23 receitas de costela macias, suculentas e muito apetitosas

Por
Atualizado em 23.01.20

Bastante presente no dia a dia dos brasileiros que não dispensam um bom churrasquinho, a costela rende refeições deliciosas, pois além de saborosa e suculenta, fica perfeita quando combinada com acompanhamentos variados ou com temperos inovadores.

Entre as mais comuns e tradicionais, estão a costela bovina, que demanda um pouquinho mais de paciência na cozinha e é o corte com maior variedade de texturas, sabores e aromas, e a costela de porco, que tem um sabor único, marcante e também faz muito sucesso entre os amantes de carnes. Além disso, a costela pode ser preparada de diferentes formas, desde o forno convencional ou uma churrasqueira, até em panelas normais ou de pressão.

Se você é um cozinheiro de primeira viagem, saiba que apesar das costelas estarem presentes na maioria das churrascarias rodízio, você pode ousar e preparar essa delícia na sua própria casa. Veja a seguir receitas de costela bovina super apetitosas e bom apetite!

Publicidade

Costela na panela

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

1. Costela assada e desfiada no slow cooker: essa é uma receita de costela assada no slow cooker, que fica maravilhosa e resulta em um almoço fácil, simples e infalível. Apesar de ser feita na panela de uma forma bem prática, ela fica com um sabor incrível de costela assada, pois a carne cozinha com pouca água e fica com uma casquinha na superfície.

2. Costela fácil de panela de pressão: essa costela é a prova de que para comer uma comida gostosa não precisamos ficar horas na cozinha, muito menos usar muitos ingredientes. Ela é feita na panela de pressão e leva apenas costela em pedaços, cebolas e caldo de costela (ou de carne). Se quiser, adicione temperos como sal, pimenta do reino, orégano, alho desidratado, ervas finas ou louro.

3. Costela bovina assada: além de deliciosa, o cheiro dessa costela bovina assada é simplesmente irresistível. A receita é feita metade na panela de pressão e metade no forno e é bem simples de preparar, com ingredientes simples como azeite, cebola, alho, caldo de carne em pó, água e sal.

4. Costela ao barbecue: essa é uma costela de boi que fica tão molinha que desmancha só com o garfo e ainda leva um delicioso molho barbecue por cima, que deixa a receita ainda mais especial. Você vai precisar das costelas de tira, cebolas, do molho (pode ser já pronto), sal e pimenta a gosto.

5. Costela desossada na pressão: essa receita de costela desossada feita na panela de pressão é perfeita para fazer um ensopado ou até mesmo para ser o molho de alguma massa. Fácil e prática de preparar, ela conta com ingredientes como shoyu, cebolas, molho de tomate, caldo de carne, sal e amido de milho.

6. Costela que desmancha: o truque para essa costela ficar maravilhosa e desmanchar facilmente consiste em cozinhar a carne na panela de pressão apenas com sal fino antes de utilizá-la na receita. Dessa forma, além de ficar mais rápido e prático preparar a costela, ela ainda fica bem mais magrinha já que o excesso de gordura será retirado.

Publicidade

7. Churrasco de costela: o resultado dessa receita é sucesso na certa e você sem dúvidas vai se apaixonar se for uma pessoa preguiçosa na cozinha, pois é rápida e bem simples de preparar. Chamado “churrasco de pescador”, o prato conta com apenas dois ingredientes: costela bovina sem muita gordura e linguiça fresca de pernil.

Costela no forno ou na brasa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

8. Costelinha ao forno: além de suculentas, essas costelinhas bovinas ficam muito gostosas quando feitas no forno. É um prato que tem ótimo custo benefício e também uma boa opção para os almoços do final de semana. Para acompanhar, aposte em lindas batatinhas douradas e assadas.

9. Costela assada no forno: essa costela assada no forno é bem fácil de preparar e por ficar horas e mais horas no forno resulta em uma carne saborosa e macia, daquelas que desmancham na boca. A receita leva ingredientes como dentes de alho amassados, vinagre de vinho tinto, sal e pimenta do reino a gosto.

10. Filé de costela assada na cerveja preta: esse filé de costela bovina fica simplesmente espetacular, macio e saboroso, já que ele é assado lentamente no forno com cerveja preta – que dá todo o toque especial à receita – e ainda conta com temperos como sal grosso, tabasco, cheiro verde e tomilho.

11. Aba da costela de vaca no tacho com cenoura e cogumelos: essa costelinha de vaca é feita em um tacho de ferro fundido, que apesar de ser bem pesado, a comida preparada nele fica extremamente saborosa. Para acompanhar, a receita conta também com os seguintes ingredientes: cenoura, cogumelos, azeite, tomate, aipo, caldo de carne, vinho tinto, entre outros.

