40 receitas de bife para arrasar no almoço do dia a dia

Por
Atualizado em 07.12.21

Bife é o nome popular utilizado por pessoas do mundo inteiro para uma peça de carne grelhada ou frita, normalmente cortada em fatias, que costuma ser um dos alimentos mais presentes no dia a dia da grande maioria, já que além de ser uma boa fonte de proteína, é super saboroso e pode ser preparado com diferentes ingredientes e temperos.

Publicidade

Além disso, existem diversos tipos de bifes, como o acebolado, o rolê, à milanesa, à parmegiana entre outros, que podem ser incrementados com uma boa variedade de molhos, como mostarda, de queijo ou madeira, por exemplo, ou então acompanhados de alimentos tão deliciosos quanto, como arroz, feijão, batatas e saladas.

E mais: o bife também pode ser um grande aliado da dieta se combinado com ingredientes saudáveis e pouco calóricos. Pensando nisso, listamos abaixo uma lista com as melhores receitas de bife. Confira!

Receitas de bifes cheios de sabor

1. Bife Wellington: prato tradicional da culinária inglesa, o segredo do bife Wellington é ter o exterior da massa bem crocante e o interior da carne bem rosado. Confira o passo a passo e acompanhe essa delícia com um bom vinho!

2. Bife Ancho com batatas: essa receita exclusiva do Chef Henrique Fogaça para o programa Masterchef ensina a preparar um delicioso bife Ancho com batatas e molhos cremosos de dill e páprica. Dica: se quiser a carne ao ponto, frite por 5 minutos de cada lado e se quiser bem passada, frite por 8 minutos de cada lado.

Publicidade

3. Bife acebolado com requeijão: que tal um bife acebolado bem saboroso combinado com um molho que leva requeijão e cebolas? Para incrementar, aposte em temperos como sal e pimenta.

4. Bife de fígado acebolado: além de ser uma carne bem molinha e rica em nutrientes, o fígado pode ficar ainda melhor quando molhado no leite, que ajuda a tirar o seu sabor forte. Confira essa receita de bife de fígado acebolado e prepare para a família.

5. Contra filé ao molho de mostarda: aqui o contra filé fica ainda mais gostoso quando combinado com o molho de mostarda feito com cebola refogada, mostarda, creme de leite fresco, sal se necessário, molho inglês e salsinha picada.

Publicidade

6. Bife ancho com salada verde e pesto de agrião: também conhecido como filé da costela, o bife ancho é famoso por ser um dos mais saborosos, macios, suculentos e fáceis de fazer. Como é um bife bastante potente, a sugestão aqui é um acompanhamento leve, como a salada verde. Para dar a liga, aposte em um picante pesto de agrião com amêndoas.

7. Rosbife de raquete com batatas crocantes: como a raquete ainda é um corte meio desconhecido, você também pode preparar esse bife com filé mignon, maminha ou fraldinha. Quando a carne estiver pronta, sirva com batatas acompanhadas de uma boa maionese ou um delicioso molho béarnaise.

8. Bife de chourizo grelhado com manteiga de ervas: esse é um suculento bife de chourizo grelhado em uma saborosa manteiga de ervas que leva entre seus ingredientes manteiga sem sal, cebola, alho, alecrim, salsinha, sálvia, cebolinha, tomilho, sal e pimenta.

9. Filé ao barbecue com batatas: esses bifes são acompanhados de um dos molhos preferidos pela maioria das pessoas, o barbecue, que tem um sabor levemente doce e incrementa qualquer prato. Sirva a carne acompanhada das batatas e de uma boa salada.

10. Bife de contra filé com manteiga e alecrim: essa é uma receita de carne ideal para quem não tem paciência de deixar temperando por muito tempo, pois o preparo do tempero é na hora e o resultando é um bife bem temperado, macio e com um sabor incrível.

11. Bife rolê: receita ótima e saborosa para o dia a dia, esse bife rolê é preparado com coxão mole, cenoura, salsão, bacon, cebola, alho, tomate, farinha de trigo, manteiga, cebolinha e salsinha picadas, sal e pimenta do reino. Além do mais, o toque especial do sabor fica por conta da canela em pó.

12. Bife de carne moída à milanesa: também conhecidos como hambúrgueres empanados, esses bifinhos de carne moída à milanesa são irresistíveis devido ao seu incrível sabor e crocância. Você irá precisar de sal, pimenta, temperos a gosto como molho inglês, alho e cebola, ovos, farinha de rosca, farinha de trigo e óleo para fritar em imersão.

13. Bife bovino com presunto e queijo: esse saboroso bife de traseiro bovino é feito somente com presunto, queijo, sal, alho poró e manteiga, e além de suculento, é super fácil e rápido de preparar. Sirva com legumes ou espaguete.

14. Bife com molho de chocolate: se a ideia é incrementar o seu bife com uma combinação de molho diferente, não deixe de conhecer esse de chocolate com alecrim, que juntos ficam extremamente saborosos. Por cima, polvilhe alguns grãos de pimenta rosa.

Publicidade

15. Bife rolê com queijo coalho e bacon: receita perfeita para os apaixonados por carnes recheadas, esse bife rolê conta com bacon, queijo coalho e molho de tomate. Dica: você pode substituir o queijo coalho por provolone, mussarela ou queijo minas, e não se esqueça de retirar os palitos ou o cordão na hora de servir.

16. Bife ancho à cavalo : esse é um saboroso e suculento bife de ancho grelhado com cebolas caramelizadas acompanhado de ovos fritos. Entre os ingredientes, estão também azeite, vinho do porto, pimenta e sal.

17. Bife grelhado com coentros e alho: para preparar uma refeição gostosa, simples e rápida, aposte nesse bife grelhado salpicado com uma mistura de ervas aromáticas, alho e azeite. Fica delicioso!

18. Bifes ao molho de requeijão cremoso e champignons: que tal deixar o bife simples do dia a dia ainda mais gostoso? É uma receita fácil de preparar que fica com um sabor especial devido ao requeijão cremoso e os champignons. Se preferir, pode substituir o requeijão por maionese ou creme de leite.

19. Bife de chorizo com farofinha de ovo: esta carne é bem macia e saborosa e pode ser feita na panela, na grelha ou na churrasqueira. Para acompanhar esta delícia, aposte em uma boa porção de cebola refogada no azeite e uma farofinha de ovo.

20. Bife de picanha com cebolas ao shoyu: se você ama carne vermelha e cebolas, não pode deixar de conhecer esta receita de bifes de picanha acompanhada de cebolas cozinhadas com shoyu e mostarda. Ótima sugestão para o almoço no final de semana!

Receitas de bifes clássicos

21. Bife à milanesa com batatas fritas: quer preparar o bife à milanesa perfeito, com carne suculenta e casca dourada e crocante? Aposte nessa receita deliciosa feita com alcatra que leva ingredientes como ovos, salsinha fresca, água, orégano desidratado, páprica doce, alho triturado e sal.

22. Bife ao molho de mostarda: nada melhor do que um saboroso e macio bife acompanhado de um molho mostarda, né? Para a carne, você pode utilizar contra-filé, alcatra ou filé mignon. Já para o molho, você vai precisar de cachaça ou conhaque, manteiga, creme de leite, mostarda, sal e pimenta do reino.

23. Bife acebolado: esse é um bife acebolado simples que fica irresistível quando combinado com arroz, feijão e batatas fritas, um dos pratos mais clássicos na mesa dos brasileiros. É fácil de fazer e entre os ingredientes estão somente a carne, óleo, sal, pimenta do reino e cebolas.

Publicidade

24. Bife à parmegiana: apesar de ser um prato bastante comum e famoso, muitas pessoas ainda não sabem preparar um bom bife à parmegiana. Porém, pode ser mais fácil do que você imagina. Entre os ingredientes da receita estão pimenta, alho, ovos, farinha de trigo, farinha de rosca, leite, óleo, mussarela e molho de tomate.

25. Bife ao molho madeira: aqui você prepara um delicioso bife feito com filé mignon temperado com algum sal ou tempero de sua preferência. Depois que o bife estiver no ponto, coloque o molho madeira, acrescente um pouco de champignon e deixe refogar para dar um gostinho. Sirva com arroz branco e batata palha!

