60 receitas com manjericão com aromas incríveis e apaixonantes

Escrito por                          

O manjericão é um dos ingredientes que sempre devemos ter em mãos, seja em forma fresca, desidratada ou em pó, pois a erva é excelente não apenas para enfeitar pratos, como também para acrescentar muito mais aroma e sabor a diferentes receitas, desde as mais tradicionais, como molhos de tomate que incrementam pratos quentes, até sobremesas, salgados variados e bebidas.

São diferentes as formas de uso dessa folhinha: a versão em pó, por exemplo, é uma ótima opção para temperar carnes e massas. Já a moída, combina perfeitamente com legumes e a folha fresca ajuda a garantir um toque final especial à pizzas, sem contar que é também um ingrediente importante para preparar o famoso molho pesto.

Abaixo, confira uma lista de 60 receitas com manjericão deliciosas para você preparar em casa para toda a família!

Entradas, saladas e aperitivos com manjericão

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Focaccia de tomate e manjericão: essa é uma daquelas receitas básicas para sempre ter em casa, que costumam fazer o maior sucesso nas entradinhas de almoços em família. A textura da focaccia é bem fofinha e a massa fica perfeita já que combina um leve docinho com o salgado do sal moído por cima.

2. Pasta de manjericão e dedo de moça: que tal aprender a preparar uma pastinha bem gostosa para acompanhar aperitivos e torradas? É simples de fazer e leva ingredientes marcantes como manjericão, creme de ricota, queijo minas, queijo parmesão, pimenta dedo de moça e azeite.

3. Salada de quinoa com manjericão: fácil de fazer, essa receita é super saudável, gostosa e fica pronta em apenas 30 minutinhos. Você vai precisar de ingredientes como quinoa, pimentões vermelhos e amarelos, manjericão, cebola roxa, cebolinha, tomate, suco de limão, azeite, sal e pimenta do reino.

4. Maionese de manjericão: a maionese de manjericão é um ótimo complemento para diferentes receitas, principalmente de pães, hambúrgueres e sanduíches, que sem dúvidas vai deixar o lanche muito mais cheiroso e gostoso! Entre os ingredientes, estão gema de ovo, óleo, mostarda Dijon, manjericão, sal e pimenta.

5. Pastinha de ricota com manjericão: não tem nada melhor do que preparar pastinhas simples e repletas de sabor para servir entradas apetitosas em ocasiões especiais, né? Essa aqui leva ricota, manjericão, azeite de oliva, sal e pimenta do reino e pode ser usada também em tortas ou panquecas.

6. Tomates assados com manjericão: essa incrível receita de tomates assados com manjericão é perfeita para cobrir torradas, bruschettas ou então servir com carnes e peixes. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: alho, azeite de oliva, manjericão, tomate cereja, sal e pimenta do reino.

7. Ricota grelhada com tomate e manjericão: essa receita de ricota grelhada com tomate e manjericão é uma alternativa de entrada leve, saborosa e super fácil de fazer em casa. Ela leva também outros ingredientes como ovos, aveia em flocos finos, amêndoas laminadas e raspas de laranja.

8. Salada de abobrinha com manjericão e limão siciliano: super fácil de fazer e extremamente saborosa, essa salada é feita com fatias finas de abobrinha crua que são temperadas com os perfumes incríveis do manjericão e do limão siciliano. É um prato leve e refrescante que vale a pena experimentar!

9. Tomates com queijo parmesão, mussarela de búfala e manjericão fresco: aprenda a preparar em casa deliciosos tomates feitos com pedaços de queijo parmesão, mussarela de búfala e manjericão fresco, que são uma entradinha leve, saudável e perfeita para qualquer momento do dia!

10. Bruchetta de tomate com manjericão: o resultado dessa receita simples e gostosa são maravilhosas bruschettas de tomate com manjericão fresco e alho. É uma opção de entrada chique feita à base de pão tostado na grelha com azeite de oliva, que sem dúvidas agrada a todos os gostos!

