Que o café é uma paixão em forma de bebida para muitos brasileiros, isso não é nenhuma novidade. Ele cai bem tanto ao acordar, como também pode fazer parte da rotina ao longo do dia. Mesmo sendo simples de ser feito, não é todo mundo que sabe como preparar um café perfeito. Que tal conhecer um pouco mais da magia do café?
Como fazer café coado
Fazer o próprio café está longe de ser uma tarefa difícil, mas algumas pessoas nunca fizeram a bebida e outras precisam de algumas dicas para obter um resultado perfeito. Na hora de fazer a versão coada, uma sugestão, por exemplo, é ficar de olho se a numeração do filtro de papel é a mesma do coador.
Ingredientes
- – 1 colher de sopa de pó de café
- – 1 xícara de chá de água
Como fazer
- Leve a água em uma chaleira ou em uma panela para ferver;
- Enquanto isso, dobre um filtro de café nas marcações indicadas e coloque-o em um coador;
- Na sequência, adicione o pó de café dentro do filtro;
- Coloque o coador sobre a boca de uma garrafa térmica ou de uma xícara;
- Quando a água estiver borbulhando, desligue o fogo;
- Adicione a água no coador e espere até que toda ela desça para o recipiente escolhido.
Caso você não queira servir seu café assim que ele ficar pronto, é interessante colocá-lo em uma garrafa térmica, assim ele se mantém quentinho para o momento do consumo.
Outros métodos para preparar o seu café
Além da receita acima, há outras formas de preparar o seu café em casa. Se você quer escolher a opção perfeita para a sua rotina e o seu paladar, é só conferir as receitas abaixo:
Café direto na caneca
Publicidade
Quer coar seu café direto na caneca? Dessa forma, você já pode saborear sua bebida assim que ela for coada. Para isso, é preciso dobrar um filtro de papel nas bordas, colocá-lo no coador, adicionar o pó de café e água fervida. Então, é só esperar a bebida descer para xícara.
Café na cafeteira
Outra alternativa é usar uma cafeteira elétrica para preparar o seu café. O eletrodoméstico conta com um local para o pó e outro para água. Assim, basta colocar cada item no seu devido lugar e esperar a máquina fazer o sue trabalho. Proto, agora é só servi-lo.
Café na cafeteira italiana
Para quem busca praticidade, a cafeteira italiana pode ser uma mão na roda! Isso porque ela contem um local para a água ser inserida e outro para o pó de café. Assim que você colocar cada ingrediente no seu devido lugar, só é preciso levar a cafeteira ao fogo e esperar a água ferver. Além disso, se você quiser, também pode adicionar açúcar junto com a água.
Publicidade
Café com coador de pano
O coador de pano é um dos métodos de extração de café que mais tem apelo afetivo, por remeter diretamente ao “café de vó”. Assim como nos outros métodos, também há uma forma “correta” de fazer, para tirar o melhor do sabor do café. O vídeo acima explica direitinho como fazer.
Cold brew, o café extraído a frio
Publicidade
O cold brew é um método de extração/infusão de café que é feito com água fria. Por causa disso, é necessário aumentar o tempo de exposição do grão à água. Assim, o café demora em torno de 12 horas para ficar pronto, sendo que, geralmente, ele é preparado de um dia para o outro.Se você é fã de cafés gelados, vai adorar este método!
Café cremoso
Essa é uma receita de café com textura bem cremosa. Aqui a sugestão é, além do ingredientes básicos, adicionar um toque de canela em pó. Essa especiaria fará com que sua bebida fique aromatizada.
E aí, viu como é possível fazer café de diferentes maneiras? Se você adora bebidas quentinhas e que usam café, outra alternativa que pode agradar seu paladar é o cappuccino.
Publicidade
Publicidade
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram