50 receitas de massas para experimentar o sabor da Itália

Escrito por                                                              

As massas conquistaram o mundo pelo seu sabor e versatilidade. Uma massa é perfeita para um jantar especial, um almoço de domingo ou para uma reunião com os amigos. Independente de ser lasanha, macarrão ou pizza, o resultado é sempre delicioso e deixa a todos com água na boca.

Aprenda a preparar 50 receitas de massas para arrasar na próxima refeição!

Lasanhas

1. Lasanha à bolonhesa: a tradicional receita de lasanha à bolonhesa leva os seguintes ingredientes: cebola, alho, orégano, sal, pimenta-do-reino, carne moída, molho de tomate, cheiro-verde, massa de lasanha, presunto e queijo. Vale a pena experimentar em casa!

2. Lasanha de presunto e queijo: a combinação do presunto e do queijo é a favorita de muita gente. Além deles, o toque especial fica por conta do champignon e da ervilha, que irão conferir um sabor único ao seu prato. Que tal testar no próximo almoço?

3. Lasanha de frango: essa sugestão é prática, rápida e conta com um passo a passo bem simples. Anote os ingredientes: cebola, frango, pimenta-do-reino, orégano, salsinha, sal, molho de tomate, massa de lasanha, mussarela, presunto e queijo ralado.

4. Lasanha de berinjela low carb: se você está buscando uma receita mais saudável e nutritiva, acabou de encontrar! Essa opção é mais leve do que as alternativas anteriores porque conta com menos carboidratos. O resultado é de surpreender qualquer um!

5. Lasanha de frango com massa caseira: aqui você vai aprender a preparar uma massa de lasanha caseira, que é fácil de fazer, fica deliciosa e garante um sabor a mais ao prato. Mas, caso prefira, pode fazer a sua lasanha de frango com massa pronta.

6. Lasanha de linguiça com massa de pastel: o diferencial dessa receita é que ela leva massa de pastel, ao invés da tradicional massa usada para lasanhas. O detalhe deixa a lasanha mais prática. Além disso, você irá preparar dois molhos nessa receita, um de linguiça e um branco.

7. Lasanha de berinjela com creme de gorgonzola: nessa receita você irá preparar um creme à base de gorgonzola e ricota. Depois disso, é só intercalar em uma travessa as camadas do creme, de tomate e de berinjela. E o toque final desse prato fica por conta do queijo parmesão ralado.

8. Lasanha de calabresa ao molho branco: essa lasanha é perfeita para ser servida em almoços de família. Isso porque ela fica irresistível e promete agradar tanto as crianças quanto os adultos. Os ingredientes são: linguiça calabresa, tomate, extrato de tomate, temperos, mussarela e massa para lasanha.

9. Lasanha vegetariana ao pesto: se você ama molho pesto, então essa opção é para você! Você vai aprender a preparar uma lasanha vegetariana que é fácil e conta com ingredientes bem simples. Confira a receita completa e se delicie com essa explosão de sabores.

10. Lasanha vegana de brócolis e tofu: para garantir que a receita seja vegana, não deixe de verificar se no rótulo da massa não contém leite ou ovos. Nessa sugestão você irá aprender a preparar um delicioso molho branco à base de leite de amêndoas. Incrível, né?

Massas recheadas

11. Massa recheada com queijo e molho de tomate: se você não dispensa pratos com bastante queijo, então vai adorar essa sugestão. Além disso, essa é uma receita rápida e em alguns minutos você poderá ter uma refeição deliciosa. Experimente!

12. Raviolone de cúrcuma recheado com frango: essa é uma receita um pouco mais complexa do que as anteriores, mas que vale muito a pena ser feita. A cúrcuma irá conferir um sabor e um aroma delicioso à massa, além de garantir a coloração dessa opção.

13. Massa caseira recheada com cogumelos e ricota: já pensou em preparar a sua própria massa de macarrão? Nessa receita você irá aprender como fazer isso. E já vamos logo avisando que essa combinação de cogumelos com ricota é de agradar qualquer paladar.

14. Conchiglione de ricota com espinafre: ricota com espinafre é um clássico! E não é para menos. Esses dois ingredientes ficam ainda melhores juntos. Além deles, você irá precisar de massa para conchiglione, pimenta-do-reino, noz-moscada, sal, farinha de trigo, leite, manteiga, alho e cebola.

15. Tortéi com recheio de moranga: que tal experimentar essa receita leve, saborosa e típica da culinária italiana? Esse prato serve até 4 pessoas e é perfeito para quando você for receber visitas em sua casa. Veja a lista de ingredientes: moranga, farinha de rosca, noz-moscada, sal, pimenta, farinha de trigo, ovos, molho e queijo mussarela.

16. Ninho recheado com requeijão: em apenas 30 minutos você poderá saborear uma refeição completa e deliciosa. A dica aqui é colocar o queijo ralado na massa e levar ao forno para que ele derreta. Confira a explicação completa no site e se encante com a praticidade dessa sugestão.

17. Conchiglione recheado aos quatro queijos: quem é que não gosta de massa aos quatro queijos? E esse conchiglione promete entrar para a sua lista de receitas favoritas! Com um passo a passo simples, você logo consegue saborear essa delícia! Faça em alguma comemoração especial.

18. Rondelli recheado com presunto e queijo ao molho branco: o molho branco é um clássico da culinária e, quando combinado com o queijo e presunto, forma um prato incrível. Essa receita vai agradar a todos os seus convidados. Prepare-se para arrasar na cozinha e receber elogios!

19. Rondelli de brócolis e ricota: o brócolis é um vegetal rico em vitaminas e nutrientes, o que faz dessa receita uma opção mais saudável e nutritiva. Além desse ingrediente e da ricota, a receita leva mussarela, catupiry, cheiro-verde, cebola, alho, sal, leite, massa para pastel, molho vermelho, molho branco e queijo ralado.

20. Ravioli recheado com cream cheese e bacon: com poucos ingredientes, esse ravioli surpreende tanto pelo sabor intenso quanto pela praticidade. Aqui você vai precisar de farinha de trigo, ovo, sal, azeite, tomate-cereja, alho e bacon. É uma ótima opção para surpreender seus convidados!

Macarrões

21. Espaguete à bolonhesa clássico: o clássico da culinária italiana é o prato preferido de muitos brasileiros. Essa versão traz a receita original da Itália e conta com ingredientes diferentes, como cenoura, vinho branco seco, aipo e leite. Confira!

22. Macarrão com molho béchamel e brócolis: o molho béchamel é preparado à base de farinha de trigo e leite e fica pronto rapidamente. O mais incrível dessa receita é que ela é feita em apenas uma panela. Superprática, né? Prepare para a sua próxima refeição!

23. Macarrão com molho de palmito e bacon: tem que preparar algo rápido? Então essa sugestão é para você! Você precisará de apenas 15 minutos e 5 ingredientes para fazer esse macarrão com molho de palmito e bacon. Veja a lista de ingredientes completa no site.

24. Macarrão de forno ao molho bolonhesa e creme de queijo: cremoso, prático e irresistível, esse macarrão de forno vai te encantar na primeira garfada. Além disso, ele é cara de almoços de domingo e promete deixar todos de boca aberta. Não deixe de experimentar!

25. Macarrão com molho branco vegano e cogumelos: desmistificando a ideia de que comida vegana é só salada, essa receita é de surpreender qualquer pessoa. Aqui, o molho branco é feito com leite de amêndoas e fica muito saboroso. Vale a pena provar essa alternativa mais nutritiva e saudável!

26. Macarrão primavera: o tipo de macarrão utilizado aqui é o fusilli, mas você pode usar o de sua preferência. O prato ficará gostoso do mesmo jeito. Os ingredientes para essa receita são: macarrão, tomates, mussarela, presunto, cebola e maionese.

27. Macarrão na manteiga com atum: você não vai acreditar no quanto esse macarrão é simples e prático! Além disso, é uma receita rápida e, por isso, uma ótima opção para aqueles dias em que você quer comer bem, mas não quer passar longas horas na cozinha. Experimente!

28. Macarrão com cogumelos: além de deliciosos, cogumelos são nutritivos e trazem diversos benefícios à saúde. Para saborear esse prato, você irá usar ingredientes simples, como macarrão, sal, azeite, alho, shitake, shoyu e requeijão.

29. Macarrão com frango: o toque final desse prato fica por conta das folhas de manjericão, que conferem sabor e aroma à sua refeição. Além do macarrão, do frango e do manjericão, será necessário alho, cebola, tomate, óleo, sal e azeitona. Teste em sua casa!

30. Macarrão cremoso de panela de pressão: por ficar pronta em poucos minutos, essa versão é ideal para quando você receber visitas inesperadas em sua casa. Veja a lista de ingredientes: macarrão, cebola, alho, linguiça, tomate, molho de tomate, creme de leite, caldo pronto, azeite, cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino e mussarela.

Panquecas

31. Panqueca de carne: leve, saborosa e nutritiva, essa é uma boa opção para servir em jantares especiais. E o toque final dessa receita fica por conta do molho de tomate, que garante uma apresentação sofisticada ao prato.

32. Panqueca de frango: você irá preparar uma deliciosa camada de queijos que irá cobrir a sua panqueca e deixá-la mais saborosa. A dica aqui é temperar bem o frango desfiado. Para isso você pode usar coentro, salsinha e o que mais gostar. Use a criatividade!

33. Panqueca de aveia com molho de frango: sem farinha de trigo e sem glúten, essa opção é ótima para quem tem restrições alimentares. Além disso, a aveia deixa o prato mais saudável e nutritivo do que as alternativas anteriores. O resultado final vai te encantar!

34. Panqueca integral: leite desnatado, farinha de aveia, farinha de quinoa, ovo e farinha integral são os ingredientes que você irá precisar para fazer a sua massa. Essa opção é rápida, prática e fica supernutritiva. Vale a pena experimentar essa versão mais saudável!

35. Panquecas coloridas veganas: nessa opção, o ovo e o leite são substituídos pelo leite de aveia, que garante a consistência da massa. Para deixar a sua panqueca verde, você irá adicionar couve à massa. Se quiser uma versão vermelha, beterraba. E para uma opção amarela, acrescente cenoura. As cores farão sucesso entre as crianças!

36. Panqueca de crepioca: com uma massa leve e um sabor sem igual, difícil mesmo vai ser não querer repetir essa receita e adicioná-la às suas favoritas. Para essa sugestão, você vai precisar de ovo, goma de tapioca, fermento em pó, frango, catupiry, creme de leite, manteiga, cream cheese, leite, sal, pimenta-do-reino e parmesão.

37. Panqueca de presunto e queijo: essa dupla tradicional é uma sugestão incrível para rechear panquecas. Para preparar essa delícia você vai usar leite, farinha de trigo, ovo, óleo, sal, tomate, queijo e presunto. Faça em sua casa e deixe todos admirados!

38. Panqueca de abobrinha: essa receita vai te conquistar tanto pela praticidade quanto pelo fato de ser nutritiva. Nela, a abobrinha é um dos ingredientes da massa, o que deixa o prato mais saudável. Não deixe de provar essa maravilha da culinária!

39. Panqueca verde: muito parecida com a receita anterior, essa daqui leva espinafre na massa. A verdura garante o sabor e a coloração verde da panqueca. Além disso, essa é uma sugestão sem glúten e sem lactose, o que a deixa mais saudável.

40. Panqueca de frango cremosa: a cremosidade dessa receita fica por conta do queijo parmesão ralado. Você ainda irá aprender a preparar dois molhos, um branco e um vermelho. Prepare-se para se encantar por esse prato!

Molhos para massas

iStock

41. Molho branco: usando apenas 3 ingredientes, você consegue preparar o tradicional molho branco. São eles: leite, manteiga e farinha. Além disso, o passo a passo é bem simples e você não precisa ser nenhum expert da culinária para se aventurar nessa receita.

42. Molho de tomate caseiro: bem mais saboroso do que os molhos de tomate industrializados, esse molho caseiro vai te encantar de primeira. Além de gostosa, essa receita é prática e fácil. É também perfeita para lasanhas, macarronadas e pizzas. Experimente!

43. Molho bolonhesa tradicional: essa é uma receita básica e para o dia a dia. A partir dela você pode preparar pratos deliciosos e diversos. Anote os ingredientes: cebola, cenoura, salsão, carne de boi, carne de porco, bacon, vinho, molho inglês, extrato de tomate, tomate, tomilho, sálvia e leite integral.

44. Molho gorgonzola: com um gosto peculiar e único, o queijo gorgonzola é o preferido de muitos. Se também é o seu, então você precisa fazer essa sugestão na sua casa. Confira o vídeo completo e não deixe de preparar essa receita!

45. Molho pesto: o pesto é um molho fácil, simples e versátil. Pode ser feito de diversas formas, mas nessa sugestão os principais ingredientes são: manjericão, alho, parmesão, azeite, sal e pimenta-do-reino. A dica aqui é colocar nozes para um toque crocante.

46. Molho quatro queijos: os queijos utilizados nessa receita são gorgonzola, mussarela, parmesão e requeijão. O processo é simples e muito parecido com o de um molho branco. Além disso, o que irá conferir um sabor a mais à receita são dois temperos: pimenta-do-reino e noz-moscada.

47. Molho alfredo: o molho alfredo também é um clássico da culinária italiana. Os ingredientes são simples e práticos de serem trabalhados. A dica nessa receita é usar a massa fettuccine, que combina muito bem com esse molho.

48. Ragu de linguiça: nessa receita você pode usar a linguiça da sua preferência. Além disso, você vai precisar de salsão, salsinha, cebola roxa, cebola, manjericão, azeite, alho, molho de tomate e açúcar. Esse molho é ótimo para acompanhar massas.

49. Molho branco vegano: nessa sugestão, você irá aprender a preparar um molho branco sem nada de origem vegetal. Isso mesmo, sem leite ou creme de leite! O ingrediente principal dessa receita é a couve-flor e o resultado promete fazer sucesso.

50. Molho alfredo vegano: nessa versão vegana do molho Alfredo a base do molho é a castanha-de-caju. Além dela, você vai precisar de massa, sal, caldo vegetal, vinagre, levedura nutricional, farinha de arroz, alho em pó e pimenta-do-reino.

Com essas receitas você poderá saborear deliciosos pratos e inovar nas próximas refeições. E se você adora massas, então não pode deixar de dar uma olhada nessa lista com receitas de pizza quatro queijos. É imperdível!

PARA VOCÊ