27 receitas de capeletti que são como um carinho na alma

Escrito por Giovanna Pedrosa

O capeletti é um tipo de macarrão que imita o formato de um chapéu e, geralmente, é recheado com carne ou frango. É uma opção de massa já bastante conhecida e apreciada, principalmente por ser simples de preparar e ter um valor em conta.

Por ter um sabor neutro, é possível fazer as mais diversas combinações de molhos e recheios. Não dá para enjoar de comer capeletti, pois cada versão nova é uma surpresa boa!

Confira agora mesmo 27 opções de capeletti e se presenteie com esse agrado.

Receitas de massa de capeletti

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

1. Massa tradicional de capeletti: aprender a fazer a massa do macarrão é o primeiro passo para a refeição perfeita. E você ainda evita conservantes e corantes, o que deixa o prato mil vezes mais saudável! Para essa versão tradicional, você vai precisar apenas de ovo e farinha.

2. Massa de capeletti recheada: se praticidade é o seu sobrenome, essa opção tem tudo a ver com você. A receita ensina a fazer um macarrão capeletti recheado com mussarela, bacon e salsinha, o que dá um diferencial para o prato. Sirva com um molho simples e já fica perfeito!

3. Massa de capeletti com massa de pastel: utilizar a massa de pastel para fazer o seu capeletti já adianta metade do processo. Como você consegue encontrar a massa em qualquer supermercado, só vai ter o trabalho de cortar e cozinhar o macarrão. Recebeu uma visita de última hora? Essa receita é perfeita para resolver esse imprevisto!

4. Massa de capeletti de micro-ondas: essa é outra opção de massa que não pede muitos esforços. O micro-ondas facilita muito o processo, pois ele faz boa parte do trabalho por você. Além disso, o preparo fica muito mais rápido e a massa fica ainda mais sequinha.

Receitas de sopa de capeletti

Foto: Reprodução / Cozinha dal bó

5. Sopa de capeletti gaúcha: a sopa de capeletti, também conhecida como capeletti in brodo, é uma ótima escolha para dias mais gelados. O destaque desse prato está no caldinho, que evidencia o sabor e deixa tudo mais aconchegante. Sirva com uma carne de sua preferência.

6. Sopa rápida de capeletti: para fazer essa sopa, você vai precisar de água, caldo de galinha, cenoura, cebola e, é claro, capeletti. O preparo consiste em, basicamente, cozinhar os ingredientes e batê-los no liquidificador, levar para a panela junto com o capeletti e deixar cozinhar. Não se esqueça de aproveitar o caldo!

7. Sopa de capeletti com carne e legumes: a sugestão, aqui, é acompanhar a sopa de pedacinhos de carne e legumes. Você pode escolher aqueles que você mais gosta, mas os clássicos, como a batata e a mandioquinha, sempre fazem sucesso!

8. Sopa de capeletti com batata e cenoura: essa é uma receita que leva poucos ingredientes e temperos, por isso, é a opção ideal para quem gosta de um sabor mais suave. O ponto ideal do capeletti, aqui, é mais macio, mas você também pode deixá-lo al dente.

9. Sopa de capeletti com frango: o diferencial desse prato está no caldo, que conta com uma combinação de ingredientes e é bem temperadinho. Para preparar aí na sua casa, separe salsão, cebola, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino, cenoura e sal. A sopa também é acompanhada de peito de frango cozido.

10. Sopa de capeletti com carne e mortadela: a mortadela é o ingrediente que se destaca nessa sopa de capeletti, tornando essa receita bastante especial. Além disso, dois tipos de carnes são usadas para acompanhar o macarrão, sendo uma ótima pedida para os carnívoros.

11. Sopa de capeletti de frango caipira e cenoura: aprenda a fazer essa receita básica, em que o frango é combinado com cenoura, cebola e alho. Essa versão tem um toque especial de comidinha caseira feita pela vó no almoço de domingo. Quer coisa melhor?

12. Sopa de capeletti ao molho de carne: aqui está outra sopinha maravilhosa que você não pode deixar de provar. O recheio é feito com uma carne vermelha levemente refogada e bem temperadinha. A receita também leva maionese, para dar mais liga na massa.

Receitas de capeletti com carnes

Foto: Reprodução / Panelaterapia

13. Capeletti de carne e parmesão: essa é a opção ideal para quem quer fugir do comum, mas sem se arriscar tanto assim. A receita ensina a fazer um molho vermelho com manjericão e vinho branco, que dá um toque diferente e novo. Uma massa pronta é utilizada para preparar o capeletti, mas você pode seguir as receitas de massa caseira e fazer a sua própria versão.

