36 receitas de bolo de micro-ondas que você pode fazer em menos de 5 minutos

Escrito por                          

Quem ainda não tem muita experiência na cozinha ou simplesmente morre de preguiça de perder tempo preparando receitas de sobremesas muito elaboradas, pode preparar bolos simples, práticos e fáceis no micro-ondas em menos de dez minutos, já que o utensílio serve como a melhor alternativa rápida ao cozimento tradicional no forno.

Bastante versáteis, os bolos podem ser feitos nos mais variados sabores, tamanhos e tipos, tanto para comer em casa e se deliciar com a família quanto para uma ocasião especial, festa de aniversário ou até mesmo em versões de canecas, que são uma opção perfeita para servir a sobremesa aos convidados após o jantar.

Além disso, você pode utilizar o micro-ondas para também preparar receitas de bolos mais saudáveis e menos calóricas, em versões sem cobertura ou recheios e apostando em ingredientes do bem que contribuem com a boa forma e a saúde de quem está fazendo dietas para emagrecer.

Acompanhe abaixo algumas boas sugestões de receitas de bolo de micro-ondas (das light até as engordativas) e arrase na cozinha!

Bolos de chocolate de micro-ondas

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Mini brownie de micro-ondas: além de contar com ingredientes super simples, essa receita de brownie de micro-ondas fica pronta em apenas um minuto e é simplesmente deliciosa, pois fica com um gosto intenso de chocolate e uma consistência perfeita, com a massa bem molhadinha.

2. Bolo pão de mel: se pão de mel já é bom, imagine um pão de mel em versão gigante. A receita é de dar água na boca, fácil de preparar e conta com o seguintes ingredientes: ovos, leite condensado, leite, mel, açúcar mascavo, cacau em pó, cravo, canela, noz moscada, fermento, bicarbonato, farinha de trigo. Para a cobertura, misture creme de leite com chocolate meio amargo.

3. Bolo de chocolate rápido: quer aprender a preparar um bolinho de chocolate gostoso que fica pronto em apenas cinco minutos? Siga o passo a passo simples dessa receita prática que leva somente cinco ingredientes. São eles: ovos, açúcar em pó, farinha, chocolate para culinária e manteiga.

4. Bolo nega maluca de micro-ondas: o resultado desse bolo nega maluca fica exatamente o contrário do que muitos pensam das receitas de micro-ondas, pois em vez de seco e borrachudo, ele fica macio, molhadinho e muito saboroso. Além disso, ele fica pronto em 20 minutos com direito a caldinha!

5. Bolo de alfarroba: se você precisa preparar rapidamente um bolo saboroso, aposte nessa receita prática de micro-ondas que leva apenas sete minutos para ficar pronta, substitui o chocolate por farinha de alfarroba e conta com outros ingredientes simples como ovos, açúcar, farinha e manteiga.

6. Bolo de chocolate e cereja de micro-ondas: essa receita de micro-ondas leva 20 minutos para ficar pronta e resulta em um bolinho fofinho, com bastante chocolate e de quebra com alguns mimos a mais, como cerejas e bolinhas crocantes, que fecharam a sobremesa com chave de ouro.

7. Bolinho de Ovomaltine: a melhor parte dessa receita é que o delicioso bolinho fica pronto em menos de dois minutos e você pode adaptar a sobremesa da forma que preferir. Porém, apesar de ser simples de preparar, lembre-se que você terá que consumir logo após ficar pronto, pois depois endurece.

8. Bolinho na xícara com Nutella: por contar com ingredientes que fazem toda a diferença na consistência e no sabor, esse bolinho na xícara com Nutella fica delicioso, com um gostinho bem suave, massa úmida na medida certa e uma textura incrivelmente fofinha. Receita simples, prática e perfeita para fazer em casa a qualquer hora do dia!

9. Bolo de chocolate branco: já para os apaixonados por receitas com chocolate branco, essa aqui não leva fermento, é preparada no micro-ondas rapidamente e conta com outros ingredientes simples como açúcar, manteiga sem sal, ovos, extrato de baunilha, farinha de trigo, sal e nozes.

10. Bolo de chocolate vegano: aqui você aprende a fazer em casa um saboroso bolo de chocolate vegano, que é simples, bem macio e simplesmente irresistível. Para a ganache, você vai precisar de chocolate sem leite, leite de coco e agave para adoçar. Já para a massa, tenha em mãos cacau em pó puro e sem açúcar, farinha de trigo, açúcar mascavo, bicarbonato de sódio e sal.

Bolos de caneca de micro-ondas

Foto: Reprodução / Fru Fruta

11. Bolo de fubá de caneca: vegano, sem glúten, sem lactose e sem ovos, essa receita de bolo de fubá feito no micro-ondas é perfeita para um café da manhã caprichado ou lanchinho da tarde. Ele é super fofo, macio e úmido, demora somente dois minutos para ficar pronto, só tem gordura boa (óleo de coco) e é repleto de fibras, pois leva linhaça entre seus ingredientes.

12. Bolo de caneca de chocolate: quer coisa melhor do que acordar e comer um bolinho de chocolate delicioso, sem glúten, sem lactose, sem açúcar e que fica pronto em menos de dois minutos? A receita leva somente ingredientes do bem, como claras, farinha de ovo, cacau, agave e água.

13. Bolo de caneca sem glúten: que tal preparar um bolinho super fofinho e saboroso que leva farinha sem glúten, leite, ovos, chocolate e açúcar? Basta misturar todos os ingredientes na caneca e levar ao micro-ondas por cerca de três minutos. Se preferir, você pode substituir os ovos por ¼ de maçã bem cozida (ou em purê).

14. Brownie de caneca: apesar de não ficar idêntico ao brownie tradicional que costuma ter aquela casquinha sequinha por cima, esse bolinho de caneca é muito gostoso e vale super a pena preparar em casa. Entre os ingredientes, estão amêndoas, farinha de trigo, açúcar, chocolate em pó, óleo e água.

15. Bolo de caneca de Nutella: com apenas quatro ingredientes, é possível preparar esse incrível bolinho de caneca de Nutella, que além de macio, fofinho e muito saboroso, é também super rápido e prático para fazer em casa em qualquer ocasião. Ao final, adicione uma colher de Nutella por cima, além de algumas gotinhas de chocolate belga.

16. Bolo de doce de leite de caneca: está com vontade de comer um doce daqueles bem engordativos? Aposte nessa deliciosa receita de bolo de doce de leite de caneca feita no micro-ondas, que é fácil e rápida de preparar, não faz sujeira na cozinha, deixa um cheirinho incrível na casa inteira e ainda por cima fica extremamente saborosa.

17. Bolo salgado de caneca: se você procura por uma receita de bolo prática e diferente, não pode deixar de conhecer esse bolinho salgado feito na caneca, que é feito em apenas três minutos e pode ser uma ótima opção de café da manhã ou lanche da tarde. Você vai precisar de ovos, farinha de trigo, óleo, leite, fermento, sal, queijo e calabresa.

18. Bolo de caneca integral: quem não gosta de um bolo de chocolate bem fofinho, quentinho e saboroso? Essa é uma receita super simples, rápida e que resulta em uma sobremesa deliciosa, leve e saudável, já que conta com ingredientes como ovos, leite desnatado, cacau em pó, azeite e farinha de trigo integral.

19. Bolo de caneca vegano: perfeito para aquele momento que você precisa de um docinho rapidamente sem ter muito trabalho na cozinha, esse bolo de caneca feito no micro-ondas é também vegano, sem lactose, sem glúten, não leva açúcar refinado e nem ingredientes como farinha de trigo, margarina e ovos.

20. Bolo arco íris de caneca: além de super divertido, esse bolinho de arco íris de caneca feito no micro-ondas em menos de um minuto fica bem bonito e super gostoso. Tenha em mãos os seguintes ingredientes: manteiga, açúcar, farinha, ovos, fermento, bicarbonato de sódio, extrato de baunilha, corante alimentício em gel e chantilly.

Bolos de frutas de micro-ondas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

21. Bolo de coco: ideal para um café da manhã especial ou para a sobremesa aos finais de semana, esse bolinho de coco é super gostoso e combina perfeitamente com uma boa xícara de café. Ele é feito com os seguintes ingredientes: ovos, leite de coco, leite integral, açúcar, coco ralado, farinha de trigo, fermento e óleo.

22. Bolo de framboesa: para preparar esse bolinho de framboesa funcional, você vai precisar de apenas cinco minutinhos e de ingredientes que, além de saborosos, são também leves e saudáveis, para você poder comer a sobremesa sem culpa a qualquer hora do dia. Sirva com mel e mais framboesas!

23. Bolo de banana de micro-ondas: essa é uma receita de micro-ondas super rápida de preparar que resulta em um bolinho de banana incrível. Entre os ingredientes, estão bananas, ovos, óleo, açúcar mascavo, farinha sem glúten, farinha de amêndoas, coco ralado, nozes, essência de baunilha e fermento em pó.

24. Bolo de banana com ganache de doce de leite: super fofinho e preparado no micro-ondas, esse bolo de banana com ganache de doce de leite com certeza vai agradar a todos os paladares, pois é também macio, úmido na medida certa e extremamente delicioso. Além disso, é uma receita prática que fica pronta em menos de dez minutos.

