28 receitas de drinks com vodka para você provar e curtir com os amigos

Escrito por Ana Resende

A vodka é um dos destilados mais consumidos no mundo, não só por seu sabor, mas por todas as possibilidades de combinações. Com frutas, com energético, cremes, licores e outras bebidas, há drinks com vodka para todos os paladares, todos os bolsos e todos os níveis de intimidade com a coquetelaria.

Começando pelas famosas caipiroskas e chegando a misturas robustas, listamos receitas de drinks com vodka para você curtir e ir além da cerveja gelada nos encontros com seus amigos.

Caipiroskas

iStock

1. Caipiroska de limão: um passo a passo para aprender a fazer caipiroska de limão: como cortar a fruta para extrair o máximo de sabor sem dar amargor ao drink; como macerar; quais as proporções. Uma aula rápida para nunca mais esquecer. Suas caipiroskas vão ficar sensacionais!

2. Caipiroska de laranja Bahia: todo mundo sabe que vitamina C faz bem, por isso devemos consumir sempre que pudermos. Tomar caipiroska de laranja, então, é questão de saúde. Essa receita é feita com adoçante, mas você pode usar açúcar se preferir. Só não se esqueça de que a laranja Bahia já é bem docinha. Cuidado para não exagerar.

3. Caipiroska de caju: uma receita com vodka, mas com a cara do Brasil, a cajuroska. O passo a passo é o mesmo da caipirinha: macere os pedaços da fruta com açúcar, acrescente gelo e a bebida, e aprecie (com responsabilidade).

4. Caipiroska de pitanga: outra opção com sabor bem tropical! A caipiroska de pitanga, além de ficar gostosa, é linda, com sua cor viva, que desperta vontade. Servida em copo alto, fica elegante. Um drink simples de fazer, mas que com certeza vai conquistar todos os gostos.

5. Caipiroska de limão siciliano e salsinha: vodka, limão siciliano, açúcar e gelo. Caipiroska, ok. Mas que tal um toque a mais? Algo tão simples e sutil quanto salsinha, quando macerado junto com a fruta e o açúcar, deixa um sabor diferente no seu drink. Combinação improvável, mas muito boa.

6. Caipiroska de abacaxi com capim-limão: mistura de sabores bem frescos, perfeita para dias de calor, sol e encontro com amigos. Além do abacaxi, do capim-limão e do açúcar, o drink leva vodka com infusão de coco. Com muito gelo, é tudo o que um dia de verão precisa para ficar perfeito.

7. Caipiroska com picolé: caipiroska básica, com limão e açúcar. O toque especial fica por conta do picolé de fruta que você acrescenta ao drink. E pode ser do seu sabor favorito. As combinações de sabores e cores são muitas. Escolha a sua!

8. Caipiroska de uva verde com água de coco: uvas verdes em taças de espumante já é truque conhecido. Que tal experimentar o sabor da combinação de uvas verdes numa caipiroska? Além de vodka, uvas verdes, açúcar e gelo, para deixar o drink ainda mais leve e gostoso, a receita leva água de coco e é finalizada com raspas de coco. Muito frescor num só copo!

9. Caipiroska de manga com pimenta: às vezes, acrescentar calor pode reforçar o frescor. Essa é a proposta dessa receita, que, além de vodka, manga, limão, açúcar e gelo, leva pimenta malagueta. Picante na medida certa, esse drink vai te conquistar!

Drinks de vodka com frutas

10. Vodka com carambola: Com vodka, carambola, açúcar, água com gás e gelo, esse drink concentra todos os sabores: amargo, azedo, doce e salgado. Tudo bem equilibrado, para formar uma bebida colorida, diferente e deliciosa.

11. Drink de lichia com vodka: o modo de servir bebidas é muito importante, não só pela quantidade de bebida, ou pela facilidade para consumi-la. A apresentação também faz parte da degustação. Nessa receita, a borda do copo mergulhada em melado e coberta com canela ajuda a compor o sabor do drink. Os outros ingredientes são vodka, lichia, açúcar e gelo.

12. Red Sunset: um drink cheio de alegria, nas cores e nos sabores. Vodka, morangos, melancia sem caroço e picolé de limão (que faz as vezes do gelo) são batidos no liquidificador. E o resultado é uma bebida leve e doce no ponto certo.

13. Cranberry vodka: refrescante e docinha, essa bebida é uma ótima pedida para variar da caipiroska e da batida de sempre. Você macera limão siciliano e açúcar, mistura cranberry, gelo e vodka. Sirva com gelo e complete o copo com água com gás.

14. Batida de uva: às vezes a gente não quer variar, a gente quer mesmo o clássico, já conhecido e amado. É o caso da batida de uva. Suco de uva integral com leite condensado e vodka, servido com bastante gelo. Fica fácil de entender porque essa bebida é um clássico: é deliciosa!

Drinks variados

15. Nevada Brasileira: sabe tortinha de limão? Aquele creme do recheio, de limão com leite condensado. É muito bom, né? Em forma de bebida, bem gelada, com vodka e servido com cerejas em calda, fica irresistível!

16. Punch de hibisco: colorido e com ingredientes variados, o punch é uma bebida cheia de sabor, mas bem simples de preparar. Você deve preparar um chá de hibisco e misturá-lo com vodka, açúcar a gosto, suco de limão, xarope de maracujá vermelho e gelo. Para servir, fitas de casca de limão e laranja completam a decoração.

17. Jelly Shot de vodka: pode soar infame, mas é a melhor descrição: um drink mastigável. Literalmente, é gelatina com vodka. Gelatina da cor e do sabor que você preferir! O preparo é simples, mas tem um passo importantíssimo: depois de dissolver a gelatina em água fervente, é preciso esperar que ela esfrie antes de acrescentar a vodka e a água gelada. Colocar vodka num líquido quente faria o álcool evaporar. Por isso, é preciso um pouco de paciência.

18. Batida de Halls: essa é para quem gosta de bebidas doces e muito fáceis de fazer! É só bater no liquidificador vodka, leite condensado, bala Halls do sabor de sua preferência e gelo. Como é simples e baratinho, você pode aproveitar e fazer diferentes versões desse drink, com diferentes sabores de Halls, ou até mesmo combinações deles.

19. Leite de leoa: talvez pareça estranho, mas você precisa confiar. Fica muito bom! Para fazer este drink, você tem que bater vodka, Yakult, refrigerante de guaraná e muito gelo. O sabor docinho e familiar pode nos enganar, mas não se esqueça: é uma bebida alcóolica. É preciso resistir à vontade de beber doses absurdas!

Drinks com outras bebidas alcóolicas

iStock

20. White Russian: um drink cremoso, para quem ama café. Você mistura partes iguais de vodka, creme de leite e licor de café e serve com bastante gelo. Doses refrescantes de cafeína!

21. Blue Bull: vodka com energético é de lei nas baladas (e nos “esquenta” também). Mas repetir sempre a mesma bebida pode ficar enjoativo. Acrescentar curaçau blue e gelo é uma forma simples de variar o sabor e dar um novo ânimo.

22. Kiwi ula-ula: um drink com visual praieiro. Você deve misturar vodka, licor de kiwi e gelo e, depois, acrescentar groselha para colorir um pouco a bebida. Sirva com gelo picado e curta o som das ondas quebrando.

23. Sunrise: um drink bem solar para preparar no verão. Uma mistura de vodka, suco de laranja e grenadine, servida com rodelas de laranja, cerejas e gelo. Ponha os óculos escuros, calce os chinelos, e deixe o calor chegar.

24. Lagoa Azul: se você gosta de curaçau blue, esse é seu drink! Vodka, suco de limão, açúcar e curaçau blue bem misturados e servidos com bastante gelo. Uma bebida para iluminar sua noite.

25. Moscow Mule: um dos ingredientes desse drink é a ginger beer, mas como não é fácil encontrar no Brasil, a receita ensina você a fazer uma versão dela para colocar no drink (macerando gengibre em cerveja pilsen). Nada de ficar sem experimentar essa combinação de sabores! Além da vodka e da ginger beer, você vai precisar de suco de limão, açúcar e gelo, além de limão para decorar.

26. Glory Box: vodka com infusão de baunilha, polpa de maracujá, xarope de romã e espumante seco. Sabores que individualmente são deliciosos se juntam para formar esse drink marcante e inesquecível.

27. Rainbow shot: um drink divertido, feito com grenadine, suco de laranja, vodka e curaçau blue, que geram 7 shots com cores, sabores e graduações alcóolicas diferentes. Um arco-íris para você dividir com seus amigos!

28. Long Island Iced Tea: com sabor potente, doce e refrescante, esse drink tem muitos ingredientes, mas o preparo é o mais simples possível. Você mistura vodka, gin, rum, tequila, cointreau, xarope de açúcar e suco de limão, despeja num copo com bastante gelo e completa com Coca-Cola. E então é só aproveitar!

Agora que você aprendeu um pouco sobre combinações de sabores em drinks, aproveite o embalo e conheça as receitas de drinks com catuaba. Veja também opções de drinks sem álcool, para garantir que todos os seus amigos tenham algo com que se deliciar.

PARA VOCÊ