12 receitas de arroz com calabresa para dar mais variedade às refeições

Escrito por                          

O arroz com calabresa é uma opção prática e ideal para a correria do dia a dia. O preparo pode ser servido como uma refeição completa ou então acompanhando carnes e saladas. Para incrementar, você pode usar legumes variados e até queijo. Confira uma seleção imperdível de receitas:

1. Arroz com calabresa e cenoura

O uso da panela de pressão deixa o preparo dessa receita muito fácil. O segredo é refogar a calabresa com cebola no óleo ou azeite, então acrescentar os outros vegetais e aí adicionar o arroz. Depois, é só colocar a água e tampar para cozinhar.

2. Arroz com calabresa e tomate

Nessa receita a linguiça não precisa ser refogada antes de cozinhar. O preparo é feito em uma panela de pressão e a dica é dissolver bem o sal na água que será usada no cozimento. A combinação da calabresa com o tomate funciona bem e vai te dar água na boca!

3. Arroz com calabresa e ervilha

Esse é um arroz bem temperadinho e completo. Além da calabresa picada, você vai incrementar o preparo com ervilha e milho escorridos e cheiro-verde. Para o tempero especial utiliza-se colorau e sal. É uma opção bem saborosa e que não demanda muito trabalho.

4. Arroz com calabresa e azeitona

A azeitona é um dos ingredientes deliciosos utilizados para deixar esse prato ainda mais gostoso. Além da linguiça, também são usados milho, pimentão, ervilha e cenoura. Uma sugestão é substituir o sal por caldo de galinha no cozimento – que dá um sabor bem marcante ao arroz.

5. Arroz com calabresa e batata

Essa é a versão ideal para quem ama batata. O vegetal é refogado e a montagem na panela de pressão é feita intercalando camadas de calabresa com arroz e os demais ingredientes. O caldo utilizado no cozimento leva tempero baiano caseiro.

6. Arroz com calabresa acebolado

Aqui, a calabresa é refogada com a cebola antes de acrescentar o arroz. O preparo também leva colorau e cebolinha. Após pegar pressão, o prato deve cozinhar por apenas 5 minutos. A dica é deixar a pressão da panela sair sozinha para finalizar o cozimento.

7. Arroz com calabresa e pimentão

Essa receita é toda feita em uma panela só. O refogado usado para incrementar o arroz é composto por linguiça, cenoura, tomate, cebola, pimentão amarelo e alho. O tempero é feito apenas com sal e a finalização fica por conta do cheiro-verde.

8. Arroz com calabresa e requeijão

Um diferencial dessa versão é que ela leva calabresa defumada e cebola roxa. O tomate é usado para dar mais cor e sabor ao preparo. Além disso, a textura cremosa do arroz é por conta do requeijão, adicionado quando o cozimento estiver terminando.

9. Arroz com calabresa e molho de tomate

Para o prato ficar com um aspecto bem bonito e colorido, essa versão usa molho de tomate. A linguiça é frita com a cebola e o alho antes de cozinhar e o preparo é feito na panela de pressão. A salsinha e a cebolinha são utilizadas para dar um toque verde para o arroz.

10. Arroz com calabresa e bacon

A calabresa e o bacon são dois ingredientes muito saborosos e que harmonizam muito bem. Nessa receita, o preparo ainda leva cenoura e folhas de louro. O tempero é feito com cebola, alho, colorau, sal e pimenta-do-reino. Para finalizar, utiliza-se cebolinha e salsinha.

11. Arroz com calabresa e frango

Essa opção é uma refeição completa. Além do frango, outra proteína utilizada é o bacon. Os vegetais usados são tomate, pimentão, cenoura, ervilha e milho. O resultado é um prato bem colorido e de gostinho difícil de resistir!

12. Arroz com calabresa e queijo

O queijo mussarela é aquele ingrediente que deixa qualquer preparo mais saboroso. Aqui, ele é utilizado na finalização do arroz e dá uma textura inconfundível ao prato. Outro diferencial da receita é o uso da páprica doce no tempero.

Viu só como esse prato é fácil de fazer? O arroz com calabresa é uma ótima pedida para o dia a dia e vai fazer sucesso na sua mesa. Outro ponto alto é que ajuda a reaproveitar as sobras de outras refeições. Veja também receitas de arroz primavera e escondidinho de calabresa!

PARA VOCÊ