57 receitas de massas para experimentar o sabor da Itália

As massas conquistaram o mundo pelo seu sabor e sua versatilidade. É o prato perfeito para um jantar especial, um almoço de domingo ou mesmo para uma reunião com os amigos. Seja lasanha, macarrão ou outra opção, o resultado é sempre delicioso e deixa todos com água na boca. Confira receitas deliciosas para testar em casa!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Lasanhas

A tradicional receita de lasanha à bolonhesa é recheada com carne moída ao molho de tomate, além de presunto e queijo. Nessa versão, a dica é incrementar ainda mais o preparo com deliciosas camadas de molho branco. Vale a pena experimentar em casa!

Publicidade

A combinação de presunto com queijo é a favorita de muita gente. Aqui, você vai precisar de mussarela e parmesão, além de molho de tomate para conferir suculência e um sabor único ao seu prato. Que tal testar no próximo almoço?

Aqui, você vai aprender a preparar uma lasanha de frango mais tradicional, que é fácil de fazer e fica supersaborosa. Além de frango desfiado ao molho vermelho, o recheio também leva mussarela. Para finalizar, salpique parmesão ralado para um toque extra de sabor.

Essa sugestão é prática e deliciosa. Para fazer, primeiro é necessário preparar um frango desfiado bem temperado. Depois, acrescentar creme de milho para deixar o recheio ainda melhor. Além disso, a montagem da lasanha também é feita com mussarela e batata-palha.

Essa lasanha tem um recheio bem caprichado e leva dois molhos: um de linguiça calabresa e um branco. O prato também é incrementado com fatias de mussarela, orégano e mais rodelas de calabresa paara decorar. Dá para imaginar que o resultado é irresistível, né?

Publicidade

Já essa receita é perfeita para os fãs de queijo, pois aposta na combinação de gorgonzola, provolone, parmesão e mussarela. O passo a passo é muito simples: depois de preparar um molho branco de queijos, é só intercalar com camadas de massa e mussarela, finalizar com parmesão e levar para assar.

Se você está buscando uma receita mais saudável e nutritiva, acabou de encontrar! Essa opção tem menos carboidratos e é mais leve do que as alternativas anteriores, já que a massa é substituída pela berinjela. O resultado é de surpreender qualquer um!

Gosta da combinação de brócolis com molho branco? Então você precisa experimentar essa lasanha superprática. Basta preparar o molho, misturar com o vegetal e partir para a montagem, intercalando camadas de molho, massa, musserela e parmesão para finalizar.

Essa receita tem uma lista de ingredientes e um passo a passo um pouco mais longos, mas vale a pena testar e se deliciar. O recheio é feito com camadas de creme de ricota caseiro, tomate seco e molho de tomate. Além disso, leva também uma cobertura cremosa de mussarela, parmesão ralado e folhas de manjericão. O resultado é incrível!

Mais um preparo clássico, a lasanha à bolonhesa. Aqui, você aprende como montar a lasanha e fazer um molho delicioso. Aproveite cada garfada!

Publicidade

Massas recheadas

Aqui, você vai aprender uma receita fácil e prática da massa de ravioli. Para rechear, utilize sua imaginação, pode ser com queijos, carnes, ovos ou legumes. Fica delicioso!

Combinar presunto e queijo no recheio de uma massa para lasanha é uma ótima opção para fazer um rondelli delicioso e prático. Além desses ingredientes, você só vai precisar de molho de tomate para forrar a forma e orégano para salpicar por cima do prato.

Já esse rondelli é pouco mais elaborado, mas, ainda assim, é fácil de fazer. O recheio leva ricota, brócolis, mussarela, alho, cebola, cheiro-verde, Catupiry, leite e sal. Para incrementar o sabor, a massa ainda é combinada com molho de tomate, molho branco e queijo parmesão.

Para um prato mais leve e saudável, essa receita aposta na substituição da massa tradicional por fatias bem finas de abobrinha. Recheie-as com mussarela e frango desfiado, cubra com molho de tomate e mais mussarela, leve ao forno por uns minutos e está pronto!

Abrindo a lista, um ravioli recheado com queijo e servido com um delicioso molho de nozes. Para preparar o molho, você vai precisar de nata ou creme de leite fresco, gorgonzola, parmesão, noz pecan, sal e tomilho. O resultado é uma explosão de sabores e cremosidade!

Publicidade

Já aqui, a dica é preparar os raviolis com massa fresca de lasanha, que será recheada com uma mistura de abóbora cabotiá, temperos e queijo gorgonzola. O preparo é simples, mas rende um prato delicioso que você pode servir em qualquer almoço ou jantar especial.

Se você estava em busca de uma receita sem glúten, acabou de encontrar. Nessa receita, você aprende como fazer uma massa caseira com farinha de arroz, fécula de batata, amido de milho, ovos e sal. Já para o recheio, combine ricota com creme de leite, nozes e temperos.

Já deu para perceber que a ricota faz sucesso no recheio de massa, né? Nessa receita, a sugestão é combinar o queijo com espinafre e temperos para rechear conchigliones já cozidos. Depois, é só gratinar com molho branco e queijo ralado e aproveitar.

E que tal usar ricota e tomate seco no recheio da sua massa? Aqui, o prato ainda é incrementado com azeitonas, temperos, molho branco, queijo ralado e orégano. O resultado é um conchiglione supercremoso e cheio de sabor.

Para uma massa com um toque sofisticado, a dica é apostar nesse conchiglione recheado com um camarão bem temperado ao molho vermelho. O prato ainda leva molho branco caseiro, além de uma camada de queijo ralado para garantir aquela deliciosa casquinha crocante.

O preparo dessa receita é parecido com o da anterior, mas aqui o recheio é feito com iscas de salmão temperadas e refogadas na manteiga. Os conchigliones também levam molho branco e queijo ralado antes de irem para o forno. Vale a pena testar para surpreender em um jantar especial!

Macarrões

O clássico da culinária italiana é o prato preferido de muitos brasileiros. Essa versão é bem tradicional e leva carne moída, azeite, cebola, caldo, tomate, molho pronto, azeitonas e cenoura. Confira o passo a passo e aproveite!

Aqui, o molho branco pode ser comprado pronto ou feito rapidamente à base de farinha de trigo e leite. Combiná-lo com bacon e brócolis é uma ótima ideia para preparar um macarrão cheio de sabor. Experimente na sua próxima refeição!

Tem que preparar algo rápido? Então essa sugestão é para você! Você precisará de apenas 15 minutos e uma panela de pressão para fazer esse macarrão de salsicha com molho cremoso de tomate. Apesar de simples, o resultado é uma delícia.

Cremoso, prático e irresistível. Esse macarrão ao molho branco vai te conquistar na primeira garfada. Para preparar em casa, você só precisa de macarrão, óleo, alho, cebola, requeijão, creme de leite, cheiro-verde e sal. Não deixe de experimentar!

Mais uma receita fácil e cheia de sabor, já que aposta em um delicioso molho branco de quatro queijos. Combinando gorgonzola, prato, provolone e parmesão, já dá para imaginar que o resultado será irresistível, não é mesmo?

Quer dar um toque de sofisticação à refeição sem ter trabalho extra na cozinha? Aposte nessa receita em que o macarrão penne é combinado com um molho que leva tomate pelado, tomates-cereja, mussarela de búfala e manjericão. E o melhor: o preparo é todo feito em uma panela só!

Para essa receita, primeiro você precisará fazer as almôndegas, fritar e reservar. Depois, prepare um molho de tomate bem temperado, cozinhe as almôndegas por alguns minutos e misture com o macarrão cozido. Aproveite!

Além de deliciosos, cogumelos são nutritivos e trazem diversos benefícios à saúde. Para saborear esse prato, você irá usar ingredientes simples, como macarrão, sal, azeite, alho, shitake, shoyu e requeijão.

O molho pesto é uma opção supersaborosa e fácil para incrementar a sua massa. Para preparar, você vai precisar apenas de seis ingredientes: manjericão, nozes, parmesão, azeite, alho e pimenta-do-reino. Triture tudo em um processador, misture ao macarrão cozido e está pronto!

Esse macarrão de forno fica pronto em poucos minutos. Aqui, a dica é misturar a massa já cozida com presunto, mussarela e um molho de tomate cremoso. Depois, é só transferir para um refratário, cobrir com parmesão e levar ao forno por 20 minutos. Simples e delicioso!

Panquecas

Leve, saborosa e nutritiva, essa é uma boa opção para servir em jantares especiais. Além do recheio, o toque final dessa receita fica por conta do molho de tomate, que é misturado à carne e garante uma apresentação apetitosa ao prato.

Se você está buscando uma receita low carb, aposte nesse preparo. Aqui, a massa da panqueca é feita apenas com ovos, queijo parmesão, requeijão light e fermento em pó. Já o recheio é uma carne moída ao molho vermelho bem temperadinha e saborosa.

Prefere carne branca? Prepare essas panquecas de frango superfáceis de fazer. Você só precisará cozinhar a carne, desfiar e refogar com temperos e molho de tomate. Depois, recheie a massa, cubra com molho e parmesão e leve ao forno para gratinar.

Para um prato mais cremoso, a dica dessa receita é usar, além do frango, também uma porção generosa de requeijão para rechear as panquecas. Já o restante do preparo é bem parecido com o da sugestão anterior. Com pouco trabalho na cozinha, você tem uma massa deliciosa para seu almoço ou jantar.

Leite desnatado, farinha de aveia, farinha de quinoa e ovo são os ingredientes necessários para fazer a sua massa. Essa opção é rápida, prática e fica supernutritiva. Para rechear, você pode usar os ingredientes que preferir. Vale a pena experimentar essa versão mais saudável!

Essa receita vai te conquistar tanto pela praticidade quanto pelo fato de ser nutritiva. Nela, a abobrinha é um dos ingredientes da massa, que também leva ovos, farinha de aveia e temperos. Depois de fritar as panquecas, é só rechear como quiser e aproveitar!

