21 receitas de risoto de carne que farão sucesso em ocasiões especiais

Por
Atualizado em 25.02.21

O risoto é um prato típico italiano. Seu preparo pode ser feito de variadas formas, com caldos e ingredientes diferentes, mas sempre mantendo um sabor inconfundível e que agrada a todos.

Publicidade

A versão do prato com carne é deliciosa e funciona bem para ser servida em ocasiões especiais. Essa opção de risoto pode ser feita com carne-seca, filé mignon, entre outras variações. O resultado são pratos gostosos e que harmonizam bem com um bom vinho.

Confira uma seleção de receitas de risoto de carne que são de deixar qualquer um com água na boca!

Risotos de carnes variadas

1. Risoto de carne com palmito e batata-palha: essa receita traz um risoto delicioso feito com tiras de alcatra. O preparo do prato também leva azeite, calabresa, arroz arbóreo, cebola, manteiga, caldo de carne, palmito, parmesão e vinho branco seco. O tempero fica por conta de sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha. A finalização é feita com batata-palha e essa é uma opção que vai te deixar salivando!

2. Risoto de carne ao funghi: aqui, o risoto é feito com carne e cogumelos. A receita também leva arroz arbóreo, cebola, alho, aipo e vinhos branco e tinto. O tomilho, o louro e o parmesão dão um sabor especial ao prato, que funciona bem para servir naquele jantar a dois.

Publicidade

3. Risoto de carne e alho-poró: essa receita combina o sabor da carne com o do alho poró, uma combinação irresistível. Além desses dois ingredientes, o risoto leva caldo de carne, azeite, vinho branco, mostarda, parmesão, manteiga, cebola e arroz arbóreo. O gostinho desse prato é irresistível e vai fazer sucesso na sua mesa!

4. Risoto de carne à mineira: o diferencial dessa receita é que ela traz uma combinação de vinho tinto e vinho branco para compor o risoto. A carne, aqui, é utilizada em tiras e harmoniza bem com a abobrinha, os pimentões, o arroz, a manteiga e a cebola usados para compor o prato. O caldo de carne dá um sabor inconfundível ao risoto e essa versão vai deixar todos os seus convidados pedindo mais!

5. Risoto de cupim: a carne utilizada como ingrediente principal desse risoto é o cupim. O preparo é feito com arroz arbóreo, vinho tinto, cenoura, tomates uva, parmesão ralado, vinho branco e caldo de carne. Para temperar, deve-se usar manteiga, sal, cominho, pimenta cumari e cebola. É uma opção que não pode faltar no seu cardápio culinário e é diferente por contar com o sabor e textura marcantes do cupim!

Publicidade

6. Risoto de tiras de carne e shitake fresco: esse risoto de carne é feito com alcatra em tiras e shitake fresco, combinação bem harmônica. Para compor o prato, também são utilizados ingredientes como cebola, caldo de carne, arroz arbóreo, manteiga, vinho branco, parmesão, sal e pimenta-do-reino. A dica é acrescentar mais queijo ao servir… essa é uma versão de risoto que vai te conquistar!

7. Risoto de carne e rúcula: essa é uma receita deliciosa e que funciona bem para uma ocasião especial. Aqui, o risoto é composto por carne em tirinhas finas, azeite, manteiga, cebola ralada, arroz arbóreo, rúcula picadinha, mostarda, vinho branco e parmesão ralado. O prato agrada a todos e causa uma verdadeira explosão de sabores!

8. Risoto de queijo brie com tiras de carne: a carne dessa receita é temperada com sal, pimenta branca, molho shoyu, azeite e mostarda preta. O risoto é feito com arroz, vinho branco, caldo de legumes, manteiga, cebola, parmesão e brie. A combinação da carne com os queijos é deliciosa e vai te dar água na boca!

Risotos de filé mignon

9. Risoto de mignon e abobrinha: essa receita traz o risoto de carne feito com uma combinação irresistível de filé mignon com abobrinha. O caldo utilizado no preparo é o de carne e a mostarda dijon dá um toque especial ao prato. É uma opção de textura cremosa e sabor marcante!

10. Risoto de filé mignon e vinho tinto: o diferencial dessa versão de risoto de carne fica por conta do vinho tinto utilizado no preparo. A combinação do vinho tinto com o filé mignon funciona bem e o prato também é composto por manteiga, queijo parmesão, creme de leite, arroz arbóreo, cebola picada e caldo de carne. O resultado é um risoto delicioso e com sabor agradável!

