34 receitas de macarrão para surpreender toda a família

Escrito por    

O macarrão é, sem dúvidas, um dos pratos preferidos dos brasileiros! Difícil encontrar alguém que não goste, especialmente devido ao fato de ser superversátil: dá para fazer com ou sem carne, apostar em versões bem incrementadas ou mais saudáveis, utilizar muitos ou poucos ingredientes.

Continua após o anúncio

Isso sem falar dos mais variados tipos de macarrão, tanto em formato, como em composição. Há quem prefira, por exemplo, o conhecido espaguete ou o penne; quem opte pelo integral em vez do comum; quem não abra mão do delicioso conchiglione, e por aí vai! São 1001 possibilidades, para agradar a todos e, sobretudo, para variar sempre que desejar na hora de cozinhar!

Um detalhe importante é que o macarrão é, de maneira geral, um prato fácil de preparar e que quase sempre se torna uma refeição completa!

Como inspiração nunca é demais, abaixo você confere deliciosas receitas para preparar um bom prato de macarrão sempre que der vontade!

Macarrão fácil

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Macarrão de uma panela: o macarrão é cozido no próprio molho, então, você usará apenas uma panela. Fica cremoso e saboroso, e o preparo é supersimples, boa dica para quando não se quer passar muito tempo na cozinha!

2. Macarrão com abobrinha: receita simples em que você usará somente o macarrão de sua preferência, azeite, pimenta dedo-de-moça, abobrinha ralada, alho, sal e pimenta-do-reino.

3. Macarrão no micro-ondas: aprenda como utilizar seu micro-ondas para fazer um macarrão de forma prática e rápida. Boa dica para quem está sem tempo, ou com preguiça de cozinhar, ou ainda, para quem não tem muita experiência na cozinha.

4. Macarrão caprese: receita simples e deliciosa, para fazer sempre que der vontade. Você só usará o macarrão, mussarela de búfala, tomate cereja, manjericão, pimenta dedo-de-moça, alho, água, azeite, pimenta-do-reino e sal.

5. Macarrão alho e óleo: ótima solução para dias em que você está cansada, precisa comer algo prático, mas não tem muitos ingredientes na despensa! O macarrão alho e óleo sempre dá certo, é facílimo de fazer e ainda fica delicioso (melhor ainda se for acompanhado de uma taça de vinho).

Continua após o anúncio

6. Macarrão com atum: você só usará o macarrão de sua preferência (e/ou aquele que tiver em casa), alho, sal, pimenta, salsinha, azeite, tomatinho cereja e um atum em lata (de preferência, em água). Ótima dica para um jantar corrido no meio da semana.

7. Macarrão parisiense: a receita rende duas porções e você só usará molho branco, presunto picado em tirinhas, ervilhas frescas, parmesão para polvilhar e o macarrão de sua preferência. Ótima opção para dias em que não se quer perder tempo na cozinha!

8. Macarrão com sardinha: fácil e rápida, é só o tempo de cozinhar o macarrão pois, enquanto ele cozinha, você já faz o molho. Macarrão com sardinha é uma combinação simples, do dia a dia mesmo, mas muito saborosa.

9. Macarrão prático: o preparo é super-rápido, mas o resultado é delicioso. Você utilizará tomates refogados para fazer o molho. O macarrão pode ser consumido sozinho, ou acompanhar um grelhado ou cogumelos, por exemplo. Fica a dica!

10. Macarrão caseiro: aprenda a fazer uma deliciosa massa de macarrão de forma simples. Você precisará só de farinha de trigo, ovos, sal e água. E, com a receita, você poderá fazer vários tipos de massa em casa, como lasanha, ravioli, fettuccine, talharim etc.

Salada de macarrão

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

11. Salada de macarrão: opção leve e deliciosa! Ótima para servir em dias mais quentes. O bom é que você pode adaptar a receita e usar os ingredientes que preferir e/ou tiver em casa.

12. Salada de macarrão vegana: boa dica para o almoço de domingo em família. Você pode usar os ingredientes da receita e também aqueles que preferir! Fica uma delícia com palmito, brócolis, champignon etc., e com um pouco de mostarda (se gostar).

Com carne

Foto: Reprodução / 2nuts 4spices

Foto: Reprodução / 2nuts 4spices

13. Macarrão de panela: a receita é para duas ou três pessoas, então, se você quiser em maior quantidade, é só aumentar os ingredientes. O preparo é muito simples, pois você faz junto massa e molho.

14. Macarrão com molho de carne: receita simples; o único diferencial é que, em vez de fazer o molho à bolonhesa com carne moída, ou o tradicional ao sugo, foi utilizado filé mignon cortadinho em pedaços pequenos. Para dar mais sabor, bastante orégano e manjericão.

Continua após o anúncio

15. Macarrão com molho de frango: fácil de fazer, você só precisará do macarrão de sua preferência, peito de frango cozido e desfiado, azeite, cebola, alho, tomate, molho pronto, sal, pimenta-do-reino e queijo ralado.

