Como congelar brócolis: dicas para não desperdiçar o legume

Por                                
Em 23.08.20

Tem brócolis dando sopa na sua casa e você quer conservá-lo por mais tempo do que apenas guardando-o na geladeira? Para isso, vale a pena aprender como congelar brócolis. Assim, você pode garantir praticidade na cozinha e evita que ele estrague. Quer saber como e ainda conferir receitas com o legume? Então, fique com a gente!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como congelar brócolis

iStock

Ingredientes

  • 1 cabeça de brócolis
  • 1 litro de água para a higienização
  • 4 colheres (sopa) de vinagre para a higienização

Como fazer

  1. Lave o brócolis em água corrente para remover as impurezas. Durante o processo, vá cortando o legume com as mãos;
  2. Então, deixe-o de molho, coberto por uma mistura de água com vinagre por 30 minutos;
  3. Descarte a água do molho e enxágue o legume em água corrente;
  4. Leve o brócolis para cozinhar ao vapor ou em água fervente por 3 minutos;
  5. Coloque o brócolis em uma tigela com gelo para interromper o cozimento;
  6. Porcione o legume de acordo com sua necessidade, coloque-o em saquinhos, feche-os bem e leve ao congelador.

O processo descrito acima, que consiste em cozinhar em água fervente e resfriar rapidamente o legume, se chama branqueamento. Ele é responsável por conservar o sabor, a coloração e os nutrientes do legume. Isso sem contar que é possível armazená-lo no congelador por até 3 meses.

Receitas com brócolis

Agora que você já aprendeu como congelar brócolis, que tal conferir receitas para aproveitar todo o sabor que esse vegetal tem a oferecer de diferentes maneiras? Veja só:

Salada de brócolis

Publicidade

Brócolis, salsinha, coentro, cebolinha, cebola, tempero pronto para salada, tempero baiano, orégano, azeite e limão são os ingredientes usados nessa receita. A lista de ingrediente é curta, mas você consegue uma salada bem temperadinha e que vai fazer um grande sucesso na sua mesa.

Brócolis refogado com alho

Essa é uma receita que começa com o branqueamento do brócolis. Na sequência, você aprende como refogá-lo para que ele fique bem saboroso. Para isso, a dica é usar alho, azeite, sal e pimenta-do-reino como temperos. São poucos ingredientes, mas o sabor fica irresistível. Vale a pena experimentar!

Publicidade

Brócolis gratinado

Brócolis bem temperadinho já é gostoso, mas se for ao forno com mussarela e requeijão, melhor ainda! Dessa maneira, você garante uma casquinha crocante para o seu legume. Assim, fica fácil deixar suas refeições muito mais gostosas. Veja o passo a passo no vídeo!

Brócolis ao molho branco

Brócolis, molho branco e queijo parmesão ralado compõem esse prato. Se você quer surpreender no seu almoço ou jantar sem ter muito trabalho, essa pode ser a opção ideal para ser testada na sua cozinha.

Bolinho de brócolis low carb

Essa é uma daquelas receitas curingas: cai bem como entrada, acompanhamento e até mesmo na hora do lanche. Ela é versátil, saudável e ainda conta com um sabor irresistível. Independente do momento do dia, essa é uma sugestão que merece sua atenção.

Torta de brócolis

Para encerrar a lista, uma receitinha curinga de torta. Isso porque ela é feita em uma tigela e logo depois já vai para o forno. Assim, você não faz muita bagunça na cozinha, mas tem uma torta incrível para saborear.

Viu só como congelar brócolis é uma tarefa simples? E, de quebra, você ainda conferiu receitas deliciosas para fazer com o ingrediente. Se você gosta desse tipo de proposta, aprenda também como congelar banana para não desperdiçar nenhum pedaço da fruta.

Publicidade