30 receitas de temperos caseiros que vão deixar seu dia a dia mais gostoso

Escrito por    

Seja ele simples, mais elaborado, com ervas ou não, um bom tempero é essencial em qualquer refeição.

Continua após o anúncio

Da mistura básica entre alho e cebola até um molho especial para carnes com mostarda e pimenta, essa lista possui trinta receitas incríveis para você preparar o seu próprio tempero caseiro com ingredientes baratos e práticos.

Com estas receitas você não precisará de temperos prontos para dar sabor ao seu arroz, feijão, carne ou salada. Confira!

Temperos caseiros simples

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

1. Tempero caseiro mineiro: à base de alho, cebola, alho-poró, tomate, cheiro verde e sal grosso, esse é um tempero delicioso e que pode ser conservado na geladeira. A consistência deste tempero varia de acordo com a sua preferência.

2. Tempero caseiro básico: quatro cabeças de alho e quinhentos gramas de sal refinado é tudo o que você precisará para fazer esta receita. O nível de preparo é fácil e você pode ajustar a quantidade de alho e sal conforme o seu gosto.

3. Tempero de bacon para feijão: o feijão por si só já é uma delícia, mas bem temperado é ainda melhor. Para preparar este tempero, você deverá levar o bacon até a panela de pressão e cobri-lo com água. Depois disso, é só esperar a panela chiar, aguardar trintas minutos, desligar e esperar que a pressão saia sozinha. Em seguida, leve o bacon até o liquidificador e bata com água até que ele fique homogêneo. Para finalizar, transfira todo o tempero para uma vasilha, espere esfriar e leve até a geladeira.

4. Tempero caseiro para arroz: presente diariamente no prato do brasileiro, o arroz bem temperado é o carro-chefe de muitos almoços. Para preparar esta receita, você deve ficar atento aos ingredientes e também às quantidades. Você pode conservar o tempero por até dois meses na geladeira.

5. Molho de tomate caseiro: ideal para carne, pizza ou macarrão, este molho de tomate é uma ótima opção para temperar das refeições mais básicas até as mais complexas. O tempo de preparo é de uma hora e vinte minutos.

6. Tempero caseiro multiuso: se você fica perdido na hora de preparar qualquer tipo de refeição ou ainda tem aquele medo de errar no tempero, seus problemas acabaram. Com esta receita deliciosa de tempero caseiro multiuso, seus pratos ficarão ainda mais deliciosos e saborosos.

Continua após o anúncio

7. Alho triturado: perfeito para temperar do arroz até a carne moída, este alho triturado é uma opção de condimento econômica, prática e que dura até um mês na geladeira.

Temperos caseiros com ervas

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

8. Tempero de hortelã: um tempero delicioso que combina bem com carneiro, porco, torrada e até com filé de frango grelhado. Você precisará de uma xícara de folhas de hortelã, dois dentes de alho, uma cebola e meia ralada, uma colher de sal e óleo.

9. Tempero de manjericão: separe três cebolas médias, duas cabeças de alho, uma mão de folhas de manjericão, um ramo de alecrim, um maço de cheiro-verde, duas colheres de sal e óleo. Ao preparar este tempero, corte a cebola e as folhas, depois, coloque no liquidificador a cebola e o óleo. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e bata até que fique bem cremoso.

10. Tempero caseiro com cheiro-verde: rendendo uma xícara de chá de tempero e com uma durabilidade de uma a duas semanas na geladeira, esta receita caseira com cheiro-verde leva uma cebola, óleo, alho e sal.

11. Ervas da Provença: tomilho, orégano, alecrim, manjerona e lavanda são os ingredientes principais para esta receita. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e, depois, guarde em um recipiente com tampa para utilizar em sopas ou carnes.

12. Tempero caseiro com alecrim: para esta receita, você vai precisar de sal grosso, pimenta-do-reino, salsa, cebola, tomilho, orégano, alho, páprica defumada, azeite e cúrcuma. Se você preferir preparar este tempero seco, é importante substituir a cebola por cebola desidratada e o alho por uma colher de alho também desidratado.

13. Sal de ervas: uma mistura simples e prática que leva noz-moscada ralada, orégano, alecrim, tomilho, sal grosso e manjericão. Parar preparar este sal, é só colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que eles fiquem bem misturados e finos.

14. Bouquet garni e sachet d’epices: o bouquet garni nada mais é do que um composto de ervas frescas e vegetais. Para prepará-lo, você utilizará um ramo de tomilho, três ou quatro hastes de salsa, uma folha de louro e duas folhas de alho-poró. É o tempero ideal para molhos, caldos, sopas e ensopados.

Temperos caseiros para saladas e legumes

Foto: Reprodução / A casa encantada

15. Tempero para salada de alface: uma boa salada é feita com uma ótima seleção de folhas, mas o tempero também é importante. Rendendo grandes porções e com um custo baixíssimo, estes molhos podem ser uma ótima saída para se livrar do básico vinagre e sal.

