60 receitas com calabresa diferentes para inovar no preparo em casa

Por
Atualizado em 16.09.21

Feita com carne e gorduras suínas, a linguiça calabresa é um dos aperitivos mais pedidos em bares e botecos de todo o Brasil, pois é considerada um dos melhores acompanhamentos de um bom copo de cerveja.

Além disso, hoje ela pode ser encontrada em variados tipos, como em carnes, temperos, pratos principais como feijão, risotos e massas, molhos, salgados, entre outros, sendo uma ótima opção para incrementar as refeições da sua casa, tanto no almoço quanto no jantar.

Confira abaixo 60 receitas com calabresa e aprenda como surpreender a sua família com um delicioso cardápio:

Publicidade

Receitas com calabresa

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Strogonoff de calabresa: se você quer preparar algo rápido, prático e gostoso, porém está sem tempo para dedicar muito tempo na cozinha, aposte no strogonoff de calabresa, feito com uma linguiça calabresa fininha e muito saborosa, que deixa o prato mais marcante do que feito com frango, por exemplo.

2. Farofa de calabresa: é difícil achar alguém que não adore uma boa farofinha. Essa receita feita com farinha de mandioca crua é bem completa e ideal para acompanhar eventos como churrascos ou jantares de final de ano.

3. Calabresa sequinha no micro-ondas: como a calabresa é uma linguiça defumada, seu cozimento pode ser finalizado no micro-ondas sem problema algum. Para diminuir o tempo, pique a linguiça bem miudinha.

4. Cuscuz de calabresa: essa receita de cuscuz de calabresa é fácil e prática de fazer. Além disso, o cuscuz é extremamente versátil para cozinhar no dia a dia. Tempere com sal e pimenta à gosto e sirva em temperatura ambiente ou gelado.

5. Pizza de calabresa: melhor do que pedir pizza delivery, é preparar a sua própria pizza em casa. Aprenda essa receita com calabresa e coloque em prática no fim de semana!

6. Escondidinho de calabresa: o escondidinho é uma daquelas receitas que fazem parte da mesa dos brasileiros há tempos, e o bom de preparar com calabresa é que não é necessário utilizar muitos ingredientes, pois ela já garante todo o sabor.

Publicidade

7. Frittata com calabresa: esta é uma receita perfeita para servir com uma saladinha e mais nada, para aqueles dias em que precisamos de uma refeição gostosa e muito fácil de preparar. Receita versátil, barata e gostosa!

8. Feijão preto com bacon e calabresa: nesses dias mais frios que dão vontade de comer algo mais forte, aposte no feijão com calabresa e bacon, que ajuda a matar aquela vontade de uma feijoada no fim de semana.

9. Calabresa acebolada: existe petisco melhor do que uma boa calabresa acebolada acompanhada de vinagrete, farofa e uma caipirinha de limão? Aprenda a receita e sirva para os amigos!

10. Gratinado de batatas com calabresa e brócolis: além de delicioso, esse gratinado é bem fácil de fazer. Basta juntar as batatas com ¼ de maço de brócolis miudinhos e um gomo de calabresa.

11. Rolinhos de frango com queijo e calabresa: filézinho de frango é sempre uma boa opção tanto para o almoço, como para o jantar, por ser uma ótima fonte de proteína saudável. Porém, você pode variar o frango grelhado de todos os dias e fazê-lo assado, com queijo e calabresa.

12. Penne à Calabresa: se você é fã de macarrão e massas variadas, não pode deixar de conhecer essa receita de penne à calabresa, que rende até cinco porções. Dica: antes de cortar a calabresa em rodelas, retire a pele com o auxílio de uma faca.

13. Massa de pizza com calabresa: para fazer sua massa de pizza com calabresa em casa, você vai precisar de molho de tomate, calabresa em fatias finas e queijo mussarela ralado na hora. Siga o passo a passo e se delicie com o resultado.

14. Abóbora com calabresa: essa é a típica receita “almoço em família”. Além de super prática de fazer e bem nutritiva, pois a abóbora é super saudável e tem diversas vitaminas importantes, ela é também muito saborosa por causa da calabresa.

15. Filé com calabresa: essa é uma receita deliciosa de filé mignon com calabresa e molho de vinho. Para acompanhar o prato, aposte em batatinhas douradas.

Publicidade

16. Creme de lentilha com calabresa: o creme de lentilha com calabresa é bastante recomendado para dias frios, por ser quente, grosso e muito saboroso capaz de agradar o paladar e acalmar a fome. Acompanhe o creme com uma boa cerveja gelada!

17. Sopa de ervilhas com crocante de calabresa: se você adora uma sopinha e gosta de incrementá-la para fugir do básico, aposte nos crocantes de calabresa, que apesar de não serem muito lights, deixam a receita com muito mais sabor.

18. Mini lasanha de berinjela com calabresa: essa lasanha de berinjela com calabresa tem um sabor surpreendente e é ideal para quem está com preguiça de cozinhar algo muito demorado ou complicado.

19. Molho de calabresa para macarrão: essa é uma ótima alternativa para quem quer variar um pouco do molho bolonhesa, substituindo a carne moída por linguiça calabresa.

20. Calabresa ao forno com batatas, tomates e louro: essa calabresa ao forno é um prato simples, fácil de fazer e agrada muitas pessoas, principalmente com esses acompanhamentos deliciosos como batatas, tomate e louro.

21. Fraldinha recheada com calabresa, bacon e pasta de mostarda: essa é uma receita de carne de forno, que recheia uma peça de fraldinha com calabresa, bacon e pasta de mostarda, deixando-a muito macia, saborosa e suculenta.

22. Petisco de calabresa: esse petisco de calabresa com cebola dá para fazer no forno comum ou na churrasqueira, levar para um piquenique ou para a praia, comer quente ou frio… O importante é saborear essa deliciosa receita!

23. Conchiglione ao molho sugo com pasta de calabresa: para os dias de fome e preguiça, uma massa é sempre bem vinda. Que tal substituir o tradicional espaguete ou penne por um conchiglione recheado com pasta de calabresa? É de dar água na boca.

24. Achadinho de mandioquinha, calabresa e requeijão: esse é um achadinho delicioso feito com purê de mandioquinha, calabresa e requeijão. Essa receita serve até quatro pessoas.

Publicidade

25. Escondidinho de banana da terra com linguiça calabresa: se você é fã de banana-da-terra, aprenda a fazer esta receita que a combina com linguiça calabresa e resulta em um saboroso escondidinho.

26. Escondidinho de moranga e linguiça calabresa: essa receita de escondidinho de moranga com linguiça calabresa é super simples e serve de inspiração para quem acha que comidas gostosas requerem muito tempo na cozinha.

27. Caldo de mandioquinha e calabresa: o caldo de mandioquinha e calabresa é perfeito para matar a fome em dias frios. Para complementar, utilize queijo parmesão ralado e pique temperos como salsinha e cebolinha.

28. Creme de mandioquinha com ragu de calabresa: esse creme de mandioquinha com ragu de calabresa pode facilmente substituir um petisco tradicional e se tornar um delicioso “finger food”, delicioso e requintado.

29. Legumes assados com linguiça calabresa: além de fácil e prática, essa receita de legumes assados com linguiça calabresa é saudável e bastante nutritiva. Você pode fazer esse prato com os legumes que preferir, como cenoura, abobrinha, mandioquinha, pimentão amarelo, cebola roxa e tomates.

30. Linguicinha caramelizada na sidra: essa linguicinha caramelizada na sidra é outra opção de petiscos saborosos e fáceis de fazer. Você pode comer com palitinhos, com pão francês ou até mesmo com o tradicional arroz e feijão.

31. Canjica salgada com calabresa: se você está acostumado somente com a versão doce, que tal inovar e aprender uma receita de canjica salgada com calabresa? Acrescente o queijo parmesão e sirva bem quentinha.

32. Arroz basmati com calabresa e ervilhas frescas: o arroz basmati é muito gostoso para preparar aos finais de semana, principalmente se acompanhado da calabresa e ervilhas frescas, que ajudam a dar ainda mais sabor ao prato.

33. Hambúguer de carne e calabresa com maionese de parmesão e limão: nada como fazer e devorar um lanche caseiro bem caprichado. Esse hambúrguer é feito com carne de costela moída e linguiça calabresa misturados. Já o molho leva limão, para dar um frescor.

34. Arroz com calabresa e vegetais: esse é o tipo de comida que tem na mesa de quase todo mundo do dia a dia, por ser simples e prática. Prepare uma saladinha para acompanhar e o almoço está pronto!

35. Escondidinho de mandioquinha com calabresa: o gosto suave e doce da mandioquinha combina perfeitamente com o defumado da linguiça calabresa, o que os torna um ótimo recheio de escondidinho.

36. Rostini de polenta com ragu de calabresa: essa receita de polenta com ragu de calabresa é mais difícil de ser preparada e também leva mais tempo, cerca de 1h30min. Porém, se você está disposto a comer um delicioso prato, vale a pena se dedicar e com certeza você não irá se arrepender!

37. Fusilli à calabresa: essa receita de fusilli à calabresa é considerada um dos maiores clássicos da culinária italiana. Não precisa dizer mais nada, né? Faça e comprove!

Risotos com calabresa

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

38. Risoto de aspargo com linguiça calabresa: risoto de aspargos é uma ótima receita para cozinhar. Fácil, rápido, gostoso e não dá muito trabalho. Você vai perceber que cozinhar aspargos não tem mistério e que a combinação dele com a linguiça calabresa fica ótima.

39. Risotos de açafrão e calabresa: apesar de ser comum e básico, o risoto de açafrão não deixa a desejar no sabor delicioso que oferece. Porém, que tal incrementar a receita com um pouco de calabresa? Para acompanhar, nada melhor do que uma taça de vinho tinto.

