80 receitas com linguiça para agradar a diferentes paladares

A linguiça é um embutido barato e versátil. É fácil de achar para comprar, tem diversos “tipos” e um deles, com certeza, será eleito sempre como o seu preferido. Mas a melhor parte da linguiça é a variedade de formas que ela pode ser feita: desde o modo mais básico até pratos mais elaborados. Veja uma seleção com as melhores receitas com linguiça e escolha sua preferida!

Publicidade

Entrada

1. Bruschetta de linguiça e ricota

Essa bruschetta traz a combinação fantástica de um pão italiano crocante com um recheio saboroso e macio. Além de linguiça e ricota, a receita também leva alho, pimenta, cheiro-verde e azeite. Fica incrível!

2. Queques (cupcakes) de linguiça e azeitonas

Publicidade

Essa entradinha é tão simples, fácil e gostosa de fazer… E serve até como opção de “lembrancinha comestível”. Que tal separar aqueles potes de vidro e encher com essa iguaria para presentear uma amiga querida?

3. Miniquiche de abobrinha com calabresa defumada

Quiche é aquela receita supersimples que casa em qualquer momento e versátil na parte dos recheios. Ou seja, todo mundo gosta! Pode fazer, que é certeza de sucesso!

Publicidade

4. Canapé de linguiça blumenal

Canapé é uma das entradas mais simples que existem. Usando um pãozinho como base, a receita “preguiçosa” não tem erro – na preparação e no paladar!

Aperitivo

5. Bolinho de linguiça com queijo

O aperitivo cai muito bem com uma cerveja gelada numa tarde de sol! Esse bolinho pode ser considerado uma típica “comida de boteco”. O queijo derretido faz a diferença em cada mordida.

6. Linguiça apimentada com queijo e pimentão vermelho

Essa receita leva queijo coalho, que já bom sozinho. Acompanhado com pimentão, o sabor realça ainda mais. Se você gostar de uma pimentinha então… Vai ficar com água na boca!

7. Bolinho de batata com linguiça assado

RECEITERIA

Batata e linguiça combinam de qualquer maneira. Sejam assadas, cozidas, fritas…. Então, não perca mais tempo e mão na massa! O toque especial aqui fica a cargo da salsinha, ou dos temperinhos de sua preferência.

Publicidade

8. Bolinho de mandioca com linguiça e creme de queijo

Lá vem ela de novo: a mandioca! Dessa vez, o molhinho de creme de queijo é o responsável por deixar o aperitivo ainda mais gostoso. Combina em qualquer situação.

9. Croquete de linguiça toscana

Quem não gosta de croquete? De festas infantis em buffet, sábado à noite no bar ou num quintal com amigos sábado à tarde. Croquete sempre. O sabor forte da linguiça toscana pede uma caipirinha para acompanhar.

10. Tortinhas de linguiça toscana

Essa tortinha também pode ser chamada de cupcake salgado. Bem douradinha, além da linguiça, leva bacon e pimentão amarelo (entre outros ingredientes). Fica deliciosa, de dar água na boca.

11. Bolinho de arroz com linguiça e mussarela

Essa receita é para evitar aquela sobrinha de arroz que fica esquecida no fundo da geladeira.  Que tal fazer para agradar os paladares mirins? Toda criança gosta de bolinho de arroz. Ao adicionar a linguiça, dá um gostinho ainda mais especial ao quitute.

Agridoce

12. Linguiça no melaço de cerveja

Publicidade

Atenção e cuidado. Essa receita vicia! Depois de fazer – e experimentar uma vez – vai querer fazer sempre! Pode servir sozinha, com queijo, pão, azeitona recheada…

13. Linguiça flambada na cachaça

Tudo o que é flambado é bom, certo? Seja doce ou salgado! Aqui, o álcool da cachaça evapora e fica apenas o sabor. Para dar um toque de chef, adicione pimenta biquinho (aquela que é gostosa e não arde) e salsinha. E se prepare para fazer mais depois que acabar…

14. Linguiça acebolada ao shoyu e melado de cana

O mix de shoyu e melado de cana deixa a linguiça “aveludada”. Essa misturinha parece até ser mágica, e deixa a cebola com sabor adocicado.

15. Linguiça caramelizada na goiaba e cachaça

Vai rolar happy hour em casa com os amigos? Então, é hora de colocar essa receita em prática! Não se assuste, o ingrediente mágico aqui é a goiabada mesmo!

