21 receitas de feijão fradinho para pratos principais ou acompanhamentos

Escrito por                          

O feijão fradinho, também conhecido como feijão corda, é a base de pratos como o acarajé, bolinho frito típico da culinária da Bahia. Ele também constitui a base alimentar de muitas populações rurais devido ao seu elevado valor nutritivo a nível proteico e energético.

O preparo desse tipo de feijão é muito variado, podendo preparar com saladas, com carnes, como farofa e até mesmo em uma pasta. Confira abaixo 21 pratos diferentes de feijão fradinho e escolha algumas para preparar.

Salada de feijão fradinho

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Salada com feijão fradinho: quer fugir da mesmice e preparar uma salda apetitosa e saudável? Essa receita de salada com feijão fradinho é um ótimo acompanhamento para churrascos também! Além de saciar a fome, ela ainda é nutritiva e simples de fazer. Confira!

2. Salada de feijão fradinho com frutos do mar: os amantes de fruto do mar vão se encantar por essa salada de feijão fradinho. Os sabores marcantes do atum e dos mexilhões combinam perfeitamente com esse tipo de feijão. O resultado é uma salada diferente e deliciosa.

3. Salada de feijão fradinho com bacalhau: o bacalhau é um peixe saboroso e que pode ser feito de diversas maneiras. A salada de bacalhau é um prato famoso e supergostoso. Aqui, o feijão fradinho acompanha esse peixe nutritivo. Além de colorida, ela fica muito saborosa. Aproveite!

4. Salada de mini arroz com feijão fradinho: quer dar uma inovada nas suas saladas? Essa opção de salada de miniarroz com feijão fradinho é uma ótima opção para quem quer sair da mesmice e ainda aproveitar uma refeição leve e saudável. Vale a pena conferir.

5. Salada de feijão fradinho com hortelã: uma ótima pedida para o verão são saladas de grãos nutritivas e fáceis de fazer. Essa versão da salada de feijão fradinho ganha um toque especial com o frescor da hortelã, que pode ser servida até mesmo como prato principal.

6. Salada de feijão fradinho com tomate e aipo: atenção para os ingredientes – feijão fradinho, aipo, tomate, limão, pimenta e coentro ou salsinha. Depois de cozido, é só misturar o feijão às ervas e a sua salada está pronta! Colorida e saborosa, essa receita vai agradar a todos os paladares.

7. Salada morna de feijão fradinho com mix de ervas: as ervas dão um toque especial em qualquer receita, aqui não poderia ser diferente. Salsa crespa, alecrim, manjericão e rúcula são o segredo dessa salada simples, mas com um sabor todo diferente. Ela fica pronta em poucos minutos e pode ser servida em todas as refeições.

Feijão fradinho com carnes

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

8. Feijão fradinho com dendê e camarão seco: com poucos ingredientes, você pode preparar esse prato tipicamente baiano! Você só vai precisar de feijão fradinho, azeite de dendê, camarão seco e moído, cebola, alho e coentro para dar um toque especial. Experimente!

9. Feijão fradinho com calabresa: o sabor inigualável da calabresa combina perfeitamente com o feijão fradinho. Simples e rápida de fazer, essa receita leva ingredientes que são fáceis de encontrar em qualquer mercado. Ela também pode ser servida como prato principal ou acompanhante.

10. Feijão fradinho com carne seca: a carne seca combina muito com feijão e, nessa receita, ele é frito na manteiga! O pimentão dá um toque especial também. Além de rápido de ser preparado, esse prato é gostoso e promete agradar todos os paladares.

11. Feijão tropeiro com feijão fradinho: receita típica do sul do Brasil, o feijão tropeiro ganha, aqui, essa versão com o feijão fradinho. Ela leva três tipos de carne diferentes – o bacon, a carne seca e a calabresa. Além desses ingredientes, você também vai precisar de couve, ovos, cebola e alho. O resultado é um prato substancioso e muito gostoso.

12. Feijão fradinho com carne de porco: a combinação de três tipos de carne suína com o feijão fradinho não pode dar errado, não é mesmo? Então, anote os ingredientes: pernil de porco, bacon, linguiça defumada, cebola roxa, alho, louro, pimenta malagueta, tandoori masala e, claro, feijão fradinho. Você vai ficar babando!

13. Feijão fradinho com bacalhau: aqui, o feijão fradinho acompanha o bacalhau e o resultado é um prato muito saboroso. Para essa receita, você vai precisar de bacalhau, cebola, feijão fradinho, folhas de louro, azeite e azeitonas. O preparado é simples e rápido. Aproveite!

Receitas variadas de feijão fradinho

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

14. Pasta de feijão fradinho: essa pasta de feijão fradinho é feita com coentro, limão, feijão fradinho, pimenta, alho e azeite. Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos ou liquidificador e está pronto! É uma ótima opção para servir naquelas pequenas reuniões de amigos.

15. Feijão fradinho simples: que tal preparar um feijão fradinho bem básico? Você só vai precisar de óleo, alho, pimentão vermelho ou pimenta picadinha, salsa, cebolinha e feijão fradinho. Essa receita simples e prática fica pronta em menos de uma hora e pode ser servida como prato principal ou acompanhamento.

16. Farofa de feijão fradinho: os amantes de uma boa farofa vão adorar essa receita de farofa de feijão fradinho. Diferente e supersaborosa, ela leva vários ingredientes, mas é muito simples de fazer. O resultado é uma farofa deliciosa e ótima para acompanhar os mais variados pratos.

17. Feijão fradinho com queijo coalho: esse prato de feijão fradinho é composto por milho verde, cebola, alho, tomate, salsão, queijo coalho e azeite ou manteiga. Leve e muito nutritivo, ele é ótimo para quem não come carne. Confira e teste aí na sua casa!

18. Feijão fradinho com espinafre e tomate: essa opção de receita de feijão fradinho é deliciosa e vai te deixar salivando. O ingrediente que acompanha o feijão é o espinafre. Outro toque especial é o tomate, que deixa o prato ainda mais suculento. Vale a pena experimentar.

19. Bolinho de feijão fradinho com ora pro nobis: quer se arriscar um pouco mais e preparar esse delicioso bolinho de feijão fradinho? A ora pro nobis é muito popular na região de Minas Gerais e combina perfeitamente com esse bolinho, que fica macio e muito saboroso.

20. Minestrone de feijão fradinho, frango e macarrão: minestrone é basicamente um sopão – “ministra” é sopa em italiano – daqueles que você coloca tudo o que quiser. Aqui, os ingredientes são: azeite, cebola, alho, feijão fradinho, batata, cenoura, caldo de galinha, frango, macarrão e folhas de louro. Completo, esse prato é perfeito para uma janta bem especial!

21. Baião de dois: o baião de dois é um prato tradicional nordestino, mais especificamente do Ceará. Essa receita ensina o passo a passo do preparo dessa delícia. Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, esse prato vale a pena cada minuto pois é saboroso e muito nutritivo.

O feijão fradinho ou feijão corda tem uma infinidade de preparos diferentes. Muito nutritivo, ele fica gostoso com os mais diversos ingredientes e temperos. Agora que você sabe pelo menos 21 pratos com esse grão que tal testá-los aí na sua casa?

PARA VOCÊ