Quando você morde o frango, escuta o barulhinho crocante do empanado. Por dentro, fica suculento, bem temperadinho. Na hora de fritar, a casquinha não se desmancha e não encharca de óleo. O detalhe é empanar na farinha panko e, em seguida, já fritar para não absorver muita água.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
Como substituir o leite do empanamento?
Esse frango empanado, com um limãozinho espremido, acompanhado de uma bebida bem gelada – chega logo sexta-feira! É uma das comidas de boteco mais amadas do Brasil. Da refeição principal ao happy hour, o petisco entrega sabor e alegria. Entretanto, caso você tenha alguma restrição a leite, não tenha esse ingrediente em casa no momento do preparo ou quer experimentar novas formas de empanar, é possível, sim. Confira abaixo algumas opções:
Empanado simples
Em nossa receita, fizemos um empanamento prático: os temperos, o leite e farinha de trigo vão tudo no mesmo recipiente, depois é só passar na farinha panko. Isso diminui os processos de preparo de um empanamento, além de evitar sujar muitas louças na cozinha.
Entretanto, há uma opção mais simples, com um pouquinho mais de processos. Tempere o frango com as ervas e especiarias de sua preferência e deixe descansar na geladeira por até 12 horas. Para empanar, separe 2 pratos: em um, coloque 1 ovo batido; no outro, 1 xícara de chá de farinha de trigo. Na hora de fritar, passe a carne no ovo batido e, em seguida, na farinha de trigo. A casca do empanamento ficará bem fininha.
Outra opção é fazer um empanamento duplo. Além dos ingredientes citados acima, em um prato, coloque 1 xícara de chá de farinha panko, ou farinha de rosca. Então, passe a carne no ovo batido, na farinha de trigo, novamente no ovo e, por fim, na farinha de rosca. O empanamento ficará com uma crosta mais robusta.
Frango empanado com maionese
A maionese é muito popular para temperar frango. Além de adicionar sabor, evita que a carne fique seca depois do preparo. Isso porque possui gordura e acidez, que ajudam a quebrar as fibras do frango, deixando-o mais macio e suculento.
Para fazer a marinada, em um recipiente, coloque os pedaços de frango e adicione os temperos a gosto. Você pode usar os mesmos temperos e quantidades indicados na receita (alho, sal, pimenta-do-reino e páprica defumada), ou acrescentar outros de sua preferência. Agora, vem o ponto importante: acrescente 2 colheres de sopa de maionese e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo. Misture bem para a marinada se espalhar por todos os pedaços de carne, tampe o recipiente e leve-o à geadeira por até 12 horas.
Passado o tempo da marinada, retire o recipiente da geladeira por, pelo menos, 15 minutos, antes seguir com o processo (se você fritar o frango gelado, ele não ficará tão crocante). Em seguida, basta seguir com o passo a passo da receita, passando os pedaços de carne na farinha panko e levando para fritar. Esse empanamento fica bem fininho, criando uma crostinha crocante e sequinha.
Frango empanado com iogurte natural
No processo de empanamento, o iogurte natural possui a mesma função que a maionese, ou seja, oferece acidez e gordura. A marinada fica cremosa, umedece a carne e possui uma ótima aderência para empanar com a farinha panko.
A principal diferença entre a maionese e o iogurte natural está no sabor. A maionese é mais intensa e marcante, já o iogurte é suave. Uma boa opção é combinar com um mix de ervas finas, entre elas, alecrim, tomilho, manjericão e sálvia. Entretanto, nada te impede de usar temperos mais fortes.
Para fazer a marinada, basta seguir a dica do tópico anterior e, ao invés de maionese, usar 2 colheres de sopa de iogurte natural. Se quiser um empanamento com uma crostinha mais grossa, acrescente um ovo batido ao preparo.
Frango empanado com cerveja
Não é só como acompanhamento que uma cervejinha gelada vai bem com frango empanado. A bebida pode ser usada durante o preparo do petisco, uma vez que é rica em gás carbônico e fermento, o que confere ao empanado uma crocância leve, porém bem sequinha.
