O gnocchi, ou nhoque, como conhecemos, é uma massa italiana com origem nas casas de famílias pobres que ganhou um cantinho na mesa de várias pessoas ao redor do mundo graças ao seu sabor e versatilidade. Confira estas receitas de nhoque de batata variadas e gostosas.
Comece por um clássico! Confira esta receita de nhoque de batata versátil que acompanha um molho à bolonhesa simplesmente incrível. Se você for vegetariano ou vegano, pode substituir a carne moída por carne de soja ou legumes.
Publicidade
Agora, se você segue uma dieta mais fitness, então o nhoque de batata-doce fácil é uma boa escolha. A dica para deixar a massa ainda mais saudável é substituir a farinha de trigo branca por uma versão integral ou por um mix de farinha sem glúten.
Faça este nhoque recheado de queijo e deixe os seus convidados com água na boca e pedindo a receita! Quem não é muito fã de molho vermelho pode investir em outras opções, como molho de manteiga e sálvia ou um molho branco.
Sinônimo de praticidade, este nhoque é feito com farinha de trigo integral e batata asterix. Ou seja, as bolinhas ficam firmes e saborosas. Dá para servir com vários tipos de molho e finalizar com ervas aromáticas, como alecrim, manjericão e tomilho.
Além de delicioso, o nhoque de batata-doce roxa com molho também é um banquete para os olhos. Para a textura ficar perfeita, a batata asterix também é utilizada na receita.
Publicidade
Mais uma opção para se comer com os olhos, o nhoque de batata-doce roxa tem um segredinho incrível para deixar a massa levinha, mas bem homogênea: duas gemas de ovos. E não se preocupe, não fica com sabor forte.
O nhoque de batata-doce roxa sem farinha é uma opção levinha, bonita e saudável. Isso porque ele é feito com batatas orgânicas e sem trigo. Sirva com o molho da sua preferência e aproveite!
Charmoso, o nhoque de abóbora cabotiá é perfeito para servir em uma ocasião especial! Aqui, além da abóbora, a batata também entra em cena, garantindo uma massa firme e fácil de modelar. Fica lindo!
Com uma casca vermelha e um interior amarelhinho, a batata-asterix é mais rica em amido, o que a torna ideal para fazer uma bela massa de nhoque! A dica aqui é servir com um molho vermelho ou branco e abusar do queijo ralado.
Como o próprio nome já diz, o nhoque levinho possui uma massa leve e aerada. E isso é devido ao modo de preparo das bolinhas. Então, cozinhe as batatas com sal até que cheguem no ponto de purê. Depois, é só misturar com os outros ingredientes e finalizar com bastante carinho!
Publicidade
Refrescante, o nhoque de manjericão combina demais com os dias mais quentes. O destaque fica por conta do tomate, que harmoniza superbem com esta ervinha.
Mais simples de fazer do que você imagina, o nhoque de batata recheado com queijo fica pronto em meia horinha! Para uma massa mais consistente, a sugestão é usar a batata asterix.
Delicioso, este nhoque ao molho de cogumelos é feito com batata asterix. Já para o molho, tenha em mãos cogumelo shimeji, paris, nata, bacon, alho-poró e outros ingredientes que você confere na receita completa!
Uma ótima opção para quem é celíaco ou segue uma dieta low carb, o nhoque de espinafre sem glúten é saboroso e pode acompanhar diversos molhos e proteínas. A dica é servir com molho branco e uma ervinha especial, como alecrim ou manjericão.
Quem adora pratos refinados vai se apaixonar por este nhoque de batata-doce roxa com polvo e aspargos! O cozimento do molusco requer cuidado, então siga esse passo atentamente. Quanto à massa, adicione um pouco de noz-moscada!
Publicidade
Vai receber convidados veganos para o jantar? Então, invista neste nhoque com pesto de espinafre sem ingredientes de origem animal. Para dar uma textura crocante gostosa, adicione um punhado de nozes picadas.
Diga adeus para as versões industrializadas com esta receita de nhoque de batata caseiro. Para agilizar o processo, você pode cozinhar as batatas na panela de pressão. Mas fique atento ao tempo, ok? Sirva com um molho gostoso e capriche no queijo ralado.
Pronto em 30 minutinhos, o nhoque de batatas vegano é uma ótima opção até mesmo para quem consome ingredientes de origem animal. Versátil, ele combina com diferentes acompanhamentos e molhos. Se quiser, dá para congelar a massinha e fazer quando bater a vontade!
A dica principal na hora de cozinhar qualquer massa de nhoque é esperar as bolinhas subirem para recolher com uma escumadeira. Esse é o ponto perfeito!
E para acompanhar, que tal um molho bolonhesa bem gostoso?
Sou graduado em Comunicação e apaixonado por histórias. Para mim, cada prato é um livro: eles nos ensinam mais sobre pessoas, lugares, culturas... Aprender assim é gostoso demais, né?
minhas listas