Como dessalgar carne seca: aprenda a tirar o excesso de sal para seus preparos

Escrito por                          

Se você já comeu algum prato com carne seca, sabe que esse ingrediente é uma delícia. Entretanto, um grande problema é a quantidade de sal que já vem na carne e pode deixar todo o preparo salgado. Mas você sabia que resolver esse problema é bem simples? Aprenda a seguir como dessalgar carne seca.

Como dessalgar carne seca com sal rápido

iStock

Ingredientes

  • 500 g de carne seca
  • 2 colheres de chá de sal
  • Água

Como fazer

  1. Corte a carne seca em pedaços e passe em água corrente para tirar o excesso de sal;
  2. Em uma panela, cubra a carne seca com água e adicione o sal;
  3. Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma;
  4. Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos;
  5. Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.

A quantidade de carne pode variar conforme a sua necessidade, assim, fique atento para que a quantidade de sal adicionado seja proporcional.

Outras formas de dessalgar carne seca

Além dessa técnica na panela, você também pode tentar outras formas de diminuir o sal dessa carne. É só conferir a seguir e escolher a sua favorita antes de ir para a cozinha!

Dessalgar carne seca de um dia para o outro

Se tempo não é problema para você, aqui você consegue retirar o excesso de sal da carne só deixando-a na geladeira. Entretanto, esse processo é mais demorado e recomendado para quem vai usar a carne no dia seguinte. Além disso, nesse vídeo, você também aprende a desfiar a carne pra fazer pratos deliciosos.

Dessalgar carne seca na panela de pressão

Bem prático e rápido, esse passo a passo ensina como dessalgar a carne enquanto ela cozinha. Além de dicas de quantidade, você também encontra sugestões de como desfiar a carne de acordo com o tipo de prato que você quer preparar. Confira!

Dessalgar carne seca com leite

Bem diferente das outras opções, além da água, você também vai precisar do leite para o processo. O passo a passo é bem fácil e rápido, ideal para quem está sem tempo e já quer preparar uma refeição assim que comprar a carne.

Dessalgar carne seca com fervura

Quer dessalgar a carne seca com poucos procedimentos? Então, essa é a escolha certa para você! O processo todo é feito apenas com água e uma panela. E, além dessa dica incrível, você aprende como fazer um escondidinho de carne maravilhoso.

Agora que tirar o excesso de sal já não é mais um problema, que tal aprender novos pratos em que você pode usar essa carne? Veja essa seleção de receitas com carne seca para ampliar o seu cardápio e experimentar novas combinações!

PARA VOCÊ