Como fazer café: a bebida perfeita para começar o dia com o é direito

Escrito por                          

Que o café é uma paixão em forma de bebida para muitos brasileiros não é nenhuma novidade. Ele cai muito bem logo ao acordar para dar aquela despertada, mas também pode fazer parte da rotina ao longo do dia. Mesmo sendo simples de ser feito, não é todo mundo que sabe como prepará-lo. Então, que tal aprender como fazer café?

Como fazer café coado

iStock

Fazer o próprio café está longe de ser uma tarefa difícil, mas algumas pessoas nunca fizeram a bebida e outras precisam de algumas dicas para obter um resultado perfeito. Na hora de fazer a versão coada, uma sugestão, por exemplo, é ficar de olho se a numeração do filtro de papel é a mesma do coador.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de pó de café;
  • 1 xícara de chá de água.

Como fazer

  1. Leve a água em uma chaleira ou em uma panela para ferver;
  2. Enquanto isso, dobre um filtro de café nas marcações indicadas e coloque-o em um coador;
  3. Na sequência, adicione o pó de café dentro do filtro;
  4. Coloque o coador sobre a boca de uma garrafa térmica ou de uma xícara;
  5. Quando a água estiver borbulhando, desligue o fogo;
  6. Adicione a água no coador e espere até que toda ela desça para o recipiente escolhido.

Caso você não queira servir seu café assim que ele ficar pronto, é interessante colocá-lo em uma garrafa térmica, assim ele se mantém quentinho para o momento do consumo.

Outras receitas de café

Além da receita acima, há outras formas de preparar o seu café em casa. Se você quer escolher a opção perfeita para a sua rotina e o seu paladar, é só conferir as receitas abaixo:

Como fazer café na caneca

Quer coar seu café direto na caneca? Dessa forma, você já pode saborear sua bebida assim que ela for coada. Para isso, é preciso dobrar um filtro de papel nas bordas, colocá-lo no coador, adicionar o pó de café e água fervida. Então, é só esperar a bebida descer para xícara.

Como fazer café na cafeteira

Outra alternativa é usar uma cafeteira elétrica para preparar o seu café. O eletrodoméstico conta com um local para o pó e outro para água. Assim, basta colocar cada item no seu devido lugar e esperar a máquina fazer o sue trabalho. Proto, agora é só servi-lo.

Como fazer café na cafeteira italiana

Para quem busca praticidade, a cafeteira italiana pode ser uma mão na roda! Isso porque ela contem um local para a água ser inserida e outro para o pó de café. Assim que você colocar cada ingrediente no seu devido lugar, só é preciso levar a cafeteira ao fogo e esperar a água ferver. Além disso, se você quiser, também pode adicionar açúcar junto com a água.

Café expresso caseiro

Com uma textura com uma pegada cremosa, o café expresso conquista os mais variados paladares. Para isso, é preciso fazer uma mistura de café solúvel, açúcar e água quente, que deve ser batida em uma batedeira. Após alguns instantes, sua bebida estará prontinha.

Café cremoso

Essa é uma opção para deixar a textura do café bem cremosa. Aqui a sugestão é, além do ingredientes básicos, adicionar um toque de canela em pó. Essa especiaria fará com que sua bebida fique aromatizada.

E aí, viu como é possível fazer café de diferentes maneiras? Se você adora bebidas quentinhas e que usam café, outra alternativa que pode agradar seu paladar é o cappuccino.

PARA VOCÊ