11. Crostini de maionese de manjericão com tomatinhos confitados: aqui, você confere o passo a passo de um delicioso crostini incrementado com maionese de manjericão (basta preparar a maionese básica e adicionar as folhas no final) e tomatinhos confitados extremamente saborosos!

12. Homus de manjericão e castanhas do Pará: essa receita de homus é ideal para um almocinho com a família no final de semana e também muito fácil de fazer. Entre os ingredientes, estão grãos de bico crus, bicarbonato de sódio, manjericão fresco, azeite, castanhas do Pará, suco de limão, alho, sal e pimenta.

13. Bruschettas de tomate, manjericão e queijo estepe: além de deliciosas e permitirem uma variedade enorme de sabores, as bruschettas são uma ótima opção de jantarzinho leve e descontraído. Essa é uma receita simples e gostosa que leva tomate, manjericão e queijo estepe.

14. Salada de abobrinha com manjericão e parmesão: para um jantar caprichado, aposte nessa salada de abobrinha crua que fica perfeita quando combinada com ingredientes como o manjericão, que traz frescor, o limão, com um toque cítrico delicado, e o parmesão, que confere sal e profundidade ao molho.

15. Aperitivos de filé à parmegiana com manjericão: sabe aquele grande filé maravilhoso que você costuma sempre comer com arroz e batatas fritas? Aqui, você aprende a servir essa delícia em formato de aperitivos, perfeitos para acompanhar uma cervejinha em uma reunião entre amigos.

16. Sopa fria de melão e manjericão: essa sopa fria de melão e folhas de manjericão é uma sugestão de entrada super leve e deliciosa. Para preparar, tenha em mãos outros ingredientes como talo do aipo (salsão), cebola crua, sal e pimenta preta para temperar e deixar o prato com muito mais sabor.

17. Palitinhos com tomates, tofu e manjericão: além de muito simples, rápidos e práticos de fazer, esses palitinhos com tomates cereja, tofu e manjericão são entradinhas básicas que fazem o maior sucesso em qualquer ocasião! Sirva com molho pesto ou deixe azeite e sal ao lado para temperar.

18. Salada de pepino com manjericão: deliciosa, leve e refrescante, esta salada de pepino com manjericão é uma ótima opção para servir como entradinha, especialmente nos dias quentes do verão. Para temperar, aposte no sal do himalaia, azeite de oliva extra virgem e limão, que são uma combinação simples, porém deliciosa.

19. Palmiers de manjericão: que tal aprender a fazer em casa aperitivos de massa folhada combinada com folhas manjericão? É uma receita bem simples, gostosa e que leva poucos ingredientes saborosos, como alho, azeite de oliva, queijo parmesão ralado e sal. Espere esfriar para consumir!

Pratos quentes com manjericão

Foto: Reprodução / Gastrolândia

20. Frango com manjericão: esse é um incrível prato tradicional tailandês, conhecido como Gai Pad Bai Gapao, que é feito com frango salteado e manjericão. Você vai precisar de outros ingredientes como farinha, óleo vegetal, alho, cebola, shoyu, pimenta dedo de moça, caldo de frango, molho de ostras, açúcar, sal, arroz e ovo frito.

21. Camarão com manteiga de alcaparras, tomate cereja e manjericão: o que acha de dar uma boa variada no almoço de Páscoa, deixar o bacalhau de todos os anos de lado e preparar em casa esse incrível prato de camarões com manteiga de alcaparras, tomatinhos cereja e folhas de manjericão?

22. Pizza de mussarela de búfala e manjericão: essa deliciosa receita produz uma massa de pizza rica e bem úmida feita com batatas, que resulta em uma textura tenra e um sabor mais forte e marcante do que a massa comum. Para o recheio, aposte em mussarela de búfala, manjericão, tomates, alho, azeite e pimenta do reino.

23. Macarrão com molho de abacate e manjericão: esse é um macarrãozinho ótimo para o dia a dia, pois além de contar com um sabor surpreendente e ser fácil de fazer, fica pronto em mais ou menos 15 minutinhos. Além disso, é uma receita saudável feita com massa sem glúten, alho, manjericão, suco de limão, azeite e abacate.

