44 receitas de filé de frango que vão te ajudar a variar o cardápio do dia a dia

Escrito por    

O filé de frango é uma carne muito presente na mesa do brasileiro. Ele pode ser preparado de muitas formas diferentes – grelhado, empanado e frito, por exemplo -, sempre contando com um sabor e textura inconfundíveis.

Continua após o anúncio

As receitas com frango que usam o filé podem ser acompanhadas por ingredientes diferentes que vão desde legumes até queijos e cogumelos. Os molhos possíveis para servir com o filé de frango também podem te surpreender pelo gostinho de quero mais e pelas combinações bem equilibradas.

Confira uma seleção de receitas de filé de frango que vai te deixar com vontade de comer até se entupir:

Receitas de filé de frango para o dia a dia

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

1. Filé de frango grelhado: essa receita traz o filé de frango feito de uma maneira bem simples, mas deliciosa. O preparo, aqui, consiste em temperar os filés com sal e pimenta e fritá-los até dourar na frigideira com azeite. É uma versão prática, pois funciona bem para o dia a dia e a sugestão é servir com uma farofa ou salada!

2. Filé de frango à rolê: essa receita de filé de frango à rolê precisa entrar para seu cardápio culinário. O recheio desses rolês é feito com cenoura, pimentão e ovo. Para deixar uma textura mais molhadinha, o preparo ainda leva molho de tomate caseiro. Essa opção de filé de frango é uma boa pedida para um almoço em família!

3. Filé de frango à dorê: essa versão de filé de frango vai te ajudar a inovar no almoço do dia a dia. A carne é temperada com sal, pimenta e, então, salpicada com farinha. O preparo é feito na frigideira com manteiga clarificada e, depois de prontos, os filés são regados com mais manteiga e suco de limão. Para finalizar, é só acrescentar salsinha!

4. Filé de frango ao molho rosé: essa receita traz o filé de frango temperado com óleo, sal e pimenta. Para preparar, basta cozinhar a carne na frigideira e, então, adicionar ketchup e maionese. O molho fica com um sabor inconfundível e essa é a opção ideal para quem quer uma receita prática e que não demande muito tempo!

5. Filé de frango com brócolis e molho branco: aqui, o filé de frango é acompanhado pela combinação clássica de brócolis com o molho branco. Os filés são picados em cubos e temperados com sal, pimenta, alho e suco de limão. O legume e a carne são cozidos e, então, levados ao forno com o molho até dourar. É um prato que agrada fácil e que vai fazer sucesso no almoço de final de semana!

6. Filé de frango com sakê: o diferencial dessa receita fica por conta do tempero de sabor marcante que é utilizado no filé de frango. A mistura usada é feita com shoyu, gengibre, azeite e sal. A carne é preparada na frigideira com tomate e pimentão, depois disso a combinação é acompanhada por um molho de sakê, azeite, açúcar, caldo de legumes, manteiga, shoyu e ketchup. É a opção ideal para quem quer impressionar com um prato bem completo e prático!

Continua após o anúncio

7. Filé de frango ao molho de mexerica: essa receita é a prova de como o filé de frango harmoniza bem com sabores cítricos. Aqui, a carne é temperada com suco de limão, sal, pimenta e, então, vai para a frigideira com manteiga. Os filés são regados com um molho feito com cebola, açúcar, suco de mexerica e farinha de trigo. O resultado é um prato bem equilibrado, com gostinho marcante e textura agradável!

8. Filé de frango com laranja ácida: o tempero dessa versão de filé de frango é delicioso e feito com jerk, suco de laranja, alho, sal e azeite. O preparo da carne é feito na frigideira com manteiga e o tempero forma uma espécie de molho de sabor inconfundível. A sugestão é servir com arroz, essa receita vai deixar todos da sua mesa salivando!

9. Filé de frango com molho de maionese, mostarda e salsa: essa é uma receita de filé de frango que vai tornar as suas refeições cotidianas ainda mais gostosas. Os filés são temperados com pimenta, sal e suco de limão e dourados na frigideira com manteiga. Depois, são acrescentados ingredientes como maionese, alho, mostarda e salsinha. O prato fica com um sabor delicioso e funciona bem para provar uma combinação diferente no jantar!

10. Filé de frango com molho de requeijão: aqui, o filé de frango é temperado com mostarda, sal, alho, açafrão e pimenta-do-reino. A carne é selada na frigideira e, então, levada ao forno por alguns minutos. Depois disso, é só acrescentar o molho feito com requeijão, leite, pimenta, farelo de aveia e sal. Para finalizar, é só servir com cheiro verde. Essa opção vai deixar todos com água na boca!

Receitas de filé de frango ao forno

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

11. Filé de frango assado: essa é uma receita prática de filé de frango assado. A carne é temperada com pimenta, sal e levada ao forno acompanhada por molho de tomate e queijo. É uma versão que conta com um preparo fácil e vai te deixar com vontade de repetir esse prato todos os dias!

12. Filé de frango oriental assado: essa receita conta com uma mistura deliciosa de mel, mostarda e shoyu para temperar o filé de frango, a cenoura, as ervilhas, o brócolis e o pimentão vermelho. O preparo temperado vai para o forno e a dica é polvilhar com cebolinha e servir com arroz. É um prato que conta com um sabor oriental delicioso e que agradará a todos!

13. Filé de frango com legumes assados: essa é uma opção nutritiva e gostosa de filé de frango com legumes. Para acompanhar a carne, são utilizados vegetais como brócolis, abobrinha, tomate cereja e abóbora. O tempero é feito com azeite, sal, shoyu, pimenta e alho moído. O preparo é feito assado e, por isso, essa versão vai te ajudar a compor uma refeição saudável para o dia a dia!

14. Filé de frango gratinado: aqui, os filés de frango contam com um tempero feito com azeite, pimenta-do-reino, sopa de cebola e mostarda. Depois, são colocados em uma assadeira com um molho de creme de leite, requeijão e cheiro-verde. Para gratinar, são adicionadas fatias de queijos mussarela e parmesão. A dica é servir com batatas rústicas ou com um mix de folhas.

15. Filé de frango à pizzaiolo: essa receita leva ingredientes que lembram os sabores da culinária italiana. Aqui, o filé de frango é acompanhado por molho de tomate, queijo mussarela e orégano. O preparo é feito no forno e a sugestão para servir é combinar a carne com arroz e batatas chips!

Continua após o anúncio

16. Filé de frango recheado com queijo branco: essa é uma receita de filé de frango que alia sabor com ingredientes saudáveis. A carne é temperada com pimenta, suco de limão, sal e azeite. O recheio utilizado para compor o prato é feito com queijo branco, tomate e manjericão. Depois de combinados todos os ingredientes, o preparo vai ao forno por aproximadamente vinte minutos e você vai se surpreender com o gostinho delicioso desse prato!

17. Filé de frango à parmegiana low carb: aqui, o filé de frango é feito de maneira rápida e conta com uma quantidade reduzida de carboidratos, o que ajuda quem prefere refeições low carb. O molho do preparo leva tomate pelado, alho e cebola e os filés são fritos no azeite. Depois disso, o preparo é assado com os queijos musarela e parmesão. É uma opção nutritiva e que de quebra ainda tem um sabor marcante!

Receitas de filé de frango com molhos variados

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

18. Filé de frango com molho de champignon: essa receita traz os filés de frango preparados na frigideira com manteiga, óleo, sal e pimenta-do-reino. O molho utilizado para compor o prato leva cebola, alho, creme de leite e champignon. Para servir, a dica é decorar com ervas, fazendo desta uma versão fácil e deliciosa.

19. Filé de frango com molho de laranja: essa receita conta com um molho delicioso feito com suco de laranja, manteiga, amido de milho, açúcar e manjericão para acompanhar o filé de frango. A carne é temperada com alho, pimenta-do-reino e sal e, depois, vai para a frigideira com óleo. Para finalizar, é só reunir o filé de frango com o molho. Essa combinação do sabor cítrico com a carne vai te deixar salivando!

20. Filé de frango com molho cremoso de maracujá: aqui, o filé de frango é temperado com sal e pimenta e frito na manteiga. O molho que acompanha a carne é feito com cebola, água, suco de maracujá, sal, creme de leite e açúcar. A dica é enfeitar com sementes de maracujá e servir com arroz.

21. Filé de frango ao molho de pinhão: essa receita combina o sabor inconfundível do filé de frango com a textura do pinhão. O tempero da carne leva suco de limão, sal e pimenta. O molho de pinhão é preparado no liquidificador com creme de leite e, depois, são acrescentadas fatias de cebola. Os filés são acompanhados pela mistura e na decoração podem ser utilizadas pimentas rosas.

22. Filé de frango ao molho de goji berry: essa receita traz o filé de frango combinado com um molho de goji berry, um fruto rico em vitamina C. A carne leva suco de limão, sal, cominho e pimenta como tempero. O molho é feito com goji berry, vinho branco e farinha de trigo, ingredientes que harmonizam bem entre si. Para servir, a sugestão é compor o prato com legumes cozidos no vapor.

23. Filé de frango com molho de mostarda dijon: aqui, o filé de frango conta com um molho especial para acompanhá-lo. Depois de marinados em uma mistura de suco de limão, sal e pimenta, os filés são fritos no azeite. O molho que completa o preparo é feito com mostarda Dijon, creme de leite e mostarda comum. É uma opção prática e gostosa, ideal para aqueles dias que precisam de uma refeição mais elaborada, mas não se tem muito tempo!

24. Filé de frango com molho de cerveja preta: essa receita de filé de frango é uma verdadeira explosão de sabores. Aqui, a carne é preparada com sal, sálvia, pimenta e vinho branco. Os filés são fritos no azeite e, depois, são adicionadas cerveja preta e cebola para compor o molho. É uma versão apetitosa e que precisa entrar para seu cardápio culinário!

25. Filé de frango ao molho de nozes: o molho é o ponto alto dessa receita de filé de frango, pois conta com o sabor marcante das nozes e das raspas de limão. Para grelhar o frango, utilize manteiga e, para servir, a dica é acompanhá-lo com massas, arroz ou purê!

26. Filé de frango com molho de passas e nozes: essa receita traz um molho feito com uvas passas, caldo de frango, nozes, amido de milho, cebola, azeite, páprica e creme de leite para acompanhar os filés. A carne é preparada na manteiga e temperada com sal e limão. É uma opção gostosa e uma boa pedida para ocasiões especiais!

27. Filé de frango ao molho quatro queijos: aqui, o filé de frango é cortado em cubos e regado com um molho feito a partir de quatro queijos – gorgonzola, provolone, prato e mussarela. O suco de limão, a salsinha e a noz-moscada utilizados no tempero dão um gosto especial para o preparo e os cogumelos deixam-o com um sabor harmonioso. É uma versão bem completa e que vai fazer sucesso na sua cozinha!

28. Filé de frango com molho pesto: essa receita conta com um gostinho que vai te teletransportar para as terras italianas. Os filés de frango são temperados com pimenta, sal, azeite e, depois, vão para o forno acompanhados por molho pesto, rodelas de tomate e mussarela a gosto. O resultado é um prato que além de ter um sabor delicioso, ainda conta com um preparo rápido!

29. Filé de frango com molho de mostarda em grãos: o molho dessa receita é feito com cebola, manteiga, creme de leite e mostarda em grãos e é o toque especial do preparo. Os filés de frango são temperados com alho e levados ao forno com azeite. Depois de prontos, é só misturar com o molho. Essa versão vai te surpreender pelo sabor marcante!

Receitas de filé de frango empanado

Foto: Reprodução / MOLDANDO AFETO

30. Filé de frango empanado com aveia: essa é uma versão de frango empanado que, além de deliciosa, é nutritiva e saudável. Os filés de frango são temperados com shoyu, sal, pimenta e suco de limão. O processo de empanar é feito com aveia e clara de ovo. Depois de assados, o resultado são filés saborosos e que vão deixar todos com gostinho de quero mais!

31. Filé de frango à milanesa: o tempero desse filé de frango deixa um sabor especial no preparo e é feito com colorau, suco de limão, alho amassado, sal e pimenta. Para empanar, são utilizados ovos batidos e farinha de rosca. Essa receita clássica vai fazer sucesso na sua mesa!

32. Filé de frango empanado sem farinha: essa é a receita ideal de filé de frango para quem está em busca de sabor aliado à saúde. O diferencial desse preparo é que ele não leva farinha para empanar os filés, utilizando ovo e queijo parmesão ralado em seu lugar. A casquinha que envolve a carne fica crocante! Essa é uma opção ótima para servir para as crianças.

