10 receitas de costelinha de porco na panela de pressão muito apetitosas

Escrito por                          

A costelinha de porco na panela de pressão é uma opção prática e perfeita para o dia a dia. O prato conta com versões mais básicas, como a com shoyu e mel, e mais elaboradas, como o barbecue. Um dos segredos para uma carne bem saborosa é a marinada – que pode ser feita com sucos ácidos, sal e outras especiarias.

Além disso, os preparos podem ser incrementados com vegetais – a batata e o pimentão são exemplos. O resultado são pratos que aliam rapidez e gostinho marcante. Confira uma seleção de receitas de costelinha de porco na panela de pressão que são de deixar qualquer um com água na boca:

1. Costelinha de porco simples

Essa é uma receita fácil e que demanda poucos ingredientes – a costelinha sem osso, tempero caseiro, ketchup, molho inglês e água. A carne deve ser selada e, então, cozinhar na panela de pressão com os demais ingredientes por aproximadamente meia hora. A sugestão é servir com arroz branco.

2. Costelinha de porco rápida

O preparo dessa costelinha começa pelo corte e o tempero – a carne fica na geladeira por meia hora com suco de limão e sal. Depois, a cebola e o alho são refogados no óleo, a costelinha é selada e deve cozinhar por 15 minutos na panela de pressão com cerveja, água e páprica. Quando a pressão sair, a carne já pode ser servida. A finalização fica por conta do cheiro-verde.

3. Costelinha de porco ao shoyu

A costelinha utilizada nessa receita é picada em pedaços. A carne deve marinar por pelo menos duas horas em uma mistura de shoyu, azeite, colorau, sal, mostarda, alho, pimenta-do-reino e água. O cozimento é feito na panela de pressão com cebola.

4. Costelinha de porco com laranja e mel

Nessa receita a costelinha de porco fica marinando em um saco plástico com os temperos. Os ingredientes utilizados para dar gosto para a carne são suco de laranja, mel, molho shoyu, sal, mostarda, colorau, pimenta-do-reino, cebola e alho. Para cozinhar é preciso levar tudo para a panela de pressão por 15 minutos, deixando descansar por mais 10 antes de servir.

5. Costelinha de porco com shoyu e mel

A costelinha de porco na panela de pressão dessa receita é marinada com molho shoyu, mel e vinho branco por meia hora. A carne é levada para cozinhar com os demais ingredientes por mais 30 minutos. A dica é completar o prato com arroz e salada.

6. Costelinha de porco suculenta

Essa opção de costelinha é bem suculenta e saborosa. O molho que tempera a carne é feito com suco de laranja, molho de tomate, shoyu, sal, alho, pimenta de cheiro, louro e tomilho. A marinada precisa acontecer por no mínimo meia hora e a carne é cozida na pressão com azeite, mel e o molho por 20 minutos.

7. Costelinha de porco com purê de maçã, shoyu e mostarda

Aqui, a costelinha de porco é levada para assar com sal e pimenta preta. A finalização da carne é feita pincelando uma mistura de açúcar mascavo, vinagre de arroz e amido de milho e deixando dourar no forno. O purê que completa o prato leva maçã, alho, molho shoyu, mostarda, açúcar mascavo e páprica picante.

8. Costelinha de porco com batatas

O preparo dessa receita começa refogando a cebola já na panela de pressão com óleo. Depois, deve-se acrescentar a carne e os temperos. Quando a costelinha já estiver selada, é hora de adicionar os pimentões, o tomate e fechar a panela. A batata entra na panela quando a carne já estiver finalizando o cozimento.

9. Costelinha barbecue com batatas

O molho barbecue caseiro dessa receita é feito à base de cebola, açúcar mascavo, vinagre, molho inglês, ketchup, sal, pimenta e água. A costelinha e a batata são temperadas e pré-cozidas. Então, vão para o forno tampadas com papel alumínio e metade do barbecue. A outra metade do molho é adicionada depois que o papel for retirado e o preparo volta a assar por mais 10 minutos.

10. Costelinha barbecue na panela de pressão elétrica

Nessa versão, a costelinha de porco é combinada na panela de pressão elétrica com molho barbecue, alho amassado, azeite, alecrim, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e sal. O tempo de cozimento é de mais ou menos uma hora. Se o molho estiver muito aguado após o tempo deve-se deixar apurar com a panela destampada.

Essas receitas mostram que a costelinha de porco na panela de pressão pode ser preparada de formas diversas, igualmente deliciosas. Veja também receitas de costelinha de porco assada e frango na panela de pressão!

PARA VOCÊ