39 receitas de arroz integral que trazem benefícios para sua saúde

O arroz integral tem feito cada vez mais parte do cardápio tradicional da mesa do brasileiro. Com a preocupação sempre maior com a saúde, bem estar físico e mental, as pessoas têm buscado uma alimentação saudável e nutritiva.

Esse tipo de arroz ajuda não somente a manter o corpo em forma, como também é ideal para que a saúde do seu sistema digestivo esteja sempre em altíssima qualidade.

Veja abaixo algumas receitas sensacionais para você fazer com arroz integral. Tem desde como prepará-lo em uma primeira vez, até pratos completos que o levam como acompanhamento.

Receitas tradicionais de arroz integral

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Arroz integral tradicional: antes de começar a misturar o arroz com outros ingredientes e receitas especiais, é preciso que você aprenda a cozinhar corretamente essa iguaria para que ele fique no ponto certo e bem soltinho. É exatamente isso que essa receita vai te ensinar a fazer com perfeição e muito bom gosto.

2. Arroz integral com cenoura: agora que você já aprendeu a cozinhar o arroz corretamente, é hora de investir em pratos mais elaborados, com sabores, cores e texturas diferenciadas. Esse, por exemplo, feito com cenoura é sensacional para você apresentar em um belo almoço de família no final de semana.

3. Arroz integral colorido: para você que gosta de transformar o arroz em um menu completo, essa é uma boa opção. Isso porque ele vai com muitos ingredientes bem coloridos e nutritivos: alho, linguiça calabresa, cebola, cenoura, vagem, pimentão, milho, além do sal e da pimenta do reino que finalizam o tempero especial desse delicioso prato.

4. Arroz integral bem temperado: se você gosta de muito tempero nas suas comidas, essa é a receita essencial de arroz para fazer na sua casa. Ele vai com muito alho, curry, pimenta do reino, cominho e cheiro verde para dar aquele sabor especial à comida. Perfeito para combinar com o seu almoço ou jantar com a família.

5. Arroz integral com amêndoas: essa receita dá uma dica muito boa para você que ainda é iniciante quando o assunto é arroz integral. Ele fica muito bom quando adicionado o famoso caldo de galinha, ainda mais se combinado com deliciosas amêndoas que deixam o sabor e a textura do prato extremamente deliciosos.

6. Arroz integral na panela de pressão: receita muito simples para você que não tem medo de mexer com panela de pressão e sabe cuidar muito bem desse equipamento essencial para uma cozinha de respeito. Você vai precisar apenas de caldo de legumes e um pouco de água antes de colocar essa iguaria para cozinhar.

7. Arroz integral com abobrinha: outra mistura que fica muito boa com o arroz é a deliciosa abobrinha e seu sabor para lá de especial. Nessa receita, você vai usar alhos picados, água filtrada, azeite de oliva, abobrinha italiana, raspas e suco de limão siciliano, sal e o arroz, é claro. Fica muito bom, pode confiar.

8. Arroz integral de festa: o famoso arroz de festa é aquele bem colorido e saboroso feito com o que tem na geladeira. E esse é bem especial, porque leva ingredientes fortes, que trazem presença ao prato. Você vai precisar de cebola, espumante, sal, tender picado, cranberries secas, damascos secos e azeite de oliva.

9. Arroz integral com castanhas: as castanhas, assim como praticamente todas as leguminosas, combinam perfeitamente com esse tipo saudável e nutritivo de arroz. Para montar esse delicioso prato, você vai ter que usar água quente, óleo de girassol, alho, sal marinho, castanha do Pará, nozes, cenoura, uva passa e tomate cereja.

10. Arroz integral com grãos: receita bem simples e muito nutritiva, recheada de grãos para que o seu sistema digestivo funcione da melhor forma possível. Você vai precisar de dentes de alho, gergelim preto, linhaça, grão de trigo e outros que achar necessário, sal e azeite de oliva que vai ser usado na hora de refogar.

11. Arroz integral com coentro: outra receita super simples, que você vai usar pouquíssimos ingredientes e ter um resultado pra lá de apetitoso. Esse arroz é feito da forma tradicional, com os temperos comuns e tem o adicional do coentro, que é amado por muitos e odiado por outros, mas que possui um sabor forte e bem gostoso.

Arroz integral com carnes e embutidos

Foto: Reprodução / Pitadinha

12. Arroz integral com linguiça de frango e abobrinha: essa é daquelas receitas completas que você vai aprender a fazer e logo experimentar servir em casa para provar que novidade na cozinha é contigo mesmo. Você vai fazer o arroz com caldo de galinha, linguiça de frango, margarina sem sal, abobrinha e água fervente.

