34 receitas com inhame que vão possibilitar refeições saudáveis e deliciosas

Escrito por                          

O inhame é um tubérculo muito comum no Nordeste do Brasil, mas que pode ganhar um espacinho nas mesas espalhadas por todo o país. Além de ser uma ótima fonte de carboidrato, ele conta com uma grande quantidade de nutrientes e um sabor neutro.

Como seu gostinho é bem suave, esse legume pode ser usado para incrementar a textura das mais variadas receitas, como bolos, cremes e outros pratos. Para melhorar ainda mais, também é possível utilizá-lo para o preparo de um leite vegetal, que pode servir como base para outras bebidas.

Se você ficou curioso sobre esse item saudável, basta conferir a lista abaixo que conta com algumas opções de receitas para você testar em casa.

Sopas e cremes com inhame

Foto: Reprodução / panelaterapia

1. Creme de inhame e mandioquinha: essa é uma receita de creme que além de combinar o inhame com a mandioca salsa, também leva batatas. Essa é uma combinação de legumes que deixará o prato extremamente cremoso, além de ficar com um sabor incrível. Para deixar o gosto ainda melhor, os temperos são caprichados.

2. Sopa de inhame: se você adora uma sopa com aquela textura bem levinha, pode se encantar com o resultado dessa opção, que combina o inhame com um pouco de cenoura, cebola, azeite, sal e água. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, você pode se surpreender com o resultado final desse prato.

3. Sopa detox com inhame: essa é uma receita que tem uma textura cremosa devido ao uso do inhame e ainda conta com um sabor levemente adocicado, mas também tem um toque de abóbora e batata doce. O resultado é uma sopa detox cheia de cor e sabor para o seu prato.

4. Purê de inhame: para fazer essa receita em casa você vai precisar apenas de inhame, beterraba, margarina e temperos. O modo de preparo é extremamente simples, mas sua refeição ficará muito mais gostosa com essa pedida.

5. Creme de espinafre e inhame: se você gosta de praticidade e está buscando por uma receita de creme bem saudável, essa pode ser a opção ideal para ser testada na sua cozinha. Mesmo com um tempo curto de preparo e uma lista de ingredientes curtinha, seus dias frios podem ficar muito mais gostosos.

6. Creme de inhame com cenoura: combinar legumes pode ser uma boa escolha para quem busca um prato nutritivo e cheio de sabor, não é mesmo? E essa é a proposta desta receita, que ainda conta com um gostinho incrível.

7. Sopa de inhame e agrião: se você é daquelas pessoas que curtem uma sopa com textura mais ralinha, deve parar para conhecer essa receita. Aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha e o modo de preparo, prático, mas o sabor é irresistível.

8. Sopa de inhame e cardamomo: como o inhame é um ingrediente com sabor bem suave, aqui, o gostinho do cardamomo é destacado. Então, se você gosta deste tempero, não deixe de testar a receita em casa e se deliciar com o resultado final.

9. Caldo de inhame com milho: já pensou em preparar um caldo que leva apenas inhames, espigas de milho verde, beterrabas, manteiga, cebola, creme de leite, sal e pimenta? Essa é a proposta desta receita, que leva poucos instantes, mas pode deixar qualquer um babando.

10. Sopa de inhame e abobrinha: essa é outra opção de sopa que combina legumes para ficar com um gostinho incrível e com uma textura de dar água na boca. Com pouco tempo na cozinha, você terá uma refeição suculenta e ao mesmo tempo nutritiva.

Pratos variados com inhame

Foto: Reprodução / tempero alternativo

11. Panqueca de milho e inhame: panqueca é uma ótima pedida para aquele momento de correria, já que esse é um prato bem fácil e prático de ser preparado, já que só é preciso misturar todos os ingredientes e depois levar os discos para fritar. O legal deste prato é que você pode inovar nos itens usados na massa para obter um sabor diferente!

12. Inhame refogado: um refogafinho caprichado é aquele tipo de comida que aquece o coração, por isso, é sempre bom ter em mãos uma receita caprichada deste prato, que pode ser servido tanto como refeição principal, como acompanhamento.

13. Maionese de inhame: se você está procurando por uma versão de maionese que não leve ingredientes de origem animal, pode testar essa daqui, que tem o inhame como principal ingrediente e ainda leva menos óleo do que as versões mais tradicionais.

14. Feijão com inhame: você sabe como fazer um feijão com um caldo bem cremosinho? Aqui, o legume é usado para obter esse resultado e como seu sabor é suave, o gosto do seu feijão não ficará muito diferente do tradicional.

15. Bobó de camarão: o bobó é de camarão, mas o principal ingrediente usado para o preparo deste prato é o inhame, pois é ele é o responsável pela textura cremosa. Muita gente acha que o bobó é muito difícil de ser feito em casa, mas seguindo as dicas desta receita, você verá que é muito mais fácil do que parece.

16. Nhoque de inhame: é mais comum que o nhoque seja feito com batatas ou até mesmo mandioca, mas é possível usar uma grande quantidade de legumes no preparo desse prato. Assim, além de variar na textura, o sabor também será diferente. Além disso, aqui a massa pode ser congelada depois que estiver pré-cozida, o que é uma mão na roda para quem gosta de praticidade, não é mesmo?

17. Almôndega vegana: uma almôndega saborosa não precisa ser feita com carne. Se você quer testar uma versão vegana em casa, pode conferir essa receita que mescla inhame, abobrinha e couve-flor. A lista de ingredientes pode até não ser das mais curtas, mas todos os itens são fáceis de serem encontrados.

18. Panqueca sem glúten: se você quer testar uma receita básica de panqueca, mas que seja livre de glúten, essa pode ser a opção ideal. Para testá-la em casa, você vai precisar de farinha de aveia, inhame, água, polvilho doce, farinha de linhaça, óleo vegetal e sal. Só é preciso bater tudo no liquidificador e levar para fritar.

19. Bolo de frango e inhame: um bolo gostoso não precisa ser necessariamente doce e essa receita está aqui para provar isso. Além de combinar o sabor de legumes com frango, essa é uma opção saudável para sua refeição e cai muito bem tanto no almoço como lanche.

20. Flan de inhame: se você está procurando por uma receita com um gostinho sofisticado, mas que não seja difícil de ser preparada, pare para conhecer essa opção. Aqui, além de inhame, o flan ainda tem um toque de gorgonzola e pera, o que faz com que o sabor seja incrível.

Lanches com inhame

Foto: Reprodução / frufruta

21. Coxinha de inhame: nem parece verdade, mas é possível preparar uma coxinha que seja ao mesmo tempo saudável e pra lá de saborosa. O resultado dessa receita é uma casquinha crocante, um massa leve e um recheio suculento, que pode ser de brócolis ou de berinjela.

22. Bolo de beterraba e inhame: combinar dois legumes para o preparo de uma massa de bolo pode ser uma pedida saborosa e nutritiva para os seus lanches ou até mesmo sobremesas. A princípio, essa pode até parecer uma mistura estranha, mas o resultado é bem gostoso e o passo a passo é bem simples de ser seguido, por isso, vale a pena testar.

23. Danoninho de inhame: é muito comum crianças adorarem o sabor do danoninho, mas esse item comprado pronto em supermercados conta com uma grande quantidade de conservantes e outros itens que não são muito benéficos para a saúde, por isso, fazer sua versão caseira pode ser uma excelente pedida, ainda mais com uma lista de ingredientes curtinha e um preparo pra lá de prático.

24. Brownie de inhame: essa é uma receita que não leva nenhum tipo de farinha, o que faz com que seja livre de glúten e também deixa a lactose de lado. Mesmo assim, o resultado é uma textura bem molhadinha e um sabor que pode conquistar qualquer um.

25. Pasta de inhame: para fazer essa receita em casa, você só precisa bater em um liquidificador inhame, água e azeite. Depois disso, sua pastinha estará pronta para o consumo. Ela combina muito bem com pães e torrados, por isso, pode ser consumida como café da manhã ou como lanches intermediários.

26. Pão de queijo de inhame: o pão de queijo é um dos quitutes favoritos dos brasileiros, não é mesmo? Para quem quer uma versão mais saudável e com poucas calorias, essa receita pode cair muito bem. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é bem simples.

27. Danoninho de inhame e manga: como o inhame é um ingrediente com sabor neutro, o gostinho desse danoninho fica por conta da manga mesmo. O legume entra em cena para ajudar a textura a ficar bem cremosa. Aqui, você só precisa cozinhar o tubérculo e, depois, bater os dois ingredientes no liquidificador, bem prático, não?

28. Bolo de inhame e coco: essa é uma receita de bolo simples, que combina muito bem com aquele café quentinho durante a tarde. Com uma lista de ingredientes saudáveis e curtinha, essa delícia pode te surpreender pelo sabor.

29. Cookies veganos: os cookies veganos são uma ótima pedida para um lanche rápido ou para aquele petisco que você gosta de carregar na bolsa. Aqui, o sabor fica por conta da castanha-de-caju, uma oleaginosa que além de ser muito saborosa, ainda é saudável.

30. Pastel funcional: essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes extensa, mas o modo de preparo é bem simples. Aqui, a massa é assada e você pode usar a criatividade para variar no sabor do recheio.

Bebidas com inhame

Foto: Reprodução / frufruta

31. Iogurte de inhame: para fazer esse iogurte caseiro, primeiro, é preciso preparar o leite de inhame, que é usado como base para a receita. Além desse item, você também vai precisar de castanhas, ágar-ágar, limão e algum adoçante de sua preferência.

32. Shake de inhame: essa é outra receita em que o leite de inhame é usado como base e só é preciso combiná-lo com cacau em pó e tâmaras ou damascos para dar um toque adocicado à bebida.

33. Leite de inhame cozido: se você quer aprender a fazer o leite de inhame em casa, precisa conhecer essa receita. O preparo não é nada complicado e ainda é bem rápido. Como resultado, você terá uma bebida vegetal que pode ser usada para uma grande quantidade de receitas.

34. Limonada de inhame: pode até soar estranho, mas essa é uma receita de limonada que fica bem cremosa e é ideal para refrescar os seus dias de calor. Ela é feita apenas com o legume, limão, água, açúcar e gelo. Para o passo a passo, só é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador.

O inhame pode até ser um legume pouco conhecido para muitos brasileiros, mas ele pode ser usado em uma grande quantidade de pratos doces e salgados, até mesmo em bebidas. Além disso, muitas opções saudáveis são feitas com o seu uso. Se você adora tubérculos, ainda pode conferir receitas com mandioca deliciosas para testar em casa.

PARA VOCÊ