16. Macarrão à pizzaiolo: fácil de fazer e muito saboroso. Você usará o macarrão de sua preferência, maionese, presunto, mussarela, azeitonas, tomates, orégano, parmesão, pimenta-do-reino, azeite; e mais parmesão e orégano para finalizar.

17. Macarrão na panela de pressão: o sabor fica ótimo especialmente porque o macarrão cozinha no molho. A receita é prática, fica pronta rápido e suja só uma panela. Vale destacar, porém, que o aspecto não fica “tão bonito” quanto o de uma massa feita da maneira tradicional, justamente porque o macarrão fica bem mole.

18. Macarrão com bacon e brócolis: receita fácil e deliciosa. Você usará azeite, alho, bacon e brócolis, além de um creminho branco especial. Tudo na quantidade que você desejar. Finalize com queijo parmesão.

Sem carne

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

19. Macarrão com tomates assados: receita simples e deliciosa. Boa dica para quem não come carne. Você só usará o macarrão de sua preferência, tomate cereja, alho, azeite, manjericão, sal, pimenta e queijo.

20. Macarrão com couve-flor: receita deliciosa, feita com molho branco e gorgonzola. Mas, se você não gosta desse queijo, não precisa utilizá-lo e a receita dará certo do mesmo jeito! Ótima dica para o almoço de fim de semana.

21. Macarrão com champignon: receita simples e deliciosa, cujo toque especial é dado pela rúcula e pelo limão. O rendimento é de quatro porções e o tempo de preparo fica entre 40 a 55 minutos.

22. Macarrão com shitake: a receita pode ser vegetariana ou vegana, dependendo da massa escolhida e também do uso de margarina vegetal ou mesmo azeite. O shitake dá um toque especial e sabor único ao macarrão, vale a pena experimentar.

23. Macarrão com brócolis: combinação já conhecida e que dá supercerto. Acompanha bem uma carne grelhada, mas, quem não come carne pode se deliciar somente com a massa mesmo. Vale a pena salpicar queijo ralado na hora de servir.

24. Macarrão com tomate pelado: o rendimento é de seis porções. Você usará fettucine, azeite, tomate pelado, água, cebola, alho, manjericão, salsinha, tomilho, sal, pimenta-do-reino branca e açúcar.

25. Macarrão com brócolis e ervilha: uma versão do tradicional macarrão alho e óleo, só que um pouco mais incrementada, já que leva brócolis e ervilhas, que dão sabor e textura extra ao prato!

26. Macarrão com molho de beterraba: trata-se de um molho encorpado, com tomates, bastante cebola, beterraba e temperos. O colorido do prato dá um toque todo especial; e o sabor fica incrível. Isso sem falar que a receita é muito simples e nutritiva.

27. Macarrão com queijo: receita que suja apenas uma panela. O macarrão é cozido no leite e seu próprio amido dá conta de engrossar o molho. Você pode utilizar o(s) queijo(s) que desejar.

Especial

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

28. Macarrão dentro da peça de queijo: uma receita pra lá de especial e diferente, já que o macarrão é finalizado dentro de um queijo gigante! Mas você pode fazer mesmo sem ter um “queijão”, utilizando apenas uma frigideira e parmesão ralado.

29. Macarrão à carbonara: um dos molhos italianos mais famosos, o carbonara leva ovos, queijo pecorino e pimenta do reino; e nada de creme de leite! O rendimento da receita é para duas pessoas.

30. Macarrão com molho de amendoim: um prato vegano e bem fácil, com inspiração na gastronomia asiática. O leite de coco – que além de dar sabor, serve como substituto do creme de leite – e a manteiga de amendoim deixam o molho supercremoso e a mistura de temperos garante um sabor incrível.

31. Macarrão com salmão cremoso: você pode fazer com spaghetti, ou até com massas de cano curto como orecchiette e rigatoni, mas a dica da receita é usar fettuccine. O preparo é rápido e, como é feito em uma frigideira só, você, além de ganhar tempo, economiza na louça suja depois.

32. Macarrão com feijão e costelinha: um prato diferente, mas muito saboroso. Você usará basicamente macarrão, cheiro-verde, costelinha de porco, cebola, alho, sal, feijão cozido, pimentão verde, pimentão amarelo, pimentão vermelho, tomates, caldo de bacon e pimenta.

Integral

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

33. Macarrão integral com camarão: receita diferente, deliciosa e superlegal para um almoço especial ou até para o dia a dia. O rendimento é de seis porções com cerca de 378 calorias cada.

34. Macarrão integral com carne e legumes: receita fácil e que rende quatro porções. Você pode comprar já a bandejinha de legumes para fazer yakisoba, dessas com tudo higienizado e picado, como vagem, cenoura, couve-flor, brócolis e acelga.

Espaguete, penne, fusilli, gravata… Massa comum ou integral… Molho branco ou vermelho… Com carne, camarão, peixe ou só com vegetais e queijo… De qualquer forma, servir macarrão é sempre sinônimo de sucesso!

PARA VOCÊ