13. Yakimeshi com arroz integral: se você é fã da culinária oriental, essa é a chance de preparar um prato saboroso e bem nutritivo para um jantar especial com a pessoa amada. Você vai ter que usar cebola, presunto, ovos, vagem, cenoura e cebolinha. Poucos ingredientes, mas todos muito deliciosos.

14. Arroz integral com frango e curry: nessa receita, você vai ter que fazer dois processos, o primeiro deles é o do arroz que vai com ervilhas congeladas, leite de coco, cebola, alho, pimentão e um pouco de açúcar. Depois vem o frango com muito curry, azeite, limão, sal, pimenta do reino, colorau e salsinha.

15. Arroz integral de carreteiro: uma receita bem tradicional nas mesas brasileiras é o chamado arroz carreteiro. Ele além de ser bem gostoso, é simples de fazer e ajuda a acabar com as sobras que estão na geladeira de casa. Você vai precisar de charque, tomate, cebola, pimentão, salsinha e azeite de oliva.

16. Arroz integral com ragu de carne: essa receita é feita com um tipo específico de arroz muito nutritivo para quem quer manter um corpo saudável e em forma. Ele já possui grãos na sua composição, o que auxilia o trabalho do sistema digestivo. Para combinar com esse acompanhamento, é só você fazer um delicioso ragu de carne.

17. Salada de frango com arroz integral: saladinha simples, muito gostosa e ideal para usar aquele delicioso arroz como acompanhamento. Você vai usar peito de frango, páprica, azeite de oliva, limão, arroz integral, alface, rúcula, agrião e outras folhas verdes da sua preferência, cebola roxa, tomate cereja e outros vários ingredientes.

18. Salmão grelhado com arroz integral: para você que é fã de salmão, que tal uma receita completa para um jantar especial na sua casa? É isso que você vai aprender a fazer nessa deliciosa receita. Vai precisar de lombos de salmão, azeite de oliva, dentes de alho, feijão verde, salsa picada, sal, pimenta do reino e o arroz.

Receitas especiais com arroz integral

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

19. Arroz integral com molho de palmito: receita muito simples de ser feita e extremamente saborosa, ainda mais se você é fã de palmito. Para preparar esse delicioso prato, você vai precisar de palmito, água, azeite de oliva, fécula de mandioca, cebolinha e do arroz. Fácil e incrivelmente gostoso.

20. Arroz integral com bacalhau: agora chegou a vez dos fãs de bacalhau terem o seu próprio prato para se deliciarem com o melhor que a culinária pode fazer. Essa delícia é feita com abobrinha, cenoura, água, cebola, dentes de alho, ovos, salsa fresca, pimenta do reino, sal, além do bacalhau e do arroz.

21. Legumes com arroz integral: para você que é vegetariano e está afim de mudar um pouco o cardápio da sua casa, essa receita vai ser a solução dos seus problemas. Você vai usar ovos cozidos, cenouras, brócolis, tomate cereja e outros vegetais da sua preferência, cogumelos laminados, cebola, dentes de alho e azeite de oliva.

22. Arroz integral com bimi e cenoura: mais uma receita vegetariana para incrementar o cardápio de quem gosta de comer de tudo e não tem preconceito com comida. Você vai precisar de raminhos de bimi, cenoura, cebola, azeite de oliva, gengibre fresco, dentes de alho, limão e sementes de sésamo dourado.

23. Pilaf de arroz integral: um prato diferenciado ideal para uma ocasião bem especial em que você pretenda surpreender seus familiares e convidados. Você vai ter que usar ingredientes como o caldo de legumes, abobrinha, pimentão vermelho, cebola, azeite de oliva, cogumelo paris, curry, pimenta dedo-de-moça e sal.

24. Arroz integral com legumes: outra receita que usam os legumes como ingredientes principais de um delicioso prato de arroz. Você vai precisar de manteiga ou óleo, pimentão vermelho, cebola, dentes de alho, cúrcuma, cenoura, vagem, canela em pau, sal, pimenta do reino, água, amendoim e passas sem sementes para finalizar.

25. Arroz integral com queijo gratinado: para os fãs de queijo, essa é uma daquelas receitas de devorar até não sobrar nada na panela. Você vai ter que usar o arroz de 7 grãos, abóbora japonesa, cebolas, queijo coalho, meia cura, parmesão ou pecorino ralado, azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Fica incrivelmente gostoso.

26. Arroz crocante integral: receita muito simples, com pouquíssimos ingredientes, uma textura espetacular e aquele sabor sem igual que vai fazer você se apaixonar. Você vai precisar apenas de azeite de oliva, cenoura grande, cebola também grande, maço de espinafre e o arroz. Nada além disso para um prato sensacional.

27. Salada de favas com arroz integral: agora chegou a vez de você aprender a fazer saladas que vão deixar todos os seus convidados boquiabertos com  a sua inteligência e capacidade culinária. Essa, por exemplo, é feita com favas cozidas, tomate cereja, rabanetes, queijo stilton branco, folhas verdes, azeite, vinagre de vinho tinto, sal e pimenta preta.