14. Capeletti com frango e requeijão cremoso: o diferencial dessa receita está no molho, que é feito com manteiga e sálvia. O recheio do macarrão leva frango e requeijão cremoso, além de diversos temperos. Para finalizar com excelência, capriche no queijo parmesão por cima.

15. Capeletti de carne moída e ovo: assim como a maioria das receitas de capeletti, o preparo dessa versão pode ser dividido em duas partes – massa e recheio. A massa, aqui, é feita como de costume, apenas com uma adição de sal. O recheio fica por conta da carne moída e do ovo.

16. Capeletti de filé de frango com massa pronta: essa versão é feita à base de massa de capeletti com recheio de frango, tomate, filé de frango e catupiry. O tempero do prato fica por conta da cebola, do alho, do alecrim, da salsa e da cebolinha.

17. Capeletti de carne na manteiga: a combinação de massa, carne e manteiga é uma daquelas que não tem como dar errado. A dica principal, aqui, é dar uma atenção especial ao tempero. Utilize lemon pepper, azeite, sal e chimichurri e finalize com bastante queijo.

18. Capeletti de barriga de porco: a barriga de porco não é um ingrediente tão comum no preparo de receitas, o que faz com que essa opção seja muito interessante. O segredo para prepará-la da maneira correta é fritar bastante a carne, até que fique bem douradinha.

19. Capeletti de frango ao molho alfredo: para um molho alfredo perfeito, você precisa de creme de leite, queijo parmesão, manteiga, sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. O molho é acompanhado de macarrão capeletti de quatro queijos e peito de frango.

Receitas de capeletti sem carnes

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

20. Capeletti básico: essa é a receita ideal para quando bate aquela preguiça de fazer algo muito elaborado. O capeletti, aqui, é acompanhado de um molho de tomate, que pode ser feito em casa ou comprado no supermercado. Finalize com orégano ou manjericão!

21. Capeletti de queijo cremoso: essa receita é perfeita para um jantar romântico ou uma reunião com os amigos. Para fazer o macarrão, você vai precisar de capeletti de queijo, vinho branco e queijo cremoso. Para acompanhar, prepare um molho branco como de costume.

22. Capeletti de queijo, tomate e manjericão: existem pratos que conquistam pelo sabor e pelo aroma. Aqui, isso acontece através da combinação entre o sabor único do queijo e do macarrão e o aroma do manjericão. A receita também leva um molho fresquinho, feito com tomates italianos ao sugo. O resultado final é delicioso!

23. Capeletti de gorgonzola e alho-poró: o queijo gorgonzola tem um sabor que marca presença. Nessa receita, ele é incorporado ao macarrão, que também leva alho-poró, manteiga, creme de leite e noz-moscada. Essa combinação de ingredientes únicos só pode resultar em uma explosão incrível de sabores!

24. Capeletti com ricota, espinafre e nozes: o ponto alto desse prato é o recheio, que é feito à base de espinafre, ricota, parmesão e nozes. São ingredientes que não costumam aparecer juntos em uma receita, o que a torna ainda mais especial.

25. Capeletti de vegetais ao molho de whisky: entre os principais ingredientes dessa receita estão a abobrinha, o whisky, o creme de leite, a manteiga e os cogumelos. O molho é um show a parte, pois garante que o capeletti fique ainda mais cremoso. Aos legumes cabe o papel de amenizar o sabor marcante da bebida, deixando tudo mais harmonioso.

26. Capeletti ao molho de chá: é isso mesmo que você leu! Essa opção de capeletti é feita com um chá típico da Índia, o Darjeeling Tea. Esse é um chá bem sofisticado, mas você pode fazer com aquele que você já tem no seu armário. O resultado é igualmente incrível!

27. Capeletti ao molho branco com cogumelos e brócolis: o molho branco é sempre uma boa escolha, pois tem um sabor neutro e que agrada facilmente. Essa receita ensina a incrementar esse molho, acrescentando cogumelos, brócolis e shoyu. Fica divino!

Um bom capeletti é a garantia de uma refeição muito saborosa e inesquecível. Sirva com um bom vinho e uma saladinha para compor um banquete completo. Outro prato que também é sempre um acerto é o risoto. Aprenda a fazer essas opções de risoto de queijo e de carne e continue arrasando na cozinha!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS