite de coco, tomate, cebola, pimentão verde, azeite de dendê, suco de limão, sal, pimenta e salsinha ou coentro. O resultado é bem colorido e o sabor, irresistível.

12. Moqueca de camarão: se você pensa que preparar uma moqueca de camarão é uma tarefa difícil, precisa parar para conhecer essa receita. O passo a passo não é dos mais complicados e o sabor é muito bom, por isso, vale a pena testar em casa.

13. Moqueca de peixe e camarão: combinar peixe com camarão pode ser uma boa pedida para quem quer uma receita de moqueca mais incrementada e que não fique tão cara, já que você pode usar postas com um preço mais acessível do que o fruto do mar. Mesmo assim, o passo a passo não é dos mais complicados.

14. Moqueca de banana: se você quer preparar uma receita de moqueca que não leva carne, essa receita feita com banana da terra pode ser uma ótima pedida. Além de contar com um sabor inusitado, o tempo de preparo é bem rapidinho.

15. Moqueca de palmito: essa é outra opção de moqueca vegana, feita sem ingredientes de origem animal, mas, aqui, o protagonista do prato é o palmito pupunha. Para testar essa opção em casa, só é preciso sujar uma panela e o tempo na cozinha é curtinho, mesmo assim, qualquer um pode se deliciar com o resultado final.

16. Moqueca de pintado: que tal usar o pintado como principal ingrediente para a sua moqueca? Essa é a proposta desta receita, que conta com um molho encorpado e suave ao mesmo tempo. O passo a passo não é dos mais demorados e o sabor é pra lá de bom.

17. Moqueca de bacalhau: o bacalhau pode até não ser o peixe mais comum para o preparo de uma moqueca, mas para quem gosta de inovar e adora o sabor marcante dessa carne, essa receita é uma ótima pedida. Além disso, aqui, o gostinho do azeite de dendê é bem acentuado.

Cuscuz

Foto: Reprodução / sunday slices

18. Cuscuz tradicional: nessa receita, você aprende a preparar um cuscuz típico de Olinda, que é servido em porções individuais, bem quentinho e que conta com leite de coco fresco e pedacinhos de coco ralado para dar um charme e um sabor extra ao prato.

19. Cuscuz simples: o cuscuz mais consumido no nordeste é simples, por isso, aqui, você aprende a fazer uma receita bem básica, que leva apenas flocos de milho, água e sal. É claro que você pode servir o prato com outros ingredientes de sua preferência, como manteiga ou carne seca, por exemplo.

20. Cuscuz nordestino: essa é uma receita bem parecida com a anterior, que leva flocos de milho, água e sal, porém, há um ingrediente extra – o queijo coalho. Para quem quer uma opção simples, mas mais incrementada, essa é uma ótima pedida para ser testada.

21. Cuscuz de micro-ondas: se você quer uma receita de cuscuz que fique pronta em pouquissímos minutos, essa receita de micro-ondas pode ser uma excelente aposta. Além disso, é possível obter um resultado de sucesso mesmo não tendo muita experiência na cozinha.

22. Cuscuz com carne seca: essa é uma receita que usa como base o cuscuz tradicional nordestino, mas ainda é incrementada com carne seca, pimentões, ovos, queijo minas, azeitonas, cebola roxa, sal, ervas, azeite e tomate.

23. Bolo de cuscuz: sobrou cuscuz e você não quer jogar fora? Essa receita de bolo pode ser feita tranquilamente com as sobras, assim, você evita o desperdício e ainda pode se deliciar com um prato novo, tudo isso, sem ter muito trabalho na cozinha.

Baião de dois

Foto: Reprodução / figos e funghis

24. Baião de dois: essa é uma receita que combina arroz, feijão fradinho, cubos de queijo coalho fritos, carne seca e diversos temperos. Aqui, uma coisa boa é que você pode utilizar sobras de arroz e de feijão, mas também é possível fazer tudo do zero. O resultado é um prato colorido e extremamente saboroso.

25. Baião de dois com bacon: essa é uma receita que leva arroz, feijão fradinho, carne seca, bacon e temperos. Para quem gosta bastante de carne, essa pode ser uma excelente escolha. Além disso, o passo a passo não é dos mais complicados.

26. Baião de dois vegano: nessa receita de baião de dois livre de ingredientes de origem animal, o arroz e o feijão fradinho são combinados com pimentões vermelho e amarelo, além de diversos temperos. Essa é uma ótima pedida para quem quer uma versão sem carne da receita nordestina.