11. Risoto de filé mignon com gouda e parmesão: essa opção de risoto de carne traz o filé mignon e os queijos como itens principais. São utilizados também ingredientes como manteiga, cebola, arroz arbóreo e vinho branco, além de um caldo de legumes bem caprichado que faz toda a diferença no sabor final do prato.

12. Risoto de mignon com brócolis: aqui, o risoto é composto por arroz arbóreo, brócolis, filé mignon em tiras, vinho branco seco, caldo de legumes, manteiga, cebola e alho. O sal, a pimenta-do-reino, o tomilho e o parmesão utilizados no tempero dão um toque saboroso ao prato. É uma opção prática e que conta com um gostinho delicioso!

13. Risoto de filé mignon e shitake: esse risoto de carne é feito com caldo de legumes, manteiga, cebola picada, shitake, filé mignon em cubinhos, arroz arbóreo, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino. O tempero utilizado no cozimento do shitake leva alho, pimenta, manteiga, shoyu e sal. A sugestão é servir com parmesão ralado e folhinhas de tomilho!

Risotos de carne-seca

14. Risoto de carne-seca e banana-da-terra: essa receita traz a combinação tradicional de carne-seca com banana. Aqui, o risoto conta com um sabor delicioso já que tem como ingredientes melado, banana da terra, carne, cebola, couve e queijo meia cura. A cachaça dá um gostinho especial ao preparo e essa é uma opção bem equilibrada e gostosa!

Publicidade

15. Risoto de carne-seca e queijo coalho: os ingredientes que compõem essa versão de risoto são carne-seca, queijo coalho, caldo de carne, vinho branco, manteiga e arroz arbóreo. O tempero fica por conta do sal, da cebola, do azeite e do queijo parmesão. O preparo é servido em mini morangas assadas e vai fazer sucesso com sua família!

16. Risoto de carne-seca e abóbora: esse risoto combina o sabor inconfundível da carne-seca com a textura marcante da abóbora. Para compor o prato, deve-se utilizar azeite, cebola, alho, arroz arbóreo, salsinha, tomilho, caldo de legumes e parmesão ralado. Uma opção deliciosa e de preparo fácil!

17. Risoto de carne-seca defumada: o toque especial desse risoto fica por conta da carne-seca defumada, que deixa um gostinho delicioso. A carne é cozida na panela de pressão, desfiada e, depois, combinada com manteiga, cebola, arroz arbóreo, cachaça, caldo de carne, queijo parmesão, salsinha e cebolinha. A bebida dá um toque especial ao preparo e essa versão, com certeza, vai te agradar!

18. Risoto de carne-seca e pequi: o pequi é um ingrediente tipicamente brasileiro, saudável e está nessa receita acompanhado pela carne-seca. O risoto, aqui, é composto pelo fruto, a carne, arroz arbóreo, cebola, cachaça, manteiga e caldo de legumes. O cheiro-verde é utilizado na hora de servir.

19. Risoto de carne-seca com abóbora japonesa: essa receita traz uma combinação bem singular de sabores. Aqui, os ingredientes principais utilizados no risoto são a abóbora japonesa em cubos, a carne-seca e o queijo gorgonzola em farelo. O sal, a pimenta-do-reino e a cachaça usados para temperar dão um sabor marcante ao prato e essa é uma boa versão para servir naquele almoço de domingo!

20. Risoto de carne-seca com cerveja preta: esse risoto combina a carne-seca com cerveja preta, resultando em um sabor delicioso. Os demais ingredientes utilizados na receita são o arroz arbóreo, a cebola, o alho e o óleo. O tempero leva açafrão, cominho em pó, salsa, cebolinha, coentro, sal e pimenta. A sugestão é servir com queijo parmesão ralado!

21. Risoto de carne-seca com Catupiry: essa receita conta com um ingrediente que dá um diferencial ao preparo, o requeijão Catupiry. Para fazer o risoto, deve-se usar azeite, arroz, manteiga, cebola, alho, cachaça, caldo de frango, carne-seca, sal, parmesão. A dica é polvilhar raspas de casca de limão ao servir, pois elas dão um gostinho especial ao prato!

O risoto de carne é um prato gostoso e que vai fazer você se sentir nas terras italianas. O preparo pode contar com ingredientes variados, sempre aliando sabor com uma consistência muito característica. Experimente uma dessas versões!

Publicidade