Esta é a melhor receita de frango frito que já experimentamos. A mostarda traz uma acidez, levemente picante, que complementa o sabor do lemon pepper, resultando no tempero perfeito. Casquinha crocante, sem excesso de gordura e um toque de defumado. É gostoso tanto como petisco quanto no prato principal.
ingredientes
Publicidade
modo de preparo
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Publicidade
Como deixar o frango frito crocante?
Não adianta só empanar e jogar os pedaços de frango na panela, esperando que eles fiquem perfeitos. Para alcançar uma crocância caprichada – que faz crack na boca – é necessário cuidar de cada detalhe. Acompanhe nossas dicas:
Corte de frango
Você pode fazer frango frito com qualquer corte da carne. Entretanto, essa é uma escolha que influencia bastante na textura do petisco. Um peito de frango, por exemplo, tende a ficar mais seco. A coxa e a sobrecoxa são opções populares para fritura, pois possuem mais gordura, oferecendo um resultado suculento.
Utilizamos a coxinha da asa, também conhecida como corte drumet. É um ponto específico entre o meio e a ponta da asa, um pedaço com carne mais robusta. Também possui um osso grosso, o que torna o manuseio e o consumo mais práticos.
Se preferir, você pode usar outros pedaços da ave, inclusive o dorso. Uma dica é manter a pele, pois ela contribui para a crocância e o sabor durante a fritura. Outro ponto é dar preferência aos pedaços pequenos, como o corte a passarinho – a ave é porcionada uniformemente, ideal para servir em porções individuais.
Marinada
Sem uma boa marinada, o frango frito é só um petisco comum, senão insosso. Esse processo é muito importante para adicionar sabor e manter a carne macia durante a fritura. No geral, vale apostar em uma combinação de ácido, gordura, sal e temperos.
Optamos por um sabor levemente picante. Por ser uma carne de sabor suave, o frango combina muito com mostarda – esse ingrediente possui acidez e ajuda a amaciar a ave. Se preferir, você pode usar uma marinada a base de vinagre, saque, vinho branco, suco de limão, iogurte ou maionese.
Para trazer gordura, usamos o azeite, mas também pode ser qualquer outro óleo vegetal de sua preferência, ou um pouquinho de leite (a maionese e o iogurte também possuem gordura). Já a combinação de temperos fica a gosto. Use ervas secas e frescas, cebola, alho e especiarias.
O importante é que a combinação faça sentido – não vá misturando um monte de tempero, pois o resultado pode ser uma grande bagunça. Por exemplo, para um toque oriental, experimente: shoyu, suco de limão, óleo de gergelim, pimenta-do-reino e açúcar mascavo.
No mínimo, deixe a carne descansar por, pelo menos, 30 minutos no tempero. Menos do que isso, o resultado será quase imperceptível. O ideal mesmo é deixar por mais tempo, até 12 horas na geladeira – o que ajuda a criar uma profundidade de sabor.
Empanamento
Uma crostinha crocante pede um bom empanamento. Há diferentes métodos para empanar. Usamos uma combinação simples: ovo batido, farinha de trigo e farinha de rosca – o resultado é uma casquinha fina e sequinha. Passe o frango no ovo batido, na farinha de trigo, no ovo batido novamente e na farinha de rosca.
A textura da farinha impacta na crocância final. Caso queira um empanamento mais rústico, ao invés da farinha de rosca, use farinha de milho flocada, pão seco triturado ou farinha panko. Também vale adicionar um pouco de amido de milho, ou polvilho doce, à farinha de trigo.
Outra dica é misturar 1 colher de sopa de fermento em pó com a farinha de trigo. Em contato com o óleo quente, o fermento libera gases e cria pequenas bolhas na camada de empanamento, potencializando o efeito crocante, com menos excesso de gordura.
Além de temperar o frango, vale saborizar a farinha de trigo para a camada de empanado não ficar sem graça. Não pese a mão no sal, pois a carne já estará salgadinha. Use especiarias e ervas secas.
Método de fritura
Franguinho no jeito para ir à panela, é hora de garantir a fritura perfeita. Primeiro, a carne precisa descansar em temperatura ambiente por 30 minutos, pois, se ela estiver gelada, vai resfriar o óleo, consequentemente, aumentando o tempo de fritura e deixando o frango encharcado de gordura.
Escolha uma panela de fundo grosso e use uma quantidade de óleo suficiente para fritura por imersão. A temperatura do óleo precisa estar entre 170 °C e 180 °C – se você tiver um termômetro culinário, use-o. Se não tiver, coloque um pedacinho de pão no óleo quente, se ele boiar e dourar rapidamente, a temperatura está boa para fritura.
Não coloque muitos pedaços de uma vez na panela, pois isso, além de resfriar o óleo, evita que ele circule uniformemente, causando encharcamento. Assim que a carne estiver douradinha, é hora de tirar da panela, cerca de 7 a 10 minutos em fogo médio-alto, dependendo do tamanho dos pedaços. Se o frango fritar em excesso, ele ficará ressecado e pode queimar.
Para finalizar, após retirar o frango da panela, deixe-o descansando em prato forrado com papel-toalha, ou grade furada, por alguns minutos. Isso vai absorver o excesso de gordura, garantindo uma carne sequinha e crocante.
Alcançar um frango frito crocante é uma combinação de fatores, que vão desde o corte da carne até o método de fritura. Ao escolher cortes com pele, marinar bem, empanar com cuidado e fritar na temperatura certa, é possível obter um petisco perfeito. Não tem erros – é só colocar as dicas em prática.
Tempero tipo KFC para frango frito
Você começa a comer um pedaço e não consegue mais parar. O que o frango do KFC tem para ser tão irresistível? A resposta está no tempero, que pode ser reproduzido em sua cozinha, com um sabor mais caseiro. Vale dizer que a receita é uma releitura e não uma réplica fiel. Experimente temperar o frango com a combinação 13 ervas ao estilo KFC:
ingredientes
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de pimenta-preta moída
1 colher de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de alho em pó
1 colher de chá de pimenta-caiena (ou a gosto se preferir menos picante)
1 colher de chá de paprica doce (ou picante, dependendo da sua preferência)
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de chá de orégano seco
1 colher de chá de manjericão seco
1/2 colher de chá de sálvia seca
1/2 colher de chá de alecrim seco
1/2 colher de chá de mostarda em pó
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
Modo de preparo: em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem. Dependendo da quantidade de frango, você não usará todo o tempero preparado – guarde em pote hermético e armazene em local fresco por até 15 dias.
Na hora de temperar o frango, use a combinação 13 ervas, adicionando suco de limão e azeite. Espalhe bem o tempero, garantido que todos os pedaços de carne estejam cobertos. Após esse passo, basta seguir as dicas apresentadas no tópico anterior, considerando o tempo de descanso, o empanamento e o processo de fritura.
Sirva em um “balde” para deixar a experiência ainda mais parecida com o frango frito do KFC. É claro que não pode faltar um acompanhamento. Confira nossa seleção de receitas molhos para petiscos e faça a sua combinação preferida. As opções picantes fazem sucesso!

Olá, aqui é a Karol. Sou formada em Gastronomia, gosto de dizer que sou Chef da minha cozinha, sempre prezando por uma culinária afetiva, comida boa e momentos divertidos. Compartilho receitas fáceis, um pouco da minha criatividade e da minha personalidade em cada prato.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade