Como cozinhar inhame: descubra o sabor e a simplicidade deste processo

Escrito por    
Em 05.05.20

Aprenda como cozinhar inhame para utilizar este ingrediente rico em vitaminas. Cheio de benefícios para a saúde, o seu cozimento é bem simples e você pode utilizá-lo em diversas receitas. Veja a seguir o passo a passo:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como cozinhar inhame

iStock

Ingredientes

  • Inhame
  • Água
  • Sal

Como fazer

  1. Com o auxílio de uma escovinha, higienize bem o inhame;
  2. Em uma panela, coloque o inhame e cubra-o com água;
  3. Para cada litro de água, acrescente uma colher de chá de sal;
  4. Cozinhe o inhame por cerca de 40 minutos ou até espetar um garfo e estar macio;
  5. Espere esfriar um pouco, mas retire a pele enquanto ainda estiver morno;
  6. Sirva da forma que preferir.

Você também pode descascar e cortar os inhames antes de cozinhar, garantindo assim um tempo de cozimento menor.

Receitas com inhame cozido

Além de poder comer o inhame cozido, há várias opções simples de preparo para comer em uma refeição, lanche ou, até mesmo, na sobremesa. Confira a seguir:

Purê de inhame

Com algumas opções de receitas para fazer com inhame, uma delas é o purê. Usando leite, alho, manteiga, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino você aprende a preparar esse prato supercremoso. Além disso, você também pode fazer uma crosta crocante para trazer ainda mais sabor.

Refogado de inhame

Que tal preparar um refogado que pode aumentar a sua imunidade? Aqui, você vai precisar de inhame, shimeji, cebolinha, água, molho shoyu, gengibre, mirin e açúcar para preparar este prato com um gostinho asiático.

Caldo inhame com milho

Com o tempo mais frio, preparar um caldo é sempre uma ótima ideia. Então, já separa os ingredientes: inhame, milho, beterraba, cebola, manteiga, creme de leite, sal, pimenta-do-reino e confira todo o passo a passodesta receita.

Continua após o anúncio

Maionese de inhame

Em menos de dois minutos, você aprenderá a preparar uma maionese deliciosa de inhame. Além deste ingrediente, você vai precisar apenas de azeite, suco de limão, alho, sal e pimenta-do-reino para servir este acompanhamento muito saboroso.

Creme de mandioquinha com inhame

Querendo uma opção de creme que vai te deixar satisfeito? Além do inhame, nesta receita, você utilizará batata, mandioquinha, cebola, alho, caldo de legumes, leite, sal, pimenta-do-reino, parmesão e salsinha. Veja todos os detalhes desta receita.

Brownie de inhame

Já imaginou fazer um brownie de inhame? Pode parecer estranho, mas o resultado vai te surpreender! Você utilizará inhame, ovos, castanha-de-caju, chocolate em pó, açúcar demerara, óleo de coco e fermento em pó para fazer esta opção sem glúten nem lactose.

Agora que você já sabe como cozinhar inhame, que tal aprender mais pratos com este ingrediente saudável? Veja também receitas com inhame para ampliar o seu cardápio.

PARA VOCÊ