33. Filé de frango empanado com farinha de rosca grossa: aqui, o filé de frango é empanado com uma mistura de ovo e farinha de rosca grossa. O tempero fica por conta do sal, do alho e da pimenta. O preparo pode ser feito na frigideira com manteiga ou, então, no forno. É uma opção de textura crocante e que tem um preparo bem fácil.

34. Filé de frango à parmegiana sem fritura: o tempero utilizado nesse filé de frango deixa um sabor marcante na carne. A combinação utilizada é de sal, lemon pepper e páprica doce. Para empanar, são usados ovos batidos, farinha de trigo e farinha de rosca. Os filés são assados com azeite e, para compor o molho à parmegiana, são adicionados molho de tomate e queijo. A dica é servir o prato com arroz e batata frita!

35. Filé de frango empanado com sementes de cânhamo: essa receita traz os filés de frango temperados com uma mistura de iogurte natural, cúrcuma, alho, orégano e sal. Depois de temperados, os filés são empanados com sementes de cânhamo e assados por aproximadamente vinte minutos. O preparo fica crocante e conta com um sabor delicioso!

36. Filé de frango à parmegiana: essa é a receita tradicional de filé de frango à parmegiana. Aqui, os filés são empanados com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Depois, o preparo é feito fritando a carne no óleo e levando-a, então, ao forno com molho de tomate e queijo mussarela. A sugestão para servir é acompanhar com arroz ou com uma salada verde!

Receitas de filé de frango diferentes

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

37. Filé de frango com crosta de chia: essa receita traz os filés de frango temperados com azeite, pimenta moída e sal. A chia é polvilhada na carne, que, então, é grelhada na frigideira. Os filés são fatiados em pedaços e servidos com uma salada de macarrão, quinoa, abacate, tomate-cereja, agrião, cenoura e queijo branco.

38. Filé de frango com creme de milho: aqui, o filé de frango é preparado com milho, creme de leite, farinha de trigo e sal. A carne é cortada em cubinhos e misturada com outros ingredientes, que são combinados no liquidificador. A junção vai para o forno e a finalização é feita com queijo parmesão ralado.

39. Filé de frango com leite de coco: essa é uma receita de filé de frango com um molho especial feito à base de leite de coco, tomate picado, colorau, azeite, alho e cebola. Os ingredientes são todos combinados em uma panela e a dica para decorar é utilizar pimenta biquinho e azeitona.

40. Rolinho de filé de frango com queijo e calabresa: o tempero desses rolinhos de filé de frango é feito no liquidificador com alho, cebola, sal, cheiro-verde e manjericão. O recheio da carne conta com calabresa e queijo! O preparo é feito no forno e é preciso tomar cuidado para não deixar a carne ressecar.

41. Filé de frango marinado com açúcar mascavo, shoyu e alho: o ponto alto dessa receita fica por conta do tempero utilizado nos filés de frango. A carne é marinada com açúcar mascavo, shoyu e alho triturado. Os filés são, então, grelhados com óleo de girassol e pode-se adicionar pimenta-do-reino a gosto.

42. Filé de frango à rolê com ricota e maçã: essa receita traz os filés de frango na forma de rolês e recheados com uma combinação de ricota fresca, creme de cebola, pimenta calabresa, maçã cortada em cubos e amêndoas picadas. O preparo é levado ao forno com creme de ricota light e queijo ralado, resultando em um prato de sabor irresistível e que vai te conquistar pela ótima textura!

43. Filé de frango à rolê com cottage e tomate: essa opção de rolê de filé de frango conta com um sabor que lembra a culinária italiana. Os filés são recheados com azeitonas pretas sem caroço, queijo cottage, tomate, mussarela de búfala e folhas de manjericão. O tempero é feito apenas com sal, alho, azeite e o preparo é feito no forno.

44. Filé de frango ao creme de gorgonzola: aqui, os filés de frango são fritos no azeite e combinados com creme de leite e queijo gorgonzola esfarelado. Para cobrir a carne, é utilizado o queijo parmesão ralado. Esse preparo rápido e gostoso precisa entrar para o seu menu!

A partir dessas receitas, é possível observar como o filé de frango pode estar em inúmeros pratos e acompanhado por uma infinidade de ingredientes deliciosos. O filé pode ser feito de muitos modos e vale à pena dar uma inovada nos preparos do dia a dia. Se permita se encantar com o sabor dessas versões de filé de frango, experimente!

PARA VOCÊ