Preferencialmente, escolha uma cerveja mais intensa e amarga, como a stout ou porter. Isso ajudará a criar um contraste de sabor interessante com a suavidade do frango, além de ser uma ótima opção para você caprichar na pimenta. Entretanto, também é possível fazer o empanamento com cervejas mais comuns do dia a dia, como a larger, que oferece um sabor mais suave.
O preparo da marinada com cerveja é fácil. Siga a lista de ingredientes da receita e apenas substitua o leite pela mesma quantidade de cerveja bem gelada (200 ml). Se quiser, um pouquinho antes de começar a fritar o frango, adicione 1 colher de café de fermento ao recipiente e misture bem – esse ingrediente também ajuda a deixar o empanado sequinho, sem perder a suculência da carne.
Outra opção é usar água com gás bem gelada (ao invés de cerveja ou leite) – o resultado da crocância é muito parecido. Nossa principal dica: experimente diferentes formas de empanar e decida qual é a sua preferida. Também brinque com os temperos, ajustando o sabor ao seu paladar.
Posso fazer o filé de frango empanado na air fryer?
A fritadeira elétrica já conquistou o seu lugarzinho na cozinha brasileira. Ela utiliza ar quente circulante para preparar os alimentos, proporcionando uma crocância similar à fritura tradicional, porém sem fritar por imersão em óleo. Inclusive, você pode, sim, fazer o frango empanado na air fryer.
Vale dizer que qualquer carne preparada na air fryer tende a ficar mais seca, principalmente cortes magros, como o peito de frango. Com uma quantidade mínima de óleo, não há gordura suficiente para ajudar a manter a umidade interna da carne, que perderá muito líquido, resultando em uma textura ressecada.
Entretanto, há alguns truques culinários que – se aplicados corretamente – podem deixar a carne bem macia. Após empanar, pincele (ou borrife) óleo vegetal sobre cada pedaço. Em comparação com a fritura por imersão, a quantidade de óleo será mínima, porém suficiente para ajudar a minimizar a perda da umidade natural do frango.
Se o seu objetivo principal não for preparar um petisco o menos calórico possível, ao invés de peito de frango, use um corte com mais gordura, como coxa e sobrecoxa (retire a pele para deixar a carne menos gordurosa).
Outra opção é caprichar na marinada e deixar o frango descansar por um bom tempo na geladeira, entre 1 e 12 horas – quanto mais tempo, melhor. Nossa dica: faça uma marinada com maionese, pois ela oferece uma quantidade maior de gordura para o preparo, além de possuir uma consistência cremosa bem úmida. Caso esteja usando outra marinada de sua preferência, experimente acrescentar um pouco de azeite.
Com o frango já empanado, é hora de levar à fritadeira elétrica. Não sobrecarregue o cesto. Organize os pedaços de carne de forma que um pedaço não fique sobre o outro, garantindo, assim, que o ar circule uniformemente. Se preciso, cozinhe em duas etapas ou mais.
Também é necessário ficar de olho no tempo e temperatura de cocção. Preaqueça a fritadeira elétrica a 200 °C por 5 minutos. Assim, quando o frango entrar na air fryer quente, a crostinha crocante se formará mais rapidamente, oferecendo uma camada de proteção para a umidade interna.
O tempo de preparo varia entre 15 e 20 minutos, dependendo da potência de sua fritadeira elétrica, bem como da quantidade e tamanho dos empanados. Após 8 minutos, abra a fritadeira e vire todos os pedaços de carne para garantir que eles fiquem crocantes e dourados de ambos os lados. Durante esse processo, observe se será preciso mais tempo ou menos tempo para o frango chegar ao ponto desejado.
Não deixe os empanados na fritadeira elétrica por mais tempo que o necessário. Lembre-se que enquanto o tempo corre, a carne está perdendo umidade, ou seja, pode ficar ressecada. No entanto, se você seguir as dicas, com certeza, conseguirá preparar um frango empanado na air fryer bem suculento.
Franguinho pronto, só está faltando uma coisa: os acompanhamentos! Confira nossa seleção de receitas de molhos para petiscos e escolha seus preferidos. Recomendamos experimentar as opções picantes, pois combinam muito com frango empanado.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade