44 receitas com queijo cottage para uma refeição mais cremosa

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Conhecido como o queijo mais magro que existe, o queijo cottage é um alimento super saudável já que ele não precisar ser curado e nem salgado, portanto é rico em cálcio e proteínas e conta com teor de sódio e gordura baixos (o teor de gordura varia de acordo com o leite utilizado na preparação, que pode ser desde o desnatado e zero lactose até o leite cru).

Além de ser uma importante fonte de vitaminas e nutrientes, o cottage tem baixas calorias e traz diversos benefícios para o corpo e para a saúde, como o ganho de massa muscular, o emagrecimento, a ação antioxidante, o combate às gorduras localizadas na região da barriga, o fortalecimento dos ossos e a diminuição de problemas cardiovasculares.

Além disso, esse queijo é bastante versátil, pois combina com receitas doces e salgadas e pode ser encontrado em entradinhas, pratos principais, lanches e sobremesas, garantindo sempre muito frescor, sabor e leveza para todas as refeições do dia.

Confira 44 receitas que usam cottage para você começar a incluir esse queijo em suas refeições hoje mesmo!!

Cremes e pastas de queijo cottage

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Queijo cottage caseiro: a receita desse queijo cottage caseiro é super simples de preparar e o resultado fica igualzinho aos produtos comprados prontos no supermercado. Você pode servir o queijo com pães, geleias, sanduíches e até montar opções de entrada temperando com tomates secos e manjericão, cebolinha, salsinha, entre outros.

2. Creme de queijo cottage: se você nunca experimentou um creminho de queijo cottage, não perca tempo e aprenda a fazer essa receita em casa, que é maravilhosa e bem fácil de preparar. Entre os ingredientes estão leite pasteurizado, suco de limão, leite fervente, manteiga derretida e sal.

3. Pastinha de atum e cottage: fácil de fazer e extremamente deliciosa, essa pastinha de atum e cottage pode ser servida como entrada, acompanhada de torradinhas ou junto com saladas e recheios de sanduíches. Por ser uma opção de baixos carboidratos, é uma opção perfeita para quem está de dieta.

4. Queijo cottage diferente: para preparar uma incrível receita de queijo cottage diferente, você vai precisar de ingredientes como leite integral, coalho líquido e água. No dia seguinte do preparo, coloque o queijo em um potinho, adicione sal a gosto e consuma em até duas semanas.

5. Creme tipo cottage de tofu: essa receita é uma deliciosa alternativa de preparar tofu em forma de creme tipo cottage aromatizado com ervas e temperos especiais, que é uma ótima sugestão para servir com torradinhas, crackers ou legumes frescos. Você pode usar qualquer maionese vegetal, como a de castanhas de caju.

6. Creme de espinafre com cottage: que tal aprender a fazer em casa um irresistível creme de espinafre feito com ingredientes como queijo cottage zero gordura, alho, óleo de coco e sal? É uma receita super saudável que você pode comer acompanhada de um pãozinho, torradas ou canapés.

Opções de lanches saudáveis com queijo cottage

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

7. Wrap de salmão defumado, cottage e tomate cereja: além de delicioso, esse wrap é facílimo de preparar e também super leve, perfeito para um lanchinho noturno. Para rechear o seu “cone”, aposte em tomatinhos cereja, salmão defumado em fatias e queijo cottage. Tempere com azeite, pimenta do reino e cebolinha picada.

8. Sanduíche de salmão com queijo cottage: para um lanche da tarde bem saboroso e nutritivo, aposte nessa receita de sanduíche de salmão com queijo cottage. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: pão de forma integral, queijo cottage, alcaparras, mostarda com mel, sumo de limão e fatias de salmão defumado e fatiado.

9. Sanduíche de cottage e cogumelos: aprenda o passo a passo super simples de um sanduíche quente de cottage com cogumelos e pecã, fica tão gostoso que nem parece ser um lanche light para a dieta. Tenha em mãos o pãozinho da sua preferência, fatias de queijo branco fresco, cogumelos paris fatiados, queijo cottage, nozes pecã, azeite, manjericão, sal e shoyu.