Continua após o anúncio

16. Caldo de legumes: separe dois litros de água, duas cenouras, uma cebola grande, dois cravos, cinco sementes de pimenta-do-reino, uma folha de louro, um salsão e folhas de um alho-poró. Você pode utilizar os ingredientes citados acima, mas caso não goste de algum poderá substituí-lo por outro de sua preferência.

17. Tempero de alho e oliva: perfeito para ser usado em saladas, grelhados, omeletes e massas, o tempero de alho e oliva é simples e rápido de ser feito. Você ainda pode conservá-lo na geladeira por até dois meses.

18. Tempero caseiro com vinagre branco: separe três cebolas grandes, vinte dentes de alho, óleo, vinagre branco, sal e pimenta a gosto. Bata todos os ingredientes no liquidificador e, depois, coloque a mistura em um recipiente limpo e conserve na geladeira. O tempero é ótimo para feijão, arroz, frango assado ou macarrão.

19. Tempero funcional: um tempero delicioso que pode ser utilizado em todos os tipos de pratos – de carnes a molhos, saladas e até mesmo feijão e arroz. Coloque a hortelã, a sálvia, o alecrim, o alho, a cebolinha e a cebola desidratados, orégano, açafrão, pimenta, cheiro-verde, páprica doce e louro no liquidificador e bata.

20. Tempero de gergelim e sal: você só vai precisar de gergelim integral (cru e com casca) e sal grosso, mas ainda existem os ingredientes opcionais como, por exemplo, chia, semente de girassol e amaranto em flocos. Em uma frigideira em fogo baixo, coloque um pouco de gergelim, mexa até dourar e, depois, leve até o processador e coloque o sal grosso (fique atento à quantidade).

Temperos caseiros para carnes

Foto: Reprodução / Panelaterapia

21. Tempero para carne de porco: para cada quinhentos gramas de carne você deve fazer a seguinte mistura: uma colher de mostarda, duas colheres de molho de soja ou shoyu, duas de água, uma de vinagre ou suco de limão, uma colher de mel, óleo e tempero completo caseiro, além de colorau.

22. Steak rub: use páprica picante, alho e mostarda em pó, pimenta cayena, açúcar mascavo, cominho, alecrim e coentro em pó, pimenta preta e sal. Primeiro misture todos os ingredientes e, depois, leve ao micro-ondas por trinta segundos. É importante repetir este processo até reduzir a umidade dos ingredientes.

23. Curry caseiro: perfeito para temperar qualquer tipo de carne (de panela ou churrasco), o curry caseiro é uma mistura generosa de vários temperos. Também conhecido como caril, é muito utilizado em países como Índia e Tailândia.

24. Tempero para aves: ninguém resiste a um bom frango temperado e, para a sua receita ficar ainda mais deliciosa, você precisará de sal grosso, pimenta-do-reino, salsa, tomilho e orégano desidratados, cebola, alho, páprica defumada, azeite e cúrcuma.

25. Tempero para carne vermelha: bata no processor o sal grosso, a pimenta-do-reino, as cebolas, a páprica defumada em pó, a semente de coentro, alho e azeite. Você pode conservar na geladeira por até um mês.

26. Tempero caseiro para refogado: duas cabeças de alho, duas cebolas grandes e duas colheres de óleo são os ingredientes principais para este tempero que rende mais ou menos trezentos gramas. Experimente!

27. Sal temperado picante: reserve uma xícara e meia de sal fino, uma colher de chá de pimenta caiena em pó e uma de pimenta calabresa. Misture bem os ingredientes e conserve em potes fechados.

28. Sal temperado com páprica: o sal com páprica é ótimo para todos os tipos de carne, frango, peixe, boi e até mesmo frutos do mar. Os ingredientes são simples – utilize sal grosso, alecrim seco, páprica doce e páprica picante. Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois coloque o sal já triturado e misture bem.

29. Sal grosso temperado: se você gosta de um assado bem temperado, este sal grosso é a combinação perfeita para o seu prato. Você só precisará de um quilo de sal grosso, dois pacotinhos de tempero completo e ervas de sua preferência.

30. Tempero caseiro com tabasco: uma cebola grande, quatro dentes de alho, salsinha, cebolinha, tabasco e pimenta-do-reino a gosto são os ingredientes deste tempero caseiro delicioso e ideal para temperar carnes e sopas. Ele dura mais ou menos três semanas na geladeira.

Com esta seleção de temperos os seus pratos ficarão ainda mais saborosos. E, se você preferir, pode consultar mais dicas em um especial com receitas de tempero para deixar o seu churrasco ainda mais saboroso. Bom apetite!

PARA VOCÊ