16 receitas de frango na panela de pressão fáceis e gostosas

Escrito por Luiz Filipe Santos

O frango na panela de pressão é uma opção muito prática e perfeita para o dia a dia. Você pode refogar, fritar e até desfiar a carne. Outra possibilidade é a de acrescentar molhos – como o de tomate – ou compor um prato mais completo – como um strogonoff.

O prato também pode ser incrementado com outros ingredientes, como a batata, e temperos variados, que vão desde o suco de limão até a mostarda. É uma ótima pedida para incluir no seu cardápio, já que a panela de pressão ajuda a poupar tempo de cozinha. Confira uma seleção de receitas deliciosas para sentir todo o gostinho desse preparo:

1. Frango fácil na panela de pressão

Os ingredientes utilizados para compor essa receita são frango picado, cebola, alho e cenoura. Eles são levados para a panela de pressão com caldo de galinha, shoyu, mostarda, ketchup, colorau, sal, pimenta-do-reino e água. A mistura cozinha por cerca de 15 minutos depois de pegar pressão e a finalização é feita com salsinha.

2. Peito de frango na panela de pressão

iStock


O preparo dessa receita consiste em refogar o alho e a cebola no azeite – já na panela de pressão – e adicionar o caldo de galinha, o peito de frango em cubos, o sal e a pimenta-do-reino. Então, é preciso mexer, acrescentar água e tampar a panela. O tempo de cozimento é de 15 minutos após pegar pressão. Se quiser desfiar o frango deve-se chacoalhar a panela. O cheiro-verde é utilizado para finalizar o prato.

3. Frango desfiado na panela de pressão

Essa receita de frango desfiado na panela de pressão pode ser utilizada para compor recheios de outros pratos. Para preparar é necessário dourar os cubos de frango na panela com azeite, adicionar cebola, alho, tomate pelado e levar tudo para cozinhar na pressão pro 20 minutos coberto por água. O tempero leva sal, pimenta-do-reino, uma pitada de açúcar e salsinha. A panela deve ser chacoalhada depois do cozimento e, então, o frango está pronto e desfiadinho.

4. Frango assado na pressão

O frango dessa receita conta com um preparo bem rápido, perfeito para os dias agitados. A carne é marinada com mostarda, suco de limão, alho, orégano e caldo de galinha dissolvido por meia hora. O óleo deve esquentar e depois o frango é colocado e a panela tampada. O tempo de cozimento é de aproximadamente 20 minutos. A textura da carne fica bem parecida com a de frango assado e vai te conquistar!

5. Frango na panela de pressão crocante

Nesse preparo a carne de frango utilizada é a sobrecoxa e deve ser temperada com sal, suco de limão, alho, colorau, chimichurri e mostarda. O cozimento é realizado deixando o óleo esquentar, depois adicionando o frango e deixando na pressão tampado por 20 minutos. O resultado é uma carne saborosa, crocante por fora e macia por dentro.

6. Frango frito na panela de pressão

Aqui, o frango é frito na panela de pressão de uma forma muito prática. A carne é temperada com orégano e pimenta preta. O preparo é levado para a panela já com óleo e então é hora de adicionar o tablete de caldo de galinha. A panela é fechada e é necessário tirar a válvula antes de levar ao fogo. Após meia hora em fogo baixo, deve-se destampar a panela e deixar o frango dourar. Para deixar a carne sequinha é preciso colocá-la sobre papel toalha.

7. Frango na panela de pressão elétrica

O frango dessa receita fica com uma textura bem suculenta. O preparo dura 15 minutos na panela de pressão elétrica e leva, além da carne, alho amassado, cebola, tomate picado, colorau e caldo de frango. O tempero também conta com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Uma dica é acrescentar curry, mostarda ou outros legumes para deixar o prato mais gostoso.

8. Frango com batatas na panela de pressão

A combinação do frango com as batatas dessa receita é simplesmente irresistível. O preparo também leva ingredientes como cebola, molho de tomate, azeitonas, azeite e caldo de galinha. Para temperar a carne pode-se usar cebolinha, pimenta e sal. O tempo de cozimento é de 25 minutos após a panela pegar pressão. O prato é uma refeição completa e possui um gostinho delicioso.

