Strogonoff de carne rápido

Strogonoff de carne rápido

Feito com por Carlos Lopes 6 porções 25min

Molho cremoso, carne macia e cogumelos suculentos. Em menos de meia hora, você prepara um estrogonofe de carne muito saboroso. Atenção aos detalhes: como manter os cortes uniformes e dourar as tirinhas de carne ao invés de cozinhar. Rende bastante e, se sobrar, recheie sanduíches e pizzas.

Lista de ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    Corte a carne em tiras de aproximadamente 5 cm x 2 cm. Mantenha a carne em temperatura ambiente até a hora de dourar (ela não pode estar gelada). Pique o champignon em tamanho médio e o tomate em cubinhos. Organize todos os ingredientes que você utilizará na receita;
  2. Receiteria

    Leve uma panela ao fogo baixo com azeite e manteiga. Refogue a cebola por 2 minutos ou até ela murchar e dourar. A dica é picar bem fininho para a cebola quase desmanchar no molho. Se quiser, pode adicionar um dente de alho triturado;
  3. Receiteria

    Adicione as tiras de carne, tempere com sal e pimenta, e espere dourar (cerca de 5 minutos). Se a panela for pequena, doure as tiras aos poucos, pois elas soltam líquido e cozinham no vapor ao invés de dourar. Na metade do tempo, cuidadosamente, vire as tiras de carne para garantir um dourado uniforme;
  4. Receiteria

    Se você dourou as tiras de carne aos poucos, esse é o momento de retornar tudo à panela. Raspe bem o fundo da panela para aproveitar o sabor do queimadinho da carne. Pode dar uma leve regadinha com azeite. Acrescente o molho inglês, a mostarda, o ketchup e o tomate. Misture bem;
  5. Receiteria

    Junte os cogumelos e mexa delicadamente. Acrescente o creme de leite, misture e acerte os temperos se precisar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, ou até engrossar o molho. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela;
  6. Receiteria

    Strogonoff prontinho em menos de meia hora! O empratamento fica lindo, combina com almoço, jantar, refeições casuais, especiais e românticas. Finalize com batata palha e surpreenda as visitas!

informações nutricionais (a cada 100g)

172 calorias
12g proteínas
12g gorduras
3g carboidratos
Carlos Lopes
receita aprovada por

Carlos Lopes

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.

ver minhas receitas

Publicidade

dúvidas sobre Strogonoff de carne rápido

1

Qual é a melhor carne para fazer strogonoff?

A alcatra é um dos cortes mais populares para fazer strogonoff. Além de preço acessível, é macia e suculenta. Você também pode utilizar patinho, um corte de carne magra. Já o filé mignon é um corte nobre, sem nervos e gorduras, considerado a melhor opção para strognoff, porém seu preço é mais caro.

2

Posso substituir o creme de leite no strogonoff?

Sim, é possível substituir o creme de leite. É importante usar um creme para engrossar, que pode ser de castanha, de semente de girassol, de soja, de aveia, entre outras opções de origem vegetal.

3

Qual é o strogonoff original?

O strogonoff é um prato russo. Originalmente, seu molho é feito com creme de leite ou creme azedo e mostarda. A versão americana, que se popularizou no Brasil, ganhou ketchup ou molho de tomate.

dicas do receiteria

A gente ama o clássico: arroz branco, strogonoff e batata palha. Uma salada verde também é bem-vinda ao prato. O que poucas pessoas sabem é que strogonoff de carne combina muito com batata de todos os tipos. Você pode servir com purê, batata ao murro ou fazer batata recheada.

Se quiser trazer uma gracinha à receita, após dourar a carne, use conhaque para flambar. A bebida vai evaporar e potencializar o sabor do strogonoff. Para quem gosta, sirva com rodelas de picles, que traz um sabor levemente picante ao prato.

comentários

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
José

Fiz a receita ficou muito gostosa 😋

LAAA

CONCORDO

Jucelia Amaral

Amei a receita

Maria Tereza

Super aprovado
Muito bom todos da casa adoraram.

Leoni

Amei o passo a passo Obg
Fazendo hoje uma delicia 😊💓

Carlos Daniel HAUPT

Fiz hoje, ficou uma Delícia!!! Sou detalhista, gostei do passo a passo.

Sueli

rápido e ficou delicioso 👏👏👏

LAAA

super booom!!!! ameiiii ficou uma delícia SÓ!!!! APARTIR DE HOJE SÓ ISSO AQUI EM CASA111!!111111111!1111111 1!!!!!!!!!!!!!!11!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlana

Que receita simples e deliciosa, gostei muito do sabor. Chega ser linda de tanto capricho.

Paula Maurício.

Delícia de receita, 😋 fácil e rápida.
Para quem é iniciante dá vontade de fazer sempre.
Gratidão 🙏 por me ajudar a aprender a fazer comidinhas gostosas !