Como cozinhar pinhão: dicas para preparar essa iguaria do sul do país

Escrito por                          

O pinhão é um prato delicioso para ser preparado em dias mais gelados, e que é muito apreciado no inverno da região sul do Brasil. Seu preparo não é difícil e, depois de pronto, basta colocar um pouco de sal e se deliciar.

Se você quer experimentar essa iguaria e não errar no modo de fazer, veja a seguir algumas dicas de como cozinhar pinhão.

Como cozinhar pinhão

iStock

Agora você vai aprender como fazer o preparo tradicional do pinhão de forma simples – só vai lhe custar alguns minutos. Confira:

Ingredientes

  • Pinhão
  • Água
  • Sal

Como fazer

  1. Coloque os pinhões dentro de uma panela de pressão. Em seguida, adicione água até cobrir e sal à gosto.
  2. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos após pegar pressão.
  3. Retire os pinhões e corte ao meio, na longitudinal, para retirar a casca.

Sirva como um lanchinho da tarde nos dias mais gelados, em uma tigela com manteiga e sal. Para acompanhar, uma taça de vinho é uma ótima opção.

Outras formas de cozinhar pinhão

Existem várias formas de cozinhar pinhão, sendo algumas mais fáceis, para aqueles que estão em busca de praticidade. Dê uma olhada e veja qual seria a melhor para você!

Pinhão no micro-ondas

Essa receita é para quem busca praticidade. Primeiro, é preciso esquentar uma tigela de vidro com água. Depois é só adicionar os pinhões e esquentar novamente, por mais alguns minutos.

Pinhão para descascar fácil

O truque dessa sugestão está em cortar a pontinha do pinhão antes de levá-lo à panela para cozinhar. Feito isso, quando retirar os pinhões da panela, fica bem mais fácil tirar a casca, bastando puxar a outra ponta.

Pinhão na panela de pressão elétrica

Quem quiser usar a praticidade da panela de pressão elétrica também pode fazer pinhão. É só adicionar os pinhões e água até cobrir as sementes. Em média, é preciso deixar cozinhar por 40 minutos na panela elétrica.

Pinhão perfeito com açúcar

Essa receita tem um truque diferente no preparo do pinhão. Além do sal e da água, você vai adicionar um pouco de açúcar na panela de pressão, para ajudar no cozimento e dar um gostinho especial.

Pinhão assado

Se você deseja preparar o pinhão mais rapidamente, a dica é fazê-lo assado. Basta levar ao forno e em cerca de 20 minutos já estará pronto. Depois de retirar do forno, uma faca já irá ajudar a abrir a casca.

Pinhão na brasa

A churrasqueira pode ser uma ótima aliada no preparo do pinhão, principalmente para quem deseja fugir do preparo comum na panela de pressão. Basta utilizar uma forma de pizza e colocar em cima da grelha. Leva cerca de 20 minutos para ficar pronto.

Agora que você já sabe como cozinhar pinhão, venha aprender também como fazer café, afinal, a bebida pode ser ótima para acompanhar o prato em um lanche da tarde!

PARA VOCÊ