Bolos de micro-ondas que podem na dieta

Foto: Reprodução / Pitadinha

25. Bolo de cenoura integral: imagine preparar um bolo quentinho, saudável e saboroso em apenas dez minutos? Tanto a massa do bolo quanto sua calda são feitas no micro-ondas e você precisará somente misturar ingredientes como cenouras, ovos, farinha de rosca, farinha de trigo integral, açúcar, óleo e fermento em pó.

26. Bolo de micro-ondas sem lactose, glúten e açúcar: considerado perfeito para um super café da manhã ou lanchinho, esse bolo de micro-ondas é sem glúten, sem lactose, não leva açúcar, conta com proteínas (ovos), boas fontes de carboidratos (farinha de aveia), gorduras boas (amêndoas) e também rico em fibras (biomassa de banana verde).

27. Bolo de paçoca sem glúten e sem lactose: tem como melhorar ainda mais uma receita incrível como essa? O bolo fica pronto em cinco minutos, é super saboroso, sem glúten, sem lactose e conta somente com ingredientes do bem, como ovos, pasta de amendoim, leite de coco, coco ralado, adoçante culinário e fermento em pó.

28. Bolo de banana sem farinha e sem açúcar: essa receita de bolo de banana no micro-ondas é daquelas que você pode comer sem culpa durante uma dieta para emagrecer, já que não leva farinha, leite e nem açúcar. Além disso, ela fica deliciosa, é muito simples de fazer em casa e você pode incrementar polvilhando com aveia em flocos finos.

29. Bolo funcional de micro-ondas: para quem adora receitinhas práticas e saudáveis que ajudam a matar aquela fome de doce no final da tarde, aprenda a preparar esse bolo funcional de micro-ondas, que fica pronto em dois minutos, é muito gostoso e perfuma a casa inteira com o cheirinho de banana com canela.

30. Bolo de whey protein de micro-ondas: se o objetivo é incluir mais proteínas no seu dia a dia, aposte nessa receita de bolo de whey protein feita no micro-ondas, que além de prática, simples e rápida, é também saudável e deliciosa. Entre os ingredientes, estão também bananas, aveia, clara de ovo, óleo de coco e canela.

31. Bolinho de chocolate lowcarb: o resultado desse bolo de chocolate fica perfeito, já que ele é bem molhadinho, ajuda a saciar a fome por mais tempo, é muito fácil de preparar, tem baixos carboidratos e ainda conta com gorduras boas. Misture bem todos os ingredientes e deixe no micro-ondas por um ou dois minutos.

Bolos de micro-ondas que você vai se apaixonar

Foto: Reprodução / Sal de Flor

32. Bolo churros de micro-ondas: se você ama bolos de churros mas não tem muita paciência de preparar a versão tradicional, aposte nessa receita feita no micro-ondas, que fica pronta em poucos minutos e resulta em uma sobremesa igualmente irresistível. Dica: ao terminar, deixe o bolo descansar por cinco minutos dentro do micro-ondas.

33. Bolo de amendoim de micro-ondas: essa é uma receita de bolo sem glúten e sem lactose feito com pasta de amendoim que é ideal para quem está de dieta ou tentando uma reeducação alimentar. Além do sabor maravilhoso, ele fica pronto em cinco minutos e conta somente com ingredientes simples e acessíveis.

34. Bolo de cenoura de micro-ondas: que tal experimentar em casa uma versão de bolo de cenoura deliciosa, com uma textura incrível, saudável e que seja bem simples de preparar? Tenha em mãos os seguintes ingredientes: cenoura cozida, ovo, farelo de aveia, leite desnatado, adoçante culinário e fermento.

35. Bolo de cenoura com especiarias e nozes: se você precisa de uma sugestão de sobremesa bem gostosa sem que precise ficar muito tempo na cozinha, conheça esse bolo de cenoura inovador preparado com especiarias e nozes, que conta com um sabor e textura especiais e de quebra não leva nada de trigo na preparação.

36. Bolo de nozes com iogurte: perfeito para acompanhar um cafezinho ou uma xícara de chá, esse bolo de nozes com iogurte natural é daqueles simples, porém que não deixam a desejar no sabor e consistência. Dica: se quiser incrementar com uma cobertura de chocolate ao leite, é simples: derreta uma barra de 180 gramas no micro-ondas e despeje no bolo ainda quente.

O que achou? É uma receita mais incrível que a outra que, além de super saborosas e irresistíveis, são extremamente fáceis, práticas e rápidas de preparar. Escolha a sua preferida acima, separe cinco minutos do seu tempo e não espere o dia acabar para fazer uma bela sobremesa!

PARA VOCÊ