66 receitas saudáveis para preparar em poucos minutos

Está com pouco tempo para preparar suas refeições? Opções saudáveis nem sempre são sinônimo de muito trabalho na cozinha. Com planejamento e criatividade, é possível fazer pratos saborosos e nutritivos para o dia a dia. Para te ajudar nessa missão, a lista abaixo traz receitas saudáveis e rápidas para café da manhã, almoço, lanche, jantar e sobremesa. Confira!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Café da manhã

Essa receita mostra como fazer a massa de tapioca em casa, para você não precisar comprar a goma. É possível mantê-la na geladeira e fritá-la sempre que quiser um café da manhã especial. Confira como montar esse lanche!

Publicidade

Uma receita simples, mas muito nutritiva e saudável. Confira como faze um avocado toast prático e muito saboroso. Experimente!

Veja como fazer essa pasta de amendoim para degustar com torradas, pães, bolos e outros pratos! Ela fica pronta em 20 minutinhos, e você decide como deixar a consistência.

Receita saudável e perfeita para ajudar no para o bom funcionamento do organismo, especialmente do coração e do intestino.

Para abrir a lista, uma receita de pão de aveia superfácil de fazer. É só misturar farinha de aveia com polvilho doce, sal, fermento em pó azeite e água e, depois, cozinhar em uma frigideira antiaderente até ficar douradinho.

Publicidade

Deixe o seu café de manhã mais saboroso e saudável com esse patê de ovo fit, que tem um preparo supersimples e fica pronto em 15 minutos.

Neste suco, o abacaxi se une à maçã, ao hortelã e ao gengibre para uma receita refrescante, saborosa e que, além de tudo isso, é muito saudável! Vale experimentar.

A tapioca é uma ótima aliada para quem busca refeições leves. Para preparar essa receita, apenas quatro ingredientes são necessários: tapioca granulada, leite, canela em pó e eritritol ou xilitol.

Essa receita é cheia de proteínas, já que é feita com polvilho, ovos, leite e queijo parmesão. O passo a passo é muito simples: basta misturar todos os ingredientes e fritar a massa em uma frigideira antiaderente.

Ovos, manteiga, shimeji, queijo, nirá e temperos é o que você vai precisar para preparar esse mexido saboroso. Para uma refeição mais saudável, a dica é escolher um pão integral para acompanhar.

Publicidade

Você só precisa das duas frutas, iogurte natural e gelo para fazer essa bebida nutritiva e saborosa. Para prepará-la, é só bater todos os ingredientes no liquidificador e seu smoothie está pronto para ser consumido.

Para preparar essa receita, basta misturar os ingredientes para formar uma massa e, depois, dourá-la em uma firgideira com óleo de coco. Sirva com os acompanhamentos de sua preferência. Mel, frutas ou creme de leite batido são boas opções!

Mais uma receita de pão de queijo deliciosa e rápida para seu café da manhã. Depois de misturar os ingredientes, é só moldar a massa em bolinhas e levá-las ao forno para assar por cerca de 25 minutos.

Já pensou em preparar um pão levinho usando fubá? Além desse ingrediente, você também vai precisar de tapioca, ovo, sal, creme de leite, fermento em pó e linhaça. Após um minuto e meio no micro-ondas, seu pão estará pronto!

Crepioca é um prato muito versátil e rápido de fazer, pois a massa leva apenas ovo, tapioca e sal. Depois de misturar e fritar em uma frigideira com azeite, a dica é rechear com queijo, tomate e orégano. Simples, mas delicioso!

Publicidade

Para quem não gosta de comer logo cedo, mas sabe da importância do café da manhã, uma boa opção é tomar uma vitamina. Você só precisa bater leite, abacate e mel no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva com cubos de gelo e aproveite!

Almoço

Com apenas 6 ingredientes, você poderá ter um strogonoff saboroso e menos calórico que o prato tradicional, e ele fica pronto em 20 minutos. Descubra como preparar a carne e o molho!

Essa abóbora refogada veio para incrementar o seu cardápio do dia a dia. Clique e acompanhe o passo a passo desse preparo delicioso.

Aprenda a fazer esse salpicão fit, receita rápida e perfeita para você ter um almoço mais saudável.

Para preparar essa massa de panqueca, você só precisa bater os ingredientes no liquidificador e depois fritar a massa. O recheio pode ser doce ou salgado, e você ainda pode congelar a massa depois de pronta.

Essa é uma boa alternativa para quem adora o salpicão tradicional mas quer experimentar uma versão diferente e gostosa. O charme da receita está no iogurte natural e na maçã verde. Confira!

O peixe é um alimento que normalmente vem à cabeça quando se pensa em uma refeição prática e saudável. Aqui, foi usado o filé de linguado, mas pode ser outro peixe que tenha a carne firme. Para temperar, a dica é usar sal, azeite, alho, tomilho e suco de limão.

O macarrão é uma opção saborosa para quando se tem pouco tempo para preparar o almoço. Mas você já pensou em inovar no preparo desse prato? Em vez de massa, você pode usar abobrinha. Basta cortá-la em fatias bem finas, refogar com temperos e servir com um molho de tomate caprichado.