Que tal preparar uma panqueca verdinha, saborosa e supernutritiva? Para isso, a dica dessa receita é acrescentar folhas de espinafre à massa. Já o recheio é um refogado de frango temperado com cebola, alho, molho de tomate, cebolinha, azeite, sal e pimenta-do-reino.

Já pensou em colorir a massa da sua panqueca com beterraba? Essa pode ser uma boa forma de estimular as crianças a consumirem o vegetal. Para rechear a massa, prepare um refogado de espinafre, ricota e temperos. Sirva com molho branco para um resultado ainda mais saboroso!

Mais uma receita com uma proposta saudável, em que a massa é preparada com farinha de aveia. Além dela, você também vai precisar de abobrinha, cenoura e batata-doce raladas, ovo e temperos. Basta misturar tudo, fritar as panquecas até ficarem douradas e está pronto!

Aqui, você aprende como fazer uma massa vegana de panqueca usando apenas água, óleo vegetal, farinha de trigo, sal e fermento químico. O recheio fica à sua escolha - você pode usar um refogado de legumes ou proteína de soja, por exemplo. Capriche e aproveite!

Nhoques

Veja como preparar esse nhoque de batata supersaboroso, incrementado com um molho suculento e muito prático de preparar.

Se você quer uma receita mais saudável, veja como preparar esse nhoque integral de batata, feito com farinha integral. E para acompanhar, um molho de tomate simples e cheio de sabor.

Mais simples que essa receita, impossível! Já pensou em fazer um nhoque apenas com farinha e outros ingredientes simples? Essa receita vai te surpreender com a praticidade e o sabor. Sirva com o molho de sua preferência!

Se você quer um preparo mais sofisticado e complexo, aposte nesse nhoque recheado de queijo. O prato fica muito suculento e cheio de sabor!

A batata-doce tem um sabor adocicado delicioso, deixando o a combinação da massa com o molho ainda mais gostosa. Faça hoje mesmo e sirva para sua família!

A mandioquinha tem um sabor suave e uma textura macia, que deixa o nhoque muito bom. E nessa receita, você não vai precisar usar farinha, acredita? Confira o passo a passo completo e aproveite!

Molhos para massas

Essa é uma receita básica e para o dia a dia. A partir dela, você pode preparar pratos deliciosos e diversos. Anote os ingredientes: carne moída, molho de tomate, cebolinha, salsinha, sal, cebola, milho, alho e pimenta-do-reino.

Usando apenas seis ingredientes, você consegue preparar o tradicional molho branco. São eles: leite, manteiga, farinha, creme de leite, sal e noz-moscada. O passo a passo é bem simples e você não precisa ser expert na culinária para acertar nessa receita.

Bem mais saboroso que os molhos de tomate industrializados, esse molho caseiro vai te conquistar de primeira. Além de gostosa, essa receita é prática e fácil. É também perfeita para lasanhas, macarronadas e pizzas. Experimente!

Que tal preparar um molho de tomate diferente, incrementado com bacon e gengibre? Essa é a proposta dessa receita, que leva também azeite, cebola, alho, tomate, tomates pelados, açúcar, sal e pimenta-do-reino.

O pesto é um molho fácil, simples e versátil que pode ser feito de diversas formas. Nessa sugestão, os ingredientes usados são manjericão, rama de cenoura, azeite de oliva, sal, castanhas e amendoim. Os dois últimos ingredientes darão um toque crocante ao preparo.

Nessa receita, você pode usar a linguiça da sua preferência. Além disso, você vai precisar de azeite, cebola, alho, extrato de tomate, vinho branco seco, tomate pelado, açúcar e parmesão, além de temperos e ervas. Esse molho é ótimo para acompanhar massas!

Para uma versão vegana de molho branco, a dica dessa receita é usar leite de castanhas, shoyu de coco, levedura nutricional, amido de milho, sal, pimenta e páprica defumada. O preparo é muito simples: basta misturar tudo em uma panela e cozinhar até engrossar.

Se você quer uma versão de molho bolonhesa livre de ingredientes de origem animal, experimente essa em que a carne é substituída por lentilhas. Entre os ingredientes usados, estão alho, cebola, cheiro-verde, azeitonas, manjericão, molho de tomate e temperos. O resultado é supersaboroso.

Com um gosto peculiar e único, esse molho feito com pimentões assados fica supersaboroso. Além deles, você também vai precisar de creme de leite, páprica defumada, queijo parmesão, suco de limão-siciliano, sal e molho de pimenta tabasco para fazer essa delícia.

Para dar uma aparência e um sabor diferenciados ao molho pesto, você pode incluir beterraba no preparo. Os demais ingredientes usados são os tradicionais: azeite, manjericão, alho, parmesão, nozes, sal e pimenta-do-reino.

As opções de massas são variadas e, caso esteja sem ideia para os molhos, adicionamos também algumas ideias de molho ou recheios para seus pratos. Aproveite cada um deles e varie no dia a dia, ou naquela ocasião especial com quem você ama.

E para finalizar a refeição, que tal preparar uma sobremesa fácil, cremosa e muito gostosa? Veja maravilhosas ideias!