50 receitas com carne seca que te farão enlouquecer o paladar

A carne seca surgiu da necessidade de conversar o alimento em regiões com climas mais quentes, como na América do Sul. A carne passa por um processo de secagem com sal. Em algumas regiões também é conhecida como charque ou carne de sol, mas na verdade, essas duas últimas têm um preparo diferente.

Publicidade

Depois de dessalgada fica muito saborosa em diversos pratos. Duas combinações bem conhecidas são com mandioca e abóbora, mas além desses ingredientes, você pode usar muitos outros para criar uma grande variedade sabores.

Petiscos com carne seca

1. Croquete de carne seca: ser você quer um salgado frito bem crocante, que tal experimentar essa receita? O tempo na cozinha não vai ser longo, por isso, é uma ótima opção para um petisco.

2. Pimenta recheada com carne seca: essa é uma receita em que as pimentas são recheadas com a carne e cream cheese, depois empanadas e fritas. Se você gosta de um sabor marcante, não deixe de experimentar.

3. Torta de carne seca: sabe aquela torta com massa de liquidificador super simples? Que tal usar essa carne com sabor marcante para o recheio? É uma opção para uma refeição rápida, mas saborosa.

Publicidade

4. Bolinho de carne seca: bolinho frito com massa de mandioca e recheio de carne seca tem tudo para ser um sucesso, não é mesmo? Se você quiser uma versão mais saudável, também pode fazer assado.

5. Pastel assado de carne seca: se você quer deixar as frituras de lado, que tal provar essa receita em que os quitutes são feitos no forno? Além de ser mais saudável, também pode agradar diferentes paladares.

6. Bolinho de arroz com carne seca: o bolinho de arroz é uma ótima opção para usar as sobras do almoço e preparar um petisco saboroso para o fim da tarde ou até mesmo um jantar descontraído.

Publicidade

7. Mini pizza com carne seca: quase todo mundo gosta de pizza, não é mesmo? Então que tal preparar algumas em miniatura no conforto da sua casa? Você pode congelar e ir assando quando tiver vontade de comer.

8. Espetinho de carne seca: que tal montar espetinhos usando cubos de carne e cebola? Você também pode acrescentar outros ingredientes, como pimentão e tomate. Combina super bem com uma farofinha.

9. Empadinhas de carne seca: empadas têm uma massa com um preparo muito simples, além disso, poucos ingredientes são necessários. O recheio de carne seca é cremoso, já que leva um pouco de requeijão.

10. Tapioca com carne seca: para quem busca um petisco mais leve, a tapioca pode ser uma ótima dica. O preparo é bem rápido e essa ainda é uma opção nutritiva.

11. Rolinhos de carne seca: essa é uma receita de Rap10 recheado com a carne e queijo coalho. É uma ótima opção para quando você quer matar a fome com um alimento prático e rápido de ser preparado.

12. Esfihas de carne seca: a esfiha é um quitute clássico e isso não é à toa. A massa gordinha com um recheio suculento agrada diferentes gostos. Que tal tentar fazer essa receita em casa e convidar os amigos?

Entradas com carne seca

13. Chuchu com carne seca: essa é uma opção super colorida que já vai impressionar pela aparência. Como o chuchu tem um sabor neutro, a carne tem um papel bem marcante nesse prato.

14. Couve-flor gratinada com carne seca: se você quer uma opção bem cremosa, deve experimentar essa receita. O queijo derretido por cima dos outros ingredientes deixa o prato muito suculento.

15. Barquinha de batata com carne seca: essa é uma opção simples, mas com sabor intenso. As batatas são recheadas com carne e um creme azedo, feito com creme de leite, sal e limão.

Publicidade

16. Mini abóbora com carne seca: essa receita fica um charme para servir como entrada em jantares, já que devem ser servidas individualmente. Além disso, você só vai precisar de aproximadamente 30 minutos para saborear o prato.

17. Tomate recheado com carne seca: rechear a fruta com carne seca pode ser uma ótima opção para uma entrada leve e que te deixa com tempo de sobra para preparar o prato principal.

