Arroz de forno com frango

Arroz de forno com frango

8 porções 40min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    A medida universal da xícara de chá é 240 ml. Se quiser, pode retirar as azeitonas. É possível usar milho congelado ou ervilha enlatada. Preaqueça o forno a 200 ºC;
  2. Receiteria

    Em uma panela média ou grande, derreta a manteiga com o azeite. Refogue a cebola até ela dourar e murchar, cerca de 1 minuto em fogo baixo;
  3. Receiteria

    Adicione o alho e deixe dourar. Mantenha o fogo baixo para não queimar;
  4. Receiteria

    Acrescente o frango desfiado e o tomate. Misture e deixe refogar por 1 minuto;
  5. Receiteria

    Tempere com sal, pimenta e orégano. Como você usará arroz cozido (que provavelmente já tem sal), cuidado para não salgar muito a receita;
  6. Receiteria

    Coloque o milho, a ervilha e a azeitona. Misture bem;
  7. Receiteria

    Junte o arroz cozido e misture;
  8. Receiteria

    Despeje o molho de tomate e vá misturando cuidadosamente para não triturar os grãos de arroz;
  9. Receiteria

    Finalize com cheiro-verde, misture bem, acerte o sal e desligue o fogo;
  10. Receiteria

    Transfira o arroz para um refratário untado com azeite (que possa ir ao forno). Faça uma distribuição uniforme, nivelando o arroz na forma. Cubra com fatias de queijo, polvilhe orégano por cima e leve ao forno preaquecido a 200 ºC até a mussarela gratinar (cerca de 20 a 25 minutos);
  11. Receiteria

    Sirva quentinho!

informações nutricionais (a cada 100g)

128 calorias
9g proteínas
4g gorduras
13g carboidratos

Publicidade

dúvidas sobre Arroz de forno com frango

1

Posso substituir o molho de tomate por molho branco?

Molho branco, queijo e frango formam uma combinação sem erros. Aprovamos essa substituição. Ao invés do molho de tomate, você pode usar 1 xícara de chá de requeijão ou do seu molho branco preferido. Noz-moscada para finalizar!

2

Posso usar arroz novo para fazer arroz de forno?

Sim, é possível fazer um arroz fresquinho. Inclusive, você pode aproveitar a água do cozimento do peito de frango para cozinhar o arroz. Fica muito saboroso! Porém saiba, que o arroz de forno é uma ótima forma para aproveitar e renovar as sobras de arroz.

3

Posso substituir o frango do arroz de forno?

Pode! O prato é versátil demais. É possível fazer arroz de forno com legumes, carne moída, frutos do mar, linguiça, proteína de soja, presunto, sobras do churrasco. O arroz de forno vegetariano é uma ótima forma de incluir legumes e vegetais no seu dia a dia.

dicas do receiteria

Dá para soltar a criatividade e acrescentar vários ingredientes nessa receita! Você pode colocar cenoura ralada, abobrinha em cubinhos, ovos cozidos picadinhos e alho-poró. Para temperar, alecrim, noz-moscada e açafrão (o arroz ficará amarelinho). Apenas cuidado para não exagerar na quantidade de ingredientes e o arroz se transformar em um cozido de legumes.

Para gourmetizar o prato, substitua o queijo mussarela por gouda ou emmental – prefira queijos que derretem. Finalize com provolone ralado. Só o arroz de forno feito na hora já é uma refeição completa. Se quiser um acompanhamento, prefira salada leve e fresca, como alface com tomate, ou rúcula.

Essa receita fica mais enxutinha, sem muito molho. Aproveite para conhecer o arroz de forno cremoso, que ganha creme de leite e requeijão. Os dois entrarão para a sua lista de preferidos!

Arroz de forno com frango fácil
sugestão para você

Arroz de forno com frango fácil

veja mais receitas

Arroz Arroz de forno De forno

comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments