Como cozinhar batata-doce: dicas certeiras para um resultado de sucesso

Por
Atualizado em 17.06.20

Se você quer conhecer diferentes formas de como cozinhar batata-doce, veio ao lugar certo! Rica em inúmeros nutrientes, ela é um ótimo ingrediente para ser adicionado ao cardápio. Afinal, é um carboidrato complexo com uma textura macia e um sabor adocicado que pode deixar suas refeições muito mais saborosas.

Publicidade

Como cozinhar batata-doce

iStock

Essa é uma receita bem simples e rápida de ser feita. Tanto que até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha consegue tranquilamente um resultado de sucesso.

Ingredientes

  • 1 batata-doce

Passo a passo

  1. Lave a batata-doce. Na sequência, faça furos no legume com um garfo;
  2. Enrole-a com papel-toalha e umedeça com um pouco de água;
  3. Leve a batata-doce ao micro-ondas por 5 minutos;
  4. Após esse tempo, faça um furo no legume e veja se ele está macio. Se não estiver, aqueça por mais 1 minuto.

Você pode saborear sua batata-doce com carnes e saladas e também usá-la como base para pratos mais elaborados, como um escondidinho, por exemplo.

Outras formas de cozinhar batata-doce

Não é só no micro-ondas que você pode cozinhar a batata-doce, você pode utilizar a panela de pressão ou outros métodos. Dá só uma olhadinha na lista abaixo e escolha o seu favorito.

Batata-doce na panela de pressão

Publicidade

Se você tem pressa para cozinhar sua batata-doce, a panela de pressão é uma excelente aliada. A dica é descascar e cortar o legume em pedaços pequenos. Assim, não é preciso esperar muito tempo para que ele fique bem macio.

Batata-doce no vapor

Nessa receita, você confere desde como escolher a batata-doce ideal até a finalização do cozimento. Aqui, ela vai ao fogo com casca mesmo. Na hora de servir, a dica é acrescentar um pouco de manteiga para incrementar o sabor do legume.

Publicidade

Batata-doce no forno

Feita no forno, a batata-doce fica com uma textura mais sequinha do que quando cozida em água. Mesmo assim, ela fica bem macia. Para melhorar ainda mais, você confere algumas opções de temperos para deixar o sabor irresistível. O tempo de espera pode até não ser dos mais curtos, mas o resultado compensa.

Batata-doce na airfryer

Nessa receita, a dica é temperar suas batatas doces com azeite, sal, pimenta e páprica. Esse último item pode ser na versão doce ou picante. Para que a textura do legume fique cremosa, você confere todos os detalhes de como ele deve ser cortado e do tempo em que deve ficar na airfryer.

Batata-doce básica no micro-ondas

Bem lavadinhas, aqui, as batatas doces vão ao micro-ondas picadas e numa tigela de vidro. Elas saem prontas tanto para um acabamento doce quanto para um salgado.

Agora que você já aprendeu como cozinhar batata-doce, que tal conferir algumas receitas de batata-doce caramelizada?