15 receitas de temperos para deixar seu churrasco ainda mais saboroso

Escrito por                          

Considerado um evento social pela maioria das pessoas, o churrasco é um prato indispensável na culinária brasileira. Ele surgiu primeiramente no Pampa gaúcho e atravessou as mais diferentes regiões do país adquirindo novas formas de preparo, temperos, molhos e cortes de carne.

Com o tempo, este prato foi aperfeiçoado e alguns acompanhamentos como, por exemplo, arroz, farofa, pães e batatas, também ganharam o seu espaço.

Mas, para um bom churrasco, não basta apenas um ótimo carvão e uma excelente churrasqueira, também são necessários molhos e temperos diferenciados. Confira 15 receitas que vão deixar o seu churrasco ainda mais saboroso:

1. Manteiga de alho

Comumente utilizada nas steakhouses americanas, a manteiga de alho dá um sabor inigualável a carne e para fazê-la você vai precisar de meio tablete de manteiga, alho, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e sal.

2. Tempero para frango

Foto: iStock

Indicado para qualquer corte de aves, este tempero à base de alho triturado, suco de limão, molho de soja e mostarda comum é excelente para asinhas de frango ou até mesmo galetos – uma ótima opção para dar ainda mais sabor a carne do churrasco.

3. Tempero australiano

O mais interessante do churrasco é, sem dúvidas, a forma como a carne se adapta aos mais variados tipos de tempero. O australiano, por exemplo, leva pimenta-do-reino em grãos, sal de parrilla ou sal grosso e semente de aipo.

4. Tempero de hortelã

Foto: Reprodução / aqui na cozinha

Se existe uma especiaria que combina perfeitamente com a carne de carneiro é o hortelã. Você também pode utilizar este tempero para carne de frango, de porco e para um acompanhamento delicioso: torradinhas de alho. Você precisará apenas de dois dentes de alho, uma cebola e meia ralada, uma xícara de folhas de hortelã, sal e óleo.

5. Sal de bacon

O sal de bacon é uma receita prática e que pode ser utilizada para temperar um ovo ou até mesmo uma picanha grelhada. Você vai precisar de algumas tiras de bacon, sal grosso e um processador.

6. Dry Rub (tempero seco para carnes)

Foto: Reprodução / Brisando na Cozinha

O dry rub é um tempero comumente utilizado fora do Brasil, principalmente pelos churrasqueiros que operam as chamadas “barbecue pit”, churrasqueiras na qual a carne é defumada por muitas e muitas horas em uma temperatura baixíssima. Açúcar refinado, açúcar mascavo, sal e pimenta chilli são alguns dos ingredientes.

7. Molho barbecue simples

O tempo de preparo desta receita é de uma hora e os ingredientes principais são ketchup, mostarda, molho inglês e vinagre de maçã. Mas você também utilizará dry rub, açúcar mascavo e fumaça líquida. Depois de colocar todos os ingredientes na panela, você deve levá-la ao fogo baixo por mais ou menos uma hora. Feito isso, o molho barbecue precisa descansar por vinte e quatro horas na geladeira antes de ser servido.

8. Sal grosso temperado

Foto: iStock

Este sal grosso temperado pode ser usado tanto para a decoração da mesa de churrasco, quanto para dar mais sabor a carne. A receita é simples e você vai precisar de sal grosso e ervas da sua preferência.

9. Molho vinagrete

Para fazer este molho você vai utilizar cebola, tomate, cheiro-verde, limão, azeite, sal e vinagre branco. O tempo de preparo é de dez minutos. Experimente agora mesmo e deixe seu churrasco incrível!

10. Molho de alho

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

Este molho tem um tempo de preparado de vinte minutos e pode ser utilizado para temperar saladas ou acompanhar torradinhas. É possível acrescentar também cheiro-verde, lemon pepper, pimenta vermelha e temperos desidratados.

11. Molho de sal e pimenta

Com este molho você pode temperar desde as carnes do dia-a-dia até o bife do churrasco. A receita é simples e fica pronta em cinco minutos. Anote os ingredientes e corra se aventurar na cozinha.

12. Molho de cebola

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

Um bom molho faz uma grande diferença na hora do churrasco e este, em especial, é um ótimo acompanhamento. O tempo de preparo é de trinta minutos e você vai usar basicamente orégano, sal, azeite, vinagre maça e cebola.

13. Sal de ervas

Se você gosta de uma carne de churrasco bem temperada este sal de ervas é uma ótima opção. Para prepará-lo, você precisará de duzentos gramas de sal grosso, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e azeite. Depois de misturar todos as ervas, bata no processador de alimentos por apenas dez segundos e seu sal estará pronto para dar um toque especial à carne.

14. Tempero para carne de porco

Foto: Reprodução / panelaterapia

Se você gosta de uma boa carne de porco assada, vai apreciá-la ainda mais com este tempero. Ele é indicado para qualquer corte de carne e possui uma lista de ingredientes bem extensa, mas o sabor é incrível. É importante prepará-lo algumas horas antes de levar a carne à churrasqueira, principalmente porque ela deve ficar ao menos duas horas marinando.

15. Molho barbecue cítrico

A segunda opção de molho barbecue é ainda mais deliciosa, rápida e fácil. Para esta receita, você deve utilizar uma xícara de ketchup, mostarda, açúcar mascavo, limão e fumaça líquida. Além disso, não é necessário aquecer os ingredientes, apenas uma colher e uma vasilha para misturá-los.

Com esta infinidade de temperos, o seu churrasco ficará ainda mais delicioso. Você pode testar todos eles e encontrar o que melhor se encaixa na carne de sua preferência!

PARA VOCÊ