Costela na panela de pressão

Costela na panela de pressão

Testamos e aprovamos!
4 a 5 porç. 60min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    Corte a costela bonina em pedaços médios. Você pode pedir para o açougueiro fazer o corte para carne de panela. Reúna todos os ingredientes;
  2. Receiteria

    Em uma tigela, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe descansar fora da geladeira por 10 - 30 minutos para pegar bem o tempero;
  3. Receiteria

    Regue o fundo de uma panela de pressão com azeite ou óleo vegetal de sua preferência. Faça uma camada de cebolas;
  4. Receiteria

    Coloque a carne na panela com o auxílio de uma pinça ou com as mãos. Arrume certinho para não deixar as carnes concentradas em um único local;
  5. Receiteria

    Espalhe a pimenta-de-cheiro sobre a carne;
  6. Receiteria

    Acrescente o bacon sem pele;
  7. Receiteria

    Feche a panela de pressão e coloque para cozinhar por 40 minutos. Não precisa adicionar água, pois a carne e a cebola liberam sumo suficiente para o cozimento;
  8. Receiteria

    Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente. Verifique se a carne ficou macia. Raspe a crostinha que se formou no fundo da panela para misturar bem o sabor.

informações nutricionais (a cada 100g)

215 calorias
17g proteínas
15g gorduras
3g carboidratos

da nossa cozinha para a sua!

Nosso time colocou muito carinho em cada detalhe desta receita, testando e fotografando cada passo com atenção para que você possa brilhar na cozinha! Estamos aqui torcendo por momentos deliciosos e cheios de satisfação à sua mesa. Bom apetite!

Publicidade

dúvidas sobre Costela na panela de pressão

1

Qual é a melhor costela para cozinhar?

A costela ripa exige um tempo de cozimento maior, pois possui mais fibras. A costela minga possui mais carne, é mais macia e libera uma boa quantidade de colágeno, deixando o caldo saboroso. As duas opções oferecem ótimo cozimento na panela de pressão.

2

Como escolher uma boa costela?

Observe a cor da costela. Se ela tiver muito amarelada, significa que possui muita gordura. Se estiver amarronzada, indica que é carne de boi velho. Prefira uma carne vermelha, com menos gordura. Procure um açougue de confiança e evite comprar carnes que ficaram armazenadas por um longo tempo.

3

O que fazer para amaciar uma costela?

Faça uma marinada com suco de um limão, 1/3 de xícara de água, ervas, sal e especiarias de sua preferência. Deixe a costela amaciar na marinada por 12 horas na geladeira. Retire 30 minutos antes de começar o preparo, pois a carne não pode estar gelada.

dicas do receiteria

Finalize o prato com ervas picadas, como coentro, cheiro-vende ou salsinha, para trazer um frescor à receita. Durante o preparo, juntamente com o bacon, você pode adicionar linguiça calabresa cortada em rodelas.

Se a sua panela de pressão não for antiaderente, adicione 1/2 xícara de chá de água antes de levar a panela ao fogo, evitando, assim, o risco da costela grudar no fundo. Para aromatizar, acrescente também 2 folhas de louro.

A costela solta um caldo grosso, pois é rica em colágeno, e muito saboroso. Por isso, é ótima para servir com arroz e farofa. Traga acidez para o prato com um vinagrete, e frescor com salada de alface. Para fechar em grande estilo, uma mandioquinha frita é muito bem-vinda.

Um dos cortes de carne mais presente no cotidiano brasileiro, é possível experimentar diversos modos de preparo. Confira também como fazer uma costela assada deliciosa.

Costela assada no forno
sugestão para você

Costela assada no forno

veja mais receitas

Costela Panela de pressão

comentários

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ubi bbb

Queimo completamente. Não recomendo. Pelo menos a panela não derreteu ou explodiu. Tem q botar água

Johnny Giusti

Olá! Poxa, que pena que não deu certo a sua receita. Esse preparo realmente não precisa de água, porque a cebola solta bastante água no cozimento. Por isso, é importante caprichar nas cebolas.

Tamiris

Conheço pessoas que fazem desse jeito e da certo

Renata

Oi ,tem que fazer no fogo baixo ,por isso demora muito,mas é o correto ,já fiz várias vezes e sempre deu certo,se for uma panela de pressão muito fina queima também

Rosilene (Rose)

Deu super certo. Ficou deliciosa a panela de pressão é a nigro não é grossa o segredo está na cebola e a costela solta gordura a carne cozinha na própria gordura, com quarenta minutos tirei a pressão e coloquei os temperos do meu gosto nota 10.

Eduardo Batista

Muito boa, simples….não tinha pimenta de cheiro, então usei pimenta do reino…..Fiz 2 quilos e na segunda camada fiz idêntico à primeira…..deu certo…. obrigado

Pedro Dantas

Oi, Eduardo! Que bom que você gostou da receita! Muito obrigado pelas dicas. 🥰