27. Baião de dois com vinho: que tal preparar uma receita de baião de dois que combina o arroz e o feijão fradinho com paio e pernil suíno? Além disso, o vinho branco também entra em cena para deixar o prato ainda mais gostoso.

28. Baião de dois com molho lambão: se você quer uma receita de baião de dois bem completa e caprichada, essa pode ser a pedida ideal. Aqui, o arroz e o feijão são incrementados com queijo coalho, carne seca, bacon e uma boa quantidade de temperos.

Canjica

Foto: Reprodução / cozinha legal

29. Canjica com leite condensado: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de milho para canjica, leite, leite condensado, creme de leite, amendoim tostado sem pele e canela em pau. A lista de ingredientes é curtinha, mas para quem gosta de um sabor adocicado e ao mesmo tempo aromatizado, essa pode ser uma ótima escolha.

30. Canjica marcante: essa é uma receita parecida com a opção anterior, porém, conta com alguns ingredientes extras, são eles água, açúcar, cravo e canela em pó. O sabor, aqui, é mais marcante, mas também é muito gostoso.

31. Mungunzá: que tal incrementar seu mungunzá com leite de coco e coco ralado? Essa é uma ótima pedida para quem quer um toque extra de sabor, mas sem ter muito trabalho na cozinha. Além disso, aqui, o leite condensado e as especiarias também são usados.

32. Canjica com calabresa: nessa receita, você aprende como preparar uma deliciosa canjica salgada, que é incrementada com calabresa, tomate, queijo parmesão ralado e alguns temperinhos. A lista de ingredientes não é extensa, mas o sabor é divino.

33. Canjica com frango: essa é outra opção de canjica salgada, mas feita com frango desfiado. Além disso, o leite de coco é usado para o preparo de um caldo bem cremoso e suculento. A quantidade de temperos é bem caprichada para que o sabor fique incrível.

Pratos variados

Foto: Reprodução / gordelícias

34. Escondidinho de carne seca: preparar um escondidinho pode até não ser uma tarefa muito simples, mas o resultado é tão gostoso, que todo o esforço é recompensado. Aqui, o purê é feito com mandioca e o recheio fica por conta de carne seca.

35. Farofa de dendê: para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos farinha de mandioca, azeite de dendê e cebola. A farofa é um alimento muito versátil, já que combina com os mais variados pratos. Aqui, o passo a passo é simples, assim como a lista de ingredientes é curtinha.

36. Feijão fradinho: que tal preparar um feijão fradinho com azeite de dendê e camarão seco? Típica da culinária baiana, essa é uma receita simples de ser reproduzida, mas conta com um gostinho que pode surpreender os mais variados paladares.

37. Paçoca de carne seca: para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso preparar a carne seca. Depois disso, basta misturar a carne refogada com farofa de milho e temperar com ingredientes de sua preferência. Para que o resultado fique bem crocante, a dica é usar o fogo baixo.

38. Sarapatel: o sarapatel é um prato feito com vísceras e sangue de porco, por isso, seu cheiro é forte e a aparência não é das melhores, mas seu consumo é muito comum em Pernambuco. Para quem quer se aventurar pela culinária nordestina, essa receita pode ser uma boa opção.

Bolo de rolo

Foto: Reprodução / dani noce

40. Bolo de rolo sem glúten/lactose: essa é uma receita de bolo de rolo que, além de ser livre de glúten e lactose, conta com o gostinho do chá verde e de um creme de maracujá. Para quem quer uma sobremesa com sabor marcante e que não seja muito adocicada, essa pode ser a opção ideal.

39. Bolo de rolo diferente: que tal ver um vídeo que mostra detalhadamente todo o passo a passo do bolo de rolo? Como essa é uma sobremesa um pouco complicada de ser feita, assistir todas as dicas pode ser uma ótima pedida para obter um resultado de sucesso.

41. Bolo de rolo simples: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de manteiga, açúcar, ovos e farinha de trigo para fazer a massa e goiabada, água e vinho para o recheio.

42. Bolo de rolo delicioso: essa é uma receita que conta com ingredientes parecidos com a opção anterior, mas as quantidades são diferentes. Além disso, aqui, o vinho não é usado para o preparo do recheio.

A culinária nordestina é muito rica, por isso, não é difícil encontrar uma receita que agrade os mais variados paladares. Se você quer conhecer ainda mais opções, confira receitas de moqueca de camarão, feijão fradinho e caruru.

PARA VOCÊ