18. Charuto de couve e carne seca: além da carne, o recheio desse charuto também leva um creme de abóbora. A combinação de ingredientes cria um sabor incrível.

19. Berinjela recheada com carne seca: a berinjela é outro legume que fica muito saboroso recheado. Essa é uma opção com sabor marcante e textura cremosa.

20. Carne seca na moranga: aqui, a sugestão é incrementar a abóbora moranga com um recheio cremoso de carne seca, Catupiry, creme de leite e temperos diversos. Além de muito saboroso, o prato vai deixar a mesa ainda mais bonita.

Pratos diversos com carne seca

21. Farofa de carne seca: além da farofa de carne seca, essa receita vai te ensinar a preparar um vinagrete de xaxixe e jiló. Essa é uma ótima opção para aqueles dias que não dá pra ficar muito tempo na cozinha, mas que o sabor tem que estar presente na mesa.

22. Escondidinho de carne seca: essa é outra receita que faz sucesso em diferentes lugares. O prato é composto por um purê de mandioca cremoso recheado com a carne.

23. Barca de carne seca: nessa receita uma abóbora japonesa é assada e depois recheada com a carne e coberta com queijo. O preparo é simples, mas o tempo no forno é longo, em torno de 1 hora de 15 minutos.

24. Polenta com carne seca: se você gosta de inovar no preparo de uma polenta, que tal fazer essa receita que leva carne seca? O sabor é marcante e ideal para os dias com temperaturas amenas.

Publicidade

25. Gratinado de carne seca: essa é outra receita que une a carne com abóbora. Você vai precisar preparar um purê com o legume, depois acrescentar requeijão, a carne, queijo e levar ao forno para dourar.

26. Batata recheada com carne seca: essa é uma ótima receita para os amantes de batata. O preparo é muito simples, não é demorado e o resultado é um prato com sabor marcante e textura cremosa.

27. Batata suíça com carne seca: lendo as instruções essa até parece ser uma receita difícil, mas se você se organizar bem e prestar bastante atenção nas etapas, vai ver que é uma opção bem tranquila de ser feita. Além disso, a batata crocante vai fazer toda a diferença na hora de saborear sua refeição.

28. Purê de abóbora com carne seca: para quem está procurando um prato bem cremoso, essa pode ser a opção certa. Além do purê de abóbora e da carne, essa refeição também leva bastante molho de tomate e queijo mussarela.

29. Purê de mandioca com carne seca: essa é uma ótima opção para quem quer uma refeição descomplicada e com um toque de conforto. Esse é um prato que cai bem para os dias que não queremos comer algo super pesado, mas que sustente.

30. Fricassê de carne seca: nessa receita, a carne seca é misturada com creme de milho. Essa combinação deve ser colocada em um refratário, coberta por queijo e levada ao forno para gratinar. Depois disso, basta polvilhar batata palha e servir.

31. Carne seca com batata doce: para quem busca um prato mais elaborado e com um sabor inovador, preparar essa receita pode ser uma boa pedida. Além da carne e da batata doce, essa refeição também leva bananas e cebola caramelizada. O contraste de doce e salgado é marcante.

32. Carne seca na moranga: essa é uma receita que faz sucesso em diversos cantos do Brasil. O preparo é demorado, já que a moranga deve ficar no forno por pelo menos 2 horas, mas o resultado é muito saboroso, vale a pena testar.

Caldo e cremes com carne seca

33. Caldo de mandioca com carne seca: mandioca e carne seca foram uma ótima combinação, não é mesmo? Nesse caldo, esse sabor ainda ganha um toque de queijo ralado e cremoso. A textura fica incrível e o sabor marcante.

34. Creme de batata e carne seca: um creme de batata bem temperadinho também combina muito bem com a carne seca, ainda mais com um toque de requeijão. É uma ótima dica de refeição para os dias mais frios.

35. Creme de pinhão com carne seca: como o pinhão só é encontrado no inverno, esse creme é uma ótima opção de refeição para ajudar a esquentar nos dias com temperaturas mais baixas. O sabor da carne seca é o que fica mais marcante no prato.

36. Creme de milho com carne seca: creme de milho, carne seca, creme de milho novamente e queijo parmesão são os ingredientes que formam as camadas desse prato. Tudo bem simples, mas com um sabor que dá água na boca.

37. Virado de banana com carne seca: se você gosta de pratos agridoces, essa pode ser uma ótima opção para a sua próxima refeição. Além de banana e carne seca, esse viradinho também leva queijo coalho.

Risoto ou arroz

38. Risoto de abóbora com carne seca: essa é uma combinação tão saborosa que é possível preparar diversos pratos usando esses dois ingredientes. A abóbora cortada em cubinhos fica derretendo, de tão macia, já a carne dá um toque marcante ao risoto.

39. Risoto preto com carne seca: para uma refeição mais sofisticada ou especial, usar o arroz negro pode ser uma boa pedida. Além de ser um charme na mesa, esse é um ingrediente que tem mais fibras e proteínas do que a versão branca.

40. Risoto de carne seca e banana da terra: para quem gosta de pratos que combinam ingredientes doces e salgados, essa é uma ótima pedida. Além de usar a carne seca e a banana cortada em rodelas, essa receita substitui o vinho pela cachaça, e usa o queijo meia cura no lugar do tradicional parmesão.

41. Risoto de carne seca: já essa receita pede o uso do arroz vermelho, que também é uma ótima opção para deixar sua refeição mais charmosa e nutritiva. Para incrementar o sabor, você também vai precisar de castanhas, coentro, pimenta.

42. Risoto de carne seca e catupiry: o risoto já é um prato super cremoso, não é mesmo? Com o acréscimo de catupiry, ele fica mais ainda! Esse ingrediente ajuda a suavizar o sabor marcante da carne seca.

43. Arroz cremoso com carne seca: também é possível preparar uma refeição muito saborosa com carne seca e o arroz comum do dia a dia. O segredo é utilizar um caldo de legumes caseiro, que além de mudar a textura do prato, também vai acrescentar um toque de sabor.

44. Arroz 7 grãos com carne seca: se você está procurando uma refeição mais saudável, que tal usar o arroz 7 grãos para preparar seu prato? O resultado além de nutritivo, vai deixar todo mundo com gostinho de quero mais.

Massas com carne seca

45. Nhoque de batata, queijo e carne seca: esse prato é composto por um nhoque com massa de batata, molho de carne seca e queijo para acompanhar. O resultado é muito saboroso e cai muito bem em um almoço de domingo com a família reunida.

46. Lasanha de carne seca: a lasanha é um prato muito versátil, que pode ser preparado com os mais diversos ingredientes. Essa versão com carne seca e purê de abóbora é para quem gosta de um sabor marcante. O molho usado para cobrir a massa é um bechamel com sálvia.

47. Nhoque de abóbora com carne seca: é possível preparar nhoque com diferente ingredientes, e com a abóbora o resultado é uma massa leve e saborosa. Já a carne seca tem o papel de deixar o prato com um sabor marcante.

48. Lasanha de carne seca com abóbora: massa de lasanha, carne seca, creme de abóbora e molho bechamel formam esse prato. É ideal para um almoço de domingo acompanhado da família e amigos.

49. Macarrão com carne seca: e que tal combinar macarrão com carne seca, mussarela e queijo parmesão ralada? O sabor é marcante e ótimo para uma refeição simples.

50. Espaguete com carne seca: o espaguete é uma ótima opção para aquele almoço prático, mas saboroso, não é mesmo? Nessa receita a massa além de ser combinada com a carne, também leva pupunha.

Sendo em uma refeição do dia a dia ou aquela especial do fim de semana, sempre é bom saborear um prato gostoso, não é mesmo? Nessa lista as opções são super variadas, por isso, é possível encontrar receitas que podem agradar os mais diversos paladares. O nível de dificuldade também varia bastante, então, mesmo que você não tenha experiência na cozinha, pode encontrar algum prato para testar.