9. Frango com cenoura na panela de pressão

iStock


Essa receita traz a combinação deliciosa do frango com a cenoura. O preparo também leva cebola, aipo, alho, suco de limão, sal, colorau, ervas secas, cheiro-verde e pimenta-do-reino. Os ingrediente são todos combinados na panela de pressão e cobertos por água. O cozimento ocorre por 20 minutos. Uma sugestão é incrementar com temperos como a páprica e o molho inglês, que podem deixar o prato ainda mais especial.

10. Frango com pimenta biquinho na panela de pressão

O tempero dá o sabor marcante dessa receita e é feito com colorau, coentro seco moído, salsinha desidratada, louro em pó e sal marinho. O frango é preparado na panela de pressão com óleo, alho, cebola, vinagre e extrato de tomate. A panela é tampada e deve-se deixar cozinhar por 20 minutos. O prato é servido com agrião, pimenta biquinho e azeitonas.

11. Frango à passarinho na panela de pressão

O ponto alto dessa receita de frango na panela de pressão é o tempero composto de açúcar mascavo, mostarda, páprica, canela, açafrão, sal marinho, cravo em pó, curry e alho-poró, pimentão, alho e cebola refogados. A mistura desses ingredientes é feita no liquidificador com o óleo e passa no frango um dia antes do preparo. Para fritar a carne à passarinho esquente o óleo, coloque os pedaços do frango e tampe, deixando cozinhar por 15 minutos.

12. Frango 4 queijos na panela de pressão

iStock


Aqui, o frango é dourado na panela de pressão com azeite. O alho-poró, o molho de tomate e o leite são acrescentados, a panela é tampada e o cozimento dura 10 minutos depois que pegar pressão. Depois, é preciso adicionar o provolone, o gorgonzola, o queijo prato e a mussarela e deve-se deixar cozinhar por mais 1 minuto. É uma boa pedida para quem quer comer bem e sujar apenas uma panela!

13. Creme de frango na pressão

O diferencial dessa receita é que o frango é marinado no suco de limão com sal e pimenta. A carne é levada para cozinhar por 15 minutos na pressão com água e extrato de tomate. Então, a panela deve ser chacoalhada para desfiar o frango e acrescenta-se creme de leite e milho verde. O caldo tem um gostinho inconfundível e vai te conquistar pela textura molhadinha!

14. Strogonoff na panela de pressão

O strogonoff é um prato amado por muitos. Essa versão é feita na panela de pressão elétrica e o preparo consiste em refogar o frango na manteiga com páprica, sal, pimenta-do-reino, alho e cebola; adicionar o vinho branco e o molho de tomate deixando na pressão por 15 minutos e finalizar com o creme de leite, o champignon e a noz-moscada. É uma boa pedida para inovar e vai agradar seus convidados!

15. Frango xadrez na panela de pressão

Essa é a receita ideal pra quem gosta de culinária oriental e praticidade. O frango é temperado com shoyu, pimenta-do-reino e levado para a panela com cebola, pimentões e gengibre. A combinação de água e amido de milho é acrescentada e o preparo deve cozinhar na pressão por 15 minutos. A finalização é realizada acertando o sal. Uma dica é adicionar brócolis e acelga.

16. Coração de galinha na panela de pressão

O preparo dessa receita é feito selando os corações de galinha no azeite; adicionando a cebola e o alho, o louro, o molho shoyu, o sal e misturando bem. A água deve ser, então, acrescentada e o preparo deve ficar no fogo por 30 minutos. Após isso, a panela deve ser destampada e permanecer no fogo até toda a água secar. O resultado é um coração com textura bem suculenta!

O frango na panela de pressão pode ser feito de muitas maneiras. Há versão da carne frita, à passarinho e até como strogonoff. O prato também pode ser preparado tanto na panela comum como na elétrica. Outro fator importante é o tempero, que dá todo o sabor dos pratos e pode levar diversas especiarias. Veja também receitas de steak de frango, frango com creme de milho e frango ao molho branco!

PARA VOCÊ