16. Linguicinha caramelizada na Sidra

Definitivamente, não existe petisco mais fácil! Basta dar uma refogada na linguiça, só para ela ficar douradinha, e adicionar a Sidra. Aí é só esperar reduzir e se deliciar! Fica divino!

Com arroz

17. Arroz com linguiça

Essa receita é bem básica, mais para dar uma outra cara para o arroz nosso de todo dia. O toque final para mudar o gosto é apenas uma colher de mostarda e os temperinhos.

18. Arroz com lentilha e linguiça

Lentilha e linguiça formam par tão mágico quanto arroz e feijão. Além de gostosa, a lentilha tem baixa caloria e rica em nutrição e muitos benefícios. Para complementar o prato, arroz, tomate e pimentão amarelo.

19. Arroz de forno com linguiça

RECEITERIA

Aquele arroz de forno, com presunto e queijo, é uma ótima pedida para agilizar um almoço de domingo. Incremente um pouco a receita ao adicionar linguiça, alho-poró e outros tipos de queijo, além do parmesão tradicional na receita.

20. Arroz com frango e linguiça

Essa receita é bem no estilo “joga tudo na panela”. Supersimples, saborosa, rende bastante, e não tem quem não goste. Imagine o sabor de tudo junto: frango, linguiça, arroz, vagem, açafrão…

Com feijão

21. Feijão preto com linguiça

Feijão preto com linguiça é como uma “quase” feijoada, ou uma opção mais magra. Para acompanhar, arroz branco básico, farofinha de sua preferência e couve refogada!

22. Feijão branco com lombo e linguiça

Muita gente não conhece – ou não tem o hábito – de colocar feijão branco no prato. Ele pode ser preparado de várias formas. Mas, a ideia aqui é fazer da forma tradicional e adicionar calabresa e lombo de porco.

Com massa

23. Massa fresca com molho de linguiça

O molho dessa receita é feito com linguiça, cebola, alho-poró, cenoura, alho, tomates e ervas. Fica delicioso! Para um prato completo, você também aprende como preparar uma massa fresca simples para acompanhar.

24. Espaguete ao molho bolonhesa

Molho bolonhesa é certeza de agradar o paladar de quase todo mundo. Nessa opção, feita com linguiça, também adicione cenoura ralada, azeitona e manjericão.

25. Macarrão ao molho branco com calabresa

Que tal variar e preparar um molho branco para o seu macarrão com linguiça? Para testar em casa, você só vai precisar de penne, calabresa, leite, farinha de trigo, sal, óleo, cebola e alho. Simples e delicioso!

26. Linguine à carbonara de linguiça

Essa receita fica visualmente muito bonita, e deliciosamente tentadora. Novamente, a combinação da linguiça com o bacon, pra começar. O diferencial do prato fica por conta das gemas cozidas.

27. Fettucine ao molho de forno de linguiça com erva-doce

O mais legal desse molho é que ele é feito no forno. Ou seja, tudo fica mais gostoso e suja só um recipiente. Adicione os ingredientes numa forma, junto com vinho branco e um toque de erva-doce. Um prato gostoso e aromático.

No risoto

28. Risoto de linguiça

A linguiça aqui mostra o quanto esse ingrediente é versátil, servindo até na preparação de risotos. Nessa opção, servido acompanhado de salada de rúcula, forma uma ótima combinação.

29. Risoto de linguiça, vinho tinto e feijão fradinho

Todo mundo sabe que o ingrediente principal de um risoto é o arroz. Nessa receita, o feijão entra no mix de ingredientes. Anote aí: fradinha, vinho tinto e caldo de carne tornam esse prato irresistível!

30. Risoto de linguiça com vinho branco

O bom do risoto é a cremosidade inconfundível do prato. A receita é bem simples, mas preparada da forma correta, é um prato charmoso e, o mais importante, delicioso.

31. Risoto de linguiça com alho-poró

Esse risoto foi “melhorado” com linguiça de pernil suíno. Como a carne de porco é bem branquinha, deixe a linguiça fritar bem, até ficar douradinha. Depois, junte os demais ingredientes. O alho-poró ajuda a ressaltar os sabores do prato.

32. Risoto de linguiça toscana

O segredo dessa receita é ferver a linguiça – ao contrário do tradicional, aqui ela não é frita! Depois, só adicionar os ingredientes e seguir com o modo tradicional de fazer.