10. Pão sem carboidrato com cottage: você já ouviu falar no pão nuvem? Ele tem esse nome porque é bem leve e não tem nada de carboidrato, perfeito para quem está tentando emagrecer. Além disso, ele é fácil de fazer e também rico em proteínas, já que leva ovos e queijo cottage entre os ingredientes.

11. Sanduíche de frango e cottage: perfeito para um pré treino ou jantarzinho leve, esse sanduíche de frango e cottage é saboroso, saudável, rico em proteínas e deixa você saciado por bastante tempo. Incremente o seu pão também com ingredientes como alface, tomate e cenoura ralada.

12. Receita de wrap de salmão, queijo cottage e hortelã: quer uma receita simples de um wrap bem delicioso, leve e saudável? Aposte nessa versão feita com pão folha que rende duas porções e conta com ingredientes como salmão em conserva, hortelã fresco, queijo cottage, requeijão light e sal a gosto.

13. Sanduíche de abacate, tomate e queijo cottage: aqui, você confere uma incrível dica de um lanche saboroso, nutritivo e muito versátil, já que você pode variar os ingredientes e usar o que tem em casa. Basta cortar ao meio o pão de sua preferência, cobrir com uma camada de cottage e colocar fatias de abacate alternadas com fatias de tomate. Tempere com salsinha, sal e azeite.

14. Pão de queijo de frigideira com cottage: uma das receitas mais queridinhas no mundo fitness, o pão de queijo de frigideira com cottage, também conhecido como crepioca, é muito fácil de preparar e ainda conta com um sabor bem gostoso. Tenha em mãos apenas tapioca, ovos, queijo cottage e sal.

15. Panqueca funcional com cottage: super prática, essa panqueca funcional com cottage vai bem no café da manhã, jantar e até mesmo como pós treino. Você pode combinar com mel, grelhados, geleia ou apenas comer pura, que também fica deliciosa. Sirva inteira ou cortada em quatro pedaços.

16. Rosquinhas de polvilho e queijo: feitas com ingredientes totalmente orgânicos, essas rosquinhas de polvilho e queijo são simplesmente irresistíveis para comer no lanche da tarde, pois são crocantes por fora e macias por dentro. Para preparar em casa, você vai precisar de queijo cottage, ovos, manteiga, sal e polvilho azedo.

Entradinhas com queijo cottage

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

17. Rolinhos de abobrinha com recheio de cottage: apesar de parecer bem elaborada, essa receita de rolinhos de abobrinha com recheio de cottage é muito fácil de preparar em casa. Ela leva ingredientes bem fresquinhos e ainda acompanha um molho pesto delicioso de salsa, manjericão e um toque sutil de coentro.

18. Grão de bico gratinado com cottage: ideal para comer nos dias frios do inverno, essa receita de grão de bico gratinado com queijo cottage é bem quentinha, aromática e ao mesmo tempo muito delicada e versátil, pois pode servir como acompanhamento, entrada ou até mesmo como prato principal.

19. Crostini de pesto de ervilha e hortelã com queijo cottage: extremamente fácil de fazer, essa receita é uma explosão de sabores, pois combina as ervilhas com o aroma do hortelã, o gostinho do limão e o queijo cottage. Basta juntar todos os ingredientes em um processador de alimentos e transformar em uma pasta, porém é válido deixar pedacinhos inteiros de ervilha, que dão uma ótima textura.

20. Salada de agrião com abacate e queijo cottage: essa salada de agrião com abacate e queijo cottage é ideal para você se alimentar com saúde e muito sabor e se manter firme na dieta. Entre os ingredientes, estão também rabanetes, manga, sal, pimenta do reino, azeite de oliva e limão.

21. Abobrinha recheada com cottage e shiitake: além de saboroso e bem simples de fazer, esse prato de abobrinha recheada com cottage e shiitake é super saudável e light, pois conta com menos de 100 calorias por porção. Para incrementar o sabor da receita, aposte também em tomilho, especiarias, sal e pimenta.

22. Ovos de codorna na cocote com queijo cottage: se você é apaixonado por ovinhos de codorna, que são bem mais suaves do que os ovos de galinha, não pode deixar de conhecer essa receita combinada com creme de leite e queijo cottage. Para acompanhar, nada melhor do que torradas de pão italiano grelhadas.

Receitas de massas com queijo cottage

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

23. Ravióli de abobrinha e cottage: já pensou em preparar um ravióli utilizando abobrinhas? Com essa receita, isso é possível! Para o recheio, um delicioso queijo cottage com nozes, que além de tudo conta com poucas calorias. A receita rende oito unidades, serve duas pessoas e deve ser servida quente.

24. Lasanha de beterraba e queijo cottage light: especial para aqueles dias de dieta que a fome aperta, essa receita de lasanha light de beterraba com queijo cottage não vai te decepcionar. Entre os ingredientes, estão: beterraba, cottage, pistache ou castanha de caju picada, azeite, suco de limão, pimenta e sal a gosto.

25. Spaguetti com molho de queijos e espinafres: para um almocinho em família caprichado e saboroso, aposte nessa receita de spaguetti com molho de queijos e espinafres, que serve de duas a três pessoas e leva outros ingredientes básicos como azeite, alho, pimenta calabresa, queijo cottage, queijo parmesão, caldo de legumes e manjericão.

26. Macarrão de forno com molho bolonhesa e creme de cottage: o resultado dessa receita é um macarrão de forno extremamente cremoso, que combina um molho bolonhesa com um suculento creme de queijos, feito com queijo cottage, requeijão, creme de leite e queijo prato ralado.

27. Raviólis de espinafre com cottage: tem coisa melhor do que fazer massa fresca em casa? Recheada, então, fica simplesmente irresistível. Essa receita ensina a preparar raviólis recheados com espinafre e queijo cottage, que ficam sensacionais quando acompanhados de um molho básico de tomate e manjericão.

28. Conchiglione recheado de queijo cottage e molho de atum: apesar dessa receita ter carboidrato, ela não deixa de ser uma boa opção para quem pretende manter uma alimentação saudável e equilibrada. Aposte no queijo cottage e no atum, que dá um toque a mais no molho vermelho.

29. Pizza light de berinjela com queijo cottage e nozes: essa pizza de berinjela é light pelo simples fato de não levar massa na sua montagem, pois as fatias finas de berinjela assadas fazem a função da base da pizza, substituindo a massa tradicional e reduzindo bastante as calorias. O queijo cottage e as nozes são os responsáveis pelo toque final.

Receitas de prato principal para almoço ou jantar

Foto: Reprodução / Gastrolândia

30. Torta de queijo cottage com pimenta: que tal uma torta super saborosa para fazer bonito em almoços e jantares especiais? Anote os ingredientes e se delicie: queijo cottage, cebola, salsa, queijo parmesão, farinha de trigo, suco de limão, sal, molho de pimenta, pimenta verde picada, orégano, cerefólio e ovos.

31. Torta integral de frango com cottage: uma fatia de torta acompanhada de uma boa saladinha é uma opção perfeita tanto para o almoço quanto para o jantar. Essa é uma torta integral de frango com cottage e edamame, que leva outros ingredientes como azeite, cebola, orégano, cúrcuma, sal e pimenta do reino moída.

32. Abobrinhas assadas com queijo cremoso: super rápida e fácil de preparar, essa receita conta com um sabor incrível e é ideal para aqueles dias que você está com preguiça de ficar muito tempo na cozinha. Você pode servir as abobrinhas como entradas com pão italiano ou outro pão de sua preferência.

33. Fricassê de frango light: que tal aprender a preparar em casa um saboroso fricassê de frango em uma versão mais leve e light para comer sem peso na consciência? A receita leva creme de cottage sem lactose, milho verde, frango desfiado, cebola, tomates, alho, orégano, sal, pimenta do reino e mussarela.

34. Frittata de curgete com queijo cottage: para um almocinho caprichado no final de semana, aposte nessa maravilhosa frittata de curgete com queijo cottage, com certeza todos vão se apaixonar! Entre os ingredientes, estão: cebola, alho, azeite, curgete, salsa, queijo cottage, ovos, tomate cereja, sal e pimenta preta.

35. Rolinhos de berinjela grelhada com cottage: esses rolinhos de berinjela grelhada com recheio de queijo cottage podem se tornar um jantarzinho simples e bem saudável para os dias de semana. Além de rápidos de fazer e muito leves, eles ainda são gratinados com parmesão e molho vermelho. É de dar água na boca!

36. Quibe de abóbora recheado com ervilha torta, alho poró, cenoura e queijo cottage: esse quibe de abóbora é uma deliciosa opção vegetariana para aqueles dias em que queremos dar um tempo na carne. Super saboroso, ele pode ser acompanhado por espaguete de palmito pupunha passado na manteiga.

37. Flan de espinafres, curgete e queijo cottage: se você vai dar um jantar em casa para convidados e ainda não sabe o que preparar, aposte nessa incrível receita de flan, que leva ingredientes como espinafres, curgete, ovos, natas, queijo cottage, tomate cereja, sal, pimenta preta e manteiga para untar.

38. Omelete com pesto e queijo cottage: para quem é a favor da teoria de que tudo com pesto fica melhor, essa receita de omelete com queijo cottage com certeza vai surpreender, pois além de fácil de preparar, ela também é perfeita para os momentos que você está sem muito tempo para cozinhar.

39. Abobrinhas gratinadas com cottage e parmesão: essas abobrinhas gratinadas com queijo cottage e parmesão são perfeitas para uma refeição light e simples. Apesar de pouco condimentadas e sem alho, elas ficam com um resultado bem suave e continuam extremamente saborosas.

Opções de sobremesas com queijo cottage

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

40. Abacate recheado com cottage: ideal para comer em um café da manhã reforçado ou no lanchinho da tarde, esse abacate recheado com cottage e chia é super saudável e repleto de nutrientes, fica delicioso puro ou então acompanhado de uma saladinha. A receita rende duas porções de 225 calorias cada.

41. Creme de chocolate e cottage: esse delicioso creme de chocolate tem um sabor super diferente, pode ser feito um dia antes e não dá trabalho nenhum, é só bater tudo no mixer, colocar nas tacinhas e levar para gelar. Entre os principais ingredientes, estão queijo cottage, chocolate meio amargo picado e açúcar.

42. Mousse de cottage e hortelã: quer inovar na sobremesa do final de semana e agradar toda a família? Aposte nessa receita de mousse salgada de queijo cottage e hortelã, que leva também outros ingredientes como leite desnatado, flor de sal, pimenta do reino moída, gelatina em pó incolor e crème montée.

43. Cheesecake com queijo cottage: aqui, você aprende a preparar uma cheesecake fácil, econômica e pouco calórica, que é doce na medida certa e simplesmente maravilhosa! Tenha em mãos ingredientes como biscoitos maisena, nozes, queijo cottage, leite condensado, cream cheese e ovos.

44. Bolo de quejo com cottage: esse é um bolo super tradicional na Alemanha, que fica perfeito quando combinado com uma boa xícara de café. A receita comum é feita com o queijo Quark, porém, aqui, ele é substituído pelo queijo cottage e fica igualmente delicioso, além de contar com uma textura maravilhosa, um sabor suave e doce na medida certa!

Se o seu objetivo é fazer uma dieta leve e saborosa, não deixe de incluir o queijo cottage no seu cardápio, pois além de complementar refeições variadas, ele deixará o seu dia a dia muito mais nutritivo e saudável.

PARA VOCÊ