Pasta de amendoim caseira

Pasta de amendoim caseira

Testada por Carlos Lopes 500 gramas 20min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Uma travessa com amendoim torrado sem pele.

    Receiteria

    Separe os ingredientes para preparar essa pasta de amendoim prática, econômica e melhor do que as versões industrializadas!
  2. Uma frigideira com amendoim torrado.

    Receiteria

    Para que o amendoim solte a gordura natural dele com mais facilidade, coloque ele em uma frigideira e toste rapidamente no fogo alto, mexendo sempre para não queimar. Como o amendoim já é torrado, essa segunda torra é bem rapidinha;
  3. Um processador de alimentos com amendoim triturado.

    Receiteria

    Em seguida, transfira o amendoim ainda quente para o multiprocessador. Triture os grãos até obter uma farofinha. Abra o eletrodoméstico e, com uma colher, raspe os lados para bater novamente. Sempre que necessário, faça esse processo, para o amendoim bater uniformemente;
  4. Um processador de alimentos com amendoim triturado formando a pasta.

    Receiteria

    Continue batendo até que o amendoim solte seu óleo natural e comece a virar uma pasta;
  5. Um recipiente contendo pasta de amendoim caseira.

    Receiteria

    Quando virar uma pasta, é porque está pronto! Sirva como preferir e armazene em recipiente hermético para maior durabilidade.

informações nutricionais (a cada 100g)

44.8 calorias
10g proteínas
41.5g gorduras
4g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 44.8

Gorduras totais 41.5g 53.2%
Gorduras saturadas 7.3g 36.5%
Sódio 0mg 0%
Carboidratos 4g 1.5%
Fibras 1.6g 5.7%
Colesterol 0g 0%
Açúcares totais 1.6g 0
Proteínas 10g 20%
Vitamina C 0mg 0%
Cálcio 0mg 0%
Ferro 1.9mg 10.6%
Potássio 0.8mg 0%

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

Publicidade

anote aí...

A textura da pasta de amendoim é você quem decide! Se quiser uma versão mais lisinha, bata por mais tempo no processador. Mas, caso prefira uma pasta mais espessa e com pedacinhos de amendoim, bata a pasta por menos tempo.

Essa é a versão mais natural e neutra da pasta de amendoim, porém você pode incrementá-la com açúcar, cacau em pó ou até mesmo coco ralado, para uma opção doce.

Uma alternativa saudável é acrescentar o mel. Ele pode ser batido junto rapidamente, no final do processo.

Caso você não tenha multiprocessador, você até pode fazer no liquidificador, mas ele precisa ser grande e potente para aguentar bater. Se a mistura ficar enroscada, faça o processo aos poucos.

Você pode armazenar a pasta de amendoim tanto dentro quanto fora da geladeira. Ela dura cerca de 2 a 3 meses. Se você mora em um lugar muito quente, opte por guardar na geladeira. Na hora de consumir, retire da geladeira com antecedência e deixe amolecer em temperatura ambiente, ou leve a porção que vai consumir para amolecer no micro-ondas ou em banho-maria. 

Carlos Lopes
feito com por

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.

minhas receitas instagram

Perguntas & Respostas

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

avaliações


Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!