O consumo de salmão é muito benéfico para a saúde, além de ser um peixe saboroso. Para preparar esse prato, você só precisa temperar o salmão, levar em uma frigideira quente para grelhar e cobrir com um molho feito com creme de leite, suco e raspas de limão, sal, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha, tomilho e manjericão.

Para preparar esse prato, basta temperar as bistecas de porco, dourá-las na panela, em seguida acrescentar os demais ingredientes e deixar cozinhar na pressão. Depois de prontas, uma sugestão é servir com purê, arroz ou farofa.

A receita de almôndegas de carne com aveia é uma opção saudável que não deixa de ser deliciosa, excelente para um almoço de domingo. Confira o passo a passo!

Essa é uma refeição saborosa e sem carne. Aqui, os grãos cozidos são misturados com ovos batidos e fritos, brotos de brócolis e um refogado que leva alho, gengibre, alho-poró, pimentão e temperos. Fica delicioso e muito nutritivo.

Para quem quer um prato com poucas calorias, investir em vegetais é uma boa opção. Esses alimentos dão saciedade e podem tornar seu prato muito mais saboroso, como é o caso dessa receita incrível de frango com legumes.

Essa salada caprichada é feita com quinoa, cebola, pimentão, azeitona preta, queijo feta, temperos e ervas. Ótima opção de refeição para aqueles dias quentes que pedem uma refeição mais leve.

O frango é bem comum no cardápio de quem quer manter uma alimentação saudável. Para não cair na rotina, é possível variar o preparo desse prato. Aqui, a dica é assar a carne com cebola, alho, pimentões coloridos e temperos. O resultado é uma refeição leve e muito saborosa.

Essa receita é ótima para ser servida com uma salada ou até mesmo com uma carne. Para preparar, você vai precisar de bacon em cubos, cebola, cenoura, ovos cozidos, farinha de amêndoas, castanhas e temperos.

Lanche da tarde

Um preparo simples, rápido e muito saudável. Confira como preparar essa deliciosa torta de espinafre de frigideira, você vai se apaixonar pelo sabor e praticidade.

Esse wrap é feito com massa caseira e recheado com alface crespa, pepino japonês, cenoura cozida e cream cheese. Você só precisa assar a massa em uma frigideira antiaderente, depois acrescentar o recheio e enrolar. Leve e saudável para seu lanche da tarde.

Montar um sanduíche também é uma opção de lanche muito prática e rápida. Basta você preparar pastinhas coloridas de três sabores e intercalá-las para rechear fatias de pão de forma. Aqui, os sabores escolhidos são espinafre, beterraba e cenoura.

Para quem está procurando uma receita mais saudável, confira esse patê de frango light muito saboroso e simples. Ele é feito com frango desfiado, milho, cenoura, requeijão light e temperinhos.

Que tal uma torrada ou pão recheado com patê para enriquecer seu café da tarde? Esse preparo é finalizado em 20 minutinhos e possui ingredientes acessíveis. Veja como fazer do zero!

Essa receita é feita com ovos, abóbora cabotiá, farinhas de amêndoas, grão-de-bico e linhaça dourada, mix de grãos e sementes, azeite, sal e fermento. É uma ótima opção para quem não abre mão de um pãozinho, mas busca uma opção mais leve e saudável.

Bolo nem sempre é sinônimo de alimentação não saudável. Usando os ingredientes certos, é possível deixar a receita mais fit. O sabor desse é banana com canela e fica pronto em apenas alguns minutos.

Sucos também são ótimas opções para um lanche rápido e saudável. Para essa sugestão, você vai precisar apenas de polpa de coco, água de coco e suco de limão. Perfeito para se refrescar naquelas tardes de bastante calor.

Quer comer um petisco saboroso e que seja saudável? Esses chips de batata-doce podem ser uma ótima opção para incluir no seu cardápio. Feitos no forno, são temperados com sal, pimenta, azeite e alecrim e ficam prontos rapidinho.

Que tal preparar um pão de micro-ondas que leva apenas iogurte natural, farelo de aveia, fermento, clara de ovo, sal e azeite? Basta misturar tudo e deixar assar por cerca de 2 minutos. O resultado é um sanduíche superleve e saudável.

Além de espinafre, para fazer esse bolinho, você vai precisar de ovos, manteiga, leite de amêndoas, farinha de aveia, sal, parmesão e fermento. É uma ótima opção para quem quer um lanche saboroso e que não tenha carne.

Se você busca uma receita que misture os sabores doce e salgado, essa é uma boa pedida. Aqui, as bananas são assadas com fatias de queijo, óleo de coco e canela em pó. Saudável e delicioso!

Quem disse que mingau precisa ser sem graça? Para uma versão leve e saborosa, a sugestão dessa receita é combinar aveia com passas, cacau, melado de cana e leite vegetal. Basta cozinhar até engrossar e, por fim, decorar com rodelas de banana.

Jantar

Para os dias mais frios, nada melhor do que uma sopinha bem quente, não é mesmo? Confira como preparar esse creme de brócolis delicioso, cremoso e leve.

Que tal preparar esse filé de frango à parmegiana low carb no seu próximo jantar? Ele ainda leva um molho caseiro de tomate que combina demais. Confira já!

Essa é uma ótima refeição para os dias quentes, que pedem pratos mais frescos. Para preparar a crosta, você só precisa misturar quinoa cozida com sal e pimenta. Tempere o atum, passe-o na crosta e leve para selar em uma frigideira bem quente. Para acompanhar, você também aprende como preparar um delicioso molho de shoyu.

A omelete é um prato muito comum, mas pode surpreender dependendo dos ingredientes escolhidos para o preparo. Nessa receita, espinafre, mussarela e parmesão dão um toque todo especial ao prato.

Um macarrão rápido não precisa ser feito apenas com molho vermelho ou alho e óleo, e essa receita está aqui para mostrar isso. Caprese é uma salada feita com tomatinhos, mussarela de búfala e manjericão, e aqui o macarrão leva esses ingredientes no preparo. O resultado é delicioso.

Para experimentar uma salada diferente, a dica dessa receita é misturar cebola roxa, tomate, milho cozido, abacate, alface lisa, suco de limão, sal e azeite de oliva. Assim, você tem um prato leve e supersaboroso para o seu jantar.

Para preparar esses legumes salteados, basta cozinhar a vagem por 2 minutos e, depois, refogar com abobrinha, cenoura e alho. Por fim, acrescente shoyu, espere até que os legumes fiquem crocantes e é só finalizar com gergelim.

A massa dessa pizza é feita apenas com couve-flor cozida, ovo, queijo parmesão e sal. Depois de assar, a dica é rechear com molho de tomate, mussarela, rodelas de tomate e orégano. Versão saudável, prática e irresistível!

Para que seu sanduíche seja saudável, é importante escolher um pão que não seja branco, além de uma carne magra. Nessa receita, o pão integral é recheado com atum, cenoura, salsinha, mostarda, maionese light, alface e temperos.

Essa é uma ótima opção para quando você quiser comer um prato quente e saudável. O creme leva abóbora cabotiá, inhame, iogurte natural, sal e caldo de legumes. O resultado é delicioso e bem cremoso!

Se você quer uma salada caprichada, aposte nessa receita que combina cenoura, batata, vagem, salsinha, azeitona preta e vários temperos. Fácil de fazer, nutritiva e um ótimo acompanhamento (ou prato principal) para o seu jantar saudável.

Sobremesa

O baked oats é uma sobremesa versátil, prática e muito saborosa. Nessa receita, ele é recheado com chocolate amargo, mas você pode variar com pasta de amendoim, geleias e até mesmo mel ou coco ralado. Fica delicioso!

Para um resultado mais saudável, essa receita combina bananas bem maduras com ovos, aveia em flocos, fermento em pó e canela. Depois que os waffles estiverem prontos, você pode servir com os acompanhamentos de sua preferência.

Que tal preparar um creme que, além de muito saboroso, ainda é proteico? Você só vai precisar de amido de milho, Whey de baunilha, bebida de coco, casca de limão, ovo e canela em pó. Com poucos minutos de fogo, sua sobremesa estará pronta.

Bolo de cenoura é tudo de bom, e melhor ainda se for em uma versão mais leve e saudável. Para isso, essa receita aposta na substituição de alguns ingredientes do preparo tradicional. Aqui, por exemplo, você vai precisar de farinhas de arroz e de amêndoas, óleo de coco, açúcar mascavo e mix de castanhas.

Para preparar esse pudim, você só vai precisar de quatro ingredientes: leite de coco, sementes de chia, mel e frutas a gosto. Uma boa dica é servir com granola ou adicionar geleia para incrementar a sobremesa.

O brigadeiro é uma sobremesa queridinha dos brasileiros e, por isso, não podia ficar de fora da lista. Além de ter uma textura muito parecida com a do docinho tradicional, essa receita leva apenas três ingredientes: bananas bem maduras, cacau em pó e leite em pó.

Sabia que dá para fazer uma versão saudável de pudim de chocolate? E o melhor é que o passo a passo é muito simples. Para experimentar, você só vai precisar de leite de coco, bananas, cacau em pó e óleo de coco para untar.

Para preparar esse sagu diferenciado, você só precisa hidratar a chia no suco de uva, deixar as castanhas de molho e, depois, processá-las com os demais ingredientes até ficar na consistência desejada. Sirva o sagu com o creme e aproveite!

Já pensou em preparar bananas assadas na airfryer? Para isso, basta levar as frutas ao eletrodoméstico por cerca de 7 minutos ou até ficarem bem douradas. Para acompanhar, uma boa dica é servir com pasta de amendoim.

Aqui, você vai aprender como fazer uma versão caseira e saudável do tradicional creme de avelãs com chocolate. Para preparar, você vai usar apenas tâmaras, avelãs, cacau e pó e água. Fica uma delícia!

Essa é uma receita de bolo fit que fica pronta em apenas 5 minutos. A massa do bolo é muito saborosa, de fubá com coco. Depois de assar seu bolinho, polvilhe canela em pó por cima para um resultado ainda mais gostoso.