18 receitas com tâmara superversáteis para inovar o menu

Escrito por                          

Com um sabor muito característico e refinado, a tâmara é uma fruta rica em diversos minerais e com altos níveis de fibras e vitaminas, que podem trazer inúmeros benefícios para a saúde. Na lista abaixo, você pode conferir algumas opções bem gostosas e diferentes para adicionar essa frutinha ao seu cardápio. Confira:

Bolos e tortas com tâmaras

1. Torta de chocolate com tâmaras: aqui, as tâmaras substituem o açúcar e ajudam a adoçar a torta de chocolate. Mais saudável, essa opção também utiliza óleo de coco e avocado para deixar o creme bem firme! Para dar aquele toque final, você pode polvilhar nibs de cacau, chocolate picado ou raspas de limão quando for servir!

2. Brownie de castanha com tâmaras: ainda seguindo a linha de comidas saudáveis, esse brownie de castanhas com tâmaras possui um alto nível nutricional e é extremamente saboroso. Uma dica na hora do preparo: como a massa fica pegajosa, você pode umedecer as pontas dos dedos com água para distribuir a massa com mais facilidade.

3. Cheesecake fit com tâmaras: um pouco diferente, essa cheesecake não é montada em uma forma, mas sim direto no prato! Então, aqui, ela é feita em três etapas: a base (uma farofa crocante), o creme e a cobertura. O resultado final é uma sobremesa inovadora e muito gostosa!

4. Bolo de maçã com tâmaras: a lista de ingredientes é um pouco extensa, mas o modo de preparo desse bolo é muito simples. Basta misturar o óleo, o açúcar mascavo, as tâmaras e os ovos até obter uma massa espessa. Em outra tigela, adicione os ingredientes secos e acrescente a mistura líquida até incorporar tudo. Por último, adicione a maçã e as nozes, transfira para uma forma e leve para assar!

5. Bolo de tâmaras com caramelo: quer incrementar o seu bolo de tâmaras de maneira simples e bem gostosa? Então aposte em uma calda de caramelo, que é feita com açúcar cristal, manteiga e creme de leite. Para finalizar, polvilhe sobre o bolo um pouco de gengibre cristalizado. Fica um charme!

6. Muffins de tâmara: muffins são bolinhos leves e individuais perfeitos para servir no café da tarde ou levar em um piquenique com a família. Simples, essa versão de tâmara fica pronta rapidinho. Anote aí os ingredientes: farinha de trigo, açúcar, canela, sal, noz-moscada, fermento em pó, leite, óleo e ovo.

7. Tortinha de chocolate com tâmaras: que tal preparar uma tortinha de chocolate com tâmaras que, além de ser supersaborosa, também é funcional e vegana? Para isso, tenha em mãos chocolate 60%, biomassa de banana verde, leite vegetal da sua preferência, castanhas, coco ralado e, claro, tâmaras.

8. Tortinha de morango com tâmaras: mais uma receita vegana, essa tortinha de morango também é crudívora e sem glúten! Ou seja, não vai ao fogo ou ao fogão e também é liberada para os celíacos. O modo de preparo é bem fácil e você vai tirar de letra, confira!

Outros doces e receitas variadas com tâmaras

9. Brigadeiro de tâmara: que tal fazer um brigadeiro de tâmara de maneira fácil, prática e rápida? Então comece hidratando as tâmaras. Em seguidas, coloque-as em um liquidificador e adicione a castanha-do-pará, a chia, o cacau em pó e o óleo de coco. Bata tudo muito bem e está pronto! Agora é só enrolar e passar no gergelim.

10. Doce de tâmara: amêndoas, tâmaras sem caroço, chocolate em pó, canela e óleo de coco são os ingredientes que compõem esse docinho saudável e bem gostoso! A dica para servir é enrolar a massa em formato de bolinhas, como se fosse brigadeiro.

11. Doce de biomassa com tâmaras: com apenas dois ingredientes, – biomassa de banana verde e tâmaras – você consegue preparar um doce delicioso para comer com pães e biscoitinhos. É só bater tudo muito bem no mixer e está pronto! Como essa fruta já é docinha, não precisa adicionar açúcar.

12. Trufa de tâmara vegana: quem é vegano vai se apaixonar por essas trufas! Sem ingredientes de origem animal, os docinhos ficam leves e supergostosos. Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos e enrolar a massa em formato de bolinhas.

13. Docinho de tâmara e nozes: você não vai acreditar na praticidade desse doce: basta cortar as tâmaras ao meio e rechear com as nozes picadinhas! Simples, ele é perfeito para deixar pronto em um pote e beliscar ao longo do dia e matar aquela vontade de comer um docinho.

14. Mousse de maracujá com tâmaras: quem é intolerante à lactose pode se esbaldar com essa mousse de maracujá, que não leva leite em sua composição. Para uma versão vegana, você pode usar agar-agar ao invés de gelatina incolor. A textura ainda fica firme e bem linda!

15. Doce de leite saudável: para preparar um doce de leite mais saudável, basta levar a um liquidificador abacate, mamão papaia e tâmaras em pedaços e bater bem, até obter uma mistura lisa e homogênea. Você pode servir com pães, frutas ou simplesmente comer puro!

16. Shake de banana com tâmaras: shakes são ótimas opções de bebida para tomar depois daquele treino puxado na academia. E aqui, você aprende a preparar uma versão bem gostosa feita com bananas e tâmaras. Para uma versão totalmente vegana, utilize o leite vegetal da sua preferência.

17. Geleia de morango com tâmaras: com apenas três ingredientes – morangos, chia e tâmaras sem caroço – é possível preparar uma geleia gostosa e perfeita para comer no café da manhã ou no lanche da tarde. Antes de servir, leve o doce à geladeira por cerca de qautro horas ou até a chia hidratar e deixar a geleia consistente.

18. Pimentões recheados com um toque de tâmaras: para finalizar essa lista, uma receita salgada e muito gostosa! Atenção para os ingredientes: pimentões amarelos, vermelhos e verdes, arroz, cúrcuma, lentilha, cebola, alho, manteiga, pinolis, tâmaras secas, cominho, sal, pimenta, azeite e creme de leite azedo.

Ficou com água na boca só de ler essas receitas? Então escolha a sua opção preferida e corra para a cozinha para preparar! E não deixe de conferir essa lista de receitas com castanha-do-pará muito gostosas e versáteis.

PARA VOCÊ