14 receitas com vieiras para fazer bonito em ocasiões especiais

Com sabor leve e sofisticado, as vieiras são moluscos de carne branca leve, suculenta e macia, comuns na Europa, América do Norte e Japão. Aqui no Brasil normalmente são vendidas congeladas, algumas vezes dentro da concha e algumas, fora.

Por causa do preço bastante salgado não é muito comum encontrarmos vieiras em qualquer mercado ou em menus de restaurantes, por isso, se você quiser fazer o fruto do mar vale pensar em servi-lo em ocasiões especiais, com muito capricho.

Para ajudar no preparo dessa refeição sofisticada, confira uma seleção de 14 receitas com vieiras, algumas super fáceis de fazer e algumas um pouquinho mais elaboradas. Lembre-se de que é importantíssimo prestar bastante atenção no tempo de cozimento. Confira a seleção e aproveite!

Entradas e aperitivos com vieiras

Foto: Reprodução / Sociedade da mesa

1. Vieiras salteadas: essa receita de vieiras salteadas é imperdível. São apenas seis ingredientes: vieiras, manteiga, ervas frescas, cachaça, sal e pimenta-do-reino. É só dourar as vieiras em uma frigideira e flambar com a cachaça por último. Confira como fazer!

2. Tartar de vieiras: o tartar de vieiras é perfeito para o verão. Além das vieiras, você vai precisar de ingredientes leves e marcantes como a uva verde e o gengibre que harmonizam perfeitamente com o sabor do molusco. Acrescente, também, limão siciliano e pancetta curada.

Publicidade

3. Carpaccio de vieiras: com molho de limão e pimenta-do-reino, esse prato é ideal para servir de entrada em um jantar para duas ou três pessoas. Para acompanhamento, utilize o creme de leite fresco para fazer um creme delicioso. Aproveite!

4. Vieiras, mousseline de couve-flor e vinagrete de avelãs: sofisticado e cheio de sabor, esse prato deve ser servido em ocasiões muito especiais. O sabor da couve-flor, do limão siciliano e das avelãs harmonizam perfeitamente com as vieiras. Prepare com muito carinho e o sucesso será garantido.

5. Vieiras com manteiga de limão e alho crocante: extremamente saborosa, as vieiras com manteiga de limão vão encantar seus convidados. O preparo é muito simples e fácil de fazer: frite o alho em uma frigideira separada, faça a manteiga de limão em uma panela e junte com as vieiras ao final.

6. Vieiras com carpaccio de maçã verde: delicado e com um sabor incrível, esse carpaccio de vieiras faz uma combinação incrível com a leveza da maçã verde. Os ingredientes são simples – você só vai precisar de vieiras, maçã verde, limão siciliano, manteiga, água e vinho branco. Aproveite para fazer o maior sucesso em um jantar especial.

Publicidade

Pratos principais com vieiras

Foto: Reprodução / FRANCINHA

7. Espaguete com vieiras, limão e vinho branco: quer combinação melhor do que uma boa massa com frutos do mar? Essa receita de espaguete com vieiras, limão siciliano, vinho, queijo e manteiga não tem como não agradar a todos os convidados. Experimente!

8. Lagosta, vieiras e camarões ao zabaione de champagne: esse prato vale ser dedicado a uma ocasião especial. Os ingredientes – vieiras, lagosta e camarões – são sofisticados e extremamente saborosos. O toque final fica por conta do creme zabaione de champagne colocado para levar ao forno e gratinar. Delicioso!

9. Linguine com tinta de lula e vieiras: outra opção mais requintada com vieiras é o linguine com tinta de lula e o fruto do mar. O molho é feito com limões taiti e siciliano, manteiga, leite, farinha e noz-moscada. A combinação de sabores é de deixar qualquer um com água na boca.

10. Vieiras com salada de caranguejo: aqui, as vieiras são feitas com manteiga temperada com alho, raspas de limão e folhas de tomilho salpicadas. A salada de caranguejo tem um toque asiático e leva o molho tailandês “nam pla” e macarrão de arroz. Vale a pena experimentar!

11. Vieiras com purê de couve-flor e caramelo: cheio de detalhes e texturas, esse prato é feito com vieras na manteiga, um caramelo de ras el hanout, purê de couve-flor e velouté de cominho. A montagem é um pouco mais trabalhosa e precisa de atenção, mas o prato fica delicioso.

12. Vieiras salteadas e aspargos: simples e fácil de fazer, essa receita pode ser servida tanto no almoço como em um brunch. A combinação clássica de aspargos com presunto cru levados ao forno junto com vieiras salteadas é imperdível. Confira como fazer.

13. Vieiras com coco e gengibre: a combinação de sabores dessa receita vai surpreender qualquer um. O delicado sabor das vieiras com molho feito com leite de coco, gengibre e pimenta malagueta fazem a combinação perfeita. Experimente e surpreenda-se!

14. Risoto com vieiras e açafrão: opção prática e fácil de fazer, esse risoto leva vieiras, açafrão, vinho branco seco, limão siciliano e manteiga. Ideal para preparar em um almoço no final de semana, a receita serve 4 pessoas.

Agora é só escolher a sua receita com vieiras preferida, caprichar na montagem da mesa e receber convidados especiais para uma refeição maravilhosa e sofisticada que não será esquecida. Lembre-se de que quanto mais frescas as vieiras estiverem, mais gostosas elas ficam. Aproveite!

Publicidade