40. Risoto de tomate e calabresa: se você tem em casa uma lata de tomates pelados e alguns gomos de calabresa congelados, aposte nessa receita de risoto deliciosa e simples de fazer, que com certeza vai salvar o seu almoço.

41. Risoto de calabresa com alho poró: esse risoto de calabresa com alho poró é bem gostoso, saudável (já que o alho poró traz benefícios como redução de taxas de colesterol, ação anti-inflamatória e eliminação de toxinas) e ideal para acompanhar um bom vinho.

42. Risoto de calabresa com ervilhas frescas: essa receita utiliza calabresa e ervilhas frescas para incrementar um maravilhoso risoto clássico. O rendimento é para até seis pessoas.

43. Risoto de calabresa, tomate seco e pimentão: esse risoto é ainda mais incrementado, pois além da calabresa, você pode usar também tomate seco e pimentão, dois ingredientes que são sucesso em qualquer prato.

44. Risoto de manjericão com pimenta calabresa: apesar de relativamente fácil, esse risoto demora um pouquinho para fazer, porém o resultado final é um arroz bem cremoso e aromático. Além disso, o manjericão é desintoxicante e fonte de diversas vitaminas e minerais.

Pães, tortas e salgados de calabresa

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

45. Torta de abobrinha e calabresa: essa torta de abobrinha e calabresa é feita em liquidificador de uma forma bem simples. Você pode bater a massa na mão mesmo, com o uso de apenas dois ovos, o que ajuda a deixá-la mais aerada.

46. Esfiha de calabresa: essa esfiha de calabresa é uma ótima opção de lanche para as crianças. Se você não tiver um processador, pique a calabresa bem miudinha para fazer o recheio. A receita rende até 30 esfihas pequenas.

47. Torta rápida de couve e calabresa: se você procura por uma receita rápida para preparar para o jantar, essa aqui é uma ótima opção, pois além de rápida e muito gostosa, o sabor da couve com a calabresa é uma delícia.

48. Pãozinho de calabresa: quem não gosta daquele cheirinho de pão assando pela casa inteira, não é mesmo? Aproveite essa delícia para preparar pãezinhos de calabresa, que é uma receita simples e um ótimo lanche para a tarde.

49. Bruschettas de calabresa: essa é a melhor opção para transformar o pãozinho que já ficou duro em um lanche dos bons. Coloque calabresa picadinha em cima do queijo e pronto!

50. Pão de calabresa fácil: esse pão é feito com uma massa para salgados assados, e recheado com calabresa, cebola, tomate e outros ingredientes que ajudam a deixá-lo com um sabor inesquecível.

51. Mini quiche de abobrinha com calabresa: quiche é uma receita muito versátil e saborosa, que pode ser servida em jantares, almoços ou até mesmo lanches e brunchs. Com a massa de abobrinha e recheio de calabresa, não tem erro. Experimente!

52. Pãezinhos de calabresa com queijo: essa receita simula um pão de queijo tradicional, porém chega um pouquinho mais incrementada, já que leva queijo e calabresa misturados em seu recheio. É de comer rezando!

53. Quiche de alho poró com calabresa: essa é outra receita com alho poró bem gostosa, dessa vez em um tradicional quiche, que é perfeito para piqueniques e outras pequenas refeições.

54. Receita de torta de liquidificador com recheio de calabresa: torta é outra opção de comida coringa que deve ter em todas as casas, devido à sua facilidade e praticidade. Essa foi feita com calabresa e tomate cereja, e sua massa foi incrementada com creme de cebola.

55. Bruschettas de Calabresa, Mussarela e Tabasco: as bruschettas são deliciosas, rápidas de preparar e muito versáteis. Para esta receita, aposte na linguiça calabresa bem fininha e defumada, e não se esqueça da pimenta para o toque final.

56. Rocambole de Calabresa: essa é mais uma ideia para utilizar a massa para salgados assados. Abra a massa não muito fina, espalhe fatias de queijo, calabresa bem picadinha com orégano, e enrole. É um salgado muito gostoso!

57. Torta de batata com calabresa: que tal uma torta de batata com linguiça calabresa defumada para o almoço de domingo? Siga o passo a passo da receita, finalize com queijo ralado e bom apetite!

58. Folhado de calabresa e tomate: essa é uma ótima opção de jantar para quem chega em casa cansado e não tem tempo de pensar em refeições muito mirabolantes. Basta ter uma massa folhada e rechear com um picadinho de calabresa acompanhado de tomatinhos cereja.

59. Pão de mandioca com calabresa: esse pão de mandioca com calabresa é muito gostoso e conta com uma consistência firme, porém macia, além de ser uma receita que rende bastante.

60. Bolo salgado com linguiça calabresa: uma receita prática e fácil de bolo salgado simples, bem temperado e riquíssimo em recheio e um ótimo aperitivo para assistir televisão, além de combinar com um copo de cerveja e até com vinho tinto!

Depois dessa lista de receitas, já sabemos do potencial que a linguiça calabresa tem, não é mesmo? Ela tem um sabor marcante e precisa de muito pouco para deixar qualquer prato delicioso.