12. Costela no bafo com cerveja preta: que tal fazer bonito no almoço em família e preparar uma deliciosa costela no bafo com cerveja preta? Para incrementar a costela, aposte também em sal, alecrim e pimenta do reino. Já para o acompanhamento, nada melhor do que legumes na manteiga, como cenouras, brócolis e ervilhas.

Costela com acompanhamentos

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

13. Risoto milanês com ragu de costela: tem coisa melhor do que um delicioso e cremoso risoto acompanhado de uma carninha bem macia e suculenta? Para o risoto, são usados pistilos de açafrão, que além de saborosos dão um charme a mais ao prato. Já o truque para a costela ficar bem gostosa é antes retirar o máximo de gordura possível.

14. Ragu de costela com purê de inhame: essa é uma receita perfeita para servir em mini porções em ocasiões especiais ou jantares para convidados em casa. É um delicioso ragu de costela servido com purê de inhame, que com certeza vai fazer muito sucesso! Entre os temperos, estão alecrim, tomilho, folha de louro, pimenta do reino, cebola e cheiro verde.

15. Nhoque de batata doce com ragu de costela: adocicado e encorpado, esse nhoque de batata doce com costela mega macia é uma ótima variação das receitas tradicionais da massa. Entre os ingredientes do ragu, estão molho de carne, cenoura, cebola, salsão, alho poró, salsinha, folha de louro, girassol, tomilho, alho, sal e pimenta do reino preta.

Publicidade

16. Costela na cerveja com nhoque recheado: aqui você aprende a preparar em casa uma incrível costela na cerveja, super saborosa e prática, daquelas que você coloca tudo na panela e quando abre a tampa o aroma espalha pela casa inteira. Para acompanhar, aposte em um nhoque recheado caseiro, que rende quatro porções.

17. Gravatinha com molho de costela: essa receita ensina o passo a passo de um delicioso molho de costela feito com carne de panela (desossada e ensopada), que fica bem abundante, saboroso e ajuda a incrementar esse prato de gravatinha ou qualquer outra massa de sua preferência. Para ficar ainda melhor, rale por cima um bom parmesão e espalhe folhinhas de manjericão.

18. Costela com salada de feijão: já pensou em inovar e preparar um prato delicioso, porém que foge dos tradicionais? Esse é uma costela de boi com salada de feijão manteiga, que não dá muito trabalho para preparar e conta com ingredientes simples como tomates, cebolas, alho, vinho tinto, caldo de carne, salsinha picada, sal e pimenta.

Receitas inovadoras com costela

Foto: Reprodução / Gastrolândia

19. Sanduíche de croquete de costela com vinagrete de jiló: para os amantes de pães, esse é um irresistível sanduíche que leva croquete de costela e vinagrete de jiló, ideal para preparar em casa e comer com os amigos acompanhado de uma cervejinha bem gelada. Tenha em mãos ingredientes como alho, cebola, azeite, catupiry, salsa, pimenta do reino, pimenta tabasco e sal.

20. Costela com aipim: também conhecida como “vaca atolada”, essa é uma costela bovina cozida no aipim, também bem cozido. Apesar de ser uma receita um pouquinho mais demorada para preparar já que a costela é bem dura e fica um bom tempo na panela de pressão, não é difícil de fazer e você com certeza não vai se arrepender.

21. Risoto de costela: aqui você aprende a reutilizar sobras de costela desfiada assada em uma nova e maravilhosa receita, perfeita para um almocinho especial: risoto (carnaroli ou arbóreo). Sem dúvidas vai ser um prato sucesso na sua casa sem que você tenha muito trabalho na cozinha!

22. Vaca atolada: essa é outra saborosa receita da famosa vaca atolada pra ninguém botar defeito. Demorada porém simples de fazer, ela serve bem para seis pessoas e vai agradar toda a sua família. Entre os ingredientes, estão costela bovina, mandioca, caldo de carne, cebola, alho, salsinha fresca, pimenta dedo de moça, azeite e sal.

23. Polenta cremosa com costela ao molho e ricota defumada: essa receita de polenta cremosa com costela ao molho e ricota defumada é a verdadeira tradução de “comfort food”. Além de muito saborosa, é uma comidinha perfeita para ocasiões especiais e leva ingredientes como azeite, caldo de costela, vinho tinto, molho de tomate, molho de soja e fubá.

São opções de receitas para todos os gostos e excelentes para um almoço em família, um churrasco durante a tarde ou até mesmo um jantar arrasador de final de semana. Basta você escolher a que mais te agrada e correr para inovar na cozinha!

Publicidade