Como fazer alho em pó: dicas para ter o tempero em casa

Por                                
Em 10.08.20

Temperos são indispensáveis para dar aquele gostinho especial para os pratos que você prepara. Um exemplo é o alho, que deixa os alimentos ainda mais saborosos. O que você acha de aprender como fazer alho em pó? É bem simples e fácil. Sem contar que pode ser usado em vários preparos. Confira:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer alho em pó

iStock

  1. Pegue uma cabeça de alho e separe todos os dentes;
  2. Descasque os dentes de alho;
  3. Corte em fatias bem fininhas;
  4. Desidrate o alho – pode usar a própria luz solar, com uma caixa de papelão grossa revestida de alumínio e coberta com uma tampa de vidro. O processo leva 24h;
  5. Se preferir, desidrate o alho no forno por 30 minutos, colocando os pedaços em papel manteiga e deixando o forno no mínimo;
  6. Triture o alho desidratado com um pilão ou máquina de triturar grão de café;
  7. O alho em pó estará pronto para uso.

Viu como não tem nenhum segredo no preparo do alho em pó? Aproveite para utilizá-lo em seus próximos pratos.

Receitas com alho em pó

O alho em pó, além de ser utilizado separadamente, também pode ser parte dos ingredientes de outros temperos e molhos que deixam todo mundo com água na boca. Veja receitas em que você pode aproveitá-lo:

Tempero SPG

Publicidade

Se você ama a mistura sal, pimenta e alho, pode se preparar para fazer essa receita. É tão simples que você vai ficar surpreso, já que tudo que precisa fazer é misturar os três ingredientes.

Tempero para carnes vermelhas

Também simples, tudo que você irá fazer é misturar diferentes temperos para criar algo que agregue ainda mais sabor. Além do alho, a cebola em pó, o tomilho, o endro e a pimenta-do-reino são necessários.

Publicidade

Tempero para hambúrguer

Essa dica leva fumaça em pó, além de outros temperos que são mais fáceis de encontrar na sua cozinha. Além disso, traz uma dica para substituir a cebola em pó, caso você não saiba como fazer ou não encontre para comprar.

Dry rub caseiro

Esse é um tempero que usa mais ingredientes, inclusive o açúcar. Você também pode precisar misturar tudo com as mãos, mas não é difícil de fazer. O ideal é usar uma vasilha grande para o preparo, já que vai facilitar o preparo do dry rub.

Molho especial do Big Mac

Apesar de ser fácil de preparar, essa receita exige atenção na adição da páprica e cuidado ao usar o relish de pepino. Inclusive, o último ingrediente é que dá o sabor inesquecível do molho especial do Big Mac.

Como você pode ver, o alho em pó é bem simples de fazer. Além disso, é possível aproveitá-lo em outras receitas, seja de temperos ou molhos muito saborosos. E se você é fã de temperos caseiros, aproveite para ver também receitas que ensinam outras opção igualmente deliciosas e que podem ser usadas na sua cozinha.