24 receitas de coxa de frango assada para fugir do comum

Escrito por                                                              

Falar em frango assado é despertar memórias afetivas, de comida caseira, refeições em família. E, assim como cada família é única, mas tem suas semelhanças, receitas de coxa de frango assada têm cada uma seu destaque, mas todas ficam igualmente deliciosas.

Ótimas para quando temos pouco tempo e excelentes para quando podemos deixar tudo marinar, as receitas vão das muito simples até àquelas que contam com ingredientes poucos comuns. Abaixo apresentamos algumas opções, escolha a que mais combina com você e experimente!

Receitas de coxa de frango assada simples

iStock

1. Coxa de frango empanada: frango empanado é delicioso, né? Feito no forno continua delicioso, mas fica ainda mais fácil de preparar! O segredo dessa receita é usar maionese e fubá (ou farinha de rosca) para deixar as coxinhas de frango sequinhas e crocantes.

2. Coxa de frango assada com ervas: simples de fazer, essa receita se destaca pelo frescor que as ervas trazem ao prato. E o preparo é o mais simples possível: misturar os ingredientes, deixar marinar e assar.

3. Coxa de frango empanada com ervas: que tal uma receita que junte o melhor das duas anteriores? O frescor das ervas com a crocância do empanado. A salsinha e o manjericão vão nas gemas e o orégano vai na farinha de rosca. Aí, é só seguir o passo a passo de passar na farinha, besuntar em gemas e passar de novo na farinha e o fica pronto para ir ao forno.

4. Coxa de frango assada na cebola: poucos ingredientes, poucos preparos, quase nada de louça para lavar, comida linda, cheirosa e gostosa. Talvez seja uma receita perfeita. A cebola fica macia, adocicada, o frango fica dourado, crocante por fora e macio por dentro. Perfeita, né?

5. Coxa de frango com limão e alecrim: essa é para quem não dispensa a pele do frango, bem sequinha e dourada. Para temperar, tem limão, vinagre, cebola, alho e sal. Já o alecrim passa seu perfume e sabor à carne ao servir de apoio para os pedaços de frango na assadeira. Uma receita fit, low carb, cheia de sabor.

6. Coxa de frango com batatas: frango com batatas é um casamento perfeito. Assados juntos, os dois absorvem bastante o tempero (principalmente se você tiver tempo para deixá-los marinando), o que garante um prato muito nutritivo e cheio de sabor!

7. Coxa de frango assada com batata doce: um prato que é uma refeição inteira. Você começa refogando o frango com cebola e alho, acrescenta batata doce e tomate-cereja, depois termina o prato no forno. Colorido, com aquele sabor que traz conforto e muito fácil de fazer.

8. Coxa de frango assada com legumes e bacon: uma receita que se adapta à sua geladeira! Você usa os legumes que tiver/quiser, a combinação que gostar. É só preparar os ingredientes (lavar, cortar, misturar), colocar tudo numa assadeira e levar ao forno por 1 hora e meia. Frango, bacon e legumes ficam macios, dourados e deliciosos!

9. Coxa de frango assada com tomate e cebola: você começa selando o frango na frigideira, para deixar a pele bem sequinha, mas sem perder a umidade interna da carne, depois você termina o preparo no forno: acrescentando cebolas, tomate, alho, alecrim e azeite. Depois de uns 40 minutos no forno, tudo vai ficar dourado, macio, suculento, … irresistível.

10. Coxa de frango assada em 20 minutos: panela de pressão é a solução para a falta de tempo e não serve só para preparos cozidos. Nessa receita, a panela de pressão vai te dar o sabor e a textura de coxa assada – pele dourada e crocante e carne macia, desmanchando na boca – em apenas 20 minutos!

Receitas de coxa de frango assada especiais

iStock

11. Coxa de frango crocante: sabe aquele frango empanado famoso de uma rede de fast-food? Você pode fazer em casa, com ingredientes simples e sem precisar lidar com a bagunça de fazer fritura. O segredo para deixar bem crocante é usar flocos de milho triturado para empanar e regar com manteiga derretida antes de levar ao forno.

12. Coxa de frango recheado com queijo coalho: a cara e o sabor do Brasil, essa receita é uma ótima pedida para quando você quer variar um pouco os sabores, mas não quer ter um trabalhão na cozinha. Farinha de mandioca garante o dourado da coxa de frango e o queijo coalho é a surpresa que torna esse prato especial.

13. Coxa de frango na cerveja: sal, alho, pimenta-do-reino, ketchup, azeite e cerveja deixam a coxa de frango com um dourado intenso e um sabor delicioso. Ótima para fazer quando quiser impressionar amigos e visitas.

14. Coxa de frango com recheio de farofa: frango recheado com farofa é um clássico brasileiro, né? Essa versão merece destaque por sua farofa deliciosa de calabresa e por ser finalizada com fatias de bacon envolvendo as coxas de frango. Não tem como dar errado!

15. Coxa de frango recheada com bacon: se você gosta de sabores marcantes, essa receita é sua! O recheio leva, além do (querido por todos) bacon, queijo gorgonzola. Depois de assado, o queijo derrete, dando suculência e muito sabor à coxa de frango.

16. Coxa de frango ao Lemon Pepper: já concordamos que coxa de frango com batatas é uma combinação perfeita, o diferencial nessa receita é o toque fresco e marcante que a combinação de limão e pimenta dá. Um tempero diferente para uma receita infalível.

17. Coxa de frango suculenta: chamamos a receita de suculenta, mas também podemos chamar de muito fácil de fazer, muito prática ou simplesmente deliciosa. A chave para dar muito certo é deixar marinar e, na hora de assar, despejar o tempero sobre as coxas. Você nunca mais vai aceitar comer frango assado seco!

Receitas de coxa de frango assada ao molho

18. Coxa de frango ao molho oriental: molho shoyu, além de ser muito gostoso, é um ótimo curinga para preparos de frango assado, porque além de dar sabor dá uma cor dourada bem intensa. Gengibre e mel completam o sabor e o gergelim traz um toque crocante.

19. Coxa de frango ao molho cítrico: é comum vermos receitas de peixe com limão, mas esta aqui é a prova final de que frango também casa muito bem com sabores cítricos. A marinada de laranjas, limões, mel, óleo de gergelim, sementes de coentro, gengibre, shoyu e alho tempera as coxas de frango e, depois, vão ao fogo para reduzir e se tornar um molho de sabor intenso e refrescante.

20. Coxa de frango ao molho de laranja: o ditado diz que nós começamos a comer com os olhos e essa receita vai saciar tanto seus olhos quanto seu olfato e o seu paladar. Coxa de frango, laranja, alecrim e temperos: é surpreendente como poucos ingredientes são suficientes para garantir um resultado tão cheio de cores e gostoso.

21. Coxa de frango ao molho de queijo: um molho cremoso, fácil de fazer, feito com o queijo que você quiser (mussarela, parmesão, coalho, uma mistura deles…) é ótimo para acompanhar coxas de frango assadas, sequinhas e coradas. Contraste de cores, sabores e texturas!

22. Coxa de frango na mostarda: molhos à base de mostarda são comuns, mas são mais recorrentes em receitas de saladas e carne vermelha. Mas isso não significa que mostarda e frango não formam um bom par. Junto com vinho branco, manteiga, caldo de galinha, sal e pimenta, a mostarda forma um molho que garante umidade e sabor ao frango. O resultado é suculento!

23. Coxa de frango com mostarda e mel: o molho clássico de salada também faz bonito com frango, no forno. Preparo rápido, descomplicado e com resultado irresistível.

24. Coxa de frango ao molho barbecue: temperadas com limão, alho em pó, sal, pimenta-do-reino e cúrcuma, as coxas vão ao forno e, depois de assadas, são servidas com molho barbecue. Explosão de cor e sabor!

Se, depois de experimentar essas receitas, você decidir partir para outros preparos, conheça as receitas de frango na cerveja e as de frango frito na panela de pressão. Seus almoços em família ficarão ainda mais saborosos!

PARA VOCÊ