26. Bife de filé mignon à mostarda Dijon: quem consegue resistir a um bom filé mignon acompanhado de um irresistível molho à mostarda Dijon? A receita leva alho, manteiga, sal, creme de leite fresco, pimenta e vinho branco.

27. Bife de panela: o bife de panela é uma ótima opção para substituir o bife frito no dia a dia, fora que ele rende um caldo delicioso que combinado com um arroz branco e um pouco de farinha fica simplesmente de dar água na boca. A receita fica pronta em apenas 20 minutos e rende até oito porções.

Receitas de bifes de frango

28. Bifes de frango com tomate e hortelã: que tal um bife de frango acompanhado de ingredientes leves, refrescantes e saudáveis? Aqui você vai utilizar alho, pimentão doce, leite, tomate, hortelã, sal e azeite.

29. Bife de frango à rolê: para fugir do básico filé de frango grelhado, incremente o seu prato fazendo eles em forma de bife à rolê. Além de ficar com uma apresentação linda, é delicioso e pode ser combinado com alimentos como arroz, batatas e saladas.

30. Bife de frango com molho de laranja: o molho de laranja é uma opção perfeita para incrementar o franguinho simples do dia a dia, além de ser uma receita super fácil, rápida de fazer e extremamente saborosa.

31. Bife de frango assado: esse bife de frango assado é simples de preparar e também uma ótima saída quando você está com preguiça de cozinhar, pois praticamente não dá trabalho nenhum e você precisará de apenas cinco ingredientes: filés de frango finos, sal, pimenta do reino, molho de tomate e queijo.

32. Bifes de frango com cogumelos e natas: para um almocinho em família, prepare esses bifes de frango temperados com limão, sal e pimenta e acompanhados de cogumelos e natas. Sirva com legumes, massas simples ou arroz de cenoura.

33. Bife de frango à milanesa: como uma fritura de vez em quando não faz mal a ninguém, que tal esses bifes de frango à milanesa super gostosos, crocantes e sequinhos? Para preparar, utilize sal, pimenta do reino, alho, limão, colorau, ovos, farinha de rosca e óleo para fritar.

Receitas de bifes de atum

34. Bifes de atum com molho de camarão e coco: os bifes de atum também não ficam atrás quando pensamos em filés deliciosos e macios. Essa receita ensina a preparar o prato acompanhado de um incrível molho de camarão com coco. Sirva com arroz branco ou legumes salteados.

35. Bife de atum grelhado: os bifes de atum não devem ficar muito tempo na grelha, pois o atum demasiado cozinhado fica seco. Um a dois minutos de cada lado, dependendo obviamente da espessura do bife, pode ser suficiente. Acompanhe os bifes com uma salada de cuscuz de tomate, pepino e salsa picada.

Bifes com combinações saudáveis

36. Bife low carb com berinjela e espaguete de cenoura: esse é um bife saboroso e com poucas calorias e quase nada de carboidratos que você pode comer seu culpa! Ele leva creme cottage e é acompanhado de berinjela empanada e espaguete de cenoura.

37. Bife de couve flor com purê de couve flor: esse é um bife de couve flor grelhado sobre uma camada de purê de couve flor que fica simplesmente incrível, principalmente quando combinado com uma farofa de pão crocante, que garante mais sabor e textura ao prato.

38. Bife com brócolis da Mongólia: esse prato é muito fácil de fazer e o resultado fica incrível, perfeito para servir para os amigos nos jantares em casa. Depois de pronto, sirva os bifinhos sobre o arroz branco cozido e decore com sementes de gergelim e cebolinha.

39. Bifes com espinafre: esses bifes simples, porém super saborosos, são feitos com contra filé cortados com cerca de dois dedos de espessura, que ficam ainda melhores quando combinados com batatas assadas e espinafre. Saudável e fácil de fazer!

40. Bife à parmegiana light: apesar de ser uma das melhores e mais saborosas receitas de bife, o parmegiana não é um prato que deve ser consumido com tanta frequência, já que é bastante calórico. Pensando nisso, que tal aprender uma versão light, menos calórica e com bastante proteína? A receita rende quatro porções.

Tem coisa melhor para variar o cardápio do dia a dia? São diversas receitas práticas e cheias de sabor! Escolha a sua preferida e mãos à obra!