Como desenformar pudim e obter uma sobremesa perfeita

Escrito por    
Em 24.07.20

Não sabe como desenformar pudim? Servir esse doce sem quebrá-lo pode parecer uma tarefa difícil, mas seguindo um passo a passo, o desafio pode ficar mais simples. Além de se atentar para a maneira como o doce é colocado na forma, o cozimento também é importante. Aprenda de uma vez a deixar seu pudim intacto:

Continua após o anúncio

Como desenformar pudim

iStock

Como fazer

  1. O primeiro passo para desenformar um pudim com sucesso é, se não for utilizar calda, untar a forma com manteiga ou margarina;
  2. Outro aspecto importante é o cozimento, então, certifique-se que o doce está cozido espetando um palito nele;
  3. O palito deverá sair limpo da sobremesa;
  4. Agora é hora de desenformar, desprenda as laterais e o centro do pudim com ajuda de uma faca;
  5. Se estiver muito grudado, é possível aquecer o doce no fogão para ajudar a desgrudar;
  6. Outra maneira, é colocar a forma em um recipiente com água quente e esperar alguns minutos;
  7. Quando o doce estiver solto, você vai colocar um prato em cima da forma e virá-la rapidamente;
  8. O passo final é retirar a forma com cuidado para não quebrar;
  9. Sirva e se delicie.

Desenformar pudim pode ser mais fácil do que você pensa. Depois de verificar que está tudo certo com o ponto do doce, é só desprendê-lo e virá-lo de forma rápida. Mas também existem mais maneiras de desenformar o doce. Confira abaixo:

Outras formas de desenformar pudim

Agora que você já sabe como desenformar o doce da forma clássica, é bom saber como fazer isso de outras formas e aprender a desenformar tipos diferentes de pudim. As versões da sobremesa feitas com sorvete e gelatina, por exemplo, merecem atenção especial.

Como desenformar pudim sem despedaçar

Uma das dicas do vídeo é se atentar ao tempo de forno do doce. Isso porque ele varia de acordo com o equipamento utilizado, se é a gás ou elétrico. Além disso, é preciso prestar atenção na temperatura da sobremesa, para não despedaçar um pudim porque ele está morno.

Como desenformar pudim com caramelo

Este vídeo mostra como desenformar um pudim que está com calda de caramelo. Para as laterais e o furo, a dica é passar a faca bem rente a forma. Já o caramelo que está disposto no fundo da forma deve ser derretido direto na boca do fogão. Depois, é só virar com a ajuda de um prato.

Como desenformar pudim de sorvete

Aqui, você vai aprender a preparar e desenformar um pudim de sorvete. O doce deve ficar por pelo menos 5 horas gelando e, então, você vai levar a forma em fogo baixo para soltar. É importante não deixar parado para não derreter muito nem queimar. A sobremesa sai facilmente depois.

Continua após o anúncio

Como desenformar pudim sem forno

Este é um passo a passo bem básico para tirar um pudim sem forno da forma. A sobremesa deve estar devidamente endurecida e aí é só passar uma faca nas laterais para facilitar desgrudar. Depois, é só virar e o doce já pode ser servido.

Como desenformar pudim de gelatina

Neste vídeo a ferramenta utilizada para ajudar a desenformar o pudim é uma espátula de silicone. Você vai desgrudar levemente as laterais e o centro do pudim com o utensílio. É preciso prestar atenção se entrou ar até o final nas laterais para soltar bem quando virar.

Saber desenformar pudim vai te ajudar a nunca mais despedaçar seus doces. Seguindo um modo de fazer fica mais fácil a tarefa de manter o doce inteiro. Agora você vai poder impressionar sua família com uma sobremesa perfeita. Veja também receitas de pudim de leite condensado e pudim de coco.

PARA VOCÊ