18 receitas de lombo de porco para arrasar na hora de servir o jantar

O lombo de porco é uma ótima opção de carne para chamar a família e os amigos para um delicioso almoço de domingo. Por ser uma carne magra, é importante prestar atenção no modo de preparo e nos acompanhamentos para garantir um prato suculento e saboroso. Confira a seguir receitas de lombo de porco que vão fazer grande sucesso na hora de servir:

Publicidade

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Receitas de lombo de porco simples

1. Bife de lombo de porco

Bife de lombo de porco
  • Preparo: 50min

O lombo de porco é conhecido como um dos cortes de carne mais seco, mas muito saboroso. Por isso, é importante saber como preparar a carne da forma correta. Nessa receita, além de ensinar essa técnica de amaciar, as sobras da panela são usadas para preparar um molho delicioso para acompanhar a carne.

2. Lombo de porco na churrasqueira

Nesse passo a passo, a grande diferença é o preparo do lombo na churrasqueira. E para deixar ele bem saboroso, é colocado para marinar com água, alho, pimenta dedo-de-moça, folhas de louro, alecrim, vinagre balsâmico, pimenta-do-reino e salsinha antes de ir para a brasa. Ótima opção para quem ama um churrasco no fim de semana.

3. Lombo na panela de pressão

Lombo na panela de pressão
  • Preparo: 50min

Aprenda a fazer um lombo de porco bem saboroso na panela de pressão com essa receita. Aqui, a carne deve ser temperada e reservada por 2 horas e, depois, levada para cozinhar na panela de pressão. Sirva com batatas douradas, arroz e farofa.

4. Lombo assado com legumes

Lombo assado com legumes
  • Preparo: 20min

Quer fazer um acompanhamento incrível para o seu lombo de porco? Com cenoura, vagens, alho, batata bolinha, suco de laranja, suco de limão, molho inglês, mostarda, azeite, pimenta-do-reino, alecrim, páprica picante e sal, esse passo a passo ensina a fazer um lombo assado com legumes que vai deixar todo mundo com água na boca.

5. Lombo de porco na airfryer

Diferente das outras receitas, o lombo aqui é assado na airfryer. E para dar mais sabor à carne, é preciso perfurar a carne para que os temperos possam penetrar bem no lombo. Prática e fácil, essa é uma boa opção para fazer no dia a dia.

6. Lombo assado com mostarda

Lombo assado com mostarda
  • Preparo: 40min

Por ser uma carne mais seca, o lombo fica delicioso quando acompanhado por um molho. Utilizando uma peça de lombo, pimenta-do-reino, páprica, manteiga, mostarda dijon e azeite, você faz essa receita incrível com molho de mostarda.

Receitas de lombo de porco elaboradas

7. Lombo recheado

Lombo recheado
  • Preparo: 120min

Quer fazer aquele almoço especial para chamar a família e os amigos? Para deixar esse prato ainda mais saboroso, você pode utilizar presunto, mussarela, bacon e azeitona para rechear. Siga o passo a passo e você terá uma receita de lombo que receberá muitos elogios.

8. Lombo recheado com farofa

Lombo recheado com farofa
  • Preparo: 20min

A farofa é aquele acompanhamento que cai muito bem no prato, mas você já pensou em utilizar ela para rechear o lombo de porco? Com calabresa, manteiga, cebola, açafrão-da-terra, sal, pimenta-do-reino, banana-prata, farinha de milho e salsinha, você pode fazer uma farofa deliciosa para combinar com a carne.

9. Lombo assado com vinho

Para fazer essa receita de lombo assado com vinho, você vai precisar de ingredientes como alho, sal grosso ou comum, pimenta moída ou em grão, alecrim, páprica e azeite para o tempero. Para a marinada, é feita uma mistura com cebola ralada, cebolinha, pimenta cambuci, louro, suco de laranja, mel e vinho suave. Deixar a carne imersa na marinada garante um sabor ainda mais irresistível na hora de servir.

10. Pulled pork com Angostura bitter

Pulled pork com Angostura bitter
  • Preparo: 40min

Quer fazer um lanchinho delicioso e diferente? Essa receita ensina a preparar um sanduíche Pulled Pork com Angostura Bitter que vai deixar todo mundo com água na boca. Para finalizar, basta servir com purê de batata e saborear essa receita incrível!

11. Lombo suíno assado com aguardente

Lombo suíno assado com aguardente
  • Preparo: 120min

Lombo de porco é uma carne que cai muito bem quando cozido com bebidas alcoólicas. Aqui, a aguardente é combinada com alho, suco de limão, laranja, mostarda amarela, vinagre de maçã, mel, alecrim, louro, sal e pimenta-do-reino, mas você pode escolher os temperos que mais te agradam para fazer esse prato. E com poucos ingredientes, você faz essa receita bem prática e deliciosa.

12. Lombo de porco com espinafre e provolone

Quer fazer uma carne digna de ceia? Nesse passo a passo, ela é recheada com espinafre e queijo provolone. E para dar um toque mais especial ao prato, é feita uma crosta de sálvia com avelã triturada para trazer crocância e deixar o resultado ainda mais incrível.

13. Lombo agridoce com abacaxi

Lombo agridoce com abacaxi
  • Preparo: 30min

Se você é fã de receitas agridoce, essa opção foi feita para você! Em poucos minutos, esse passo a passo ensina a fazer lombo em cubos com pimentão, abacaxi e alho-poró. E para ficar ainda melhor, é feito um molho com amido de milho, vinagre, molho shoyu, ketchup, açúcar e gengibre. Um prato saboroso e colorido para servir na hora do almoço.

14. Lombo de porco com molho

Se você não tem muita prática na cozinha, esse passo a passo ensina detalhadamente como fazer essa receita, além de trazer dicas imperdíveis. E para deixar tudo ainda mais gostoso, diversos ingredientes como tâmara, damasco, alho-poró, nozes e suco de laranja são utilizados para compor o sabor da carne, do molho e dos acompanhamentos.

15. Lombo assado na cerveja

Fazer carne assada na cerveja é sempre uma delícia. Aqui, o lombo é temperado com cebola, sal, pimentas diversas, páprica picante, pimenta-do-reino, cerveja e azeite. Depois, a carne é colocada para assar em papel alumínio. Para finalizar, basta combinar o prato com uma farofa e servir.

16. Katsu coreano

Katsu coreano
  • Preparo: 45min

O katsu é um prato típico coreano feito com lombo de porco e, nessa versão, é recheado com queijo. Com sal, pimenta-do-reino, mussarela, farinha de rosca, ervas finas secas, ovos e farinha de trigo, essa receita ensina a fazer um prato que vai deixar a carne com um gosto irresistível.

17. Lombo com farofa e vinagrete de manga

Quer impressionar a família na hora do almoço? Esse passo a passo ensina a fazer a carne com farofa e vinagrete de manga, que leva cebola roxa, limão, tomate-cereja, cheiro verde, sal e azeite. Um prato incrível que traz o adocicado da fruta para deixar a carne ainda mais saborosa.

18. Paella caipira

Paella caipira
  • Preparo: 80min

A paella é um guisado típico valenciano que combina arroz, carne e verduras. Com lombo, costelinha, bacon, linguiça calabresa, torresmo, picanha em cubos, água, azeite, alho, cebola, tomate, pimentão, arroz, ervilhas frescas, milho, caldo de carne, louro, tomate-cereja, sal, pimenta e limão a gosto, você faz essa receita de lombo saborosa e elaborada para servir nas principais refeições.

Com tantas opções de lombo de porco, o difícil vai ser escolher apenas uma para experimentar. E que tal ter mais algumas ideias de molho para acompanhar essa carne? Confira aqui receitas de molho para carne e de molho de alho que vão dar um toque especial ao seu prato.