24. Macarrão com tomates assados e manjericão: ideal para um almoço de domingo com a família, esse é um macarrão simples e repleto de sabor. Você vai precisar de ingredientes como a massa, tomates cereja assados, alho, azeite, manjericão, sal, pimenta e queijo gradana para ralar em cima.

25. Sopa de tomates com manjericão: simples de preparar, essa receita de sopa de tomates com manjericão rende duas porções e fica pronta em apenas 20 minutos. Entre os ingredientes saborosos e saudáveis, estão tomates, pimentão, alho, cebolinha verde, manjericão, sal, pimenta e azeite.

26. Risoto de frango, ervilha, limão siciliano e manjericão: o resultado dessa receita é um incrível risoto muito perfumado que conta com uma ótima combinação de sabores e pode ser servido com diferentes acompanhamentos, como uma farofinha de pão incrementada com amêndoas. Com certeza você vai amar!

27. Risoto de camarão com limão e manjericão: essa receita de risoto de camarão com limão e manjericão é perfeita para aquela hora em que você quer fazer um jantar para impressionar os convidados, porém não quer ter muito trabalho na cozinha. É um prato fácil, bonito e muito gostoso!

28. Farfalle ao pesto de manjericão e amêndoas: aqui, você aprende a preparar um prato saboroso e simples ideal para um jantar especial, já que o farfalle é considerado uma massa sofisticada quando combinado a determinados molhos. Portanto, aposte nesse molho ao pesto de manjericão com amêndoas e garanta uma refeição de sucesso!

29. Risoto de tomate com manjericão e queijo: para fazer em casa um irresistível risoto básico de tomate com manjericão e queijo, você vai precisar dos seguintes ingredientes: arroz arbóreo, manjericão, alho, tomate pelado, queijo minas ou mussarela de búfala, vinho branco seco, manteiga, cebola, azeite, pimenta do reino e sal.

30. Lasanha de tomate seco, manjericão e creme de mussarela e ricota: para os apaixonados por massas, essa é uma receita de lasanha maravilhosa que faz uma combinação infalível: tomate seco, queijos e parmesão. Tenha em mãos outros ingredientes como manjericão, ovos, requeijão, azeite, leite, sal e pimenta do reino.

31. Purê de batatas com manjericão: se você nunca experimentou uma versão de purê de batatas com manjericão, aproveite essa receita e corra para a cozinha! Ele leva apenas ingredientes simples como batatas, sal, leite, queijo parmesão e manjericão, e fica ótimo para acompanhar carnes, frangos ou peixes.

32. Macarrão com pesto de espinafre e manjericão: essa é uma receitinha saudável de macarrão que mistura espinafre e manjericão em um delicioso molho pesto, que fica com um sabor perfeito combinado entre os dois ingredientes. Para complementar, sirva o prato junto com uma saladinha bem colorida.

33. Espaguete Alfredo com linguiça defumada e manjericão: o resultado dessa receita é um espaguete cremoso, quente, saboroso e cheio de queijo, que é simplesmente impossível de resistir! Aqui, o molho Alfredo tradicional sofre uma pequena alteração e leva ingredientes como linguicinha fina defumada e manjericão. Vale a pena experimentar!

34. Arroz cozido com parmesão, mussarela e manjericão: que tal preparar em casa um arroz cozido divino para fugir um pouco do básico no dia a dia? É uma receita simples e saborosa que leva ingredientes como manteiga, mussarela de búfala, sal, queijo parmesão e manjericão fresca.

35. Macarrão com castanhas e manjericão: macarrão é sempre uma ótima alternativa para preparar refeições rápidas, deliciosas e nutritivas. Essa receita é simples e rápida de fazer, já que basta um punhadinho de castanhas e folhas de manjericão para transformar a massa em um prato muito mais especial.

36. Carne moída de frango com manjericão: essa carne moída de frango com manjericão é um prato marcante delicioso inspirado na culinária tailandesa, que além de ser bem versátil tem também a vantagem de ser light e econômico. O resultado é uma refeição bem temperadinha e saborosa!

37. Risoto de palmito, mini tomates e manjericão: aqui, você confere o passo a passo de um risoto vegetariano super gostoso, que sem dúvidas vai agradar até mesmo os amantes de carne! Entre os ingredientes, estão cebola, vinho branco seco, manteiga, caldo de legumes, parmesão, palmito, mini tomates, manjericão, polpa de tomate, azeite, sal e pimenta do reino.

Salgados variados com manjericão

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

38. Panqueca de manjericão: as panquecas são comidinhas rápidas, práticas e deliciosas para aqueles dias de correria que você não tem tempo para dedicar à cozinha. Essa é uma receita básica ideal para o almoço ou jantar, que conta com poucos ingredientes e vai matar a sua fome no maior estilo!

39. Torta de tomate com manjericão: além de linda, gostosa e super leve, essa tortinha simples de tomate com manjericão é bem fácil de fazer e ótima opção para um jantar em dia de semana. Tenha em mãos ovos, leite, requeijão, sal e pimenta do reino, além, é claro, dos tomatinhos e folhas de manjericão.

40. Pãezinhos perfumados com manjericão e orégano: esses pãezinhos são super gostosos e valem a pena fazer em casa para um café da manhã caprichado ou lanchinho da tarde, já que ficam leves, macios e as ervas frescas ainda os deixam com um sabor irresistível. Para ficar ainda melhor, experimente passar uma manteiga enquanto ele estiver quentinho.

41. Pãozinho de abóbora e manjericão: para fazer esse pãozinho de abóbora e manjericão, basta você seguir uma receita base simples do tradicional pão de batata, porém a única diferença é que a abóbora é mais úmida e por isso precisa de um pouco mais de farinha de trigo para dar ponto.

42. Quiche de tomate, queijo e manjericão: extremamente fácil de fazer e simplesmente maravilhosa, essa quiche fica com uma massa bem leve e é recheada com ingredientes que combinam perfeitamente entre si: tomate, queijo e manjericão. O resultado você já imagina que é imperdível, né?

43. Quiche de mussarela de búfala com tomate seco e manjericão: essa quiche é uma ótima opção para uma refeição leve e gostosa nos dias quentes do verão, pois fica perfeita quando combinada com uma saladinha caprichada de folhas variadas e frutas. O recheio da quiche leva mussarela de búfala, tomates secos e manjericão.

44. Pão de manjericão: essa pão salgado de manjericão é uma delícia e também super fácil de fazer em casa a qualquer hora do dia, pois é perfeito para acompanhar uma boa xícara de café. Tenha em mãos ingredientes como ovos, leite, azeite, açúcar, sal, cebola, folhas de manjericão, fermento e farinha.

45. Croquete de batata e pesto de manjericão: quer um aperitivo salgado mais atrativo do que esse para acompanhar uma cervejinha bem gelada? Perfeito para fazer em casa e se deliciar com os amigos, o croquete de batata com pesto de manjericão é fácil de fazer e leva apenas ingredientes simples.

46. Muffin de queijo, tomate e manjericão: se você gosta de servir muffins em festas de aniversário ou ocasiões especiais variadas, não pode deixar de conhecer essa receita básica, porém extremamente gostosa, que é feita com tomate picadinho, folhas de manjericão e queijo coalho.

47. Crepe de manjericão: que tal inovar nas receitas de crepe básicas e preparar um prato simples e com novos sabores? Aqui, a panqueca tem massa de manjericão e a sugestão de recheio é peito de peru, cheddar e mussarela com um molho rosê espetacular. São pequenas mudanças que vão fazer a diferença na sua refeição!

Sobremesas com manjericão

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

48. Cheesecake de limão e manjericão: essa é uma receita especial para quem não dispensa um bom cheesecake de sobremesa aos finais de semana. Repleta de sabor, essa delícia rende 14 unidades e leva ingredientes como nata, cream cheese, açúcar, gelatina, água, suco de limão e manjericão.

49. Cupcakes de limão e manjericão: se tem uma festinha de aniversário em vista, não deixe de preparar essa maravilhosa receita de cupcakes de limão e manjericão, que combina um docinho com o azedo na medida certa e resulta em uma sobremesa simples e simplesmente perfeita!

50. Bolo mousse de chocolate com calda de manjericão: já pensou em preparar uma sobremesa que combina pão de ló, chocolate e uma refrescante calda de gengibre e manjericão? A receita leva creme de leite, ovos, açúcar, farinha de trigo, avelã, água, chocolate 70% cacau, gengibre e manjericão.

51. Sorvete de manjericão com calda de framboesa: essa é uma receita de sobremesa fácil que você não vai se arrepender de preparar, pois, além de gostosa, é extremamente refrescante e leve. O sorvete é feito com leite condensado, creme de leite, essência de baunilha e manjericão. Já para a calda, você vai precisar apenas de açúcar e framboesas.

52. Sorbet de limão siciliano e manjericão com calda de morango: em dias muito quentes, nada melhor do que servir em casa sobremesas geladinhas e refrescantes, como é o caso desse delicioso sorbet de limão siciliano e manjericão incrementado com uma incrível caldinha de morango.

53. Torta de limão e manjericão: que tal dar um toque especial na torta de limão básica acrescentando folhas de manjericão na receita da cobertura, que deixam um gostinho no fundo da boca apaixonante? Ela leva também leite condensado, creme de leite, suco de limão, chocolate branco e gelatina incolor.

54. Purê de maçã verde e manjericão: quer preparar uma receitinha doce diferente? Aposte nesse saboroso purê feito com chá, que leva entre seus ingredientes apenas maçãs verdes, água mineral e folhas frescas de manjericão. É uma receita perfeita para acompanhar carnes assadas!

55. Sorvete de manjericão com calda de frutas vermelhas: apesar de parecer exótico e complicado, esse sorvetinho de manjericão com calda de frutas vermelhas é muito simples de preparar e também resulta em um sabor maravilhoso! Além disso, a receita conta apenas com três ingredientes: leite condensado, creme de leite e manjericão.

56. Bolo com pêssegos caramelizados e calda de manjericão: excelente pra absorver caldas geladas, sorvetes ou mousses, esse bolo com pêssegos caramelizados e caldinha de manjericão é também muito leve e conta com um sabor bem suave, perfeito para você matar a vontade de doce a qualquer momento do dia.

Bebidas com manjericão

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

57. Suco de morango, bergamota e manjericão: esse é um suco delicioso e super refrescante feito com morangos, água gelada, duas folhas de manjericão, adoçante ou açúcar e também bergamota, frutinha muito popular no sul do Brasil que também é conhecida como tangerina, mexerica ou poncã.

58. Suco de abacaxi, rúcula e manjericão: para enfrentar o calor com saúde e muito sabor, prepare essa receita super nutritiva e refrescante de suco de abacaxi, rúcula e manjericão, que traz diversos benefícios para o corpo. Se achar necessário adoce com mel, açúcar demerara ou outro adoçante de sua preferência.

59. Suco de morango e manjericão: ideal para refrescar e hidratar, esse suco é bem gostoso e conta com um sabor exótico. Você vai precisar de morangos, folhinhas de manjericão, água, mel e gelo a gosto. Para uma bebida diet e de poucas calorias, substitua o mel por algum adoçante.

60. Caipirinha com limão siciliano, pimenta rosa, manjericão e mel: aprenda a preparar essa incrível caipirinha de cachaça feita com limão siciliano que leva pimenta rosa para salpicar cor e sabor, folhinhas de manjericão para refrescar e perfumar, e mel, para adoçar e dar um toque final bem especial à bebida.

Qual foi a sua escolhida? São receitas variadas e muito saborosas, que combinam com diferentes ocasiões e sem dúvidas vão agradar todos os tipos de paladares! Se você é fã de manjericão, aposte no cultivo da erva em uma hortinha caseira, para poder desfrutar de seu cheirinho e sabor sempre que tiver vontade!

PARA VOCÊ