33. Risoto de aspargos com linguiça calabresa

O aspargo é o ingrediente responsável por dar mais cor e uma leve crocância ao prato, e a combinação com a calabresa fica ótima. Surpreenda seus convidados com essa receita de dar água na boca.

34. Risoto de linguiça de frango com ervilhas e salsa

Mais uma opção de linguiça, a de frango, que tem um sabor bem leve se comparada à tradicional. Junte a iguaria ao prato com ervilhas frescas e um toque de salsa, para ressaltar os sabores.

Assada

35. Linguiça enrolada assada no forno

Quase não tem receita de tão fácil que é esse preparo! Basta adicionar a linguiça a uma assadeira junto com o molho de sua preferência. Uma opção bacana: aceto balsâmico com mel. 20 minutinhos são suficientes para ficar pronto!

36. Linguiça trufada assada

O nome da receita é bonito, mas o sabor é fantástico e o aroma inigualável: calabresa, cebola, uva passa, molho de tomate, redução de balsâmico trufado, manjericão, azeite e mel. Só refogar e levar ao forno.

37. Linguiça assada com vinho e alecrim

Não tem segredo de chef, a receita é simples mesmo. Além de ser um prato saboroso, deixa a casa perfumada, com os aromas do vinho tinto, cebola e alecrim.

Na sopa

38. Sopa cremosa de batata-doce, linguiça e gengibre

Você já tentou juntar batata-doce e gengibre? Embora não seja uma combinação tradicional, o sabor fica fantástico! Essa sopa fica mais com cara de creme. O tomilho vem para dar uma pitada de sabor extra para o prato.

39. Caldo de linguiça e legumes

Essa é uma ótima opção para adicionar legumes na alimentação das crianças que batem o pé para nem experimentar um “verdinho”. A receita leva jiló, guariroba e milho. A linguiça vem para dar aquele sabor que qualquer criança ama.

No pão

40. Pãezinhos de linguiça fresca

Esse pãozinho é supermacio, ótimo para um lanchinho à tarde. A massa pode ser aquela que você já usa e sabe que não tem erro. E para o recheio, linguiça, tomate, queijo ralado… Parece feito na padaria!

41. Pão de cerveja e linguiça

Um pãozinho delícia feito com cerveja. Calma, não é difícil. Basta trocar os ingredientes. Em vez de água, cerveja – e a de sua preferência, naturalmente. Com a calabresa no recheio, nem precisa dizer que vira o petisco perfeito, não é?

42. Pão de calabresa com queijo

Aqui, a dica é rechear uma massa tradicional com a combinação de calabresa fatiada e mussarela ralada. O pão é moldado em forma de rosca e assado em uma forma com furo no meio. Ótima receita para o lanche da tarde!

Ragu

43. Polenta com ragu de linguiça calabresa

Polenta é tudo de bom, não é? Agora, experimente com ragu de linguiça. O preparo é supersimples. Basta refogar a linguiça com tomate pelado, alho e cebola, e os temperinhos que você mais gosta.

44. Polenta cremosa com ragu de linguiça fresca

Para o molho dessa receita, você vai usar apenas linguiça fresca, cebola, alho e molho de tomate. Já a polenta fica supercremosa, pois, além dos ingredientes tradicionais, leva também creme de leite e mussarela ralada.

45. Polenta cremosa com ragu de linguiça e couve

Couve combina muito bem com polenta. Nessa receita, a proposta é servir a folha refogada como acompanhamento do prato, que também leva mussarela ralada e um ragu delicioso, com um toque de vinho branco.

46. Risoni de alho-poró com ragu de linguiça

O mais interessante do ragu é que ele é um molho suculento e encorpado, com aspecto rústico e sabor marcante. Ou seja, combina perfeitamente com uma massa leve ou outros ingredientes de sabores mais contidos.

47. Ragu de linguiça e cebola com espaguete

Não pense que é macarrão com linguiça. A receita é bem mais forte, com sabor acentuado. Para deixar o prato ainda mais gostoso, utilize cebola roxa.

Escondidinho

48. Escondidinho de moranga e linguiça calabresa

Escondidinho existe para provar que comida simples e fácil também pode ser deliciosa. Nesse recheio, a linguiça veio acompanhada de alho-poró e cobertura de abóbora moranga.

49. Escondidinho de mandioquinha com linguiça toscana

Tome nota: mandioquinha não serve só para papinhas de bebê. Esse tubérculo nasceu para andar de mãos dadas na cozinha em receitas que levam linguiça. O sabor mais forte da linguiça fica mais suave com a cremosidade da mandioquinha.

No lanche

50. Snacks de linguiça

Resumidamente, esse é um lanche que leva calabresa. Acha muito simples? Mas pode ficar perfeito! Basta adicionar queijo gouda, tomate e mostarda. Muito apetitoso!

51. Omelete de queijo e linguiça defumada

Essa ideia de omelete é para aquele dia que não tem quase nada na geladeira. Para matar a fome, basta somar à mistura de ovos um pouco de linguiça. Se achar tomate e pimentão perdidos no fundo da geladeira, pode colocar sem medo, que fica melhor ainda.

52. Enroladinho de linguiça defumada

Serve como lanchinho para a criançada e para os adultos também – e, de quebra, ainda dá aquela nostalgia dos aniversários dos anos 80 e 90! Prato muito gostoso, simples de fazer, rápido e querido!

53. Cachorro-quente com linguiça

Quer fugir do tradicional, mas não abre mão de uma receita fácil? Aposte nessa receita de cachorro-quente com linguiça e queijo, e se delicie com a iguaria.

54. Bolo salgado com linguiça calabresa

Sabe aquele bolinho básico para servir para a visita com um suco? Inove um pouco e apresente um bolo salgado. Esse recheio de linguiça, tomate, uva passa e pistache fica divino e diferente – sua visita vai até pedir a receita.

55. Empadão cremoso de calabresa

Todo mundo conhece empada de frango e de palmito. Surpreenda na receita com um recheio que também fica ótimo: calabresa apimentada com queijo e requeijão. O sabor fica espetacular!

56. Torta de linguiça toscana

Essa receita pode ser adicionada à listinha de “dia da preguiça”, pois é muito fácil de fazer. Junte um preparo tradicional de massa de torta com o recheio mais que certeiro de linguiça com tomate, queijo, requeijão e temperinhos. Irresistível!

57. Torta de calabresa de liquidificador

Receitas de liquidificador são sinônimo de praticidade na cozinha, não é mesmo? Aqui, o preparo é simples, mas o resultado é delicioso. A massa leva creme de leite e parmesão. Já o recheio combina a linguiça com cebola, alho, tomate, milho verde e salsinha.

Para fazer hambúrguer

58. Hambúrguer de linguiça

Sim, existe hambúrguer de linguiça, e é delicioso! Você pode adicionar ainda os temperos de sua preferência. Use farinha de rosca para dar a “liga” aos ingredientes e pronto!

59. Hambúrguer de linguiça defumada

Tenha seus próprios hambúrgueres congelados em casa. Em um dia supercorrido, você pode fazer um lanche em casa, que é mais saudável e econômico – e pode se gabar de ter feito tudo em casa.

Para o churrasco

60. Pão de linguiça com alho

Linguiça não pode faltar no churrasco. Pão de alho também não! E se juntar as duas coisas? Para preparar esse pecado comestível, retire a pele da linguiça e tempere a carne com alho, cebola e tomilho. Espalhe nos pães, coloque para assar e respire fundo. O cheirinho vai ficar na memória e a receita vai ter que ser repetida.

Na farofa

61. Farofa de banana e linguiça

A banana deixa esse prato levemente adocicado, quebrando um pouco o sabor marcante da linguiça. Combina com tudo e vai agradar até o mais exigente dos paladares.

62. Farofa de linguiça na manteiga

O segredo para deixar essa farofa incrível é a manteiga! Frite a linguiça com a manteiga. Adicione manteiga sem dó. O sabor fica incrível.

63. Farofa com linguiça, amendoim e passas

Essa receita vai passas, então já é uma ideia para compor a mesa natalina. Além das uvas, a linguiça também recebe o amendoim para deixar o prato crocante e saboroso.

E até na salada

64. Salada de macarrão com linguiça

Você não leu errado, é linguiça na salada mesmo. O prato fica bonito de se ver e muito apetitoso. Adicione à salada calabresa, bacon, presunto, queijo, tomate, palmito, ervilha, milho, pimentão, requeijão e os temperinhos de sua preferência.

Como prato principal

65. Rocambole de carne moída com linguiça e bacon

Quer algo especial para o almoço de domingo? Tente essa receita: rocambole de carne moída, supersimples de fazer. Para mudar um pouco o sabor do prato, adicione pedacinhos de linguiça à carne moída. O sabor fica maravilhoso.

66. Lombo recheado com provolone e linguiça fresca

Mais um prato para impressionar pela beleza e sabor. Recheie um lombo suíno com pedacinhos de linguiça fresca, bacon e provolone. Antes de assar essa belezura, regue com cerveja preta.

Com legumes

67. Refogadinho de linguiça e abobrinha

Essa receita segue a recomendação médica de prato colorido. E aqui, as cores ficam lindas, além da textura e sabor dos ingredientes: calabresa, cebola, abobrinha, tomate. Humm… É de dar água na boca!

68. Quiabo com linguiça

O quiabo é o diferencial dessa receita, que leva linguiça toscana e bacon, além de vegetais e temperos. A combinação cai muito bem! Ótimo acompanhamento para uma refeição simples, mas deliciosa.

69. Linguiça com vinagrete e batatas assadas

Esse é outro prato colorido e delicioso. A dica, aqui, é rechear a linguiça toscana com vinagrete antes de levá-la ao forno para assar com as batatas. Dá água na boca só de pensar no sabor, não é mesmo?

70. Berinjela recheada com linguiça fresca

Criatividade é a chave para um prato bem-sucedido e gostoso. Com apenas três ingredientes – nesse caso,  linguiça, queijo e tomate – dá para fazer um recheio bem suculento.

Pratos diversos

71. Crumble de linguiça

Crumble é tradicionalmente um prato doce. Aqui ele aparece salgado, cheio de irreverência. Parente do “escondidinho”, poucos ingredientes são suficientes para montar esse prato delicioso.

72. Canjiquinha de camarão e linguiça

Uma canjica cheia de caldo de legumes, pedaços de linguiça e camarões. O colorido do prato fica por conta dos pimentões: verde, vermelho e amarelo, ingredientes que ajudam a realçar todo o sabor que o prato oferece.

73. Ensopado de grão-de-bico e linguiça

Dia de preguiça? Sem problemas! Esse ensopado pode ser a solução. Para a refeição ficar completa, sirva o ensopado com legumes e tenha a linguiça como proteína.

74. Mungunzá salgado

Esse prato é perfeito para dias frios. O corpo esquenta enquanto você come! Mungunzá é um tipo de canjica – nesse caso, salgada. O milho usado pode ser o branco ou o amarelo. Para deixar o prato mais “forte”, as carnes: costelinha de porco, charque, linguiça… Não tem como ficar ruim!

75. Strogonoff de calabresa fácil

RECEITERIA

Todas as combinações de strogonoff são deliciosas – e bem práticas. Agora essa, com linguiça calabresa, deixa o sabor mais marcante. Para acompanhar, arroz e batata. Pronto! Refeição rápida e gostosa.

76. Cuscuz marroquino picante

Versátil, suave e com textura delicada, esse cuscuz marroquino surpreende com o sabor picante da linguiça. Para dar um frescor ao prato, ervilha, tomate e cebolinha.

Para comer com os olhos

77. Tapas de camarão com linguiça defumada

Esse é um daqueles pratos que tem que ter em uma reunião especial, para impressionar mesmo. A união da linguiça com o camarão deixa um sabor de quero mais. E ainda tem um plus: a receita fica pronta em 15 minutos!

78. Linguiça no forno com cebola, tomate e azeite de manjericão

Receita linda, colorido e fácil. Para preparar, primeiro você deve assar a linguiça enrolada no forno com tomates e cebolas. Depois de pronto, o prato é regado com um delicioso azeite temperado com manjericão.

79. Fettuccine ao ragu de linguiça e figo

Esse prato mistura dois sabores bem distintos: picante e doce! O molho é o protagonista, com uma mistura de linguiça, vinho branco, tomate cereja e figo.

80. Cassoulet de linguiça

De origem francesa, o cassoulet é uma especialidade com várias versões. Também conhecido como feijoada branca, o prato tem, tradicionalmente, sua base montada com feijão branco e carne. Nesse caso, linguiça.

Não esqueça: nas próximas compras, adicione linguiça ao carrinho. É sempre bom ter um ingrediente tão versátil em casa. Seja para preparar um prato que você planejou ou para uma receita bem rápida para aquela visita que chega sem avisar.