28. Salada de abóbora assada com arroz integral: outra receita de salada para você manter uma dieta saudável e super nutritiva no dia a dia e também aos finais de semana. Você vai precisar apenas de abóbora, folhas de agrião, rúcula, sementes de abóbora, azeite de oliva, mostarda em grãos, vinagre de vinho tinto, sal, pimenta preta e ovos.

Lanches e sobremesas com arroz integral

Foto: Reprodução / Veganana

29. Omelete de aveia com arroz integral: para você que é fã de uma omelete no lanche da tarde, ou até mesmo no jantar ou ceia, essa receita é simplesmente sensacional. Você vai ter que usar ovos, lombarda, cenoura, alho-francês, curgete, aveia, salsa fresca, sal, pimenta e outros ingredientes para dar bastante tempero ao prato.

30. Arroz doce integral: sim, é possível fazer receitas doces com arroz integral e existem várias espalhadas por aí como essa delícia que você vai aprender agora. É preciso usar água, leite de arroz, agave ou mel, cúrcuma em pó, fava de baunilha, frutas vermelhas da sua preferência, canela em pau e também em pó.

31. Hambúrguer de arroz integral: para você que é vegano e quer comer um hambúrguer bem delicioso sem nada de proteína animal, a sua chance está nessa maravilhosa receita. Você vai usar cebola, semente de gergelim, páprica defumada, farinha de grão de bico, salsinha desidratada, sal, pimenta moída, ervas secas e óleo.

32. Bolinho de arroz integral com mortadela: agora chegou a hora de você aprender a fazer a receita de lanche mais tradicional feita com arroz no Brasil, os famosos bolinhos. Esse, por exemplo, é feito com mortadela, cenoura, brócolis, cebola, tomate, farinha de aveia, farelo de trigo, ovos, leite desnatado, azeite, sal e temperos diversos.

33. Bolinho de arroz integral com cheiro verde: mais uma receita de bolinho de arroz para você preparar para um lanche em encontro de amigos na sua casa. Você vai precisar de farinha de aveia ou de trigo integral, leite desnatado, ovo, salsinha, cebolinha, dentes de alho, fermento em pó, sal e pimenta do reino.

34. Torta de arroz integral: uma deliciosa torta perfeita para servir em um lanche da tarde especial para a sua família. Você vai ter que usar ingredientes como a proteína de soja moída, dentes de alho, cebola, extrato de tomate, sal, pimenta do reino, azeite de oliva, iogurte natural, ovos, noz moscada e o arroz.

35. Bolo de chocolate com arroz integral: uma receita doce feita com arroz daquelas tão incríveis que você não vai nem acreditar. Vai precisar de ovos, açúcar, farelo de aveia, leite de coco, óleo de coco ou azeite de oliva, cacau em pó ou chocolate em pó, amido de milho, fermento em pó e o arroz. Fica simplesmente sensacional.

36. Bolinho de arroz integral assado: mais uma receita de bolinho de arroz para você que é fã desse aperitivo saudável e super nutritivo. Vai usar cebola, cebolinha verde, alho poró, cenoura, vagens, farinha de trigo, leite de amêndoas ou de outro vegetal, orégano, tomilho e outras ervas secas, sal marinho, pimenta do reino e farinha de rosca.

37. Bolinho de arroz integral com couve: outra receita de bolinho para você servir os seus convidados em um encontro para lá de especial na sua casa. Você vai precisar de cebola, dentes de alho, bastante couve, cheiro verde, ovo, farinha de aveia, sal, pimenta do reino e fermento em pó. Muito simples de fazer e bem gostoso.

38. Arroz integral doce com leite de coco: mais uma receita doce para você aprender a diversificar as sobremesas feitas com arroz integral. Essa, por exemplo, tem como característica a forte presença do leite de coco que vai acompanhado de açúcar mascavo, canela em pau, cravo, raspas de limão e um pouquinho de sal marinho.

39. Bolinho de arroz integral crocante: agora aquela receita bem apetitosa e crocante de bolinho de arroz para você devorar em poucos minutos após o prato ficar pronto. Você vai precisar de ingredientes como o ovo, farinha de trigo integral, cebola, fermento para bolo e o arroz. Simples, fácil e extremamente gostosa.

Com essas deliciosas receitas de arroz integral, você vai poder investir em diferentes tipos de pratos para diversas situações do dia a dia. Tem almoço, jantar, lanche e até mesmo sobremesa, basta escolher a que você quiser e colocar a mão na massa. Mas que tal aprender a fazer uma carne deliciosa para acompanhar esse arroz? Aprenda a fazer carne de forno em receitas sensacionais.

Lorena Costa

publicado em 17/03/2017

Comentários

Em alta